1 de julho de 2010

Merval prestes a entregar os pontos

Um dos últimos paladinos do serrismo, Merval Pereira, está quase entregando os pontos. Até o momento, já contabilizei, entre os derrotistas, os seguintes jornalistas tucanos: Noblat, Josias de Souza, Clovis Rossi, Fernando de Barros e Silva. Faltam só os platinados Merval e Miriam Leitão. O primeiro, em sua coluna de hoje, já botou o pezinho pra fora do barco. Separo alguns trechos.

(...) Uma jogada marqueteira simplória, pois sua história política não tem a menor consistência para alçá-lo ao segundo posto mais importante na hierarquia política do país. [Referindo-se à escolha de Indio para a vaga de vice de Serra.]

(...) O mais grave na escolha deste deputado federal de primeiro mandato é que ele não agrega um voto sequer à candidatura de Serra no Rio de Janeiro.

(...) Ontem, ao saber da escolha, Paes [prefeito do Rio, do PMDB] (...) mostrou-se espantado. Foi visto às gargalhadas no Palácio da Cidade.


Merval, todavia, ainda não jogou a toalha e a prova é que permanece bastante agressivo quando se trata de atacar a esquerda. Seus dentes, contudo, ou não estão afiados, ou caíram mesmo, porque sua mordida não surte mais nenhum efeito. Confiram esse ataque destrambelhado que ele fez a não sei quem:

E nem mesmo as acusações contra ele levantadas pela CPI da Merenda Escolar, na Câmara de Vereadores do Rio, são conclusivas a ponto de alguém poder afirmar que ele não tem a ficha tão limpa assim como querem alardear os tucanos e democratas. Só mesmo militantes energúmenos utilizam tais argumentos. Mesmo que as coincidências entre os preços oferecidos pela fornecedora vencedora nas licitações, quando Indio da Costa era secretário de Administração da prefeitura do Rio, sejam bastante estranhas.

Sem ter, teoricamente, informações sobre os outros preços, a fornecedora sempre apresentou descontos quando tinha concorrentes, mantendo o preço cheio naquelas licitações em que ninguém disputava o fornecimento.

Foi como acertar na Mega-Sena, comenta a vereadora do PSDB do Rio Andrea Gouvêa Vieira, relatora da CPI. Os resultados da CPI estão no Ministério Público.

Não consegui entender nada. Merval chama os militantes que põem em dúvida a limpeza da ficha de Indio de "energúmenos", e logo depois ele mesmo informa que as suspeitas são, de fato, procedentes, e feitas por alguém do próprio PSDB. Ué? Então Merval também é um energúmeno!

Esse outro trecho da mesma coluna também merece alguns comentários:

O apetite do presidente Lula é tamanho que nem mesmo o pequeno (em termos de tempo de propaganda) PSC escapou. Tendo feito um acordo, meses atrás, para apoiar a candidatura do tucano Serra, o presidente do Partido Social Cristão (PSC), pastor Everaldo, foi cooptado pelo governo sabe-se lá com que argumentos, além do puro imediatismo esperto diante dos números das últimas pesquisas que apontam a candidata oficial Dilma Rousseff à frente. Tanto esforço de última hora para ganhar apenas 18 segundos de televisão demonstra bem como o governo pretende reduzir ao máximo a chance de a oposição ter condições de disputar a sucessão de Lula.

Ora, estamos numa disputa política pelo poder naquela que será a quinta economia do mundo até 2020 (segundo o Financial Times) e Merval atribui os esforços da campanha de Dilma para atrair mais apoios como "apetite do presidente Lula"? Os "argumentos" com os quais o governo cooptou o pastor Everaldo, prezado Merval, foram um só: apontar para o outro lado da rua e mostrar o quão patético é a turma do Serra. Para entender a defecção do PSC da campanha tucana e sua adesão à Dilma, sugiro que leia os jornais de hoje. Facilito a sua vida e dou-lhe links para matérias no Globo, na Folha e no Estadão. Leia as três e compreenderá que não há nenhum mistério: PSC é um partido pequeno com ambição de crescer e decidiu que não será saudável entrar na canoa furada de Serra. Não lhe parece uma boa explicação?

8 comentarios

Luiz Monteiro de Barros disse...

Estou eu ainda tentando escrever um post. É quase impossivel, a não ser de cogitar o futuro.
Se tudo continuiar na racionalidade e na emoção gostosa de que vai ser no 1º turno e qu salto alto seria cogitar de quanto, penso que podemos colocar que uma das maiores prioridades será com a força da eleição, exigir, alcaçar
-Banda larga a preços acessiveis. Se eu a uso e sou de esquerda, tanto mais poder teremos com a adesão de muitos. Veja que o twitter de Abilio Diniz permitiu que ele expressasse furiosamente sua intimidade administrativa contra a FSP
-Viabilizar tudo para termos comunicação de massas democraticas.

alex disse...

O SUÍCIDIO LENTO DO DEM

por luisnassif, qui, 01/07/2010 - 12:08

No dia anterior ao da convenção do DEM, conversei com João Francisco Meira, do Vox Populi, e com a Maria Inês Nassif. Inês talvez seja a jornalista que mais conheça o DEM – acompanhou o nascimento do PFL, quando repórter política em Brasília. Entende como ninguém a lógica pragmática do partido – o que não significa que concorde.

A visão da Inês era objetiva. O DEM não sobrevive longe do poder. Desde 2002 sua bancada vem caindo sistematicamente. O fato de estar amarrada a uma candidatura com baixa perspectiva de vitória compromete ainda mais seu futuro.

A atropelada de que foi alvo, com a indicação de Álvaro Dias, poderia ter sido sua saída. Se o partido ainda dispusesse das raposas do passado, aproveitaria para não formalizar a coalizão com o PSDB e trataria de se aproximar da candidata vencedora -caso houvesse segundo turno - preservando sua estrutura para a futura recomposição partidária no país.

A posição de João Francisco é similar. O quadro partidário exige um partido de centro-direita moderno. O espaço está vago. Era hora do DEM pensar estrategicamente em se preservar para ocupar esse espaço, já que Serra tentou ocupar em vão: por não ser puro-sangue, perdeu a confiança da centro-esquerda sem conquistar a da direita.

Mas não adiantou: a esperteza pessoal de César Maia prevaleceu sobre a lógica partidária. Com a candidatura de Índio da Costa, Maia afastou um candidato a deputado que poderia dividir o eleitorado com seu filho Rodrigo Maia – como bem explicou a vereadora Andrea Gouvea Vieira. Aproveitando um Serra desnorteado, jogou um candidato dele, não do DEM.

Para o DEM, a eventual consolidação de César e de Índio no Rio será a morte lenta. Terá dois centros arrecadadores – São Paulo e Rio – ambos funcionando como departamentos estanques: Kassab é visto como linha auxiliar do PSDB; e César Maia como linha auxiliar dele próprio.
(Blog do Nassif)

Ary disse...

Só três palavra,Miguel,visto que o defunto(o Merval) não merece melhores velas:

Eles estão descontrolados!!!!

Anônimo disse...

Ines Ferreira disse...
Realmente, quando eu li hoje, pela manhã, que ele chamou os militantes da campanha da Dilma de energúmenos, pensei: o cara está nervoso. Já baixou o nível. Porque, apesar de ser um figura pérfida, ele aparentemente se mantém com uma expressão impassível, quando fala nos jornais televisivos da platinada. Quando li a palavra energúmenos, imaginei ele falando no Jornal da Globonews com uma expressão irascível, cara vermelha olhos saltando fora da órbita, e babando de ódio. A imagem na minha mente ficou até engraçada.

Mônica Santos disse...

Miguel do Rosário, o senhor não acha estranho o Ibope divulgar mais uma pesquisa amanhã? Vi no blog Pitacos(pitacos-politicos.com.br) que os tucanos esperam que a pesquisa do ipobe mostre Serra dois pontos a frente de Dilma e no datafolha que sai sabado tres.Acho que no momento crítico da campanha de Serra,visto a escolha de seu vice,a divulgação de números favoráveis seria de grande conveniencia para Serra,não acha?

Anônimo disse...

e eu, q não conseguia passar do 2o parágrafo... AMEI o texto de hoje do Josias! até reli e enviei para amigos!

Anônimo disse...

2 palavras:
uma de qem gosto, e outra de qem detesto, definem as coisas pro lado dos fascistas:

1 - o DEM é 1 merda - por Bob cafaJeferson:
expos sua face ladina e collorida, ou seja, seu natural. Mas o q mais tem o DEM prá oferecer? Heráclito? Cesar? Agripino? Bornhausen?

VIXE !!!


2 - qdo Serrassuga deu ré na bosta, me lembrou Dunga: CAGAO de MERDA!

Nada mais define o q eles andam fazendo: esmerdeando a porta do circo (deles). E de vez.

Inté,
Murilo

alex disse...

Vejam até onde pode chegar uma jornalista. Uma "cientista política" .. Mas cuidado para não vomitar.
Lúcia Hic Hic Hipólito rasgando elogios para "o jovem administrador, de idéias modernas que vai angarir votos da juventude para Serra"

Mas, aconselho vcs colocarem uma bacia do lado para não vomitar no sofá. É tem gente que acha que é 'viagem' este negócio de mídiaPIG

ouçam:

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/lucia-hippolito/2010/06/30/INDIO-DA-COSTA-NAO-SOMA-VOTOS-NO-RJ-MAS-AGREGA-JUVENTUDE-A-SERRA.htm

Postar um comentário