5 de outubro de 2006

Reflexões à beira de um verão suarento

(antes de ler o triste e egoísta artigo abaixo, leia esse esclarecedor texto de Flávio Aguiar)

Cheguei há pouco de uma caminhada pelas ruas do centro antigo, procurando vestígios de beleza em casarões seculares semi-destruídos. Subi uma escadaria do início da rua do Riachuelo, que dá numa rua que sobe para Santa Teresa. Esses passeios são muito bons para se pensar. Comprei um caderno grosso e meu plano é escrever um romance. É isso que eu curto, é isso que vou fazer, seja quem for o ocupante da cadeira em Brasília.

Andei meditando sobre esse episódio do dossiê. Ele me acordou para uma coisa. Há um setor do PT, sobretudo em São Paulo, que decididamente é dominado por loucos ou idiotas. Li há pouco uma entrevista com o presidente do PT no estado em que ele tenta eximir de culpa os petistas que protagonizaram o escândaldo do dossiê. Olha, vou dizer uma coisa. Esses caras são burros demais. Se o Lula perder, ninguém poderá dizer que foi uma injustiça tão grande. As cagadas do PT vão além da imaginação. Eles perderam a noção das coisas.

Aí me veio à mente outra coisa. Aquela dançarina da pizza, Angela, deputada federal, também por São Paulo. Na época, eu a defendi. Havia um clima de linchamento tão brutal que eu não podia me juntar a isso. Mas hoje, pensando bem, vejo quão imbecil e nocivo foi o comportamento dessa mulher. Não é crime dançar, obviamente, assim como não é crime, a priori, comprar um dossiê, mas as pessoas que praticam política precisam atentar para um fator crucial numa democracia moderna, dominada por meios de comunicação, que é a imagem. Não adianta nem vir falar em democratizar a mídia. A imagem continuará dando as ordens. Sinceramente, se é para falar de "esquerda", não imagino Lenin dançando daquela forma em circunstâncias similares.

A "dança da pizza" foi uma atitude mesquinha, uma dessas coisas singelas, mas que ficarão por muitos anos fincadas no inconsciente da sociedade brasileira, prejudicando o PT e a esquerda em geral. Pra quê dançar, meu Deus? Não bastava dar um abraço em alguém, em sorrir?

Agora, essa história do dossiê, num momento desses, pouco antes da vitória do Lula, me pareceu não apenas uma estupidez atroz, mas um ato de extrema irresponsabilidade política. E me vem o presidente do PT querer justificar esse ato. Para mim, pode não ser um crime jurídico, mas foi um enorme crime político contra os interesses maiores do povo brasileiro. Criou confusão e certamente foi o fator responsável por levar a eleição para o segundo turno.

Me dá raiva porque imagino os doadores da campanha de Lula. É isso que eles fazem com o dinheiro de campanha? Se não era de campanha, se era caixa 2, será que não aprenderam a lição de 2002 e 2004? Gostam de sofrer? A campanha de Lula deste ano tem sido rica, em termos financeiros, com ampla participação do empresariado. Há algumas semanas, centenas de empresários, enfrentando com audácia o preconceito generalizado entre elites (ou seja, entre seus amigos e familiares) e nas corporações de mídia, fizeram ato de apoio à Lula. Que recebem em troca? Um dossiê, um escândalo e um segundo turno.

A campanha contou com amplo engajamento da militância, nas ruas e na web. Pessoas sacrificaram tempo e dinheiro em prol do projeto político em que acreditavam. Investiram seu prestígio pessoal (diante dos filhos, da família, dos amigos, de todos) e, mais importante, seus sonhos, em prol da re-eleição. E esses petistas colocam tudo a perder, numa ação tosca, sem consultar a direção do partido, e ainda acham que estava certos? Não percebem o prejuízo político incalculável que causaram à imagem de Lula, do PT, de toda esquerda, militância, sindicalistas e empresários?

Dar 1,7 milhão de reais, dinheiro da campanha de Lula, para os Vedoin? Ora, caso a Polícia Federal não tivesse feito o flagrante, não temiam câmeras ou microfones ocultos? A gente aqui batalhando duro para derrotar a tucanada-pefelenta, sem receber nada em troca, e esses caras queriam dar uma bolada pros Vedoin? Tenham dó! Querer perdoar esses caras é como querer perdoar o cara que, sem querer, apertasse um botão errado, numa sala do Pentágono, e deflagrasse uma guerra nuclear. A HISTÓRIA está em jogo aqui, meus caros, e vocês estão brincando?

Essa obtusidade política é absolutamente indesculpável. Uma coisa é o PT manter uma atitude altiva frente aos meios de comunicação e frente à "opinião publicada" de alguns poderosos colunistas e âncoras. Outra é rasgar o bom senso e, em vez de resguardar-se dos tiros, ir para o centro da pista e, voluntariamente, se expor ao escárnio de seus adversários.

Outra reflexão que fiz é que, de forma alguma, podemos transformar a política numa pantomina de vida ou morte. Perdendo ou ganhando, a vida continua. Temos que nos preparar psicologicamente para o que vier. A sociedade brasileira está hoje mais atenta, mais madura. Acho difícil para o PSDB repetir as misérias que fez na outra gestão. E há outros fronts de luta. Acredito que cada um tem seu talento e seu destino, os quais devem ser perseguidos independente do presidente de plantão.

Torço para a reeleição de Lula, mas, caso ele perca, deixará um excelente legado econômico e social, o que deverá se refletir em melhores anos daqui pra frente, mesmo com outro governo. Vide a situação do Brasil hoje e a de 2002, às vésperas da eleição. Na época, o dólar chegava a quatro reais, juros estratosféricos, dívidas externa e interna estourando (tanto que FHC teve que ir se ajoelhar novamente diante do FMI).

O PSDB, se ganhar, depois de amargar a derrota em 2002, procurará, espero eu, fazer um governo melhor que o de FHC, com melhor geração de empregos. Caso contrário, ficará totalmente desmoralizado e preparará a vitória da esquerda, desta vez unida, em 2010. Já tivemos governos anti-populares antes e estamos vivos. Não sou eu que vou ficar gritando "fraude" ou choramingando pelas ruas. Enfim, não vou amarrar minha felicidade, como quem amarra um burro, no poste de um pleito eleitoral.

Não se trata de derrotismo. Um pouco de pessimismo, assim como uma cerveja gelada, nessas suarentas tardes que se anunciam, são hábitos absolutamente saudáveis. Nos deixa mais atentos, mais reflexivos, mais céticos e, sobretudo, mais preparados para enfrentar uma eventual tormenta política.

De qualquer forma, para animar um pouco, vale dar uma olhada na entrevista de João Pedro Stédile, ao site Carta Maior. Aliás, no momento, a Carta Maior é minha melhor opção jornalística.

5 comentarios

Anônimo disse...

Concordo com você. O PT já nasceu com esta luta fatricida entre grupos. A disputa de poder entre as tendências abrigadas no interior do PT é que levam a esta autofagia e gols contra. Uma pena.

Enquanto a direita marcha unida, a esquerda faz gols contra si mesma.

Gente, num momento em que o PT precisa comunicar-se com seu público, resolveram adiar o inídico do programa de TV. Parece que se inciará lá pelo dia 12 ou 15.

Enquanto isso o Geraldo faz sua propaganda nas televisões, rádios, jornais, etc. Aliás, ele nem precisa do horário do TRE.

Anônimo disse...

Miguel, além de ficar puto com as laranjas podres do PT, estou puto com você. Pára com este derrotismo, os sujos do PT não merecem seus sentimentos. Devemos ver que o salto alto foi parar nos pés do Geraldin e Cia. O povo não vai cair nessa manipulação rasteira de uma mídia que sábe lá fez pacto com o capeta (afinal, nunca vi a nossa mídia defender algo que preste para o ser humano). Levante-se homem!

Anônimo disse...

Miguel

Concordo com o que Guilherme disse. Dia desses, reclamei, aqui do, derotismo que impregna André Lux. Agora, cara, quem tá sendo derrotista é você. Te digo mais, tenho certeza absolua que Lula vencerá essa eleição. Não tenho dúvida.Converso com o povo nas ruas e o sentimento é de vitória.

Quantos aos bandidos petistas, pena capital pra eles, se possível, com requinte de crueldade.

Gilvan

Miguel do Rosário disse...

legal ouvir vocês dizerem isso. me insufla ânimo. não sou de ferro. acho que era importante extravasar isso. não fiquem bravos comigo não. foi só uma fase. abraços.

O Anão Corcunda disse...

Sensacional. Tô batendo palmas aqui sozinho. Não podemos transformar a política em pantomima de vida ou morte, tá absolutamente perfeito. Pessimismo é o caralho, teu texto é analítico. Dá vontade até de sair repassando pra Deus e o mundo, mas aí também não dá, porque neguinho vai achar que é pra desistir do segundo turno... :)
Foda é isso, caro Miguel: dentro do PT, ainda temos quadros muito ruins.

Postar um comentário