5 de julho de 2010

O direito de saber

  • Analista do Estadão confirma o que eu disse:
  • Quais seriam as razões dessas diferenças de comportamento eleitoral entre os sexos? A resposta parece estar mais no desconhecimento de Dilma por parte do eleitorado feminino do que em uma maior rejeição das mulheres à sua candidatura. É 50% maior o grau de desconhecimento de Dilma entre as mulheres do que entre os homens (12% a 8%).
  • Procuradora perde o decoro e revela baixos sentimentos políticos quando afirma, em entrevista ao Estadão, que:
  • Não sou eu quem multa, Lula é que não consegue ficar com a boca calada.

A declaração de dona "Quirrô" é estarrecedora. O Tijolaço já teceu alguns comentários pertinentes sobre o caso; eu também tenho algo a dizer.

Em primeiro lugar, a procuradora infringiu uma regra básica: faltou com o decoro. A maneira desrespeitosa com a qual tratou o presidente da república deixou transparecer truculência, preconceito e parcialidade. Quem não sabe guardar o devido silêncio não é o presidente, e sim a procuradora, porque ele é um agente político; não apenas tem o direito de falar - tem a obrigação e o dever de falar, porque através de suas falas, ele representa aqueles que nele votaram e que ainda o apóiam. A procuradora é que deve manter silêncio, e se pronunciar somente através dos autos dos processos, porque ela não representa politicamente ninguém e deveria saber que suas palavras dão margem a interpretações.

Ao se referir ao presidente Lula com termos agressivos numa entrevista que, sabe ela, será lida por milhões de brasileiros, a procuradora dá subsídios para a oposição e pratica propaganda negativa. É a suprema ironia. Ao mesmo tempo em que acusa o presidente de falar "demais" e, com isso, fazer propaganda, ela mesma "fala demais" e faz propaganda.

A senhora Sandra Cureau tem uma visão tacanha e criminalizante da política, que não apenas traz instabilidade ao processo eleitoral como flerta explicitamente com violações absurdas das liberdades civis. Ninguém tem o direito de mandar o presidente calar a boca. Se ela acha que o presidente cometeu alguma infração, registre o feito e o envie para julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, mas não emita juízos antecipados.

Ela pode ser xerife para os infelizes que trabalham com ela, mas não a considero xerife da MINHA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, nem tampouco da liberdade do presidente da república, de falarmos o que quisermos. Ela é uma fiscal, não uma juíza. Claro, mesmo sendo apenas fiscal, ela pratica inevitavelmente juízo de valor, ao escolher ou não sobre o que irá representar. Por isso mesmo, todavia, deve exercer seu ofício com o máximo de reserva, evitando qualquer declaração à imprensa que resulte num factóide político com vistas a prejudicar a imagem de algum candidato.

A visão de dona Quirrô é anacrônica, porque se apega exclusivamente aos aspectos mais reacionários da lei eleitoral. A tendência, nas democracias contemporâneas, é a liberdade. As tecnologias de comunicação abriram as comportas e derrubaram os muros naturais que impediam o acesso dos cidadãos às informações políticas. É ridículo e deprimente assistir autoridades eleitorais tentando reprimir a liberdade de expressão do presidente da república. O esforço deve ser no sentido de verificar se há uso de recursos públicos em benefício de algum candidato; multar, porém, o presidente apenas porque usou o termo "sequenciamento" em público é um intolerável precedente contra a liberdade de expressão, não apenas do presidente, mas de todo cidadão brasileiro.

O próprio relator das regras para as eleições deste ano, o ministro do TSE, Arnaldo Versiani, declarou em maio deste ano:

Em linhas gerais, sou amplamente favorável a qualquer espécie de propaganda.

Na verdade, a fúria policial com que Sandra Cureau e colegas, apoiados fanaticamente por setores da imprensa, estão agindo, é altamente nociva à democracia e a prova disso é que, a poucos meses das eleições presidenciais, a maioria dos brasileiros encontra-se em estado de rude ignorância sobre quem são os candidatos e que forças políticas eles representam.


Ao cabo, todo este cerceamento acaba prejudicando principalmente as faixas mais humildes da população, que não tem acesso a blogs políticos, nem lêem jornais. Ela, Sandra Cureau, sabe muito bem em quem vai votar: se gosta de Lula, votará em Dilma; senão gosta, votará em Serra. E o pobre, não tem direito de saber?

12 comentarios

Adriano Matos disse...

Muito bom post! Subscrevo integralmente. É o cúmulo D. Quindinha reclamar de uma infração cometendo-a. Bem observado.

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Entramos na nova Era de Gutemberg, diz o especialista Círio Possenti, segundo o qual o internetês deve ser bem vindo, pois se trata de uma nova linguagem que, se muitos de nós não a entende quem a usa a entende muito bem e expressa seu pensamento, e é isto o que interessa
Hoje em dia, por conta dos blogs, até uma moradora de rua pode escrever,
A conferir:
Resposta ao email de um amigo:
Olá Edson, atendendo ao seu pedido com mto prazer divulguei o blog da Vera,,segue links
No Luis Nassif Online, na sessão Multimídia do Dia
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/multimidia-do-dia-25
No Portal Brasilianas.org
http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-meia-ponte/bomba-na-calcada
No Portal Luis Nassif
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/bomba-na-calcada
No meu blog
http://josecarloslima.blogspot.com/2010/07/bomba-na-calcada.html

Renato disse...

É caso para se dizer: CALA A BOCA QUIRRÔ!

José Marcio disse...

Foi o presidente que nomeou o cara que nomeuou a Quirrô. É nisso que dá religioso na presidência.

Geraldo Galvão disse...

A reação de um amigo foi imediata: Se ela não respeita o presidente da república, me permite também não respeitá-la, acho que a cadela está falando demais!

Vicente disse...

Me faz lembrar as palavras de um juiz da justiça desportiva ao punir o jogador Vagner Love quando era do Palmeiras: `Se voce fosse do Flamengo não seria punido´.
Vicente

Anônimo disse...

A procuradora necessita se retratar. Isso não é modo de tratar o presidente da República.

Marcelo Rodrigues disse...

Dona Sandra, vá ver se eu e o povo estamos na esquina prontos para votar na Dilma.

Rodrigo disse...

Tem um aspecto da reportagem que merece ser averiguado. O repórter afirma que Dona Quirrô (a Bo-quirrô-ta) é acusada de ser simpatizante do PSDB. Em seguida, aspas de D. (Bo)Quirrô(Ta): "Quiseram envolver minha família, acho que não tem nada a ver". Nesse ponto, o repórter, malandramente, muda de assunto. O leitor fica sem saber qual a possível relação entre os parentescos da boquirrota e o viés partidário de sua atuação profissional. Afinal, qual parente da boquirrota é tucano?
Um abraço

Rodrigo disse...

Miguel, o trecho da reportagem a que me referi no comentário anterior é esse aí de baixo:

Entre os comentários mais amenos contra ela na blogosfera, o "blog da Dilma", autointitulado "o maior portal da Dilma Rousseff (candidata petista à Presidência) na internet", sugere que a subprocuradora é partidária do adversário tucano José Serra, "ave com plumagem colorida, de bico torto e virado para a direita".
"Jeitinho". "Fiquei muito chateada quando resolveram colocar a minha família no meio. Não tem nada a ver, estou cumprindo o meu dever, não estou perseguindo ninguém", reagiu Cureau.

IV Avatar disse...

A Dona Curau até agora não multou o Indio Ficha Suja que está pedindo voto via twitter
A Dona Curau tá preocupada em fechar a boca do presidente da República
A Dona Curau ainda não tem tempo para vigiar o Serra e o Indio Ficha Suja
A Dona Curau não vigia o Serra todo dia falando para mais de 30 milhões de nordestinos no SPTV;/Globo via antena parabólica
A Dona Curau é o máximo
Cadê o Conselho Nacional de Justiça que não coloca a Dona Curau em suspeição
Como pode a Dona Curau ser juiza eleitoral
Imagina só a Dona Curau apitando um jogo de futebol

Panambi disse...

Não posso expressar meus sentimentos em relação a esta senhora, pois se o fizesse, e de alguma forma ela tomasse conhecimento, minha liberdade acabaria na hora.

Postar um comentário