17 de fevereiro de 2007

Sobre erros & Forest Whitaker

Passei minha vida falando que a Agatha Christie começou a escrever com mais de 60 anos, e outro dia verifiquei que ela escreveu, na verdade, seu primeiro romance aos 30.

Alias, descobri que existe um fime de 1979, estrelado por Vanessa Redgrave, sobre a historia da mais famosa das escritoras policiais.

Agatha casou-se pela primeira vez aos 24 anos, divorciou-se aos 38, e casou-se novamente aos 40, com um homem 14 mais jovem, um arqueologista que a levou para paises exoticos.

*

Outra: andei falando, muito arrogantemente, que o unico livro do Faulkner que prestava era o Santuario. Hum... Perdoem-me mais essa. Estou lendo Ligh in August e... Faulkner é o cara. E agora estarei mais preparado para ler The Sound and Fury. Li um artigo sobre o romance e compreendi que as primeiras paginas são estranhas porque o narrador é um retardado de 33 anos.

*

De vez em quando, publico uns textos com erros no blog, mas estou sempre relendo e corrigindo, ok?

*

Fui assistir ontem O Ultimo Rei da Escocia, com o Forest Whitaker. Melhor filme que vi nos ultimos tempos. Muito bom! Tipo do filme que nem sinto vontade de escrever sobre. Filme para curtir, sem deixar de ser cinema de primeira grandeza. Falaram sobre a Africa sem compaixao, sem pieguice, mostrando o continente negro e os africanos em toda a sua crueldade, alegria, voluptuosidade, brutalidade, etc, etc.

*

Curiosidade e errata: Na II Guerra morreram 60 milhoes de pessoas, nao 20 milhoes como aventei num post abaixo sobre o caso do menino. Detalhe importante: foram 20 milhoes de russos mortos, contra 400 mil franceses, 600 mil ingleses e 400 mil americanos. Ou seja, como sempre pensei, o papel e o sofrimento da Russia na II Guerra foi grandemente diminuido na historiografia americanizada que aprendemos no colegio.

2 comentarios

Anônimo disse...

É, o filme é excelente, o Forest ta otimo mas tb nao podemos esquecer do James McAvoy que tb ta perfeito no papel do jovem medico.

Pri

Anônimo disse...

60 milhões de pessoas mortas!!! 20 milhões de russos. Eu não sabia que esta grande quantidade de russos foram vitimados na Segunda Guerra Mundial.

Postar um comentário