28 de julho de 2010

Clipping de quarta-feira, comentado


(Do Panorama Político, O Globo, quarta-feira 28/07)

Que coisa ridícula, héin? Estou cansado de usar a palavra ridículo no blog, tenho que pensar num sinônimo. Os caciques do PSDB vivem batendo cabeça. Ninguém se entende. Sabe por quê? Não tem um projeto de país. Não tem ideologia.  Qual a ideologia do PSDB? Alguém pode criticar a Dilma por reunir forças que representam ideologias diferentes. Mas o que não falta são ideologias. Diferentes, confrontando-se dialeticamente, mas presentes, vivas, fortes, vibrantes. A falta de ideologia do PSDB é o que o faz girar em torno do DEM, partido menor, em declínio, mas coerente em termos ideológicos. É incrível, mas o cérebro da candidatura serrista parece alojar-se antes no DEM do que em seu próprio partido.

E agora essa briguinha em Pernambuco. Repare no que diz o jarbista: dos 17 prefeitos tucanos, só três ainda estão com a gente (ou seja, não apóiam Jarbas, do PMDB, palanque de Serra no estado). Estas eleições servirão para quebrar a crista de muita gente, a começar pelo arrogante Jarbas Vasconcelos.

A notícia do Globo é confirmada por nota na coluna Painel, da Folha:
Calcanhar. Outra dor de cabeça na campanha tucana é a debandada de prefeitos e candidatos a deputado em Pernambuco. Em vez de apoiar Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo, alguns têm anunciado ir de Eduardo Campos (PSB) - palanque de Dilma no Estado.

*

Olha o que eu achei na coluna do Nelson de Sá, Toda Mídia, publicada diariamente na Folha:

Sob contrato. Também nos sites de mídia, destaque para os registros vazados sobre programas no Afeganistão em que as forças americanas "pagam organizações locais de mídia para produzirem reportagens amigáveis". Os textos chegam a falar em "nossos jornalistas".

*

Dilma continua rebatendo as baixarias de Serra com elegância, mas com dureza e deixando bem claro a todos que o tucano vem desqualificado o debate eleitoral. E fez uma afirmação grave, mas cristalina e inegável: Serra tem manipulado o seu vice para fazer o jogo sujo. Indio da Costa tem desempenhado o clássico papel de bucha de canhão.

*

Dora Kramer, do Estadão, acha que o Índio da Costa e Serra agem bem quando fazem carnaval em torno das Farc. Em sua coluna de hoje, a jornalista também cobra afirmações de Dilma sobre ligações do PT com as Farc. Com isso, ela finge não entender, naturalmente, que o PT se recusa a responder porque, naturalmente, não tem relação nenhuma. Kramer traz à tôna afirmações de Garcia feitas em 1999, numa outra realidade. Ela manipula a verdade. Não diz que Arthur Virgílio, do PSDB, encontrou-se com guerrilheiros das Farc. Não diz que o próprio presidente da Colômbia, Andres Pestrana, havia celebrado um acordo político com a organização.

*

Nesta matéria no Estadão, que trata de uma briguinha entre o presidente do PT e o presidente do PSDB, reparei numa coisa: os tucanos, na hora do aperto, correm sempre para a história do dossiê. Confira a resposta de Guerra à uma provocação de seu adversário:
De acordo com Sérgio Guerra, "muita gente da esquerda sabe que Serra é mais progressista que todo o PT junto". E atacou os adversários: "Eles se associam no subterrâneo a interesses nem sempre republicanos, e na prática apoiam gente que quebra sigilo e que constrói dossiê".

Eu fiquei curioso em saber, contudo, onde está essa "muita gente da esquerda que sabe que Serra é mais progressista que todo o PT junto". Estão escondidos aonde? Na taba do Indio?

*

Essa informação foi publicada em todos os jornais, mas no Estadão traz dados mais completos. Ciro Gomes encontra Dilma hoje e vai gravar programa de TV em apoio à ela.

5 comentarios

Anônimo disse...

Olha só, vamos parar com a hipocrisia. A Dora Kramer, que se diz "colonista" política, bem sabe que a questão das Farcs é uma cortina de fumaça. A questão é que o "Da Costa" mencionou que o PT tinha ligações com o narcotráfico. Depois, com medo da Justiça Eleitoral, jogou essa das Farcs. O PSDB voltou para a Guerra Fria. È o partido do retrocesso total. È extrema direita de fato. Não tem jeito !

Anônimo disse...

Desculpe, mas o sangue sobe. Esse Sérgio Guerra devia saber - pois não sabe já que apóia as obras do Pac no seu Estado, falando que são suas - que cabe a quem acusa o ônus da prova. Então, Guerrinha prove o que está falando, pare te dizer abobrinhas. Se toca. Você é um Senador da República. Tenha compostura que o cargo exige. Até quando vamos aguentar esse tipo de política rasa !

Anônimo disse...

Miguel, que tal usar o sinônimo patético, porque parece mesmo um humor pastelão.Ou grotesco, no sentido de ridículo e ainda de mau gosto.Abraço
Montenegro

Jorge Nunes disse...

Falta o botão do facebook

celular espiao disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário