31 de dezembro de 2010

Cantanhede insulta blogosfera



E os colunistas do PIG continuam insultando a blogosfera. Eliane Cantanhede perguntou em sua coluna do último dia 30 de de dezembro quais 2.512 sites e blogs teriam sido "agraciados" com verba pública. Mais uma calúnia, respondida pela Blog do Planalto. Nenhum blog. Cantanhede confundiu a categoria "outros", que inclui todo tipo de veículo, com "sites e blogs". Erro imperdoável, porque atinge a honra de toda uma categoria de blogueiros. E tudo porque a imprensa ainda está mordida pelo governo ter decidido democratizar a publicidade oficial, em vez de dar tudo para meia dúzia de veículos, como era no passado. O que Cantanhede fez é de fato muito revoltante, porque busca deslegitimar o trabalho que fazemos, ao sugerir que o fazemos para obter financiamento do governo. Mais ainda porque a resposta para a pergunta dela, sobre quais sites recebiam publicidade oficial, é que 88% da verba foram destinadas aos portais, como o UOL, para onde ela mesmo escreve. A resposta, portanto, é que o dinheiro do governo vai para o bolso da Cantanhede. Ela vai dizer isso em sua coluna?

Do Blog do Planalto:
Quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 às 18:09
Colunista da Folha infla números e levanta suspeitas descabidas. É no que dá a falta de rigor…

Na sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo, a jornalista Eliane Cantanhede diz que 2.512 sites e blogs teriam sido “agraciados” com investimentos publicitários do governo federal no ano de 2010. A jornalista errou. Na verdade, esse número refere-se à rubrica “outros” – ou seja, outros veículos além das TVs, rádios, jornais e revistas –, que compreende uma variada gama de mídias, como outdoors, busdoors, painéis eletrônicos, cinemas, painéis em metrôs, terminais rodoviários e ferroviários, aeroportos, carros de som, além de portais, sites e blogs.

No caso da Secom, os investimentos em publicidade na internet em 2010 foram de R$ 3.948.284,98 e alcançaram apenas 71 veículos – menos de 3% do total equivocadamente citado pela colunista, portanto. Registre-se ainda que 88% desses recursos foram aplicados em dez dos maiores portais do país, a saber: MSN, Uol, Globo.com, Terra, iG, Yahoo, Abril, Estadão, Valor Online e Folha.com.br. Nenhum deles pode ser incluído na categoria dos chamados “blogs sujos”. Estão mais próximos daquilo que alguns batizaram de “massa cheirosa”.

Segue abaixo o quadro de investimentos da Secom até 20 de dezembro de 2010. Para evitar novos erros e avaliações apressadas, tomamos o cuidado de separar o segmento “internet” da rubrica “outros”:

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