20 de julho de 2010

Carta Diária Óleo do Diabo, Terça-Feira 20 de julho de 2010

Serra começa a perder aliados na mídia

Não há outro termo melhor para caracterizar a performance de José Serra: incompetência. Se alguém pensava que as trapalhadas e hesitações cometidas durante o processo de escolha do vice tinham encerrado o inferno astral do candidato, enganou-se redondamente. Não era inferno astral, era apenas um capítulo de uma novela picaresca de 900 páginas. Serra tornou-se uma espécie de Chaplin da direita. Caricato, bisonho, truculento, e o melhor de tudo: desastrado. O tucano escolheu o pior vice imaginável, um garoto deslumbrado, reacionário e - para citar o ministro Paulo Bernardo - idiota. Um completo idiota.

A própria a mídia serrista perdeu a paciência e passou a atacar a opção pela baixaria adotada pelos tucanos:

Vice do candidato José Serra eleva o tom em declarações inoportunas, que apenas contribuem para baixar o nível da campanha eleitoral

A frase acima é o subtítulo do editorial da Folha desta terça-feira. Na mesma edição, o colunista Fernando de Barros e Silva, membro da "nova direita jovem", também parece se afastar cada vez mais do serrismo desvairado que ainda, contudo, predomina em toda big press:

A escolha do jovem conservador boa-pinta e desconhecido para vice de Serra parece ter sido obra do desespero, mas, diz Coelho, se há nela alguma inteligência, seria a de "vocalizar o inconsciente político de um PSDB civilizado demais para o gosto da direita local, que é selvagem o bastante para aplaudir este Indio de terno e gravata" . (...) E Serra caminha para a direita, em parte, é o que parece, à sua revelia.

*

Eu perdi a oportunidade de comentar essa capa do Globo de domingo passado. O jornal juntou os brasileiros que ganham bolsa família, aposentadoria do INSS, e trabalham no serviço público, e chegou ao número de 48,8 milhões de pessoas. Aí multiplicou por dois e pimba! Cem milhões de brasileiros vivem com dinheiro público! Bando de vagabundos! Eu deixei passar porque, sinceramente, achei imbecil demais. Eis que passo a encontrar, porém, diversas cartinhas de leitores que, abordando outros temas, referem-se à notícia do Globo. Vejo ainda que o próprio Globo passou a usar a notícia como base para outros editoriais. Seria interessante que esses banzés esclarecessem a população que esse número ainda é pequeno se comparado com as nações desenvolvidas, onde a quase totalidade dos aposentados recebem dinheiro do Estado. Os EUA, que eram uma exceção, não é mais, visto que o governo americano teve que estatizar os grandes bancos e seguradoras.

*

Gostaria de comentar sobre o trem-bala. O tucano mostrou-se, mais uma vez, um homem político menor. A construção do trem-bala ligando Rio e São Paulo é fundamental para a consolidação do pólo industrial Sudeste. Sua importância, além disso, está ligada à criação de uma indústria nacional ferroviária, de alta tecnologia. Que importa se o dinheiro será público ou privado? O importante é fazer o trem. O governo ofereceu ao setor privado. É interesse de todos que os empresários invistam no Brasil, desafogando um pouco o caixa do Estado. O essencial, porém, é criar o trem-bala, que será modelo a ser usado em todo país, ligando talvez a nação inteira ou partes dela. Trens ajudarão a economizar combustível fóssil, reduzir o trânsito pesado nas estradas, e, sobretudo, darão conforto e segurança aos viajantes brasileiros. A criação de uma indústria ferroviária avançada, incentivada ou não por financiamentos públicos, deverá criar milhares de empregos de qualidade e produzir um novo setor econômico, gerando impostos e ajudando o país a crescer.

É muita mediocridade criticar o trem-bala dizendo que a verba pública deveria ir para metrôs. Ora, uma coisa não exclui a outra. O prato fica mais bonito quando é colorido! Em vez de pensar pequeno, Serra deveria elaborar um projeto de ampliação do metrô para São Paulo, ou dizer a seu partido para propor, no Congresso, um projeto nacional para financiar ampliação ou criação de metrôs em todas as grandes cidades brasileiras. Duvido que o BNDES se recusaria a financiar. A Petrobrás também poderia ajudar. Ou então, que se procurem financiamentos lá fora. Enfim, não creio que faltarão financiadores para um projeto bem elaborado e comercialmente garantido pela própria alta densidade populacional das metrópoles.


Tags: Farc, Serra, Indio da Costa, Baixaria, metrô, trem-bala, capa Globo, 100 milhões de brasileiros vivem com dinheiro público

16 comentarios

Unknown disse...

Miguel , eis um grande problema a oposição não têm tido a capacidade de propor , não têm feito oposição consequente e construtiva ; vive de denuncismos e factóides e agora na hora e vez de
apresentar um plano de trabalho ou seja lá que possa arguir como proposta para o brasil , êles nada têm a apresentar , a não ser as pérolas que vêm "desfiando" chafurdam em lamaçal de tal forma que podem acabar se afogando. a canditatura serra é verdadeira areia movediça !

Elton disse...

Protesto veementemente contra a comparação com o Chaplin. Faz tanto sentido quanto dizer "Serra é Madre Tereza da direita". Charlie Chaplin é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo.

Adriano Matos disse...

Sou só eu que não consigo ver as imagens do post?

Miguel, você pode discorrer mais sobre essa 'denúncia' do globo e botar link pra matéria?

Anônimo disse...

o sERRA fala que nao tem metro, ligando Sao Paulo a Guarulhos ou mesmo Campinas.
Claro, O PSDB estar a 16 anos mamamndo nas tetas do erario paulista e so construiu 12 km de metro ate agora. Dar menos que um km por ano.
o Estado mais rico do Brasil nao tem politica publica de transporte.

Anônimo disse...

A oposição está demonstrando de maneira cabal que não tem projetos para o Brasil. Mas, isto até é compreensível pois foi próprio do Farol de Alexandira. UMa negação em matéria de administração pública.

Miguel do Rosário disse...

Adriano, posso sim. Mas no Diário de amanhã. Qto as imagens, vou conferir. Abs

Miguel do Rosário disse...

Elton, voce tem toda razão quanto a chaplin. vou encontrar um termo substituto. é muita sacanagem com o grande chaplin comparára-lo ao nosferatu.

Anônimo disse...

Sobre a atuação da Procuradora Eleitoral

Estou agoniada com esta mulher a quem se chama de Quirrô.
Todos os blogueiros e a maioria dos comentaristas que leio querem fazer alguma coisa.
Eu e a maioria dos cidadãos não temos como comprar todos os jornais e revistas diariamente e montar um protesto por escrito e mandar a quem de direito. Faltam-nos tempo, competência e a muitos de nós falta dinheiro.
Minha sugestão:
Os blogueiros estão organizados em grupos e associações, não é mesmo? Os blogueiros poderiam, ao publicarem em seus blogs um artigo que discuta este assunto, colocar um link para enviarmos o artigo a quem de direito endossando o que está escrito no mesmo.
Vou postar isto em todos os blogs que leio.
Vera Silva, Brasília 20/07/2010.

Anônimo disse...

http://www.vera13.blogspot.com/

20 Julho 2010O PSDB paulista fracassa
Fracassou a tentativa do PSDB de barrar a campanha da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), que recentemente apontou as más condições de trabalho, a desmotivação pelo fato de receberem o pior salário do país e as diversas falhas na Segurança Pública do Estado

Anônimo disse...

Poderiamos tentar descobrir qual a lógica da Globo em esconder qualquer notícia sobre os presidenciáveis no dia-a-dia

Já dou meu palpite: evitar que a Dilma venha a ser conhecida pela população, uma vez que o Serra já é um velho conhecido dos brasileiros

De forma que só a Dilma tem a perder com a censura da Globo, não importa se a emissora é concessionára de serviço público e portanto, obrigada pela CF, a prestar um serviço de qualidade, isento e apartidário

Eta nóis

Anônimo disse...

Outra manchete que estão alardeando por aí é a de que o resultado do ENEM indicou que dentre 20 escolas aprovadas apenas duas são públicas..,,,fizeram um "gato" no fato,,,,é que dentre 50 pelo menos 39 escolas aprovadas são públicas, escolas do governo governo federal,,,do ensino médio...

Com um imprensa dessa o Brasil não precisa de inimigos

Entre as 50 melhores escolas públicas no Enem, 39 são federais
Rafael Targino
Em São Paulo
O levantamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 por escola mostra que 78% (39, no total) das 50 escolas públicas com maiores notas no ensino médio regular pertencem à rede federal de ensino. Em sua maioria, são colégios militares ou instituições vinculadas ao ensino superior, como os colégios de aplicação. Ao mesmo tempo, apenas uma instituição municipal compõe a lista – a Escola Técnica de Paulínia (SP). O melhor colocado dentre todos é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, com nota média geral 734,66.

Veja a lista das 50 melhores públicas no Enem
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/07/20/entre-as-50-melhores-escolas-publicas-no-enem-39-delas-sao-federais.jhtm

Miguel do Rosário disse...

Adriano, o link para a reportagem do Globo é este: http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/07/17/em-ano-de-eleicao-mais-da-metade-da-populacao-brasileira-depende-de-pagamentos-do-governo-917175190.asp

Já inseri no post.

Spaw disse...

Na verdade a história do trem-bala não é bem assim. O dinheiro para a obra, sendo publica ou privada, vem de algum lugar. O PIB é o somatório da despesa ou da renda de uma nação. Se o Trem-bala, por si só, não aumenta o PIB, ele desloca recursos que poderiam ser empregados, pelo governo ou pelo setor privado, em uma opção mais vantajosa.

Aí que se cabe discutir. E pelo valor despendido eu acredito que se possa fazer algo mais urgente.

Miguel do Rosário disse...

Talvez Spaw, talvez. Mas é um bom projeto, ligado à criação de uma indústria avançada ferroviária no país. Esse é um projeto urgente. Trens-balas. Japão, Europa, EUA, China, em todos há trens-balas por toda parte. O Brasil tem que ter e saber fazê-los.

Miguel do Rosário disse...

Adriano, as imagens estava realmente com problema. Fiz uma limpeza no post.

Anônimo disse...

E desde quando falar a verdade é dizer baixaria ? Todo o mundo,com um pingo de informação, sabe que o PT tem ligação direta com as Farcs. Se o PSDB faz baixaria fazendo acusações ao vento, o quê faz o PT, criando dossiês com o dinheiro público e quebrando sigilo fiscal de adversários? Isso tudo fere o estado democrático. Isso se chama estado policial. Fascismo mesmo. Graças a Deus que vcs estão prestes a cair fora. Quando o eleitor desinformado descobrir o passado de Dilma e o seu despreparo até pra falar, vai mudar rapidinho o seu voto.

Postar um comentário