18 de outubro de 2010

Os trolls espertinhos, malícia e o nome do blog

Tem um troll aí bem espertinho. Ele tenta me irritar e me jogar contra os leitores pintando-me como alguém que não colabora o suficiente para a campanha de Dilma. Ele quer me inibir. Afinal, ninguém tem a fórmula da vitória. Depois do primeiro turno, eu autocritiquei-me justamente por embarcar numa estratégia meio tosca, radicalizada, sem criatividade. Cada blogueiro tem um público diferenciado exatamente porque escreve de maneira peculiar. Não tenho certeza se esse troll fantasia-se de petista para melhor me atazanar - hipótese mais provável - ou se é de fato um esquerdista enjoado e patrulheiro - neste caso, ele sim uma pessoa bastante nociva para a eleição de Dilma. Felizmente, tenho tutano suficiente para perceber sua estratégia, ou sua tolice. O nome do blog, meu chapa, tem sua razão de ser...

Não é vociferando triunfalmente sobre Dilma aqui no blog que eu vou convencer as pessoas a votarem nela. Nem mesmo adianta apenas listar argumentos. Uso também outras armas: a franqueza, a vulnerabilidade, a vaidade, a melancolia... Não precisamente para votar neste ou naquele candidato mas para encarar a blogosfera como um veículo diferente, não convencional. Esse troll, ou melhor, o personagem que ele incorpora, é um burro. Não tem idéia do valor da literatura. Sem querer, porém, ele tocou num ponto-fraco da esquerda - que não é culpa dela, ou pelo menos não totalmente. Mas não é assustador que a maioria da classe artística tenha se tornado tão conservadora politicamete, ou alienada? Isso é um problema grave, porque envolve pessoas com enorme poder para formar as opiniões alheias.

Por outro lado, o fato de alguém se pretender politizado não o torna superior a ninguém. Não é mais talentoso, não é mais inteligente, não é mais generoso. A política pode até nos melhorar enquanto indivíduos (como eu acredito), mas não necessariamente. Muitas vezes acontece o contrário, nos fanatiza, nos emburrece. A política é uma força importante para nós enquanto civilização, enquanto país, isso que as pessoas parecem não assimilar, que Dante Alighieri não existiria sem Florença...

O troll realmente não entendeu porque o blog tem um nome tão estranho. Então explico. Houve um tempo em que eu lia e relia um livro intitulado "Jung e o Tarô", que pertencia à minha mãe, onde a autora faz uma análise do tarô à luz das teorias junguianas sobre os arquétipos. O diabo é uma das figuras mais interessantes e não corresponde a um símbolo negativo. Assim como todas as outras cartas, pode ser interpretado para o mal ou para o bem. O aspecto positivo do diabo (eheh, teve uma leitora que se assustou com a possibilidade do título do meu blog causar prejuízo junto ao eleitorado religioso; pra falar a verdade, até eu me incomodei com essa idéia) é que ele significa a experiência, os segredos da carne, a malícia, tudo que a vida exige de nós para enfrentarmos as vicissitudes do sexo, do trabalho, das relações humanas. Jung explica que a religião católica demonizou o diabo, esse antigo arquétipo sempre respeitado e compreendido em outras civilizações como uma força necessária e inevitável.

Não é hora de falar de diabo... Não nesse momento de carolice exacerbada. Então mudemos de assunto. Mas agora o post acabou. Encerro com uma citação de Santo Agostinho, para temperar o texto com um pouco de água benta. É uma frase que cai bem nesse momento: "Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria!"

21 comentarios

Reginaldo disse...

É bom ter pessoas como você na esquerda Miguel.

José Mendes disse...

Não alimente os trolls :D
Gosto do seu blog pelo carater mais humano que vc da a ele, diferente da maioria dos blogs - digamos - progressistas, que se limitam a discursos e textos de forma impessoal.

José Mendes disse...

Um adendo: saudoso Óleo Clipping...

Miguel do Rosário disse...

José, não contei para ninguém antes, mas recebi uma carta de um escritório de advocacia da folha com ameaças jurídicas se continuasse publicando matérias da folha no oleoclipping. Aí parei. Quero entender melhor essa coisa de direito autoral na web. Não posso ser contra o direito autoral porque estou vivendo da Carta Diária. Se alguém pegasse e publicasse num blog me prejudicava... Então entendi o lado deles e parei.

Anônimo disse...

Você é Dez! Não vai...Mil! Não.. Dez Mil!
Muito divertido!

Mateus Juas Constantino disse...

Só acho que você perde muito tempo consigo próprio e com essas coisas pueris de guri entediado de apartamento. Deverias empregar suas energias de forma mais proveitosa a favor das grandes causas humanas (como a eleição da Dilma, agora, por exemplo). Da maneira como você se expressa, fica parecendo que estas apenas se servindo desse episódio político para dramatizar suas tensões internas em busca de um narcísico auto-entorpecimento. Definivamente, as grandes causas políticas cobram um preço - eu diria, um mergulho ascético - que poucas pessoas são capazes de realizar plenamente. Entendo a sua reação de ataque a estas manifestações que você considera "trolls" (incrível como essa categoria se tornou uma forma de desacreditar aquilo que nos incomoda nas nossas interlocuções na Web). Dentro deste jogo em que você se meteu não estava previsto a possibilidade daquilo que você considera libertário ser tomado como uma capitulação hedonista. Isso é inaceitável para você dentro dessa brincadeira que você criou.

José da Silva Pessoa disse...

Pega em armas então, troll, já que tu é tão sério...

Anônimo disse...

Ei, Miguel... não dá bola pra esse troll ai não. Você tem todo direito de capitular e ninguém tem nada com isso. Se até o Cabeira, a Soninha e o Hélio Bicudo já capitularam, né? Ele não entende que nosso herói não é mais Fidel Castro mas sim o Jack Daniels. Hehehehe

Miguel do Rosário disse...

Mateus, muito inteligente o seu comentário. É quase uma análise terapêutica, só que grátis e publica. Obrigado. Mas não concordo não. Capitulação hedonista? Ora, pelo amor de Deus! Ir a um show, tomar três doses de uísque, é capitulação hedonista! Você acha que eu sou um mártir? Não quero ser um mártir, embora tenha chegado perto disso esse ano... Minha vida é tremendamente dura, meu chapa...

E viva o Jack Daniels!

Mateus Juas Constantino disse...

Eu adoro esse cara... hehehehehehe

Miguel do Rosário disse...

Anonimo, não me compara ao Gabeira, não por favor. Nem à Sonsinha, nem ao Helio Bicudo. Posso ser banana, bundão, derrotista, o que for, mas traíra não!!!

Martha Azabuja disse...

Agora é o Miguel velho de guerra que eu conheço... Ueba!!!!!

José Carlos Lima disse...

Eu sempre gostei deste título mas não sabia o pq.
Que tal deixar esta postagem de forma permanente na lateral, uma espécie de tutorial

Demonizou o diabo...

Gotei

livio disse...

Desde que me lembro, eu fui eleitor do PSDB 45 - desde a campanha do Presidente de 89, assisti com emoção a virada histórica contra o Maluf da campanha para governador, votei no Fernando Henrique nas duas vezes em que disputou a presidência, lembro com tristeza quando ele perdeu do Jânio - por ter sido honesto e ter se declarado Ateu - e ele passou desinfetante na cadeira onde ele sentou, me lembro da época em que se defendiam altos valores, como o parlamentarismo, durante o plebiscito nacional.

Porém, é estarrecedor o que estamos assistindo em 2010. Nem em nossos maiores pesadelos, a coisa tomaria este rumo.
Em uma campanha presidencial marcada pela apuração de escândalos de compreensão um tanto complexa para o eleitor, é de causar espanto a falta de olhar crítico para as promessas do candidato José Serra, impraticáveis diante dos paradigmas de gestão tucanos. O presidenciável promete elevar para 600 reais o salário mínimo, hoje em 518 reais, reajustar em 10% as aposentadorias e pensões pagas pelo INSS e criar um 13º pagamento para o Bolsa Família. O rosário é mais comprido, mas não é preciso acompanhar o devaneio para revelá-lo como tal.

Consta no Orçamento de 2011 a proposta de elevar o salário mínimo para 538,14 reais. Serra propõe desembolsar 61,86 reais a mais por assalariado, para atingir os 600 reais. Apenas essa promessa de campanha custaria, portanto, 12,3 bilhões de reais. O montante é próximo ao orçamento total do programa Bolsa Família, atualmente em 13,7 bilhões de reais. Aliás, criar uma parcela a mais para o programa acrescentaria 1,14 bilhão de reais ao cálculo – em valores correntes. Finalmente, há o reajuste dos benefícios da Seguridade Social. Nesse caso, apelo ao cálculo do economista do Ipea Marcelo Caetano, que avaliou em 6,2 bilhões de reais o esforço adicional exigido pelo presente oferecido pelo tucano aos aposentados e pensionistas.

Acompanharam? No total, as promessas de campanha de Serra – uma vez eleito, e uma vez cumpridas – custariam a bagatela de 19,6 bilhões de reais aos cofres públicos. Há outros meios, talvez até mais precisos, de se realizar esse cálculo, mas dificilmente a cifra final será menos portentosa.

Pode se argumentar de que tal cifra seria alcançada ao demitir os funcionários petistas. Só que, quando damos conta do que são 20 bilhões, a conta não parece fechar. Este tipo de proposta populista e demagógica, era muito mais a cara dos adversários políticos do PSDB, como o Garotinho.

Pode se torcer para que as promessas fiquem apenas na ficção, como aquele documento onde o Serra se comprometia a não sair da prefeitura para disputar o Governo de São Paulo.

O nosso sonho dourado é votar em Serra, com a imagem marqueteira de um "populista eclesiástico conservador", como um Jânio ou um Garotinho, e ganhar um Covas, um Montoro. Mas a imagem real de um pesadelo é sonhar que votamos em um Mário Covas, e ganharmos um político retrógrado e demagogo, como costumavam ser nossos mais ferrenhos adversários, do outro lado da Arena, como aquela turma do "Centrão" (vocês se lembram?), um Maluf cercado de empreiteiras de todos os lados, um doido como um Jânio. E ainda por cima, com um Índio no colo. Como se teclassemos "45" e ele se transformasse em "14" (Jânio), ou pior, em "11" (Maluf)

Por que, se ele resolve CUMPRIR as suas AMEAÇAS de campanha, PARA QUEM VOCÊS ACHAM QUE VAI SOBRAR A CONTA ?? Quem vai sofrer MAIS com um aumento dos impostos ?

Na boa - estou pensando seriamente em aproveitar MESMO o feriado, e emendar desde o começo do final da semana.

Anônimo disse...

Desde que me lembro, eu fui eleitor do PSDB 45 - desde a campanha do Presidente de 89, assisti com emoção a virada histórica contra o Maluf da campanha para governador, votei no Fernando Henrique nas duas vezes em que disputou a presidência, lembro com tristeza quando ele perdeu do Jânio (Por ter sido honesto e se declarado Ateu - percebem um padrão ?)e ele passou desinfetante na cadeira onde ele sentou, me lembro da época em que se defendiam altos valores, como o parlamentarismo, durante o plebiscito nacional.

Porém, é estarrecedor o que estamos assistindo em 2010. Nem em nossos maiores pesadelos, a coisa tomaria este rumo.
Em uma campanha presidencial marcada pela apuração de escândalos de compreensão um tanto complexa para o eleitor, é de causar espanto a falta de olhar crítico para as promessas do candidato José Serra, impraticáveis diante dos paradigmas de gestão tucanos. O presidenciável promete elevar para 600 reais o salário mínimo, hoje em 518 reais, reajustar em 10% as aposentadorias e pensões pagas pelo INSS e criar um 13º pagamento para o Bolsa Família. O rosário é mais comprido, mas não é preciso acompanhar o devaneio para revelá-lo como tal.

Consta no Orçamento de 2011 a proposta de elevar o salário mínimo para 538,14 reais. Serra propõe desembolsar 61,86 reais a mais por assalariado, para atingir os 600 reais. Apenas essa promessa de campanha custaria, portanto, 12,3 bilhões de reais. O montante é próximo ao orçamento total do programa Bolsa Família, atualmente em 13,7 bilhões de reais. Aliás, criar uma parcela a mais para o programa acrescentaria 1,14 bilhão de reais ao cálculo – em valores correntes. Finalmente, há o reajuste dos benefícios da Seguridade Social. Nesse caso, apelo ao cálculo do economista do Ipea Marcelo Caetano, que avaliou em 6,2 bilhões de reais o esforço adicional exigido pelo presente oferecido pelo tucano aos aposentados e pensionistas.

Acompanharam? No total, as promessas de campanha de Serra – uma vez eleito, e uma vez cumpridas – custariam a bagatela de 19,6 bilhões de reais aos cofres públicos. Há outros meios, talvez até mais precisos, de se realizar esse cálculo, mas dificilmente a cifra final será menos portentosa.

Pode se argumentar de que tal cifra seria alcançada ao demitir os funcionários petistas. Só que, quando damos conta do que são 20 bilhões, a conta não parece fechar. Este tipo de proposta populista e demagógica, era muito mais a cara dos adversários políticos do PSDB, como o Garotinho.

Pode se torcer para que as promessas fiquem apenas na ficção, como aquele documento onde o Serra se comprometia a não sair da prefeitura para disputar o Governo de São Paulo.

O nosso sonho dourado é votar em Serra, com a imagem marqueteira de um "populista eclesiástico conservador", como um Jânio ou um Garotinho, e ganhar um Covas, um Montoro. Mas a imagem real de um pesadelo é sonhar que votamos em um Mário Covas, e ganharmos um político retrógrado e demagogo, como costumavam ser nossos mais ferrenhos adversários, do outro lado da Arena, como aquela turma do "Centrão" (vocês se lembram?), um Maluf cercado de empreiteiras de todos os lados, um doido como um Jânio. E ainda por cima, com um Índio no colo. Como se, ao teclar na urna "45", ele se transformasse am "14" ou "11" diante de nossos olhos

Por que, se ele resolve CUMPRIR as suas AMEAÇAS de campanha, PARA QUEM VOCÊS ACHAM QUE VAI SOBRAR A CONTA ?? Quem vai sofrer com o aumento dos impostos ?

Na boa - estou pensando seriamente em aproveitar MESMO o feriado, e emendar desde o começo do final da semana.

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Eu andei,digamos te "xingando" pela fase pessimista,para te alertar,te jogar uma agua fria na cara para te acordar.Ele pegou este gancho para te atacar,Mas este turma e seus métodos ja estão manjados emtodos os blogs,eles entram para promover a discórdia,incitar duvidas,atacar carater.Eu já fui vítima de um,que para tentar desqualificar-me,destacou de forma preconceituosa um erro de portugues meu,cai nesaa e fiquei perdendo tempo discutindo.Ignoreo,eles "vivem onde são notados.

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk Fica frio Miguel, petralhas são assim mesmo, quando não conseguem ver seus inimigos atiram nos amigos.
Deve ser o fogo do desespero. Achavam que a dilma ia ganhar no primeiro turno e se desesperaram.
Ainda há tempo de vc sair desse meio. Venha pro lado das pessoas de bem.
Petralhas..............Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reginaldo Gadelha

richardjakubaszko disse...

Miguel,
gostei, coloquei o link de seu blog no meu blog, pois temos mais coisas em comum do que poderíamos supor, inclusive o jornalismo e a agricultura, veja lá: http://richardjakubaszko.blogspot.com
abs
Richard Jakubaszko

Márcia disse...

Não voto na Dilma pq a considero despreparada. Não votaria nela nem para síndica do meu prédio.
Não gosto da candidata mas não tenho nenhuma questão fechada contra o PT e poderia votar a favor do partido em um outro momento.
Leio sempre seu blog pq acho interessante conhecer a visão de quem está do outro lado - pelo menos nesta eleição, como disse antes. Posso não concordar com sua opção de candidato, mas o parabenizo pelos textos de qualidade e muita cultura - algo raro atualmente.

Anônimo disse...

O importante agora é juntar forças e lutar pela eleição de Dilma. Estamos quase lá, Dilma lá. Não podemos nos dispersar. Vamos conversar com cada pessoa, explicar e defender, com argumentos verdadeiros (e são tantos...), os motivos de Dilma ser melhor. Que seu programa é factivel e com ele combateremos a pobreza, o analfabetismo, o desemprego. Faltam poucos dias para que coloquemos a primeira mulher na presidencia. Integridade e honestidade é seu (nosso!)plano de governo. O resto, bem o resto deixa chorar...Dilma 13. Dilma presidenta!

Thiago disse...

"As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e no entanto elas passam por si mesmas sem se admirarem." - bela citação. Esses dias de campanha andam muito agressivos.

Novembro que não chega logo...esse engodo de 2º turno já está na fase de desgaste extremo. Que Judas não volte ao poder (é assim que vejo as elites brasileiras),rs.

Valeu!

Postar um comentário