1 de julho de 2010

A "elegância" de Augusto Nunes

A Veja tem um blogueiro chamado Augusto Nunes que prima por seus posts "elegantes" e comentaristas de "alto nível". Todos se acham o supra-sumo da intelectualidade e os únicos verdadeiros conhecedores da língua portuguesa, que tratam como propriedade exclusiva. Não frequento o espaço, naturalmente, mas diante do fiasco tucano, não resisti à curiosidade de checar o que eles estavam falando. Pois bem, não tem falado nada. Apesar de ser um blog voltado a temas políticos, Nunes fez um silêncio obediente às trapalhadas de Serra.



Vê-se que, por alguma razão, seu blog perdeu o entusiasmo. O número de posts caiu drasticamente. Será um problema de pesquisa no intestino? Desanimado, pero no muerto, Nunes parece ter encontrado a "bala-de-prata" que sepultará a candidatura de Dilma Rousseff. É um trecho da entrevista da petista ao Roda Viva em que ela brinca com o termo "presidenta".

As palavras descontraídas de Dilma, que divertiram os jornalistas, enfureceram Nunes e seu time de comentaristas hidrófobos. Ele publica periodicamente textos de um tal de Celso Arnaldo, uma espécie de alter-ego do próprio blogueiro. Confiram o mais recente:

29/06/2010 às 15:55 \ Direto ao Ponto
Museu da Cretinice Nacional

Entre os melhores-piores instantes de Dilma Rousseff no Roda Viva, Celso Arnaldo separou o que será eternizado numa placa de bronze ao lado da entrada do Museu da Cretinice Nacional, obra prevista no PAC 171. Em letras garrafais (e desenhos, para que Lula entenda o que está escrito), será reproduzido o seguinte momento histórico:

É sabido que Dilma, quando fala sério, é uma piada. Quando brinca, é uma tragédia.

Nos momentos derradeiros do Roda Viva de ontem, já num clima mais descontraído, o Sérgio Dávila, editor da Folha, pergunta a ela se prefere ser chamada de presidente ou presidenta:

– Cê sabe que há uma polêmica, Sérgio, sobre isso. Uma polêmica que é a seguinte. Tem gente que fala, então, você, outro dia fala assim, então se é presidenta, cê vai chamar agora motorista de motoristo, entendeu? Já tá dando toda a, vamu dizê assim, a polêmica que a gente tava esperando que desse.

Os jornalistas do Roda Viva riram – não pela piada, mas certamente pela grotesca analogia.

Mas faz sentido: com Dilma presidenta, os colegas da VPR passarão a ser chamados de terroristos; os aloprados do PT, de vigaristos.

Dilma às vezes soa como dementa.

E agora repare em alguns comentários. Como esses tucanos são cultos e elegantes!













Sei que blogs pró-Dilma muitas vezes não são exatamente um primor de boas maneiras, mas ainda não vi nenhum descer a tais baixarias. Quero ressaltar ainda que se trata de um blog corporativo, hospedado e divulgado numa das maiores editoras do país, que recebe milhões de reais de verbas públicas através de publicidade e compras governamentais.

E agora alguns comentários, no mesmo blog, bem engraçados, que mostram como esses hidrófobos se tornam cada vez mais desequilibrados e esquizofrênicos, movidos unicamente por um ódio irracional contra Lula e a esquerda.



*

Abílio Diniz, um perdedor, essa é boa. Eles não conseguem sequer conceber que Dilma seja uma pessoa racional. Vivem num mundinho à parte, lendo blogueiros da Veja. Grande parte sequer mora no Brasil. São imigrantes infelizes, que não suportam ver o Brasil crescendo. E quase todos desenvolvem teorias conspiratórias contra as pesquisas de intenção de voto (claro que só depois que estas mostram Dilma à frente) porque "eles" não foram entrevistados. A frequência com que atacam a "sanidade" de Dilma é um tanto reveladora sobre o estado mental deles próprios.


Eu fico intrigado com essa paranóia em torno do idioma. Esse patrulhamento linguístico agressivo, truculento, exagerado, me lembra um garotinho mimado cheio de brinquedos e não querendo que nenhum de seus amiguinhos toque neles. Ele se dá ao trabalho de ofender um comentarista pelas razões mais pueris, como o fato do sujeito ter se manifestado sem se preocupar com a pontuação.


Nunes nem se preocupa em rebater um comentário que porventura seja divergente de sua opinião. Ele faz questão de ofender a pessoa. Ele se compraz em humilhar. Esse é o tipo de gente que defende José Serra na internet e na imprensa.

24 comentarios

Anônimo disse...

Eles estão cada dia mais desequilibrados... O barco serrista está afundando..A baixaria vai aumentar e, assim, faze-los perder votos. Mais radical (caindo a máscara do bom moço), menos votos. Já existe migração dos votos pró-serra para a Dilma. Deixemos a baixaria para quem entende dela. Aqui entendemos de Brasil, desenvolvimento, diminuição da pobreza, etc. Viva o Brasil!

jozahfa disse...

Prezado guerrilheiro do Rosário, como ousais falar mal da sapiência cerebral e vernacular dos verdadeiros defensores da pátria e do dicionário, quando, tout-à la fois, esquecestes do chapéu-zinho em: "Pois bem, não têm falado nada." É preciso bem mais que um rosário para denegrir a "Última flor do Fáscio". Acrescente aí pelo menos mais um terço.
Passe bem!

Juliano Guilherme disse...

Esse paspalho certamente está aí para que os leitores do Reinaldo Azevedo variem de blog de vez em quando. O pouco que sei desse indivíduo é que é um tucano bajulador do FHC que não vê sentido em algo chamado caráter. Da mesma escola de "jornalismo" que o Jabor. Com o agravante de que nunca fêz um filme, ou qualquer outra coisa que preste. Ou seja, um ser a ser ignorado, e que desapercerá junto com o jornalismo abjeto da Veja

Anônimo disse...

Miguel:Quando vejo o que escreve os trogloditas Augustinho, ou o Jabor, e ouço dizer que já foram comunistas,passo a acreditar naquilo que ouvia na minha adolescencia.
Esses eram os comedores de criancinhas.

Jorge Santos disse...

Prezado Miguel,

Devo parabenizar tamanha intrepidez e resistência a maus odores durante essa análise sobre os blogueiros aduladores dos homens bons deste país.

Hidrofobia é pouco... Os caras são loucos mesmo. Camisa de força neles.

Dilma 20XX!!

Luiz Monteiro de Barros disse...

Tenho pensado que Dilma terá condições de trabalhar melhor que Lula a questão dos meios de comunicação. Já disse que estamos em condições de democraticamente criar nova correlação de forças neste campo até mesmo para dar mais governabilidade a Dilma, pois a "força" malefica da midia continuará a existir mesmo qdo ela se auto fulmina como no caso do Abilio Diniz.

Ary disse...

Caro Miguel,eu caí na besteira de enviar comentários discordando desse cidadão,no blog dele,até que ele começou a publicar comentários pela metade e respondendo de maneira mal educada,raivosa e sem razão de ser.

Esse cara tem mania de achar que todo mundo que discorda dele é petista,é bandido e ignorante.

Tudo pra eles é camburão,é rêlho é vergasta,essas coisas que segundo acham,metem medo em alguém como acontecia nos tempos da escravidão e da ditadura. Rêlho e vergasta lembra chicote,como os barões do século passado chicoteavam os escravos; camburão lembra estado policial,muito usado nos tempos da repressão.

Não sou psicólogo nem nada,mas ao observar a maneira como reagem a quem discorda deles,dá pra perceber o quão são retrógados na sua forma de pensar. Se existir reencarnação certamente esse Augusto Nunes é reencarnação de algum capitão do mato do século passado.

O problema que nos dias de hoje isso não cabe mais,e eles estão mais pra Dom Quixote,a brigar contra um gigante terrível,que nada mais são do que moinhos de vento.

Esses daí não vão muito longe não. A VEJA cada dia mais se afunda no lamaçal em que a própria criou.

Abçsss

Moacyr disse...

O Augusto Nunes tem um irmão que prima pela honestidade. Tato Nunes, um pacato cidadão de Taquaritinga, muito conhecido no meio político de SP, que nas horas vagas ajudava o probo Governador Orestes Quércia a carregar uma imensa mala preta. Tantos anos depois chego a conclusão de que esse humilde funcionário do quercismo possui o melhor caráter da família Nunes. Não é incrível?

Fernando F disse...

Rosário,
Escrevo aqui do longínquo Rio Grande do Sul. Lembro que esse indivíduo foi importado para o RS para remodelar a Zero Hora uns anos atrás. Foi diretor de redação da ZH, foi vendido para os leitores como alguém que colocaria o jornal nos caminhos da modernidade. Mas eram outros tempos. Eram tempos de FH. Nos tempos de FH, de pensamento único neoliberal o A. Nunes remava a favor dos ventos. Nada de comentários hidrófobos. Pensando bem, uma coisa do trabalho dele permanece. Afinal, a ZH e a veja continuam se parecendo muito...

Anônimo disse...

Miguel: No mesmo texto em que se diz respeitador da lei, o Augusto Nunes comete o crime de injúria contra o comentarista Paiva, a quem ofende de "besta quadrada", infringindo o art. 140, do Código Penal. Bem que o comentarista poderia falar com um advogado e representar ontra o ofenso para desencadear processo criminal, e, depois, buscar compensação financeira por dano moral pela ofensa irrogada. Vai em frente, senhor Paiva. Carlos Alberto Alves Marques

Anônimo disse...

Prezado Miguel, outro dia eu o chamei de fascista e esqueci de colocar o s antes do c. Logo em seguida mandei outro comentário retificando o erro pois eu sabia com quem estava tratando. O Sr. Augusto ignorou e respondeu de volta. "fascista é com s cretino Emmanuel". Ele edita nossos comentarios e manda de volta com a nossa assinatura. Por exemplo, se nós criticamos Serra, ele muda o contexto da nossa frase e elogia publicando a nossa assinatura. Uma pessoa desta que se acha a criticar a tudo e a todos não tem a mínima moral, ética, ou qualquer coisa que o valha, é um pulha. Veja que Serra aglutina gente em torno dele que comunga dos mesmos pensamentos e atitudes. Estamos literalmente num buraco negro de retrocesso se serra, vou bater três vezes na madeira toc,toc,toc, ganha esta eleição, cruz credo. Precisamos de gente como vc, Paulo henrique Amorim, Brizola Neto, Nassif e tantos outros para resistirmos as investidas desta mídia que já perdeu a vergonha de se mostrar como ela realmente sempre foi, a internet desnudou a mídia da direitona. A mídia está nua.
Um abraço e bom trabalho no seu ótimo BLOG.
Emmanuel

Anônimo disse...

Um babaca.Também,tendo como "coléguas" uns tais Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo,e como chefe Roberto Civita,vcs.queriam o quê? Só podia dar em lixo jornalístico,é claro!

Ju. Juarez disse...

Gente, esse cara é um um mau caráter,lixo de pessôa,lixo jornalístico.pior que ele, nem o pedófilo de Luziânia,nem o Bin Ladem.

Anônimo disse...

O jornalista Augusto realmente é um desequilibrado, primeiro me censurou várias vezes no seu blog, penso que ele deveria publicar já que os meus comentários entavam dentro da veja, mas na última que escrevi ele me respondeu com agressividade que fiquei desconsertado e resolvi acessar o Google para saber mais a respeito do jornalista e me deparei com esta msg. tive a certeza que realmente se trata de um desequilibrado.

Anônimo disse...

Respeito que cada um tenha seu candidato. Frequento o blog do Augusto Nunes e, obviamente, sou contra o Lula. Concordo que às vezes o blog citado tenha seus exageros e não concordo com eles, porém é claro que os discursos inflamados e ataques exagerados existem dos dois lados.
Sou a favor da democracia e respeito (mesmo!) o seu voto, sabendo que ele é oposto ao meu. Mas estou cansada da campanha atual, estou cansada de não ter respostas sobre os incontáveis escândalos recentes, estou cansada pq, atualmente, não somos mais cidadãos com pontos de vistas políticos diferentes, mas dois exércitos que se atacam e se odeiam.
É isso que devemos considerar como democracia?
Um abraço!

Anônimo disse...

Celso Arnaldo de Araújo é jornalista. Prêmio Esso de jornalismo. É só conferir.
Um grande abraço, Lúcia

Anônimo disse...

Pra mim aquele blog é um dos que incentiva a xenofobia, lemos apenas preconceito explícito contra o nosso governo, acho que alguma autoridade tem que toma uma atitude, pois isso não ser liberdade de imprensa, mas sim uma pessoa sem o mínimo de noção do mal que está causando em seu próprio país,ao espalhar seu ódio e preconceito jogando uns contra outros, sendo um câncer na sociedade brasileira!

Unknown disse...

CADEIA NÃO MAMÃE...CADEIA NÃO MAMÃE

Fábio Egito disse...

O cara é realmente um idiota. Se diz defensor da democracia, que teria sido supostamente amaeçada durante o atual governo, porém, não aceita o contraditório, uma opinião distinta da sua e, quando publica algum comentário que não está alinhado com seu pensamento, faz questão de proferir ofenças.

Anônimo disse...

"blogueiro chamado Augusto Nunes"

Diz a Wikipedia(
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/celso-arnaldo/):

"Augusto Nunes é um jornalista brasileiro. Augusto Nunes é colunista da revista Veja.

Ao longo da carreira, Nunes dirigiu as revistas Veja, Época e Forbes (edição brasileira) e os jornais O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora; apresentou o programa Roda Viva. [1]

Nunes venceu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e foi incluído numa seleção dos seis mais importantes jornalistas do Brasil, feita pela Fundação Getúlio Vargas[2]. É assíduo crítico do governo Lula, acusando-o de prática de corrupção, tentativa de controle da imprensa e de cerceamento da democracia."

"um tal de Celso Arnaldo, uma espécie de alter-ego do próprio blogueiro"

Também é ganhador do prêmio Esso: http://www.premioesso.com.br/site/premio_principal/index.aspx?year=1975

"As palavras descontraídas de Dilma, que divertiu"

Para quem escreve "as palavras divertiu" é realmente um espanto que alguém se indigne com o fato de que o/a dirigente máximo(a) não saiba usar o idioma de forma inteligível.

Feliz 2011.

Anônimo disse...

Acho que os Petralhas não tem para onde correr , a única coisa que tem de bom (para êles) é a conta no exterior que vive crescendo às custas de nossa miséria e de cuecas mal inspecionadas !

Anônimo disse...

imaginem se vasculharem as contas bancárias do larápio, gatuno augusto nunes, o qual dizem estar envolvido até o pescoço com o verdadeiro mensalão acontecido nas Minas Gerais, este sim overdadeiro, que ele abafa, esconde, e jamais fala, por ser militante fanático do PSDB, fã de carteirinha do burguês FHC, também dizem que o larápio está envolvido ate´o pescoço com a tal lista de furnas, além de mentiroso, safado e corrupto, é desvergonhado, sujo e imundo.
luiz carlos silva

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Caca la caca ... o Augusto Nunes é isso. Sua verve é insultar (na falta de fatos, aleivosias).

Anônimo disse...

Levar Augusto Nunes a sério é algo que ele mesmo nunca vez, e os seus ex-patrões menos ainda, vejam as inúmeras vezes em que ele foi demitido.

Postar um comentário