5 de outubro de 2009

Eleição 2010 começa a entrar nos botequins

Sobre a mesa, três pastas importantes que precisam ser despachadas urgentemente: Olimpíadas, Lula, eleições 2010. Ao trabalho.

1) Olimpíadas no Rio em 2016. Segundo li por aí, o evento deverá trazer mais de 100 bilhões de dólares para a cidade. Se for pensado com inteligência, poderá contribuir muito para o desenvolvimento sócio-econômico da segunda maior cidade do Brasil.

É preciso, aliás, fazer uma análise em perspectiva. Diversos fatores simultâneos prometem uma profunda transformação na estrutura social fluminense. A Petrobrás está construindo, em Itaboraí, município vizinho à capital, já conurbado à megalópole, a maior refinaria de petróleo da América Latina. A perspectiva é que dezenas de indústrias se instalem ao redor desta refinaria, para ficarem próximas à fonte de matéria-prima, produzindo um poderoso cinturão industrial numa das áreas mais pobres do estado. A quantidade de empregos que devem ser gerados é incalculável.

O porto de Sepetiba, que recebeu enormes investimentos públicos e privados, também deverá representar uma importante mudança na estrutura industrial do estado. Dezenas de grandes companhias estão instalando unidades nas imediações do porto, que possui o maior calado (profundidade no mar) da América Latina, permitindo receber navios gigantes. Em Itaguaí (município onde fica o porto de Sepetiba) será montada a estrutura de apoio da Petrobrás para a exploração do pré-sal.

Estes dois fatores poderão corresponder à libertação social da Baixada Fluminense, uma das áreas mais sinistramente miseráveis e violentas da América Latina, quiçá do mundo.

A descoberta de enormes reservas de petróleo - as maiores do país - em águas fluminenses é outro fator, obviamente, crucial para o futuro econômico do estado. Mesmo que os royalties sejam distribuídos para todo país, como eu defendo, as unidades de refinaria, o transporte, os serviços, a engenharia, enfim, a maior parte da estrutura de exploração ficará no estado do Rio, beneficiando-o com impostos e geração de empregos.

Outro ponto relevante são os vultosos investimentos que o governo federal vem realizando na cidade, através das obras do PAC, como a duplicação de estradas, a reforma no porto do Rio, o aumento do porto de Sepetiba, o anel rodoviário, a reativação de linhas ferroviárias (com integração destas com os portos), além das importantes reformas urbanas nas principais favelas da cidade do Rio de Janeiro, como Rocinha, Complexo do Alemão e Favela da Maré. Há notícias de que o PAC irá realizar reformas em outras favelas da cidade.

Diante dessa conjuntura tão positiva para a cidade do Rio de Janeiro, a realização das Olimpíadas deverá somar investimentos que poderão fazer do Rio, em 15 anos, uma cidade bem distinta da cidade desesperançada, violenta e decadente que tem sido nos últimos 30 anos. O Rio agora pode olhar para seu futuro com um olhar menos mórbido.

2) Sobre Lula, não tenho muito a dizer. Apenas que a conquista das Olimpíadas significou uma importantíssima vitória política. Num botequim em frente a meu prédio, os antilulistas foram obrigados a ouvir calados muitos discursos orgulhosos e laudatórios do presidente. "Lula é o cara! É o melhor presidente que o Brasil já teve!", foi o que ouvi no botequim. Detalhe: até hoje, nunca vi alguém ter a coragem e a desenvoltura de se expressar assim, nesse bar ao menos, que fica no centro da cidade, área ainda sob forte influência da zona sul. Aliás, sobre papos de rua, escutei conversas entusiasmadas no supermercado, de gente que mora em favela e se inscreveu nos programas de habitação do PAC. Com as Olimpíadas, há enorme expectativa das populações residentes nas áreas mais pobres da cidade de que os investimentos públicos aumentem, que  as ruas sejam repavimentadas, os sistemas de esgoto e coleta de lixo sejam aperfeiçoados, etc.

3) Sobre as eleições de 2010, minha opinião, inspirada pelo mais simples e honesto bom senso é que Lula será um eleitor decisivo. Quando ele for pra rua e pra TV pedir voto para seu candidato, ou candidata, seus eleitores votarão com ele. Se a capacidade de comunicação de Lula é extraordinária, como admitem seus mais ferrenhos e histéricos opositores, não entendo como podem duvidar de que ele conseguirá o que quer: informar ao povo de que a sua candidata é Dilma Rousseff e que somente ela poderá dar continuidade a seu governo. As pesquisas apontam que o grosso dos eleitores de Lula ainda não sabem quem é Dilma. Mas vão saber, claro, quando chegar o momento, quando todas as TVs, rádios e jornais do país passarem a exibir a propaganda eleitoral obrigatória e quando o próprio debate político esquentar, com a informação correndo livre, incluindo, claro, o meio de informação mais antigo e mais eficiente do mundo, o boca a boca.

9 comentarios

Anônimo disse...

miguel, assisti desde as 7h da manhã, pela NBR, a cerimonia para a escolha da cidade para as olimpiadas-2016; o primeiro a falar foi o sergio cabral e em seguida o Eduardo Paes - nessa hora pensei q ´poderia´ ter sido o gabeira - e me lembrei q eu votei no paes no 2o.turno por causa de uma análise q vc fez aqui, tendo em vista
´o futuro´, as coligações q seriam
melhores - enfim, nem lembro mais, vc citou alguém e eu achei pertinente; assim, pela 1a. vez, deixei de votar no gabeira (eixo
ipanema-leblon, sim); não me arrependo, principalmente agora, junto com a marina, q eu não confio
mesmo. mas gostaria de saber hoje
como vc vê essa ´virada´ pq o
gabeira quase se elegeu; foi melhor
mesmo ter escolhido o paes? digo
em relação àquela análise q vc fez - continua valendo? mc

Pedro Paulo (ppaulosb@gmail.com) disse...

Concordo, como sempre, com o seu texto. Apenas faço uma ressalva: o porto de Sepetiba fica em Itaguaí, na Costa Verde do RJ, não em Sepetiba - que é bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Dilma 2010, Copa 2014, Olimpíadas 2016 e Lula para sempre!

Miguel do Rosário disse...

Sim, MC, as análises continuam valendo. Mais que nunca agora.

Anônimo disse...

q ótimo, miguel. como não encontrei os vídeos deixa eu te contar: os dois, tanto o sergio cabral qto o eduardo paes, discursaram em inglês - sendo q o paes ainda se deu ao luxo de, no final, resumir em espanhol;
e, acredite: ótima postura, pronuncia e, principalmente, naturais - juro, mil vezes melhor q o fhc com aquele jeito empetecado q eu acho brega. (pronto, falei) mc

José Carlos Lima disse...

Por causa desta força de Lula a direita quer impedir que ele peça voto para seu(a) candidato(a).

Aqui em Goiás fernandistas roxos, aqueles que dizem que FHC deixou tudo arrumado prá Lula disseram nos botequins que "não gosto de Lula mas tira o chapéu pro cara"

Nada melhor do que usarmos os números, as estatísticas, mesmo que a mídia de Serra venha com este lero lero "ah, mas toda esta melhora é porque Lula continuou o que FHC deixou"

Tenhamos a santa paciência.

Para anti-chavistas que nem sabem que são anti-chavistas porque a Globo lhes incutiu isto, esta resistência ao presidente da Venezuela.

Alguém tem estes dados sobre o Brasil?

Hugo Chávez – O que nunca lhe informaram sobre ele :

Do Blog do Mello :

” Esta postagem é para aqueles que só ouvem falar que Chávez é um ditador, um populista fanfarrão, que explora a miséria dos venezuelanos.

Segue abaixo o resultado de nove anos do governo Chávez, completados no último dia dois.

. Analfabetismo. Na Venezuela, havia 1,5 milhão de analfabetos. Em 2005, a UNESCO declarou o país território livre do analfabetismo

. Pobreza extrema. Em 1998, mais de 20% da população vivia em pobreza extrema. Em 2007, o índice caiu a menos da metade: 9,4%.
. O desemprego caiu de 16,6% para 6,3%

. Salário mínimo: Em dólar, subiu de 153,1 para 285,9

Em bolívares: de 75 mil para 614,79 mil

. Relação dívida-PIB: Em 1998, a dívida era de 78,1% do PIB. Em 2007, 18,5%

. Relação divida externa-PIB: Caiu de 25,5% para 11,3%

. Investimentos em educação: porcentagem em relação ao PIB cresceu de 3,38% para 5,43%

. Investimentos em Saúde: porcentagem em relação ao PIB cresceu de 1,36% para 2,25%

. Mortalidade infantil, por mil crianças nascidas vivas: caiu de 21,4 para 13,9

. Crianças no pré-escolar: Aumentou de 44,4% para 60,6%

. Educação média: Foi de 26,9% para 41%

. Ensino Superior: Aumentou de 22,6% para 30,2% o número de matriculados

. Matrícula escolar e número de escolas. De 1921 escolas e 427,5 mil matrículas passou para 5500 mil escolas e 1,1 milhão de matrículas

. Programa de alimentação escolar: de 252,2 mil para 1,81 milhão de beneficiados

. Matrículas em escolas técnicas: de 31,4 mil para 203,9 mil

. Acesso a água potável: de 80% para 92% da população

. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um indicador internacional medido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que 0 (zero) é o mínimo e 1 (um) o máximo, subiu de 0,691 em 1998 a 0.878, em 2007, o que significa um aumento de 33%.
Quem quiser mais números sobre a Venezuela (inclusive com gráficos comparativos ano a ano) clique aqui, para os indicadores sociais, e aqui, para os econômicos. São documentos em pdf.

Você, meu sagaz leitor, você, minha arguta leitora, já leu algum desses números na nossa grande, imparcial e democrática imprensa ? ”

Para mais dados sobre a Venezuela :

http://www.rnv.gov.ve/noticias/index.php?s=9d611e8b478f494b7efb017eac31f73f&act=Attach&type=post&id=post-2-12020643533.ibf

mazucheli disse...

Seu Blog está fazendo propaganda FORA ZELAYA via anuncios Google.
Veja no canto direito da Tela.
abraços.

Francisco disse...

Gostei do seu blog, to seguindo em link pelo meu. E aproveitando oespaço queria ter perguntar como é que faz o link 'Contnue lendo' dos textos do teu blog. Queria uma resposta se possível. valeu. Vou sempre ler suas atuaolizações.

Miguel do Rosário disse...

Oi Mazucheli, pois é, vi agora também. Esse é o problema do Adsense. Só estou com ele para formar 100 dólares, pegar e nunca mais. Estou com uns 90 dólares e eles só pagam quando chega a 100. Mas desse jeito, vou abandonar os 90 dólares. Tirei o Adsense, por enquanto.

Abraço,

Miguel do Rosário disse...

Ah, para não pensarem que é muito. Cheguei aos 90 dólares depois de 3 anos de anúncio... Nem os pobre-coitados que catam carcaça de peixe podre no Lago Victoria, Tanzania, ganham tão pouco...

Postar um comentário