21 de outubro de 2009

Comentários rapidetes

O Luis Nassif publicou em seu blog um artigo muito esclarecedor sobre a estratégia da oposição, que teria desistido de fazer uma política independente, passando essa tarefa para a mídia. Sei que a maioria dos que vem aqui, já lêem o Nassif, mas mesmo assim insisto sobre a importância desse texto, que usarei como base para futuras considerações.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/10/20/como-o-psdb-se-tornou-sucursal-da-midia/

*

Breves comentários sobre notícias importantes de hoje:

1) PSDB desiste de prévias.
Ó, que partido mais democrático. A decisão final, pode apostar, será feita no Fasano. Assim é mais chique. Deve ser um horror enfrentar a gritaria da militância. Mas... peraí, que militância? Recentemente, vimos notícias de que ninguém respondeu à chamada do partido para um cadastramento visando, justamente, as prévias... A desistência, portanto, também deve ter sido influenciada pela falta de quórum.

2) PPS mingua.
O Roberto Freire, presidente do PPS, que tem uma sinecura na prefeitura de SP, administrada pelo DEM (ou seja, é um aspone do Kassab), já disse que o PPS deveria se fundir ao PSDB, por causa de suas afinidades programáticas. No entanto, quando essa fusão se realizar, o PPS deverá ter apenas 3 membros, nenhum dos quais ocupando um cargo de representação eleitoral: Freire, Soninha e Itamar. Dois deles são aspones do Kassab. E o Itamar, duvido que vingue no PPS, por causa da sua mania de falar mal do FHC. Pensando bem, devem ficar apenas dois, Freire e Soninha. É, que maravilha de gestão política essa do Freire. Conseguiu destruir um partido que tinha um futuro razoável, convertendo-o num apêndice insignificante do PSDB.

3) PT e PMDB fazem acordo para eleições de 2010.
Com isso, acabam-se os factóides criados pela imprensa tentando romper a aliança entre os dois maiores partidos brasileiros, que resgata a parceria entre o PTB de Vargas e o PSD do Juscelino. É a consolidação da centro-esquerda brasileira, uma força política quase imbatível. É claro que o jogo ainda promete surpresas, mas está claro que Dilma Rousseff, se for ela mesmo a candidata situacionista no ano que vem, entrará na disputa dispondo de uma enorme máquina partidária.

A esperança de todos que torcem por Dilma é que o PT, sobretudo a aloprada facção paulista, tenha sensatez, humildade e inteligência para perceber o que é prioridade e o que pode ser deixado para um segundo momento. A proridadade, claro, é a eleição presidencial.

4) Samuel Pinheiro Guimarães é novo ministro de Assuntos Estratégicos.
Graças a Deus! Aquele bocó do Mangabeira Unger saiu. Voltou para seu emprego em Harvard. Já foi tarde. Quem acompanha a trajetória do Samuel sabe que ele é um homem corajoso e um cérebro brilhante. Irá contribuir muito para o país.

5) Gilmar Mendes.
Cruz Credo. O sujeito, ciente de que seu reinado termina no fim do ano, está surtando. Temos que realizar uma grande comemoração nacional no dia em que o novo presidente do STF assumir. Talvez até criar um feriado.

6) Miriam Leitão está histérica por causa da Vale. Voltarei a falar disso depois.

Comente!