9 de dezembro de 2008

Trabalhando duro no blog & novidades

Hoje passei o dia trabalhando no blog, pesquisando e estudando templates e outros assuntos ligados a blogosfera. Na verdade, há meses que venho fazendo isso. Só não me tornei um nerd porque tenho o privilégio de morar no centro, na Lapa, onde se não vamos à boemia, ela vem até a nós. E assim consigo manter um pouco de equilíbrio.

Os leitores do blog já notaram que o mesmo tem mudado constantemente. É que estou sempre descobrindo coisas novas e procuro sempre melhorar o visual.

Além disso de trabalhar em meu próprio blog, estou fazendo mais um trabalhinho (depois da Bienal) para o movimento estudantil. Pediram-me para re-estruturar o blog do Cuca Rio. O Cuca é sigla para Centro Universitário de Arte e Cultura, instituições que podem ser montadas em toda faculdade, com auxílio da União Estadual dos Estudantes. Alguns se tornaram "pontos de cultura", ou seja, recebem recursos tecnológicos e verba do Ministério da Cultura.

Nessa brincadeira, venho me profissionalizando, fazendo blogs para terceiros. É um trabalho gostoso, que me deixa livre para escrever no meu próprio blog. Atualmente, não tenho outra ambição que escrever no meu blog. Segundo pesquisa divulgada hoje, já existem no Brasil 42 milhões de pessoas com acesso à internet. Tenho certeza que, como blogueiro, tenho condições de acessar leitores de maneira muito mais efetiva que através dos meios impressos convencionais.

O mais importante pra mim, todavia, é que, escrevendo no blog, eu aprendo a escrever, eu desenvolvo e amadureço técnicas de redação. Escrever é um aprendizado duro, lento, um exercício de paciência. Não adianta apenas ler muito, assim como, para ser músico, não basta escutar muita música. É preciso sobretudo escrever muito, pensar muito, viver muito.

*

Terminei a quarta edição da Revista Manuskripto. O tema do mês é economia, mais especificamente comércio exterior. Publiquei tabelas atualizadas sobre os principais destinos da exportação brasileira e sobre os principais produtos exportados pelo Brasil, com atenção especial para Argentina, que já é o segundo maior mercado de produtos brasileiros, e para o Equador, devido à recente crise diplomática. Mostrei que o Equador é o importador de mais qualidade, que importa os produtos brasileiros de maior valor agregado, que paga os preços médios mais elevados. Por isso, é tão idiota e contra-producente essa campanha midiática contra o Equador, como se Rafael Correa fosse um presidente nocivo ao Brasil. Ao contrário, os presidentes sul-americanos, Chávez em primeiro lugar, mais demonizados pela mídia brasileira foram os que ampliaram, de maneira mais expressiva, as importações de produtos brasileiros.

Assine a revista Manuskripto e confira as tabelas. Clique no link aí em cima. Você ajuda o blogueiro a se sustentar e ainda tem acesso a informações que a mídia tradicional não dá.

*

Aliás, eu queria entender porque a mídia não traz informações mais detalhadas e explicadas sobre o comércio exterior brasileiro. É tão fácil. O Brasil alimenta um dos sistemas de estatística online mais modernos e atualizados do mundo.

*

Às vezes, quando vejo um literato me olhando atravessado, por eu não ser um "puro", ou seja, um literato que só fala de literatura, arriscando-me a escrever sobre tudo e todos, penso em Machado de Assis. O que é melhor para um escritor? Escrever livremente sobre política, economia, arte, cultura, ou ser funcionário do Ministério da Agricultura?

A intelectualidade brasileira ainda não se acostumou a ser livre. Existe um medo inconsciente. Mas talvez esse medo seja, em parte, justificado. Por que nunca existirá plena liberdade de pensamento no país enquanto não houver uma desconcentração midiática mais efetiva, que permita aos intelectuais um leque de ofertas profissionais mais amplo, mais diversificado ideologicamente. Agravando o quadro, não temos um mercado editorial propriamente dito, de maneira que a única maneira de um escritor ganhar algum dinheiro é estar bem com a mídia corporativa, a qual, para mim, que estudo história e tenho veleidades de entender de política, sei que é aliada ao que existe de mais reacionário e traiçoeiro no Brasil.

*

Ah, escrevi mais duas resenhas para a livraria Gonzum. Dêem um pulo lá e comprem um livro!

2 comentarios

José Carlos Lima disse...

A Semana de Arte de 22, é que, senão me engano, o aniversário deste importante evento para o Brasil passou em branco,
com tantos feriados, este evento sim, é que deveria ser bastante comemorado, neste link toco no assunto, licença para postá-lo aqui.

http://josecarloslima.blogspot.com/2008/12/idade-do-idia-ou-idia-sem-idade.html#links

Olá, como noto que você está empenhado em buscar formas de sobreviver como blogueiro, vou lhe dar uma sugestão, talvez ainda não tenhas atentando para a demanda por criação de blogs, não pense que é qualquer um que dá conta, eu por exemplo, apesar de mexer com isso há um certo tempo, tenho muita dificuldade. Só estou lhe dando uma dica de mais uma fonte de renda, pois sem dinheiro ninguém vive, sem grana ninguém é livre.
Um abs

Juliano Guilherme disse...

Miguel, me responda se fores capaz: Qual campanha da mídia não é idiota?

Postar um comentário