28 de outubro de 2009
A importância dos cucarachas
Clique na imagem para ampliar. Eu gosto muito dessa tabela, porque ela é um retrato do novo mundo. Comparei as exportações brasileiras de 2008/09 com as de 10 anos atrás, 1998/99, para o período de 12 meses Outubro/Setembro. Repare que o bloco Países Desenvolvidos era o destino de 61% das exportações nacionais em 1998/99, contra uma participação de 38% dos Países em Desenvolvimento. Dez anos depois, a situação se inverte, e os Países em Desenvolvimento passam a responder por 54% de nossa balança comercial, contra um percentual de 44% para os Países Desenvolvidos.
Outro número que me impressiona muito é o crescimento da participação da América Latina e Caribe entre os destinos de nossas exportações, superando dois gigantes: União Européia e EUA. Não supera a Ásia, mas repare num detalhe: as exportações brasileiras para a Ásia registram preço médio de 172 dólares por tonelada, contra o valor de 1.027 dólares por tonelada nas vendas para América Latina e Caribe.
Os preços das exportações brasileiras para União Européia e EUA, por sua vez, também são relativamente baixos, de 452 dólares e 823 dólares por tonelada, respectivamente.
Ou seja, nosso melhor mercado, de longe, é a América Latina, que adquire produtos brasileiros de maior valor agregado.
Tweet Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
# Escrito por
Miguel do Rosário
#
quarta-feira, outubro 28, 2009
# Etichette: Economia, Estatisticas, Exportações
# Etichette: Economia, Estatisticas, Exportações
Gostou deste artigo? Então assine nosso Feed.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Brasil vai à região do Cazaquistão para vender seus produtos, isso nao deu no PIG.
Na Era FHC existia este tipo de viagem a serviço?
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1320054-9356,00-BRASIL+INICIA+MISSAO+COMERCIAL+A+TURQUIA+CAZAQUISTAO+E+UZBEQUISTAO.html
ana paula
Hoje um sobrinho tentou me convencer de que a Vale está dando mais lucros ao governo depois da privatização.
E que a Petrobrás não acrescenta em nada em termos de contribuição ao Brasil, que o governo não arrecada nada com a estatal.
No momento eu não tinha os números em mãos para esclarece-lo,
Você tem tais dados, gostaria de saber,
Ana Maria da Silva
Ana Maria, de cara pode contar para o seu sobrinho que o preço do minério de ferro subiu, e bastante nesse período pós FHC.
http://www.indexmundi.com/pt/pre%C3%A7os-de-mercado/?mercadoria=min%C3%A9rio-de-ferro&meses=240
De cara, ainda, a curva de preços do petróleo, para desespero dos opositores do Chavez
Aliás, falando nisso, existem dados objetivos para contestar a reportagem desta semana da Veja contra o presidente da Venezuela, ou tem algum fundamento?
Postar um comentário