18 de outubro de 2008

Hoje tem festa de abertura da galeria Clarabóia

Bem, é sábado: primeiro a diversão, portanto, depois o trabalho. Hoje os artistas que tem ateliê no espaço Clarabóia, rua do resende 52, centro do Rio, fazem uma festa de inauguração de sua galeria no primeiro andar. Mais do que convidar, intimo os leitores do blog a participarem deste evento histórico. É hoje, 18 de outubro, das 18:00 às 22:00, estendendo-se depois madrugada adentro pelos bares adjacentes.

*

O clima esquentou em São Paulo. O estado mais rico do país paga os piores salários a seus policiais, e quando eles decidem fazer greve, o governador vem a público afirmar que a culpa é do PT. Com beneplácito, claro, de toda a mídia corporativa nacional. O Globo, sem coragem de chancelar abertamente a opinião de Serra, fá-lo através da publicação seletiva de cartinhas de leitores.

*

Incompetência grosseira da polícia paulista. Devolveram a refém! Demoraram mais de 100 horas para invadir o apartamento. Sem comentário.

*

No Rio, está acontecendo o que eu temia: uma dissociação profunda entre as lideranças e partidos da esquerda e seu eleitorado, que parece se recusar a seguir orientações partidárias. Eu sou um exemplo. A campanha anti-Gabeira tem vários pontos válidos, mas mostra-se inconsistente em seus principais ataques. O apoio de César Maia não significa que Gabeira é o candidato da continuidade. Trata-se de um apoio motivado pelo cálculo político de César Maia, e consequência do fiasco eleitoral de sua candidata, Solange Amaral. E o fato de Gabeira ser apoiado pelo PSDB não representa, a meu ver, um sinal de desgraça para a cidade, já que o cabeça-de-chapa é ele, Gabeira, do PV. Considerando que a cidade tem sido dominada, há 16 anos, pelo conservador César Maia, do DEM, um toquezinho tucano até que representa um avanço - desde que temperada pela face (?) progressista e libertária de Gabeira. Mas confesso que ainda permaneço em dúvida. Sinceramente, ainda não decidi.

*

Permitam-me agora repetir um pedido, ou melhor, dois pedidos. Primeiro, para assinar o blog, conforme o link abaixo. Esse é gratuito. O segundo, não gratuito (mas barato), para assinar a minha revista Manuskripto, que está entrando em sua terceira edição, seguindo as instruções à direita do blog. Nesta terceira edição, a pauta, por enquanto, é a seguinte: matéria sobre o novo corredor cultural de artes plásticas do Rio de Janeiro, com entrevistas com artistas; análise do resultado do primeiro turno das eleições municipais (farei uma outra matéria sobre o tema na edição seguinte, após o resultado do segundo turno), com entrevistas com personalidades da vida política brasileira; resenhas de alguns filmes que mais apreciamos no Festival do Rio; poemas inéditos; além das imagens e ilustrações.


Para assinar o blog, preencha seu email no formulario abaixo e clique em Subscribe:

Digite seu email no espaço abaixo:

Delivered by FeedBurner




Vocês receberão um email confirmatório, pedindo para clicar no link indicado.

5 comentarios

Anônimo disse...

Pelo menos por estes 2 anos Cabral e Paes estarão com Lula.
Enquanto Gabeira fecha com Serra, logo que assumir a prefeitura fará oposição a Lula.
Enfim, Gabeira não passa de um trampolim para este louco varrido do Serra virar presidente.
Alguma dúvida?
Se quiser ajudar Lula vote Paes,
se quiser ajudrar Serra vote Gabeira.
esta elite podre e corrupta do eixo Rio-SP agradece.

Anônimo disse...

Concordo com o leitor André. Quando você conseguir me descrever, ou pelo menos esboçar, a "face progressista e libertária do Gabeira" de hoje, outubro de 2008,não a do mito Gabeira de 1970 ou 1984/85, por favor me informe, quem sabe não mudo meu voto pró-Rio e anti-Serra.

Anônimo disse...

Miguel, você já se deu conta de que o Partido Verde, essa organização tão independente de "ideologias", tão progressista, tão "pura", tão "ética", esteve com César Maia em 1996, 2000, 2004 e agora repete o feito em 2008? Se isso não é apoio histórico, é um farto histórico de apoio e permite pensar em continuidade política sim. Aliás, como o próprio César Maia afirmou e ninguém, nem o Gabeira, desmentiu até hoje, 19 de outubro, às 13:24h.

Anônimo disse...

Como disse o André, nesses dois anos Cabral e Paes estarão com Lula. Mas nos próximos 20 anos, quem a gente (sou petista) prefere como aliado, o PMDB ou o PV (ou, aliás, o PSDB)? É hora de começar a construir a esquerda pós-Lula.

Miguel do Rosário disse...

Oi Vera, a face progressista e libertária de Gabeira é a sua posição em temas relativos ao aborto, casamento gay, drogas, ecologia, uso de bicicletas, etc. Mas ele tem outras faces, nada progressistas, nem libertárias.

Postar um comentário