9 de outubro de 2006

Pós-análise do debate: Lula venceu

De posse das repercussões do debate, é válido agora fazermos uma pós-análise do debate, projetando luz dessa vez não apenas na perfomance dos oponentes, mas na maneira como as pessoas reagiram.

Essa minha pós-análise é favorável à Lula. Eu tinha imaginado que a agressividade e a boa dicção de Alckmin, em oposição a uma atitude mais suave de Lula, poderiam reverter em favor do candidato do PSDB.

Entretanto, o que se viu foi uma reação bastante negativa aos canhestros ataques de Alckmin, uns óbvios e oportunistas - como no caso do dossiê - e outros apenas inócuos e vazios, como no caso do Aerolula.

Lula respondeu com suavidade, mas respondeu bem. O caso do dossiê apenas prejudicou a candidatura dele, e beneficiou a de Alckmin. Usando o termo "maquiavélico", Lula sinalizou que não descarta a hipótese de um complô idealizado por setores da campanha adversária, que teriam até mesmo subornado petistas para serem pegos com "a mão na botija".

É ponto quase consensual também que Lula foi crescendo no debate. Esse crescer deverá prosseguir nos próximos encontros, com o presidente mais preparado para o que virá. Alckmin conseguiu seu apogeu logo no início, falando grosso e alto e usando o tema do dossiê, hiper-requentado pela mídia, para debilitar o adversário. Lula é um sujeito bem sensível a questão ética. Está sempre preocupado em não falar leviandades nesse tema, à diferença do adversário, para quem seu governo nunca cometeu e nunca cometerá erros.

A arrogância de Alckmin foi notada por todos. Arrogância, prepotência e grosseria daqueles que estavam acostumados a mandar no país. Lula demonstrou humildade do sertanejo, que sabe falar com modéstia, mas está seguro de sua peixeira pendurada na cintura. Em certos momentos, soube usar argumentar com muita propriedade, comparando a situação do país em 2002 e a de hoje.

Enfim, acho que, em face dessa repercussão, a perfomance de Lula se mostrou convincente, autêntica, humilde e carismática, enquanto a Alckmin desfiou clichês, grosserias e empáfia.

Jacques Wagner, governador eleito da Bahia, deu uma dica sobre a razão do nervosismo de Lula. É uma coisa que eu também tinha imaginado quando o vi tão tenso. Lula não é frio, não é de gelo, é feito da mesma têmpera de um Getúlio Vargas, que se suicidou em 1954 devido às fortes pressões emocionais que sofreu na mídia. Lula não se mataria, mas continua abatido com os ataques que sofre diariamente. Mais uma razão para o povo brasileiro vingar Lula e impor uma derrota acachapante a essa direita retrógrada, pedófila, corrupta, hipócrita e genocida.

**

Resolvi rever a entrevista, que está disponível na internet (aqui), e fiquei mais seguro de que Lula foi mais substantivo, respondeu cabalmente todas as questões, mesmo as mais difíceis, e soube apontar, também, muito bem os problemas causados ao país pelo PSDB.

26 comentarios

Anônimo disse...

A depreender do que vi no debate, foi acertada a sua não ida ao da Globo. De qualquer forma, indo ou não indo, a mídia iria dar um jeito de dizer "tá vendo, o Lula se deu mal". Como estão fazendo agora. Me dá vontade de entrar na tela da TV e dar umas porradas na cara do Pedro Bilau, Miriam Leitoa, wiliam Vaca, Lúcia Hipódromo, Merdal Pereira e Arnaldo Jabá. Eta turminha de gente à toa.

Anônimo disse...

Miguel,recuperando a história destes quase quatro anos de Lula,gostaria de ver Jaques Wagner fazer diferente de Lula,ou seja,abra o baú,denuncie toda a lama do PFL dêstes anos todos no desmando do nordeste.Em outros blogs defendi sempre a posição de Lula de não bater de frente com o sistema,temia a reação das tais "forças ocultas",nem tão ocultas.Imaginava que com o progresso das realizações na economia,no social etc,Lula poderia como já vinha acontecendo,dar força a P.Federal,CGU,AGUnião e todos os orgãos de Estado que sempre foram geridos de forma política,dando aos amigos(dêles)salvo conduto em todas as bandalheiras que praticavam.E que Lula assim agindo,estaria poupando o País de conflitos maiores.Hoje confesso que talvez se tivessem optado pelo enfrentamento direto,talvez não estivessemos ouvindo e vendo esta tática de ataque da oposição,e assim esconderem toda a robalheira práticada nos desgovernos PFListas e PSDBistas.Fica aqui meu pedido,e creio que da Bahia inteira: Gov.Wagner,abra o Baú no primeiro dia de governo,esponha na praça todas as BAHIATURSAs práticadas,mesmo as suspeitas.A Bahia e todo o nordeste, precisa que estes mercadores da sêca sejam desmascarados.Hoje sou obrigado a concordar com tantos,como E.Guimarães,que sempre defende o enfrentamento,até mesmo ao estílo Chaves.

Anônimo disse...

GREVE / LOCAUTE. "GREVE" é o movimento reivindicatório de empregados ... Já quando os reivindicantes são os patrões, o movimento chama-se "LOCAUTE". Este movimento dos bancários parece estar fazendo o jogo dos seus patrões banqueiros. Eles devem estar adorando a paralização dos bancários. É que este movimento se parece cada vez mais com a paralização, na Venezuela, da petrolífera PSDV. Tal paralização foi usada para derrubar Chavez. Como a elite daqui se parece com a de lá! Que me desculpem os colegas bancários. É evidente que o jogo está bem ao gosto dos banqueiros. A greve política sim, senão por parte dos bancários, o é por parte do comportamento dos banqueiros que, é claro, resistem em negociar com os bancários, pois assim a greve continua, afetando o governo federal. Parece locaute. Qualquer semelhança com a greve da PSDV não é mera coincidência. Amanhã tem nova assembléia para decidir se a greve/locaute continua. Estou esperando prá ver.

Anônimo disse...

Miguel

Lula, sem nenhuma dúvida, venceu o debate.

Entendo, entretanto, que ele deve ser melhor assessorado no sentido de dominar bem a questão posta a discussão.Um exemplo, Lula, quando falou das CPIS barradas por Alckmin, cometeu um grande equívoco ao dizer que o STF "tá julgando a questão", quando é sabido que o STF já julgou e declarou inconstitucional artigo do Regimento Interno da Alesp que proibia o direito da minoria instalar CPI.Lula também não falou a respeito dos funcionários da FEBEM que foram, recentemente, condenados pela Justiça. Lula não falou do rombo de 1,2 hum bilhão e 20o milhões de reia no orçamento do Estado de São Paulo.

Gilvan

Confligerante disse...

Rosário, é óbvio que Lula ganhou o debate, assisti com minha esposa, que é alemã, que pôde assistir mais objetivamente, ela ria alto das idiotices de Alckmim, ela me olhava perplexa, perguntando como isso é possível, enfim, ela tinha razão. O cara é um besta. O que ficou claro para mim foi: Um arrogante dono da verdade e da Ética que só sabe julgar maquinalmente, frente uma pessoa sensível, simples e com ares de estadista, mantendo sua posição.
Foi um debate deplorável, devido ao candidato da oposição. Deplorável.

Anônimo disse...

Na madrugada de domingo para 2ª feira,fiquei por conta da insonia, zapeando canais de tv.O acaso num enlatado do Van Dhame,a cena com o seguinte diálogo :
(O Senador)-Quero ser presidente dêste País.
(O Acessor)-Mas como o Sr.pretende fazer isto?Com aliados ?Como?
(OSenador) -Não preciso disto,não preciso de coligações,não preciso sequer falar a verdade,basta a "televisão".
Dito isto vira-se para um terceiro e pergunta :
(O Senador) -Quanto vai custar?
Para esclarecer
O filme refere-se presidencia da USA.Não seria preciso dizer,até porque no Brasil teria que sobrar uma "beirada"para Vejas e Folhas.Pena a Globo não passar o filméco em horário acessível.

Anônimo disse...

O Marcelo Tass/Folha Online, diz "este blog defende a greve dos bancários." É claro que não sou contra qualquer tipo de greve, exceto a greve partidário para, em pleno dia da eleição, forçar a barra a favor do candidato do consórico conservador PSDB/PFL. Irado, ao Tass o comentário que se segue: Esta greve dos bancarios ( ou dos banqueiros? ) político-partidáira. Qualquer semelhança entre esta greve e a da petrolífera PSDV venezuelana não é mera coincidência. Tass não seja picareta. Você chama isso de greve? Não é greve. É locaute, ou seja, greve de empresários. Na verdade os banqueiros querem o Geraldo Boneco de Plástico Alckmin seu candidato, o candidato desta elite cínica e perversa da qual você faz parte e por isso defende com tanto ardor. Vai tatar. Vai coçar macaco!"

Anônimo disse...

Aerolula? Até parece que o avião é de Lula e não da presidênncia da República. Quanto a vendê-lo caso fosse eleito, Alckmin não precisa mesmo. Pode alugar jato dos amigos da sua panelinha. Quem sabe resolva viajar de ônibus Brasil afora. Ele não gosta mesmo de lugar de gente pobre tipo Sul do Maranhão. Se ele fosse prá lá em aviao de carreira, em caso de emergência, teria que esperar 2 dias pelo avião.

Resumindo: é muita picaretagem deste bandido.

Leia mais no meu blog

André Lux disse...

Novamente dando uma de "advogado do diabo", eu venho dizendo desde o início que essa história do dossiê foi obviamente uma armação da direita que contou com a cumplicidade de supostos petistas que ou eram agentes duplos infiltrados no partido ou eram pessoas que agiram na boa fé para, talvez, evitar um mal ainda maior - vai saber que outros tipos de arapucas os tucanos-pefelentos já tinham armado para a reta final da campanha?

Eu sempre digo e volto a repetir: não podemos ser mais pautados pela mídia calhorda e reacionária. As cartas estão marcadas e o recado de Lula no debate foi muito contundente, ao afirmar que quem articulou todas essas arapucas e golpes ainda vai ser desmascarado. Para bom entendedor meia palavra basta. E os tucanalhas-pefelentos entenderam, podem ter certeza.

Anônimo disse...

A seguir, vídeos do debate na Band. Vamos publicar para que não saia vitoriosa a versão da Globo, Veja, etc e tal. É só conferir. E pensemos, antes de tudo, que Lula é humano e, portanto, bem pra longe de nós o desejo de termos um mito heróico tipo Hércules, Super-Homem, etc. Parabéns, Lula! Fostes atirado numa cova de leões. Seu desempenho foi nota 10!

Os endereços eletrônicos que se seguem constam no blog Olhos da Eternidade, http://olhoseternos.blogspot.com

LULA no debate da Band - Parte 1 - CORRUPÇAO
http://www.youtube.com/watch?v=mEXV2gCBM9s

LULA no debate da Band - Parte 2 - ECONOMIA
http://www.youtube.com/watch?v=hke99Ey8oac

LULA no debate da Band - Parte 3 - ESTRADAS
http://www.youtube.com/watch?v=nvnaGmSpbW8

LULA no debate da Band - Parte 4 - FEBEM
http://www.youtube.com/watch?v=-puZthjfnkg

LULA no debate da Band - Parte 5 - INVESTIMENTOS NO SOCIAL
http://www.youtube.com/watch?v=S0w4XPnmy28

LULA no debate da Band - Parte 6 - POLÍTICA EXTERNA
http://www.youtube.com/watch?v=0Dzxo6docdY

LULA no debate da Band - Parte 7 - PRIVATIZAÇÕES
http://www.youtube.com/watch?v=zS9vJhAQJTA

LULA no debate da Band - Parte 8 - SEGURANÇA PÚBLICA
http://www.youtube.com/watch?v=g3Y1r70TB6M

LULA no debate da Band - Parte 9 - AGRADECIMENTOS FINAIS
http://www.youtube.com/watch?v=4XYBYmtkj9k

Anônimo disse...

Vendo o que a mídia está fazendo para que o eleitorado creia que Alckmin venceu o debate, fico a imaginar o que esta corja não teria sido capaz de fazer caso Lula tivesse participado do primeiro “debate” na Rede Globo. Como disse Eduardo Guimarães naquela ocasião, seria pertinente repetir agora: “Debate? Que debate? Que as organizações sociais, estudantes e as pessoas que não se deixam levar pelo golpe midiático em curso se levantem contra estas aves de rapina que, a todo custo, querem retornar ao poder. Quem vencerá? O povo ou a mídia?

Anônimo disse...

Miguel, você as capas da revistas Veja e Época. Sacastas que estão iguais? Sabes qual o motivo da "coincidência?". É arte final prá outdoor. Li no site www.pt.org.br que o PT já entrou no TSE contra os tais out doors. Onde estamos? Que país é este?

Anônimo disse...

Miguel,
Concordo plenamente, Lula venceu o debate,e não sóisso, a agressividade do Alckmin,com certeza, tirará os votos dos indecisos, pois, com certeza, na sua grande maioria NINGUÉM gosta de grosseria!!!

Anônimo disse...

É claro e evidente que as redações dos jornais, revistas e tvs se transformaram em extensões do comitê da candidatura conservadora Alckmin. Daí a "estranha" coincidência das capas iguais. Na verdade a Veja foi bem mais além e transformou sua capa em outdoor da campanha de Alckmin. A Justiça Eleitoral acabou de determinar que a Veja retire no prazo de 24 horas os tais outodorr-capas criminosos.

Anônimo disse...

Vai ver que há quem diga que você só pode estar ganhando algo face ao seu empenho, esquecem-se de que a militância petista mudou de qualidade. Hoje o embate ocorre, principalmente, na internet. OU a partir da net. E foi a partir da net, do orkut, que uma galera esperta, ainda jovens, receberam Lula com muito entusiasmo em seu comitêm no DF. É só verificar as comuidades no orkut. Ontem mesmo no Jornal da Globo pude ver a carinha sem graça da jornalista Cristina Lobo comentando que " a militância petista não está morta, está na internet..." Isto é bom demais. A festa da vitória é nossa. Um abraço,
PS: neste sentido, nenhum mal se fosses filiada ao PT ou ocupasses cargo público mediante concurso público, o que é legítimo e democrático. Nada disso a tornaria menor. No meu caso, o que me leva a empenhar por Lula é que voto pensando no Brasil como um todo, no povo pobre e sofrido e não apenas no meu próprio umbigo.

Anônimo disse...

Miguel, desculpe-me. Postei um comentário no lugar errado. Era para ser postado no blog da minha amiga Jussara. Daí a frase no feminino. Não é você não Miguel.

Anônimo disse...

[Ana Maria] [SP] [enfermeira]
Sou funcionária pública. E não me sinto menor do que outros militantes petistas até mesmo porque o meu empenho não decorre do fato de ser funcionária pública, uma vez que sou concursada. Passei pelo trabalho de concorrer com outros milhares de cidadãos. Estou aqui para defender a candidatura Lula porque penso nos outros e não apenas em mim. Voto no Lula pelo que ele fez por este país e para que possa fazer ainda mais. Quanto ao debate, assunto do seu post. É isto aí. Ontem vi a Cristina Lobo, no Jornal Nacional, dizendo assim com uma carinha meio desapontada ( vai ver que ela já sabia do resultado da pesquisa após o debate) que a militância petista não estava morta, que apenas haveria mudado de lugar, ou seja, estava na internet. Até que enfim caiu a ficha. Ainda sobre o debate, pegou mal o Geraldo dizer que, se eleito, venderia o aerolula. Na verdade um avião da FAB. Já que ele não gosta de visitar pobre, ouseja, o nordeste, não precisa de avião mesmo. Tem os dos amigos.

11/10/2006 10:55

Anônimo disse...

Miguel, sabes porque a TV psdbfelenta estava na sede da Polícia Federal antes mesmo de a imprensa ficar sabendo do caso da compra do dossiê anti-Serra? Coisa da Miriam Cordeiro digo delegado Bruno, este salafrário que foi um dos mentores e executores da arapuca. O tal delegado ( se é que merece este título) forçou a barra, pressionou pessoas que estavam sendo interrogadas por ele para envolver Freud Godoy. Para completar a operação a Miriam Cordeiro de calças tinha que entregar a foto do dinheiro para os tucano-pefelentos. Você ainda tem alguma dúvida? Só resta saber quem são os nomes dos demais que participaram da trama digna de filme de 007. Colocaram um telefone grampeado nas mãos do bandido Vedoin para que este ligasse para petistas incautos que cairam feito patinho na arapuca. Ah, tem o procurador Márcio Avelar. Enfim, é uma quadrilha.

Miguel do Rosário disse...

pode crer, zé, to sabendo. que coisa podre, meu. o delegado forçou o cara a citar alguém da direção do pt ,e o cara acabou soltando fround, fraind, freud. isso sim é crime eleitoral, pq toda a imprensa, às vesperas da eleição associaram o tal freud ao lula. PROCESSO NO PSDB!

Anônimo disse...

Pois é Miguel, bofo fé

Cara, o Eduardo Guimarães está se ausentando do seu blog por motivo de viagem a trabalho. É...fazer o que. Sabes que estou me sentido assim meio órgão por causa da ausência do Eduardo Guimarães. Engraçado esta coisa chamada blogosfera. É como se fôssemos uma elo, uma família, mesmo não nos conhecendo.

Favor, permanecer Miguel. Até o fim.

Enviei a seguinte mensagem

Eduardo, salvo a sua dificuldade devido a viagem, o trabalho, esperamos seus textos de onde destes pontos por onde passares. Assim a blogosfera lulista, que na verdade é no que tem sido a maior força da torcida pró-Lula sentirá sua falta. De cá, faremos nossa parte. Estaremos vigilantes e atentos as suas competentes análises. Que você, ao desembarcar de volta a este querido Brasil, desembarque com Lula reeleito. Que por ociasião do seu retorno, o seu artigo seja "E o Povo Venceu a Mìdia" e não o "E a Mídia Venceu." Vou aproveitar prá bater 3 vezes na madeira. toc. toc. toc. Nem pensar num artigo com este último título. Uma boa viagem. Bom trabalho. Abraço,

Anônimo disse...

Eu quis dizer órfão., Rrssss. Virei órgão. Virei piano. É a emoção causada pela partida do Eduardo Guimarães.

Anônimo disse...

Vendo o Doutor Geraldo falando do tal aerolula fiquei até com vergonha. Para começo de começo conversa é errado chamar o avião presidencial de aerolula até mesmo porque tal aeronave não pertence a Lula. A embarcação não pertence nem mesmo à Presidência da República. O avião é da FAB. Como o Doutor Geraldo disse que venderia os tais aviões da FAB entendi isso como uma proposta de privatização da FAB. Quanto a ter autonomia de vôo, ou seja, ter um avião da FAB à disposição do presidente, qualquer um deles, é mais do que justo. A não ser que Alckmin, presidente, pretendo ir em caso de emergência lá prás bandas do Piauí, alugue os jatinhos do amigos daí. Nada mal para um presidenque que diz defender a ética e a decência. Nunca vi tanta hipocrisia num homem só. Visite meu blog http://abandon.zip.net

Anônimo disse...

Tenho dó da Heloisa Helena. Ela não aterriza. Ainda nem tirou o uniforme usado na campanha, aquela roupa de freira. Que dupla perfeita HH e Clodovil bradando aos 4 cantos a defesa da família. Nada contra. Mas tudo em exagero pega mal ne.

Quanto aos votos dos eleitores de esquerda que, no primeiro turno se dividiram entre HH, Cristovam e Lula, que neste segundo turno se aliem a Lula. Se não gostam do Lula, que façam uso do voto útil e votem em Lula contra o retorno destes bandidos que venderam a Vale do Rio Doce com deságio de mais de 80 bilhões, colocou o valor da assinatura básica de telefone residencial lá nas alturas. Não dé ne gente. A direitona racista e decrépita marchou unida no primeiro turno. E a esquerda? Vai continuar feito maria louca?

Anônimo disse...

A Miriam Leitoa digo Leitão fez uma previsão tão certeira quanto as da vidente Mãe Diná. Segundo a Leitoa digo Leitão o PT elegeria no máximo 60 deputados federais. Não suporto a Leitoa digo Leitão. Na verdade o PT passou por uma provaa de fogo. É o partido que veio para ficar. Vida longa para o PT. Por isso esta direita decrépita e racista não suporta Lula e seu PT. Para ficar em primeiro lugar só faltou eleger mais uns 4 deputados. Com certeza, se Marta Suplicy tivesse sido candidata a deputado federal, o PT teria eleito mais uns 5 deputados. Zé Dirceu, contra o qual também consta nenhum crime até agora, sendo que sua cassação foi meramente política, seria outro grande puxador de votos. Tudo bem, o tempo é senhor da história. Este Brasil tem futuro com Lula e o PT. A festa da vitória é nossa. Mas não custa termos cuidado. POis os canalhas tentaram provocar um pênalti no último segundo do jogo.

Anônimo disse...

Mas convenhamos, o pessoal do PT, com sua excessiva transparência, volta e meia está metido em confusões, em notas para consertar estragos feitos pela mídia, etc. Veja o assunto do reajuste dos funcionários público num segundo mandato do governo Lula. O presidente do PT, Marco Aurélio, foi quem provocou a confusão. Sabe-se que o governo Lula, ao contrário de FHC, tem recebido os funcionários públicos. E assim tem sido dado os aumentos. E assim continuará sendo. No entanto, a mídia pegou uma frase deslocada do contexto, de forma que as manchetes indicam que Lula não dará aumento para servidores públicos, o que não é verdade. Acabo de ver no JN Lula afirmando que "o salário dos servidores públicos será negociado com os representantes dos trabalhadores, como sempre ocorreu em seu governo."
Eduardo, tomara que esta turma do PT crie juizo de vez e pense duas vezes antes de abrir a boca, uma vez que os jornalistas estão à espreita para captar qualquer frase que possa ser deslocada do contexto no qual fora dita e possa virar manchetes tendenciosas como esta do reajuste dos servidores públicos.

Quem não se recorda que fazia plano dos 20 anos de governo tucano para o Brasil que os trabalhadores públicos chegassem ao patamar de 1 salário mínimo? Era isso que era difundido por Bresser Pereira, um dos ideólogos do PSDB/PFL.

Anônimo disse...

CONCORDO CONTIGO, MOÇO!!!

Postar um comentário