6 de fevereiro de 2007

A caravana passa


Os romanos tinham essa frase, Si vis pacem, para bellum. Se queres a paz, faça a guerra. É uma dessas frases que servem tanto para Deus quanto para o Diabo, eu sei, mas vem ao caso presente. Passei a manhã lendo jornais, blogs e sites e, mesmo estando acostumado, não pude deixar de me espantar com o clima de conflito ideológico dominante nas redações brasileiras. E observei que, na grande maioria dos casos, a beligerância vem partindo do lado conservador, hoje muito bem identificado por Mino Carta, editor de Carta Capital e agora blogueiro de sucesso, como "jornalismo tucanizado".

A avalanche de agressividade é tão grande que o campo popular, restrito à rede virtual (com raras exceções), tem ficado na defensiva, embora seja uma defensiva realizada com muita competência e mesmo com excelentes lances de contra-ataque. Mas não deixa de ser defensiva, o que não significa que seja uma estratégia menor ou com chances de fracasso. Pelo contrário, muitas guerras foram ganhas através de táticas defensivas bem conduzidas. Pode-se fazer um paralelo bastante interessante com táticas de guerrilha, muito populares no meio virtual, onde os pequenos possuem ferramentas que lhes permitem vencer os grandes.

Antes que eu me perca, todavia, em digressões militares, vamos ao que interessa. Me dei ao trabalho de concatenar alguns fatos que ilustram uma estratégia quase que osquestrada da mídia corporativa para valorizar os representantes com os quais mantém afinidade ideológica.

Ficou patente, por exemplo, o esforço, comum a todos os órgãos corporativos de imprensa, para distanciar os referidos representantes de qualquer responsabilidade em relação à tragédia com o metrô de São Paulo. Tragédia sobretudo humana (também política, urbana e financeira), devido à morte de seis cidadãos, vítimas de uma visão de mundo arrogante, egoísta, privatista e, a meu ver, anti-democrática, pois insiste em denegrir o papel do Estado – instituição cujos líderes são eleitos – em prol da iniciativa privada, contra a qual não tenho nada contra, mas que, de forma nenhuma, pode assumir prerrogativas e responsabilidades fundamentais, como é o caso da fiscalização de obras de proporções continentais. O jornalista Paulo Amorim, um dos combatentes mais valorosos nesta luta de vida ou morte da cidadania brasileira contra a poderosa e reacionária oligarquia tupi, lembrou que, por muito menos – o entupimento de um túnel – a prefeita Marta Suplicy foi impiedosamente atacada pelos meios de comunicação de São Paulo.

Outro ponto foi a cobertura tendenciosa das eleições legislativas federais, onde a imprensa, mais uma vez, não conseguiu ocultar sua preferência pelo candidato da oposição, tanto no Congresso quando no Senado. Mais um vez quebrou a cara. Na volta pra casa, a imprensa ainda tentou colar a imagem ridícula de que Lula sairia perdendo com a vitória de Arlindo Chinaglia, ou que o campo governista agora estaria dividido. Qualquer um que pode distinguir a Monica Bellucci de um sushi estragado sabe que um petista à frente do Congresso é uma grande vitória de Lula e ponto final.

Vou saltar o assunto do PAC. Lembro somente que acusavam o governo de não ter metas, de não ter planos, e agora o atacam por tê-lo, mas isso até compreendo. Inveja. Passo para alguns casos bem escabrosos que passaram despercebidos, sem merecerem as reflexões éticas que tanto apaixonaram colunistas durante a chamada "crise do mensalão". FHC recebeu 500 mil do governo paulista, durante a gestão de Alckmin. Não é o caso de acusar FHC de roubar, pois acredito que um instituto privado, fechado ao público, reunindo cadernos de anotações e fotos antigas de FHC, tem uma importância crucial para a sociologia nacional. Para lembrarmos como somos otários, por exemplo. Mas um desses colunistas, para salvaguardar algum resquício de credibilidade, bem que poderia citar esse caso e dar sua opinião. Essa passada de mão nas doutorandas caspas de FHC - que por sua vez andou arrotando ética por todos os poros - pegou mal. É incrível, se acontecesse algo parecido com alguém do PT, arranjavam logo um porteiro para testumunhar que viu malas de dinheiro saindo do Instituto FHC, na calada da noite, além, é claro, das prostitutas que frequentavam, periodicamente, as salas da instituição.

Enfim, deixa para lá, agora sou eu que estou ficando paranóico. Sinceramente, não dou a mínima para esse caso, pois os paulistas que se entendam. Se eles continuam votando no PSDB é porque gostam do partido, portanto nada de mais em soltar uma graninha pro velho cacique tucano. Juro que não estou sendo irônico.

Entretanto, tem mais, muito mais. Tem o artigo do Merval Pereira, de domingo, intitulado Bolsa Eleitoreira, distorcendo uma pesquisa feita pela Iuperj sobre o Bolsa Família. Merval tem idéia fixa numas coisas. Ele é um dos principais defensores da teoria de que só pobre e quem recebe a Bolsa Família votou no Lula. E persiste chamando o Bolsa Família, pejorativamente, de assistencialismo, omitindo que todos os países desenvolvidos onde ele passa férias têm programas sociais muito mais abrangentes e ousados que a BF do Lula. Pereira é mestre em delírios retóricos como "o Fome Zero fracassou e foi substituído pelo Bolsa Família", como se o objetivo traçado no primeiro não estivesse sendo alcançado pelo segundo, ou seja, invertendo o que seria um sucesso, reconhecido em todo mundo, por um fracasso. Outra coisa, "eleitoreiro" é um pejorativo que se usava para designar "promessas eleitoreiras", geralmente indicando aquelas demogógicas, que nunca eram cumpridas. Se um político faz ações que se traduzem em votos, mas que são estruturais e melhoram a vida das pessoas, nada mais idiota do que taxá-las de eleitoreiras.

Outro escândalo, a meu ver, é a falta de destaque à acusação, pelo Ministério Público do Rio, de diversos ex-diretores do BNDES de terem causado prejuízos bilionários à entidade. Mais uma vez, o Amorim teve que ensinar o dever de casa às corporações e lembrar que os diretores foram nomeados por FHC, detalhe que passou despercebido nas matérias sobre o tema publicadas nos jornais.

Pensa que acabou? Tem mais. Respira um pouco, toma um café, se espreguiça e vamos lá. Aécio Neves recebeu poderes especiais para governar, por 60 dias, sem intermédio do parlamento. Parece que o garotão já editou dezenas de decretos de lei. Agora, para mídia isso é normal, claro, porque é um tucano batendo asas. Se fosse qualquer outro, principalmente se pertencesse à raça maldita (por pouco não extinta por 30 anos, conforme o desejo do Borhaunsen), pode imaginar a reação? Acusação de chavismo seria pinto. Seria Hitler pra baixo.

E na entrevista das páginas amarelas da Veja, temos mais um caso para ser estudado nas escolas de jornalismo. Como uma interessante entrevista com ex-embaixador é transformada, através de subterfúgios do tipo jornalismo cor-de-burro-quando-foge, numa mordida banguela contra a política externa do governo, reconhecidamente superior a dos governos anteriores, por ser pragmática, altiva e por estar obtendo grandes sucessos políticos e comerciais – como aliás ressalta o próprio entrevistado, embora esses trechos, naturalmente, não tenham merecido nenhum destaque.

O xodó da Veja agora é o Reinaldo Azevedo, ex-editor da Primeira Leitura, aquela mesma fundada por Luiz Mendonça de Barros, alto tucano, um dos principais acusados pelo MP fluminense de mau gestão do BNDES; a mesma que recebeu dinheiro do estado de São Paulo, através de tráfico de influência. Azevedo é um verdadeiro fascista. Não tem o mínimo respeito pelo presidente da República ou por qualquer um que discorde de sua opinião. Justifica sua falta de respeito sob o pretexto de estar escrevendo em seu blog, como se o mesmo não fosse, na prática, uma página editoral da Revista Veja, publicação que, devido a seu porte, deveria se sujeitar às regras mínimas de educação do debate democrático. A caixa de comentários de seu blog é a coisa mais ridícula do mundo: um bando de puxa-sacos, incapazes de elaborar o mais básico raciocício político. Ás vezes, tentam simular alguma inteligência citando Chesterton, que se reviraria no túmulo se soubesse estar na boca dessa laia boçal e retrógrada.

Deixei as boas notícias pro final, coisa rápida, que vocês já devem estar sabendo. O PFL está minguando, perdendo deputados e querendo mudar de nome. O PSDB idem. O governo Lula conseguiu montar uma maioria no Congresso Nacional bem acima do que possuía na mesma época da gestão anterior, prova de uma competente articulação política e vigorosa representatividade popular, coisa que, claro, nenhum colunista político da imprensa tradicional vai admitir.

Por fim, o blog do Eduardo Guimarães, outro combatente que merece uma medalha de honra por nesta guerra pelo respeito à democracia brasileira, continua batendo recordes de visitação e comentários. O Mino Carta assumiu, corajosamente, sua posição anti-tucana. A população se volta cada vez mais para blogs e sites independentes para participar do debate político. As pessoas não querem mais assistir caladas. Querem participar, querem ser cidadãs. Melhor, estão gostando disso. É uma guerra que estimula, que diverte, principalmente quando vemos os inimigos quebrarem a cara.

Em outras palavras, os cães continuam ladrando, e a caravana... você sabe.

14 comentarios

Anônimo disse...

Do meu ponto de vista, no Brasil, temos muitos partidos políticos registrados no TSE.

Porém, outros semi-clandestinos, insistem em se esconder na imprensalão. São tidos como "mídia", e de direita não assumida, mas na verdade, O Q seus jornalistas aloprados escrevem, recebe o pêso da palavra de qlqr senador e/ou deputado, eleito democraticamente, via TSE.

Os tais partidos, c/ boletins diários e/ou semanais, são conhecidos como:

P-Rêde Göbels + PFSP + POESP + P-Veja + P-Istoé + P-Época ... todos precisam saírem da meia clandestinidade e terem seus registros legalizados junto ao TSE.

Qem lê o q neles é publicado, acaba tomando seus "deputados e senadores" (colunistas de araqe), como porta vozes do eleitorado nacional.

Das 2, uma: ou é burro qem neles crê.

Ou vota neles - fielmente.

Inté,

Murilo



...código de conduta e ética p/ a mídia - JÁ!

Anônimo disse...

Miguel,

Tem que explicar ao Merval que o Bolsa Família é um dos programas do Fome Zero.

O Fome Zero não é um programa, é uma estratégia, uma política, que tem quatro eixos de atuação: acesso aos alimentos (1); fortalecimento da agricultura familiar (2); geração de renda (3); e articulação, mobilização e controle social (4).

Do Fome Zero fazem parte, por exemplo, o Bolsa Família (eixo 1), o PAT (eixo 1), o Pronaf (eixo 2), os Consads (eixo 3), os programas de microcrédito (eixo 3), os programas ligados à economia solidária (eixo 3), os CRAS (eixo 4), os mutirões (eixo 4), entre outros programas.

Eu sei disso porque trabalho com isso, mas será que um jornalista que escreve e fala em veículos importantes - e deve ganhar bem para isso - pode se dar ao luxo de não pesquisar essas informações? Tem tudo no site do Fome Zero.

Outra coisa: essas história de desqualificar o bolsa-família é uma piada. Eu estou vendo de perto o funcionamento do programa, e é espetacular como a gestão dele é eficiente para o tamanho que ele tem.

Deixo só esses comentários, porque se fosse comentar todas as bobagens que esse pessoal diz, e que você enumerou em seu texto, sai de baixo...

E o lobby por mais uma reforma na previdência? Esse pessoal quer impor o programa do candidato que perdeu por 61 a 39.

Anônimo disse...

E espera só quando forem despejados milhões de computadores nos lares brasileiros..... Uma das poucas ou a única coisa sensata que bill gates falou recentemente foi que em 5 anos a internet irá ocupar o lugar das TVs.

Anônimo disse...

Interessante esta sua abordagem acerca da blogosfera.

O Luis Nassif traz um importante post, baseado em pesquisa acerca da influência da net nas eleições. Os jornais tradicionais estão perdendo terreno.

Quanto à TV, por enquanto não tão ameaçadas pela net, penso eu, é só uma questão de tempo também perderem terreno. Nós vamos invadir também esta praia. Afinal de contas, está vindo aí a TV Web, que não depende de concessão publica para funcionar.

Ah sim, segundo a pesquisa, os conservadores ainda valem-se dos antigos das antigas mídias para informar-se.

Moral da história: a esquerda está usando, e muito bem, as tecnologias de ponta.Ponto prá nós.

Que os direitas hidrófobos continuem lendo suas Vejas, Folhas ,e etc e tal...Rsss...

Ah, aqui o link do post do Nassif:
http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassif/2007_02.html#post_18764740

Patrick disse...

Pois é, eu também notei a tremenda incoerência. Se Hugo Chávez faz uso de lei delegada, é um ditador, se Aécio faz o mesmo, nem sequer se divulga o fato.

Anônimo disse...

Ainda sobre a blogosfera.....

Miguel, sabias que caso eu morra meu blog será deletado? Não tenho sorte mesmo. Dias atrás deletaram o meu email com tudo ali dentro, textos, imagens, tudo tudo. Deletetaram sem dar a menor satisfação. Se foi hacker ou algum direitóide ou ladrão, não sei.

Mais uma notícia ruim com relação a blogosfera. Ruim para quem escreve ou lê blogs do provedor UOL, dos Frias.

Assim como o Eduardo Guimarães, eu também sou assinante UOl e mantenho um blog. Trata-se do único serviço do UOL que uso.

Até ontem eu estava pagando 30 reais mensais pela assinatura. Como a grana tá mais curta do que cobertor de criança, ontem liguei para cancelar a assinatura, quando eles me informaram que, caso isso ocorresse, meu blog seria deletado.

Indaguei-lhe se, caso eu morresse, o meu blog também seria deletado e eles disseram que sim.

Que sacanagem esta dos Frias=UOL!!!!

No lenga-lenga, para de todo não cortarem meu blog, baixaram o valor da minha assinatura para algo em torno de 6,00 reais mensais. No fim do ano terei pago 100,00 reais, o que não é pouco.

Que bandidos estes fdp do UOL!!!!

Não quero morrer sem deixar nada, nenhum conhecimento para os meus pares. Pelo jeito, por conta da ganância do UOL, vou deixar apenas ossos no cemitério.

Que ganância fdp esta dos Frias!!!!Uma fria!

Vou aproveitar a deixa para publicar isso no meu blog e enviar para o UOL. Será que pensam que não existe o blogspot?

Anônimo disse...

Miguel, voltando ao assunto da ganância do UOL, leia-se Frias que, conforme fui informado, caso eu morra de repente, meu blog será deletado por falta de pagamento. Caso isso ocorra, estarei deixando, ao invés de palavras, conhecimento, deiscências, apenas ossos no cemítério, o que é inaceitável para mim.

Nenhum vivente pode passar pela vida em branco, deixando, após a morte, apenas ossos no cemitério. Um absurdo!!!!

Para não passar por este vexame de morrer tão moço e deixar, ao invés do conhecimento, apenas ossos no cemitério, sabes o que fiz?

Criei um blog no www.blogger.com

Optei pela nova versão. Miguel, uma maravilha!!! Crie um blog, desde já para, na hora H, quando o UOL vier com esta história de deletar mem blog por falta de pagamento ou por motivo de minha própria morte, eu possa bradar: pois delete!!!!! Já transferi tudo para o blogger, muito melhor que o de vocês que, inclusive, não tem nem o link do post. Bye.

Miguel, verique o blog que acabei de criar: http://mensariodemarte.blogspot.comAlém de marte tem jupiter, saturno, urano, netuno...

Miguel, entendestes esta história de que existe outras coisas além de marte? Explico... É que a minha obra, baseada no calendário do Idéia, onde o ano tem 5 meses ( de Marte a Netuno ), é composta pelos seguintes blogs, ainda virgens:

www.mensariodemarte.blogspot.com
www.mensariodejupiter.blogspot.com
www.mensariodesaturno.blgspot.com
www.mensariodeurano.blogspot.com
www.mensariodenetuno.blogspot.com

José Carlos Lima disse...

Pierri, gostei da sua colocação, segundo a qual o Estado é forte para umas coisas, como por exemplo, para e outras não. Que isso seja mais explorado neste blog, uma vez que trata-se de uma visão acerca daquilo que o Estado sempre foi e sempre será: um ente a serviço das elites que, inclusive, criaram isso que conhecemos como Estado. ( este texto continua na caixa de comentários de algum posto do blog Óleo do Diabo para, somente então, ser publicado no meu blog.)

Anônimo disse...

JC, você tá vindo de onde? Quem é o Pierri?

José Carlos Lima disse...

Ana, eu tô vindo do blog Cidadania.com

www.edu.guim.blog.uol.com.br

O Pierri é um dos leitores e comentaristas daquele blog

É que gostei do que ele disse lá, na caixa de comemtarios ao post "Pesquisa Filtrada" do dia 11/04/2007

Na íntegra, seu comentário:

[Pierri] [http://pierri-subversivo.blogspot.com/] [Santos/SP] [Advogado]
A mídia adotou a idéia do caveat emptor (o comprador que se cuide), tão cara ao defensores do "free market", do laissez faire. De quem faz da imprensa uma mercadoria - e uma mercadoria ímpar, já que é imune de todos os impostos, justamente por não ser uma mercadoria, mas uma condição essencial para a existência de uma democracia. Quem trata da imprensa como mercadoria e aplica o caveat emptor deveria, no mínimo, perder a imunidade, se não ser simplesmente impedido de fazê-lo, de distorcer os fatos, de manipular o leitor, de vender informação falsa, pelo poder público. E é isso que tem faltado nesse país: poder público exercido pelo bem público, impedindo abusos. O que temos é um Estado fraco, leniente, complacente e, pessoalmente, não aguento mais. Pra reduzir aposentadoria de funcionário público honesto, o Estado é forte, mas pra impedir a imprensa de manipular informação, ele é fraco.

11/04/2007 21:01

Anônimo disse...

JC, sabes que nem tô a fim de falar sobre filosofia política, política, essas coisas?

Não estou afim

Quem sabe o coro converse contigo?

José Carlos Lima disse...

Também não to afim

Vamos deixar isso prá depois

No momento é amanhecer do dia 29 de júpiter

Vou dormir um pouco

No momento são 5 horas

Até+

Anônimo disse...

Sou Ana Maria, assistente do JC

Hoje ele não está pra nada

Agora só pensa naquela pessoa

continua no blog www.mensariodejupiter.blogspot.com

José Carlos Lima disse...

Ana, sabes duma coisa?

Deitei-me na cama e não dormi

Por isso estou aqui de volta

Vamos mudar de blog=canal

Que tal o Blog do Onipresente?

Vamos lá

Para quer continuar nos acompanhando, o endereço é o www.blogdoonipresente.blogspot.com

mais exatamente neste link=ponte


http://blogdoonipresente.blogspot.com/2007/04/papa-no-brasil-igreja-mantm-convite-ao.html#links

Ou neste

http://blogdoonipresente.blogspot.com/2007/04/blog-post_10.html#links



Ou neste

e assim segue o cortejo

Postar um comentário