9 de julho de 2010

Sobre vices e piadas racistas

Num post abaixo, eu disse que não gostaria de esculachar muito o vice de Serra porque o vice de Dilma também não era flor que se cheire. Acho que eu me deixei levar por um preconceito ideológico. Michel Temer pode ser um conservadorzão que não agrada a simpatizantes do socialismo como eu, mas não se pode comparar suas qualidades políticas às de Índio da Costa. Temer é presidente da Câmara dos Deputados, cargo para o qual foi eleito, com grande maioria, pelos 513 deputados. Não bastasse, é presidente do PMDB, o maior partido do Brasil em número de prefeitos, governadores e parlamentares.

Já o Índio da Costa, quem é? Os colunistas do pasquim serrista ainda estão perplexos com a escolha do jovem demista para o cargo. As piadas em torno de seu nome começam a ficar mais pesadas, com tons inclusive racistas, como se percebe na coluna de hoje de Fernando de Barros e Silva.

Trecho:

Talvez seja mais útil um bugre sorridente e moreno do que um cristão-novo do serrismo cheio de olheiras. (...) Mas Indio é um bugre e precisa de catecismo.

4 comentarios

Anônimo disse...

Bem lembrado, as pessoas estão atirando no vice do Serra e estão acertando nas nações indígenas. É bom não misturar essas coisas e confundir sobre o que se está criticando.

Anônimo disse...

Pequena correção, a título de colaboração: Michel Temer não é presidente do Congresso, e sim da Câmara dos Deputados. O presidente do Congresso é o Presidente do Senado, José Sarney.

Anônimo disse...

Show de preconceito explicito.A midia poeria investir na qualidade de seus "jornalistas" já foram melhores
Italo

Miguel do Rosário disse...

Eu pensei que Congresso fosse sinônimo de Câmara dos Deputados. Mas já vi que Congresso engloba os dois, Camara e Senado. Desculpe a minha confusão. Vou corrigir.

Postar um comentário