24 de janeiro de 2009

Blogosfera news

Há tempos que não escrevo nada sobre outros blogs. Vamos lá. Gostaria de sugerir aos leitores deste blog que entrem também no blog do Alexandre Porto, onde encontrarão material farto e organizado sobre a economia brasileira.

O blog de Eduardo Guimarães todo mundo já conhece, mas vale a pena sempre reiterar sua movimentação crescente, com participação entusiasmada e talentosa de centenas de comentaristas. Já entrei em inúmeras polêmicas com o Eduardo, mas a gente é parceiro.

Outro que estou gostando bastante é o Cloaca News, que traz matérias ferinas e inteligentes sobre a mídia.

De resto, todos os blogs e sites que linko são bons. Há outros bons que ainda não linkei, mas linkarei em breve. Ainda estou tentando arrumar um jeito de melhorar o blog sem deixá-lo mais pesado do que já está. Aliás andei cortando anúncios e gadgets, para agilizar o carregamento.

Tô ligado que o sistema de revista, com o "Continue lendo" trouxe vantagens mas deixou o blog mais lento. Por outro lado, não pretendo mais mexer no blog. Só se for para deixá-lo mais leve e mais simples. Cansei de visuais novos e acho que o leitor também cansou.

*

Quero convidar todos a trocar links e RSS. A tecnologia RSS é fantástica e devemos usá-la com muita inteligência para melhorarmos a divulgação de nossas idéias. Uma das formas é cada um instalar no seu blog uma lista de blogs com RSS, e também nos tornamos seguidores uns dos outros. Lá no finalzinho do meu blog tem o link dos seguidores.

*

A tecnologia RSS tornou obsoleta a idéia de montar uma central de blogs. Quer dizer, a forma como a idéia era concebida ficou obsoleta, mas a essência da idéia, de articular os blogs de esquerda, ainda é uma idéia interessante. Que tal este nome: CEBLESQ? Central de Blogs de Esquerda. Já separei o site ceblesq.blogspot.com. Pensei num blog apenas com links para os blogs e a gente pode definir algumas ações em conjunto. Na questão da publicidade, por exemplo, acho que uma boa e nobre luta da blogosfera seria obter um naco da publicidade pública e privada, que vai para a mídia corporativa. Com uma Central de Blogs, podíamos obter publicidade para todos os blogs membros, como um todo. Mas o objetivo principal é potencializar a força de cada blog, multiplicando-a pela força dos outros, e assim conseguir eficiência na divulgação das idéias e neutralizar o golpismo cada vez mais assustador da mídia corporativa.

Essa é uma idéia antiga que tenho, e acho que está na hora de colocarmos em prática. Agora que sou blogueiro profissional, que não faço outra coisa na vida, teria tempo para levar adiante esse tipo de projeto. A gente teria um fórum próprio, um esquema de conselho, de votações internas, tudo simples, tecnológico, democrático e dinâmico. Vamos discutindo.

21 comentarios

Anônimo disse...

Legal Miguel, esperamos que as pessoas entendam a importância da sua proposta,
afinal de contas nossa blogosfera é bastante dispersa, vi isso nas últimas eleições,

vejo o blogs blogs como um bom exemplo de rede, podemos pesquisar o que existe por aí

aqui o link do blogs blogs

http://blogblogs.com.br/

Anônimo disse...

Sei não, legal um nome e não apenas a sigla,
há maior apelo de marketing colocando um nome
sugestões
Rede Ceblesq
Nós na Rede Ceblesq
Central Ceblesq

Anônimo disse...

me bateu uma dúvida,
blogs de esquerda ou pessoas de esquerda,

é que blog de esquerda leva a entender tratar-se de política partidária somente,

o problema é que temos pessoas de esquerda que tratam de outros assuntos,
exemplos
Maria Fro
Alexandre Porto,
e por aí vai
ah, Luis Nassif, que vejo como de pensamento avançado, não de direita, mas que não se coloca num espectro específico

como as pessoas entrariam na rede?
sou contra seleção, sou contra curadoria, estas coisas,
no meu entender as pessoas que se consideram dentro do perfil da rede se cadastrariam
claro que com o tempo, alguém que estivesse defendendo Serra, Agripino ou outro direitóide seria retirado da rede por motivos óbvios

Anônimo disse...

Já vi por aí algumas tentativas de se crirar uma rede nossa, no entanto não vingou, teve o Observatório dos Blogs, parece que da Jussara Seixas, sinto que estas proposta sua vai vingar, isto vai depender da vontade das pessoas em participar,

ah sugiro votação para o nome a ser dado para a rede

que os leitores sugiram outros nomes

Nossa Rede Ceblesq
Nossa Rede
Ceblesq em Rede

José Carlos Lima disse...

Que esta semente germine e se transforme numa grande árvore no futuro,
quero ser um galho desta árvore

Anônimo disse...

Este é o PSDB que você não vê na TV…

http://video.google.com/videoplay?docid=-4282345827147197000&ei=s1p8SdbDMIH6qgLW-L2pBQ&q=o+psdb+que+voce+n%C3%A3o+ve+na+tv

Miguel do Rosário disse...

claro, o nome está em aberto ainda. que nome vocês preferem? aliás, idéia está em aberto ainda.

Anônimo disse...

Há muitos e muitos blogues q leio c/ regularidade.

Dos 3 q vc recomendou, o Cloaca - se parar de se achar acima do bem e do mal e nao desembestar pelos caminhos dos arrogantes Na$$if + a txurma dos ex Der Göbbels, q recebeu pé no rabo como PH Tamborim (o jornalista q tem medo) + Azenha (cada dia mais tucano) + Rodrigo Vianna (who?) ... segue a fila, tende a ser referencia.

Nao vou pelo isso ou aqilo do blogue, mas pela visao férrea de combater a mídia das oligarqias - sob qlqr ponto de vista.

Considero o Eduardo o típico crasse mérdia paulista, mas gosta de lutar contra seu próprio habitat.

Tem 1 mix de nóia c/ tesao recolhido pela Rolha de Sumpaulo.

Apoderou-se de 1 nome popular c/ forte apelo junto á dita crasse mérdia urbana em geral - MSM - e nunca soube se alguém pode alguma coisa q nao seja desejada por ele. Ele é a dita ONG, fez e controla como menina chorona e sua boniqinha inútil - nao larga por nada. É seu osso feudal.

Se vc qer saber do fervo q os blogues de des-construcao da mídia podre significam, abra os olhos, navegue e saia do ciruito RJ/SP.

Há mais coisas pensantes/pulsantes por aí, do q deixam perceber.

Inté,
Murilo

José Carlos Lima disse...

O Portal Terra se tornou o Portal do Inferno

http://josecarloslima71.blogspot.com/2009/01/25-de-janeiro-de-2009-caso-battisti.html

Daniel Pearl Bezerra disse...

O blog Dilma13: http://dilma13.blogspot.com/ é um blog independente, sem fins lucrativo, sem patrocinador, sem receber nenhum tipo de ajuda financeira seja do governo, de políticos, de partidos políticos, e mesmo de particulares. Foi idealizado pelo Daniel, e conta com a minha modesta colaboração. O blog Dilma13 desenvolve um trabalho para que fique registrado o bom trabalho feito pela ministra Dilma Rousseff, Chefe da Casa Civil, e responsável pelo PAC, Plano de Aceleração do Crescimento. Pretendemos com isso dar conhecimento aos leitores do blog, o bom desempenho do governo Lula e a competência da ministra Dilma em desenvolver com muita seriedade, responsabilidade, os programas de investimentos do governo Lula. A ministra Dilma está sendo cotada pelo presidente Lula para ser a sua candidata sucessão em 2010, pelo bom trabalho que ela vem desenvolvendo como chefe da Casa Civil. Dar continuidade aos projetos do governo que beneficiam o país, todo povo brasileiro, e principalmente os mais pobres antes excluídos da sociedade pelo governo anterior do PSDB, de FHC, é o desejo do presidente Lula, e de todas as pessoas responsáveis e conscientes que amam este imenso Brasil. Jussara Seixas - editora.

Anônimo disse...

Sei não...mas o comentarista "inté Murilo" andou bebendo umas aquavits a mais...

Miguel do Rosário disse...

o murilo falou besteira e não concordo com ele. os comentários aqui são livres, portanto fico vulnerável a esse tipo de manifestação.

José Carlos Lima disse...

Sobre o caso Battisti, estou pasmo com a campanha mentirosa, difamatoria e xenófoba contra nosso País.
Estou aqui
http://josecarloslima71.blogspot.com/2009/01/25-de-janeiro-de-2009-caso-battisti.html

Anônimo disse...

Entendo o Murilo,
ele teve um desentendimento com Edu
Murilo, gosto dos seus comentários,
Bom se você deixasse esta mágoa de lado, desculpe-me se estou errado.
O que de fato ocorreu?
O Edu é um cara batalhador, há tempos acompanho seu blog, sua luta, ele tem uma porrada de afazeres, tem filho portador de necessidades especiais, batalha no dia-a-dia pelo seu ganha-pão, não sejamos injustos com o Edu, blz
Abs

Anônimo disse...

Miguel da Rosário.

1 - meu nome é nome próprio portanto, respeite o conceito e o escreva c/ letra maiúscula. Ou vc qer q eu escreva Miguelita da Rosária? Se vale prá vc, prá mim tmbm valerá o conceito do "e daí?", ou o cínico "me perdoe, foi sem qerer".

2 - nao escreví besteira, mas minha opiniao. Tenho meus motivos e pensamentos - nao de hoj - prá ver o Eduardo como 1 católico crasse mérdia paulista sem o menor respeito pelo q seja mídia e, como vc, adora dar respostas, como se isso fosse "interagir" c/ a outra parter (risível).

3 - vc nao está "exposto" 1 vez q a net é etérea, vc nao a tem como propriedade. Falo e falarei o q qizer e como qizer. Ou me censure, sem frescura ... Værsagod!

4 - Seria cretino de minha parte se, pelos óbvios motivos q vc mesmo deve reconhecer, se eu resolvesse descer a o cacete no seus tv´s seja lá como vc a chama. Há certos mommentos q vc demonstra desconforto c/ certos temas, ou despreparado prá falar sobe o assunto escolhido. Isso qdo nao dá prá fazer saeu samba do Rosário doido, misturando quase zoneando o pensamento central. Parece q tá mesmo bebado - e nao se sinta ofendido. Falei o q muitos pensam e comentam em pvt, ou fora do seu alcance.

5 - vc falou dos blogues q gota - ponto de vista seu. Entao, se nao qer ser contrariado em suas opinioes, das 2 uma: ou elimine o COMENTÁRIOS, ou censure e fiqe só c/ qem lhe lambe a bubda. Combina ou nao? (nao comigo)

6 - André, se vc qizer podemos trocar emails sobre o q penso do Eduardo - a qem acompanho desde o início do seu cyber barraco.
Esse, até q enfim tá aprendendo q, mídia tem mais é declarar posicao política, pois nasce c/ lado. Essa ridícula lorota de "exigimos mídia isenta e ética", cai bem na boca dum Pedro Simon ... nao na minha.

Outro ponto nevrálgico desses "moralistas da ética de titica" é q ele recebia milhares de "ataqes" meus qdo ia a rega-bofes c/ os OMENBUBDA da Rolha de Sumpaulo. Ridículo, parecia sempre qerendo entrar no !"cublinho". Assim atirou na direcao dos ditos como na de certos jornalistas - os q receberam 1 belo pé no rabo da Der Göbbels - mais precisamente Azenha e ... se deu bem.
Mesmo c/ todo aqele lixo sentimentalóide de lorotas sobre sua famæilia - o q nao há lá tao de nossa conta - se sente prestigiado e reputado.
Bem, assim até eu.

Enfim é muita pose e arrogancia, e pouca atitude. Me cheira mais a folias e festas q compromisso.

E, se vc qizer discutar mais a miæude esse e outros fatos, sint-se á vontade prá trocarmos email:

mcrgoulart@hotmail.com.

Saudades do Brasil e

Inté,
Murilo

Ps.: nada do q aqí escreví nao o fiz diretamente aos citados.

Anônimo disse...

deu a louca no murilo,
quanto a trocar emails sobre o Edu tô afim não
nem gosto de fofoca
vou tentar expor meu ponto de vista sobre cada coisa que você escreveu, claro, preparado para que eu seja o próximo a ser defenestrado por você, vou colocar seus termos entre aspas, mãos à obra

1- "letra maiúscula"...eu também escrevi seu nome com letra minúscula...cometi algum crime,... sou por isso um criminoso ou doente mental?

2- "1 católico crasse mérdia paulista sem o menor respeito pelo q seja mídia"....o Eduardo tem motivos para ver a mídia como ele vê. Você concordava com as idéias do Edu até um certo momento quando, por causa de um comentário seu, tipo estes aqui, o Edu não gostou, e você parece que mudou de pensamento de repente, o que aconteceu. Algum presente do Kassab, de Serra? Brincadeirinha, leva a mal não, blz

3- "a net é etérea, vc nao a tem como propriedade. Falo e falarei" que bom Murilo, tomara que esta sua vontade de falar o leve a fazer isso num blog, escreves muito bem, hoje é muito fácil escrever nossas bondades e nossas maldades. concordo, a net é etérea, de todos

4- "Há certos mommentos q vc demonstra desconforto"...melhor ser inseguro ou reticente em certos assuntos do que considerar-se dono absoluto da verdade, não é? Quanto ao vt´s que você não gosta, cadê os seus? Que tal por a mão na massa ao invés de ficar rebaixando quem faz.

5- "fiqe só c/ qem lhe lambe a bubda." Muitas vezes quando falamos dos outros na verdade falamos de nós mesmos. Você gosta de lamber o que

6- "Essa ridícula lorota de "exigimos mídia isenta e ética", cai bem na boca dum Pedro Simon ... nao na minha." Desde quando Pedro Simon exigiu uma mídia isenta e ética? Quanto a mim, é um direito que, como brasileiro, a constituição federal me assiste. A CF diz que é dever dos meios de comunicação um noticiário isento e que contemple a todos nós. É por isso que eu, Edu, Miguel, uma multidão de pessoas luta, vai ter inclusive um Forum sobre o assunto em São Luis-Ma.

"se sente prestigiado e reputado. Bem, assim até eu." Inveja mata, mas sermos assim assados, inclusive invejosos, é um direito que nos assiste, nada contra.

"Ps.: nada do q aqí escreví nao o fiz diretamente aos citados." Se você retirou o que disse, tudo bem,
também retiro o que eu disse

Anônimo disse...

André,
vc bebeu o q no café da manha?

A parte q escreví, q lhe diga respeito - diretamente - é esta:


...................................
6 - André, se vc qizer podemos trocar emails sobre o q penso do Eduardo - a qem acompanho desde o início do seu cyber barraco.
Esse, até q enfim tá aprendendo q, mídia tem mais é declarar posicao política, pois nasce c/ lado. Essa ridícula lorota de "exigimos mídia isenta e ética", cai bem na boca dum Pedro Simon ... nao na minha.
..................................

O resto q escreví, antes ou depois disso, nem sei porq vc deu de responder. Traveis, bebeu o q?

Nao falei em fazer fofocas - aqí vc foi idiota, prá nao dizer coisa mais clara. Detesto fofoca, nao é possível q vc nao tenha observado isso em mim, caso contrário, nao seria eu "polemico" e sim "diplomata". (sic)
Entao, retire o convite a nos corrspondermos em pvt, até pðorq, achei q vc fosse menos leviano, de novo, prá falar coisa mais específica.

E, sinta-se á vontade prá fazer a defesa de qem qizer, afinal na net, o q nao falta é Madre Thereza ... de Cocotá.

Pedro Simon (se qizer eu desnho) é 1 hipócrita da moralidade. Se ele diz q a mídia é ética e vc nao fica sabendo ... problema seu.

Se o Eduardo tem motivos ... etc,
problema dele, só nao venha c/ pose e ele já recebeu muitos textos meus reclamando disso. Até porq, acho q ele tem aprendido, mesmo q no páu, a ser memos idiota do q era, no início de seu blogue, c/ aqela lorota de "qeremos 1 mídia isenta e tal".

Ora, a mídia q ele se baseia é negócio, ok, indo de mal a pior, mas é ótimo q tenham lado. Tem mais é q ter, nascem por esse motivo. Idiota é ele se tornar "rebelado" contra a dita, justo qdo sua Rolha de Sumpaulo para de lhe dar espaco (ano tenho cedilha em meu teclado, entre outros sinais).

Ia na tolerancia c/ Eduardo, até certo ponto (e ele bem sabe os porqes), entao fui me distanciando e me tornando crítico. E vou endurecer toda vez q sua pieguice falar mais alto, usando 1 pseudo discurso de ético ou de esqerdista (sic) prá vender seu lixo sentimentalóide.


E q fiqe claro, Eduardo, Na$$$if + Azendinha + PHTamborim + Rodrigo Vianna (who?), Miguel, Cloaca, e etc.

Mas, antes de proceguir, onde vc qer chegar?

Vc é André do q? Do Rosário ou estou como vc, misturando nomes, pessoas e situacoes?

Enfim, vc lambe? O q ou de qem?
Entao compadre, vc qer seguir nessa linha de lixo de papo? Se liga na foto ...

Enfim.
Se gostou, continuamos, se nao, vá á merda.

Inté,
Murilo

Ps.: nao escolho linhguagem - de Adelaide Carraro, a Nelson Rodrigues, passando por Plínio Marcos ... vamuqivamu.

Anônimo disse...

E por fim, o q qiz dizer sobre

"nada do q aqí escreví nao o fiz diretamente aos citados."
qiz dizer q, escreví minhas críticas diretamente áqelas pessoas.

De novo, nao entendí como e por onde vc as tomou como sendo contra vc.

Sem essa ... acorda Alice!

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Murilo, se você não tivesse um lado cômico eu nem iria te responder
Sinto que vamos terminar sendo grande amigos
Assim mesmo, de início uma incompreensão,
tudo é possível...rsss

Anônimo disse...

André,
Gentis palavras, Agradecido.
Mas ainda nao me esclareceu e, por favor, se estiver falando alguma besteira, me perdoe pois a net nao tem cara nem nos diz muito sobre nós mesmos.

Vc é o André Lux?

Vc é o M do Rosário?

Sei lá - meio biruta a pergunta? Nao, me veio e ghostaria q vc me respondesse.

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Oá Miguel!!!
Primeira vez em seu blog e já me interessei..... Um sistema interessante de divulgação seria passar par as pessoas a idéia de se unirem através dos blogs, principalmente para as eleições de 2010. Já sabemos o que a midia vai divulgar não é mesmo??
Importante é passar essa idéia.
Parabéns!!
Abraços!!

Postar um comentário