2 de outubro de 2006

A vitória não está no fim do arco-íris

Primeiro mandamento. Humildade. E respeito com quem não votou em Lula. O voto a conquistar, sobretudo, é da classe média que votou em Heloísa Helena e Cristóvão. Por alguma razão, não votaram em Lula. Há que identificar a razão. Desinformação? Decepção? É uma classe média, em geral, altamente vulnerável aos setores midiáticos. Por outro lado, é também uma setor bem informado e crítico. A luta por estes votos, por estes motivos, está justamente na seara da internet. Os militantes da campanha lulista precisam, mais do que nunca, estar motivados e preparados. A defesa emocional de Lula é inválida nesse momento. O segundo turno será decidido através de um debate racional sobre programas de governo, mas também o fator ideológico será fundamental, sobretudo para atrair os votos dos eleitores do Psol, que foram 6,57 milhões. São estudantes, professores e setores médios que optaram pela Heloísa Helena pela identificação ideológica de esquerda. É preciso informar esses eleitores de que Lula, apesar da rixa e do ressentimento do Psol com o PT, está muito mais próximo da esquerda do que Alckmin.

Em primeiro lugar, com Lula temos a certeza de que as estatais (as poucas que sobraram depois da fúria privatista de FHC) não serão privatizadas. De que o esforço por uma América do Sul unida prosseguirá firme. Mais que isso, com Lula a América do Sul continua sendo de esquerda e brigando por uma ordem internacional mais igualitária.

O inchaço de última hora de Alckmin e a desidratação de Heloísa Helena mostra que os eleitores que permaneceram com esta última foram os ideológicos, o pessoal que deseja mudanças mais profundas, mais ousadas e realizadas em ritmo mais acelerado. Essas pessoas, apesar das diferenças importantes com os eleitores de Lula, considerados mais pragmáticos ou mais moderados, estão, obviamente, muito mais próximas de Lula do que de Alckmin.

Esses são fatores que nos permitem visualizar uma situação favorável, de favoritismo, para Lula. Mas, dessa vez, não há espaço para hesitação. A hora é de trabalho, organização e luta. Hasta la victoria.

21 comentarios

André Lux disse...

Miguel, as eleições foram fraudadas e serão de novo. Está na cara. Mesmo que seja apenas paranóia minha, por que ninguém está levantando essa lebre? A direita vem conclamando o golpe há meses! No México não foi assim?Sinceramente, estou catatônico em ver a esquerda falando da eleição como se nada de anormal tivesse acontecido, como se o Alckmin ter subido absurdamente no dia votação fosse mesmo resultado do "escândalo do dossiê", como querem nos fazer acreditar os vomitadores de opinião da mídia calhorda! Estamos falando dos tucanalhas-pefelentos! Para essa gente democracia só existe quando eles estão no poder. Fora isso, jogam tudo às favas e fazem o que for preciso para se manter ou voltar lá. Fraudar urnas eletrônicas? Coisa que um hacker adolescente faz com facilidade. Eu não acredito, sinceramente. Estou pasmo, literalmente...

Anônimo disse...

Mas...André Lux, vc. tirou as palavras da minha boca. Como ficou clara a fraude! Depois que conseguiram o percentual de Lula, em todo o Brasil, o resultado de SP, que demorou para ser mostrado, passou a fazer a diferença mínima que eles precisavam. Claro e elementar.

Anônimo disse...

Também me bateu o espírito do "Ubaldo, o paranóico" do saudoso e genial Henfil. Estranhei o fato do atraso no maior e mais próspero estado da federação. Foi tudo muito certinho, como ELLES previam. Há de se investigar e duvidar da lizura do pleito, principalmente tendo a frente um canalha como o ministro Mello. Quanto ao artigo, meu caro Miguel, nem todo eleitor da histérica Heloísa Helena é progressista, talvez a maioria, mas ela tem uma votação de cerca de 30% da direita udenista e golpista, gente que tem vergonha de se assumir tucano e votou na gralha alagoana.

Anônimo disse...

Só para corrigir a grafia da palavra lisura, antes que algum tucano o faça. Aproveito pra dizer que se o Lula continuar na sua fase de "Lulinha paz e amor" a vaca irá literalmente para o brejo. Ele tem que atacar o chuchu, chamá-lo para comparar as administrações, tanto dele em São Paulo, quanto do boca mole que o PSDB esconde

Anônimo disse...

O porteiro do meu prédio, que vota em Lula, informou que digitava o número 13 e no entanto aparecia a foto de Alckmin, o que foi, segundo ele, comunicado aos mesários. Estes teriam afirmado "esta urna está assim mesmo". O fato foi registrado na ata. Peguntei qual a zona e seção onde a esposa dele votou para que isto fosse checado e ele informou a mesma votou no Colégio Lyceu de Goiânia. Com isto, solicito que alguém que a coordenaçao da campanha do PT faça a verificação desta ocorrência, o que é muito grave. Que o TSE saiba que muitos eleitores tem dificuldade de lidar com computador. Nâo dá pra entender o porque de teclas tão minúsculas, bem como os números que aparecem na tela.

André Lux disse...

Ana Maria, por favor, passe mais informações sobre essa denúncia em meu email: andreaugustolux@hotmail.com

Essa é a primeira evidência de que houve fraude! Precisamos denunciar a todos!

Miguel do Rosário disse...

gente, isso é sério. mas creio que ainda não há evidências suficientes. particularmente, eu não acredito nisso. de qq forma, é bom ficar atento. cuidado para não alimentarmos, todavia, um discurso de perdedor. é o que fizeram os que foram derrotados por chávez, há alguns anos, alegando fraude. as eleições brasileiras, até onde sabemos, são exemplo de lisura. e para derrotar lula, vão ter que fraudar quase 20 milhões de votos. vai ser difícil...

André Lux disse...

Miguel, o discurso é paranóico sim e isso é claro, nos enfraquece. Porém, a mídia corporativa é nosso termômetro. Não podemos ser pautados por ela, mas sim analisarmos seu comportamento para enxergar o que está ocorrendo nos bastidores da política direitista. Acho que ninguém aqui é ingênuo ou inocente para não estar careca de saber que a direita não vai permitir uma nova eleição de Lula - ainda mais agora que ele tem tudo para guinar seu governo ainda mais à esquerda. Eleições no Brasil são exemplo de lisura? Até agora, podem até ser. Mas o quadro atual é totalmente diferente. Totalmente. Eu tenho total convicção que houve fraudes sim. Não tenho provas e aí está o problema. Mas, vejam, no México eles tinham provas e o que aconteceu? A "vitória" da direita foi legitimada pela Justiça. Eu, sinceramente, não sei o que fazer e entendo a delicadeza da situação. Sinto-me impotente, exceto na tentativa de abrir os olhos dos esquerdistas. Fora isso, não sei mais nada... O momento é grave. As cartas estão marcadas. Se não agirmos agora, se não fizermos nada, seremos literalmente roubados. E com o Opus Dei no governo, nossa situação ficará complicadíssima. O que fazer???

André Lux disse...

Mais desconfianças, enviadas por uma amiga:

Entao, a abstencao realmente distorce as pesquisas, ja que ela nao eh captada no momento em que se faz a pesquisa. Pergunta-se em quem a pessoa votaria e nao se ela vai de fato votar naquele ano.

No melhor estilo teoria da conspiracao, duas coisas me chamaram a atencao com relacao a abstencao:

1. Quando fui a uma escola acompanhando alguem que iria justificar o voto,
percebi que os responsaveis, apenas assinavam o comprovante de
justificativa, mas nao digitavam, naquele momento, o numero do titulo na
urna. Teve um ano que justifiquei e que eu mesmo digitei o numero do titulo
na urna. Perguntados, responderam que depois deigitariam os numeros, todos
de uma vez. Achei estranho;

2. O Marco Aurelio "Collor" de Mello, disse que esse ano a abstencao baixou
de historicos 20% para 15%.

Juntando um com dois pergunto: Nao teria como eles votarem no Chuchu, tendo
em sua posse os numeros dos titulos? Teria como confirmar se consta como a
pessoa tendo justificado?

Anônimo disse...

Miguel

Confesso que já não mais suporto esse "discurso de perdedor" que sai do teclado de certos companheiros que visitam seu blog. Não acredito que houve fraude nesa eleição, o que houve, sim, e isto é verdade, é que tivemos meia dúzia de picaretas, de bandidos, que fez com que Lula não vencesse a eleição no primeiro turno. Isso é fato.O que me indigna é que não ouço falar acerca da punição, na via pratidária, desses petistas canalhas.André, sempre tô lendo seu blog e confesso que não tô gostando nenhum pouco desse seu pessimismo.Para ser sincero, o único blog que me passou a certeza da vitória de Lula foi o blog do Mello(www.blogdomello.blogspot).

E, agora, ainda que de forma tímida, o de Miguel.

Gilvan
gilvanfreitas@blk.nlink.com.br

Miguel do Rosário disse...

pois é, gilvan, fico contente que meu blog tenha transmitido otimismo. A intenção é essa. Também não concordo com nenhuma dessas teorias conspiratórias. Falar sem provas é absurdo. Ter convicção sem provas, é delírio. Poxa, Lula ficou a 1% de ganhar no primeiro turno. Teve uma hora que ficou a 0,4%. O negócio agora é fazer uma boa campanha, e não fazer mais cagada.

André Lux disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
André Lux disse...

Olha, já que me tratam como um bobo com mania de perseguição e traduzem alerta baseado em indícios óbvios como "discurso de perdedor", não vou mais falar nada.

Podem ter certeza que vou ficar aqui torcendo para que vocês estejam certíssimos e para que, ao contrário de todos os outros golpes e fraudes eleitorais que já aconteceram no mundo só nos últimos 10 anos (primeira eleição de Bush e México, mês passado, por exemplo), aqui no Brasil a direita seja ética e honesta ao ponto de respeitar a vontade do povão...

Dia 1 de novembro a gente se fala, ok? E repito: estou torcendo para que vocês estejam certos e eu errado. Tão errado quanto Luis Carlos Prestes ao afirmar, em 1964, que nenhum general do exército seria louco o suficiente para apoiar um golpe militar contra a democracia...

Mas uma coisa que o Miguel escreveu está correta: teve mesmo uma hora que Lula ficou a apenas 0,4% da vitória no primeiro turno. Pena que isso mudou exatamente no momento em que a votação de São Paulo começou a ser contabilizada, depois de ficar misteriosamente parada por horas...

Mas, deixa pra lá, é paranóia minha. Aqui no Brasil todo mundo é honesto e respeita o jogo democrático, doa a quem doer - especialmente em São Paulo.

Miguel do Rosário disse...

andré, como bobo não, mas paranóico sim. paranóias às vezes são verdade. o que é errado é o comportamento, que não pega bem para quem precisa mostrar confiança e acreditar na vitória. não leva a mal não. abraço

André Lux disse...

Miguel, tenho muitos motivos para ficar "paranóico". Analise o resultado das eleições nas periferias de São Paulo. Um disparate, total absurdo.

Quem garante que o meu voto para o Lula foi realmente computado para ele? Posso ter digitado 13 lá, visto a cara do Lula, mas na hora do "enter" o programa modifica o voto e dá para o Alckmin.

Como eu já falei, qualquer hacker de 14 anos sabe como fazer isso. Vejam o número de votos nulos e brancos. Foi pequeno. E teve aquela campanha maciça pelo voto nulo! Como pode? Eles podem ter reprogramado muitas urnas para que, a cada 10 votos nulos, um ia para o PSDB. E a cada 10 pro Lula, um ia para o Alckimin. Sei lá, algo assim.

É disso que estou falando.

Claro que temos que continuar a campanha, com força total. Ninguém está contra isso.

Mas eu volto a perguntar: do que vai adiantar fazermos campanha se as urnas serão adulteradas de novo e a mídia, via pesquisas fraudulentas e análises combinadas, vai dar base para a justiça legitimar os resultados falsos?

Todo mundo aqui está concordando que houve fraudes. Os números comprovam isso. Os últimos comportamentos da mídia, dos tucanos, da ala tucana da PF e do presidente do STE comprova isso. Vejam a capa da última Veja. Ao invés de detonar o Lula de novo com uma capa mais ofensiva e degradante ainda, eles colocam uma capa light com um recado para o "próximo" presidente: tem que enxugar o Estado. Caramba, quem é o "enxugador" de Estados? O Lula é que não é...

Se a disputa eleitoral fosse mesmo o fator de definição, como queremos acreditar, então não iam parar os ataques na hora H. É claro que eles vão continuar detonando o PT e o Lula agora, mas não acredito nem por um segundo que a direita vai deixar a eleição ser decidida por algo tão subjetivo quanto o sucesso da manipulação do eleitor. Eles não vão cometer o mesmo errro duas vezes.

Lembram do "mensalão"? Estavam crentes que iam derrubar Lula. Não derrubaram e ele ainda voltou a crescer, ao ponto de tudo indicar que ia ganhar no primeiro turno. Eles não vão cometer o mesmo erro de novo, de jeito nenhum. Não ganham pelo voto, então vai ser na marra, na fraude. E tudo acobertado pela mídia, que hoje já perdeu qualquer escrúpulo.

As cartas estão marcadas. O que podemos fazer? Sinceramente, eu não sei.

Alguém sabe?

Saudações paranóicas

Anônimo disse...

Acho estranho que em Sampa, por maior o nº de eleitores que possa ter, a apuração ter sido tão demorada, não concordo com a teoria da adulteração de votos, pois creio que deveria ter fiscais do PT durante o processo eleitoral de 1º de outubro, mas todo cuidado é pouco, precisamos ficar atentos, pois preucação e canja de galinha não faz mal a ninguem.
Agora, desculpem-me, mas os paulistas são foda!
Elegem o Maluf, o Clodovil, o Serra e provocam o 2º turno na presidencia...Oh galerinha metida a classe média, que come arroz com feijão, e de vez em quando carne, e se considera elite!!
O que alguns merecem em São Paulo, nós não queremos no Brasil!!!

PS.
Sobre o paragrafo ultimo, a critica é para os paulistas metidos a informados, que se consideram superiores, mas são explorados pelos Dazelites, mas se consideram parte dela, que baseiam suas opiniões nos jornalecos quatrocentões e nos JNs da vida e se consideram formadores de opinião!!

Senhor, perdoa-os, eles não sabem o que dizem!!!

Anônimo disse...

Cabe a nós blogueiros enfrentarmos estes dinossauros da mídia condenados à extinção.A blogosfera é a nova mídia.Cabe a nós dar a cacetada final nestes dinossauros. Com certezam eles monitoram nossos blogs até mesmo para ficar sabendo o que pensamos acerca deles. Que saibam que que nós vos odiamos pois que são mentirosos, trapaceiros e trambiqueiros. A blogosfera está se movimentando, está se organizando em redes cibernéticas. É só uma questão de termpo darmos a cacetada final nos dinossauros da mídia que insistem em prejudicar Lula e o processo democrático brasileiro. Através de mentiras e arapucas armadas,tentam fazer com que o Geraldo, o candidato sem povo, seja eleito para governar este país. Por um simples capricho de uma elite cínica, burra e perversa.

Anônimo disse...

Para Eduardo Guimarães, http://edu.guim.blog.uol.com.br. Eduardo, concluindo o que eu havia comentado na caixa de mensagens de outro post, acerca da mídia.Louvo a sua obra.A sua coerência desde o primeiro momento.As suas colocações acerca da venezuelização foram esclarecedoras para todos nós.Eu também gostaria que o Lula desse um chega prá lá nos dinossauros da mídia.Mas acho isto muito complicado isso agora.Seria como cutucar o diabo com vara curta.Ou não? Nós sim, unidos, organizados, na retaguarda, é que podemos cutucar o demo.A classe média=mediana=medíocre não tal ousadia de Lula e o derrotaria.Assim como fez com Brizola quando este soltou os cachorros contra a Globo na própria telinha da emissora.Nós é que temos que dar o grito. Você esteve na Venezuela. Acompanhastes de perto a ruptura com a elite venezuela ( e portanto com a mídia ).A direita venezuelana reagiu e houve de tudo, de bombas a golpe de Estado e Chavez saiu vitorioso.O Brasil é praticamente um continente.14a. ou 15a. economia do mundo. Muito mais difícil tal ruptura.

Anônimo disse...

Extraído do blog Contraponto - monitoramento crítico da mídia http://blog.contraponto.com.br "TCU DERRUBA UMA DAS PRINCIPAIS
DENÚNCIAS DA CPMI DOS CORREIOS. MAS
A MAIORIA DOS JORNAIS ESCONDE A NOTÍCIA19 de Junho de 2006 às 08:08 · admin · Arquivado sob Notícias

Apenas dois jornais – Folha de S.Paulo e O Globo -, durante o fim de semana prolongado, registraram a decisão unânime do TCU (Tribunal de Contas da União) que elimina uma das principais acusações da CPMI dos Correios, – a de que os negócios entra a Caixa Econômica Federal e o BMG serviram para fazer caixa para o esquema do publicitário Marcos Valério que, por sua vez, abasteceu o mensalão.

No sábado, a colunista Tereza Cruvinel escreveu que “o TCU considerou totalmente regular a operação de aquisição da carteira de crédito consignado do BMG pela Caixa Econômica Federal”.

Anônimo disse...

Eduardo, não é à toa que sou leitor assíduo dos seus textos. Eu nunca havia lido um texto tão claro sobre tudo o que está ocorrendo. Fácil de entender. Seu texto deveria ser impresso e distribuidos nas escolas, terminais de ônibus, metrô. Pois cabe a nós esclarecer a pupulação. Quanto a esta conclusão do sobre Freud Godoy, isto parece coisa de pessoas tresloucadas, coisa da Miriam Cordeiro digo Bruno, o delegado que, para completar o serviço encomendado pelos tucanos, só pode ser este o motivo, deu uma de espião para fotografar o dinheiro apreendido. Não duvido que esta grana seja tucana, assim como foi tucana as malas de dinheiro apreendidas no caso Lunus que tirou do caminho de Serra a canidata a presidente Roseana Sarney. Na verdade as pessoas não tem a mínima idéia da capacidade mafiosa dos tucanos e pefelês. Parabéns pelo maravilhoso texto. Ah, uma sugestão, no espaço "deixe seu comentário" favor deixar opção para informarmos nosso site/blog. Vamos em frente. Até a vitória!!!!

Anônimo disse...

Cont... pois é, a cruela Rapunzel, a dos grampos, sabes? Ela com suas tesouras, seus grampos e falsas notícias de ameaças de morte por emails, emails que ela mesmo resolveu apagar quando deveria passar para a Polícia Federal, pintou e bordou para derrotar Lula. Fiquei pasmo ao constatar que a minha urna estava embaçada. Mal conseguia ler o numero 13. Campos mínimos. Tu me pagas cruela! Tem mais. A esposa de um amigo me disse que ao votar apertou 13 e apareceu a foto do Geraldo 69 CPIs Enterradas Alckmin. Ele disse que isto foi relatado aos mesários, tendo inclusive sido registrado. Sobre isso, acho tão grotesco que precisaria ver se realmente ocorreu. Mas diante da crueldade da Cruela, a Rapunzel, a dos grampos, não duvido de nada.

Postar um comentário