14 de outubro de 2010

Alerta vermelho: Serra encosta em Dilma no Sensus



Não quero assustar ninguém, mas não dá para ficar otimista vendo esses números. Segundo pesquisa divulgada pelo Sensus nesta quinta-feira, a diferença entre a petista e seu adversário caiu ainda mais, para pouco mais de 4 pontos percentuais. Pode-se dizer que Serra conseguiu empatar com Dilma. A campanha sórdida contra a ministra explodiu e deu resultado. Há uma esperança (ainda um tanto vaga), no entanto, de que a "onda antiDilma" tenha chegado a seu ápice e reflua nos próximos dias.

Os números do Sensus indicam que as oscilações estão perdendo a volatilidade, pois a duas semanas do pleito a grande maioria dos eleitores já formou sua opinião - o que não é exatamente bom para a petista, já que provavelmente grande parte dessas pessoas estão "decididas" a não votar nela. Por outro lado, também não indicam nenhuma virada repentina de Serra.


Apesar do forte crescimento da rejeição à Dilma, o tucano ainda lidera este índice, com 37,5% dos entrevistados afirmando que não votariam no tucano (contra 35,4% que afirmaram a mesma coisa de Dilma). Os números estão se fechando e dificilmente sofrerão alterações bruscas nos próximos dias.

Por outro lado, diante do receio de uma inesperada vitória da direita, muita gente parece ter despertado de uma espécie de letargia. Artistas importantes como Chico Buarque, Gilberto Gil, o escritor Eric Nepomuceno, entre outros, só agora gravaram mensagens de apoio à petista. Em toda a parte, intensificou-se a mobilização voluntária.

Ontem, os coordenadores da campanha na internet de Dilma encontraram-se com blogueiros próDilma dispostos a colaborar. Foi apenas uma conversa, um debate.  Eu dei minha opinião, de que a campanha deveria dizer o que Dilma fará pela banda larga. O tema, que afeta profundamente todos os brasileiros, e em especial os jovens e a classe média urbana, não está sendo sequer tocado na propaganda televisiva, e o que é mais absurdo ainda, nem na internet. Ou então é abordado de maneira confusa, misturando-se com o papo do direito autoral.

Falou-se no aumento vertiginoso do número de pessoas que acessam internet no país, que já possui uma das maiores comunidades mundiais do orkut, twitter, facebook, etc. Não se pensa, todavia, que se houve todo esse aumento, e se a renda dos brasileiros não cresceu na mesma proporção, o problema do custo e do acesso da internet banda larga tem importância essencial na vida de um grande número de eleitores.

Outro ponto levantado na reunião foi a ausência de temas ambientais na campanha, sobretudo agora no segundo turno, quando o desafio é conquistar o voto marinista. O governo Lula tem grandes avanços nessa área que podem ser mostrados. E Serra continua arrastando a bola de chumbo chamada FHC, cuja política ambiental foi um desastre. O desmatamento da Amazônia explodiu na era tucana e caiu pesadamente nos anos Lula. Onde estão os gráficos, os desenhos? A mídia tucana já está soltando factóides sugerindo que haverá deterioração da pauta ambiental: hoje a Folha publicou matéria dizendo que o governo Lula planeja "desmontar" os projetos de Marina Silva.

Falta ainda colocar a classe média na televisão, aquela cuja way of life é a meta dos segmentos sociais que vem emergindo nos últimos anos. O pobre não quer apenas ver pobre, quer ver a opinião dos mais ricos e mais cultos.

Uma crítica que vem crescendo é sobre a eficácia relativa das críticas às privatizações, que atingem sobretudo um público já politizado e já antitucano. O eleitorado que falta à Dilma, ou seja, o voto marinista, dos evangélicos e da classe média, não compreende a crítica, ou pela complexidade do assunto (caso dos menos instruidos) ou pela falta de experiência e cultura política (caso da juventude). As privatizações surtiram efeito até 2006, mas hoje esse discurso se desgastou. As críticas à Serra deveriam focar sobretudo nos fatos com forte repercussão midiática recente, como as enchentes de São Paulo, que foram agravadas pela falta de limpeza do rio Tietê. Serra não tem culpa pelo mau tempo, mas a negligência na limpeza da calha do Tietê foi criminosa. A queda de um viaduto e o buraco de Metrô também deveriam ser usados pela campanha. A blogosfera sempre usou isso, sempre foi ofensiva. Se tivesse havido integração da campanha de Dilma, seja da TV, seja da internet, com a vibração ardentemente antiserrista da blogosfera, estaríamos bem adiantados no quesito "ataque". Mas agora não adianta reclamar. A melhor profissão neste momento no Brasil é a de cardiologista...

10 comentarios

lola aronovich disse...

Oi, Miguel! Concordo que a proposta de banda larga tenha que ser divulgada. Mas discordo sobre a pauta das privatizações. Acho que elas ainda alcançam muita gente, e são um dos principais diferenciais do nosso projeto, comparado ao deles. Hoje estive nos correios rapidinho, e só se falava nisso, no medo das privatizações. É bem simples: muita gente no Brasil faz concurso público. Se o PSDB voltar ao poder, adeus concursos. E tb adeus muitas empresas estatais que dão emprego. Acho que temos que falar nisso sim.
Quanto a precisar de cardiologia até o dia 31, nem discuto...

Anônimo disse...

Na IBOPE,quando perguntado se o voto mudaria,16% declarou que poderia mudar de voto.

Olhando por este ângulo,pode-se afirmar que os votos de Serra não estão consolidados.

Dilma tem os mesmos 47,48% do primeiro turno.

O que significa que Serra pode perder muitos votos até a votação.Tem 16% que não tem certeza em quem vai votar.Parece-me que pertencem todos ao Serra.

Acho que muitos destes 16,17% de "semi-indecisos" estariam propensos a votar na Dilma.

Vai depender,é claro,da continuídade da campanha como está atualmente,mais o desempenho de Dilma nos debates,que,na minha modesta opinião,tem que ser igual ao do debate da Band,e melhorado,se possível para o debate da Globo,que,com certeza,é o principal.

Marola disse...

Gostei muito do último parágrafo. A penca de catástrofes ocorridas durante o governo de Serra e as respostas ineptas a elas merecem ser focalizadas à exaustão na propaganda eleitoral de Dilma.

Thiago dos Reis disse...

Você tem problemas?

Como não dá pra ser otimista? Como o fato de 72% do eleitorado já ter decidido em quem votar não é bom pra petista?


ALÔ PLANETA TERRA, ELA TEM 53% E O SERRA TEM 47%!!!


PESSIMISTA SERIA SE FOSSE O CONTRÁRIO.


Seu discurso tá irritantemente chato ultimamente.

alex disse...

Não é isso, Thiago! Eu tb estou me sentindo um chato, pessimista nestes últimos dias. Cara, passei semanas e semanas, antes do 1º turno, ouvindo, lendo, assistindo que seria uma vitória acachapante da Dilma.

Vi os institutos de pesquisas errarem feio. Aqui pra nós, Thiago, depois das pesquisas dos candidatos pro Senado, aqui de SP, não dá mais pra acreditar em nada. Erraram feio demais! Baita ducha de água fria ...

Então é natural a gente ficar com medo, pessimista, chato... Mas isso é bom cara. Levantei a manga e fui buscar voto pra Dilma. Antes, confesso, o céu estava tão de brigadeiro pro PT que não me movimentei muito. Fiz campanha com pouco empenho.

Pra quê mais 1 votinho se Dilma vai ter milhões. Apostei meia dúzia de cerveja que ela teria 61 milhões de votos (heheh..veja o otimismo)

Então, Thiago, estamos chatos sim. Mas com os pés no chão que precisamos trampar muito para a nossa Dilma vencer. Não será fácil, não velho!
A direita é muito profissional. Sabem todos os caminhos do jogo sujo.

Mas vamo que vamo. Prova de que o Rosário tá empenhado é que ele foi numa reunião pra dar uns pitacos, aqui do lado dos blogueiros...

Anônimo disse...

Finalmente um post não-corneteiro e propositivo seu! Já não aguentava mais o seu derrotismo. O que não pode é lamúrias nessa hora. Temos que ir pra cima. Temos que acordar dessa xurumela e militar obstinadamente contra o nazi-tucanismo que se avizinha.

José Carlos Lima disse...

A blogosfera sempre usou isso, sempre foi ofensiva. Se tivesse havido integração da campanha de Dilma, seja da TV, seja da internet, com a vibração ardentemente antiserrista da blogosfera, estaríamos bem adiantados no quesito "ataque".

Boa colocação

benecruz disse...

Cadê o Lula na campanha porra!

Tem que colocar o barbudo todo dia pedindo pro povo votar na Dilma!

Parece que ele se escondeu!

José Carlos Lima disse...

Falar da privataria tucano é antes de tudo educativo para todos nós pq divisa campos, visões de Estado distintas,,tem q mostrar sim, para que no dia 31 as pessoas cheguem ao local de votação sabendo q vão dizer SIM em duas propostas radicalmente diferentes, já vi pessoas nas ruas identificando os tucanos com a privataria


3- Helelna: Serra = privataria http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/10/risco-serra-em-1995-ele-assinou-decreto.html

4- Frases da Carta Maior http://www.cartamaior.com.br/templates/blogMostrar.cfm?blog_id=6&alterarHomeAtual=1

5- PHA: Dom Paulo Evaristo Arns chamou Serra de neoliberal http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/10/14/serra-quis-cobrar-imposto-de-igreja-d-paulo-chamou-ele-de-neoliberal/

6- As consequências da privataria tucana na área da telefonia http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/10/efeito-tucano-em-12-anos-de.html

7- Bresser Pereira, tucano de alta plumagem, criticou a privataria na áreas das telefônicas pela dupla FHC/Serra http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/08/12/bresser-pereira-confessa-desastre-tucano-na-privataria/

Anônimo disse...

Pq afinal de contas a classe média está se sentindo sangrada por Lula/Dilma

Onde está a ameaça da tal sangria? Seus planos de previdencia estão ameaçados? Não estou entendo o medo. Até que ponto a ajuda aos pobres é uma ameça ao que passaram para o andar de cima

Concordo que Dilma tenha que defender os pobres mas de uma forma que leve a classe média, inclusive os que são classe média por causa de Lula, a não se sentirem ameaçados em perder qualquer benefício

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