22 de janeiro de 2009

Boas notícias

Depois do susto causado pela divulgação de que mais de 600 mil empregos desapareceram em dezembro, duas excelentes notícias trazem alívio para a população brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu em dezembro para o menor nível já registrado em toda a série e, provavelmente, o menor em toda a história brasileira: 6,8%.

Considerando que este resultado se deu mesmo sem o Banco Central ter reduzido os juros, e agora que, enfim, o BC reduziu-os em 1%, a esperança de todos nós é que a economia brasileira continue resistindo bravamente às turbulências internacionais.

Confira aqui a notícia do IBGE.

*

O desaparecimento de vagas e os dados do IBGE parecem conflitantes. Talvez o quadro negativo apurado pelo Ministério do Trabalho apareça para os pesquisadores do IBGE somente em janeiro. Não sei. De qualquer maneira, trata-se de uma notícia excelente, que apenas comprova o vigor de nossa economia. A grande pergunta é: qual será a reação dos urubus?

*

A Miriam Leitão já lançou seu mau hálito sobre a notícia. Confira o que ela disse:

Infelizmente, não dá para comemorar a taxa de desemprego

A taxa de desemprego medida pelo IBGE despencou em dezembro e atingiu o nível mais baixo da série histórica: caiu de 7,6% para 6,8%, abaixo da média das previsões dos economistas. Infelizmente, não dá para comemorar muito o resultado e há explicações lógicas para isso.

A primeira é que parte da queda é resultado das contratações temporárias do comércio. Muita gente é empregada nesse período, mas com a virada do ano, elas voltarão ao desemprego. Ou seja, a solução do problema também é temporária.


A observação dela é maluca, em vários sentidos. Primeiro porque a taxa de desemprego caiu abaixo do nível registrado em dezembro do ano passado (7,4%), quando também houve contratações temporárias. Segundo porque, temporário ou não, um emprego é sempre um bom sinal para a economia. Terceiro porque é loucura, diante de um cenário internacional tão devastador, não comemorar um número desse! Vá entender como funciona a mente de um abutre? Vade retro!!!

3 comentarios

Anônimo disse...

Voce é RIDÍCULO.

Miguel do Rosário disse...

Oi Miriam! Prazer em recebê-la aqui! Obrigado pelo elogio! Abraços.

Anônimo disse...

Quando a demissão envolve temporários temos um: OHHHH!!! demissão em massa! CRISE!
Quando temos contratação de temporários: AHHH! temporário não vale!
É um pecado ficar chamando de abutre e urubu este pessoal, são animais úteis na natureza. Melhor é dar o nome correto a estes exóticos seres, substitua abutres e urubus da mídia por baratas e os politicos tucanos por pernilongos ( qualquer ligação com sangue, Serra e ambulância não é mera coincidência).

Postar um comentário