16 de outubro de 2010

Boemias e análises pró-Dilma de um blogueiro com grana

Tenho lutado contra o pessimismo, até porque, de fato, este não é um sentimento favorável à mobilização e pode atrapalhar. Por outro lado, não há como negar uma espécie de perplexidade geral na esquerda com a força do serrismo nesta reta final de campanha.

Ontem eu não consegui ficar em casa e decidi passar o dia na rua, tentando captar alguma coisa e ter idéias novas que pudessem fazer diferença. Trabalhei em lanhouses do Centro e comprei por apenas 10 reais uma bela edição do Decameron em italiano, num sebo do Largo do São Francisco, a qual me levou a adquirir também um dizionario (por 79 reais) e a passar algumas horas num charmoso café ao lado da faculdade de filosofia, lendo sobre os efeitos da peste negra em Florença, no ano de 1348. Este não é mais um artigo pessimista, mas assim como Bocaccio antes de relatar suas histórias picantes e hilárias (sem querer me comparar ao gênio italiano, hehe), preciso fazer uma introdução quiçá sombria antes de mencionar as novas esperanças que senti hoje, ao ler sobre a acomodação de Dilma Rousseff no Datafolha, oito pontos (ou 11 milhões de votos) acima de Serra.

Ao final da tarde, aconteceu um evento na Cinelândia organizado pelo PT e encontrei alguns conhecidos. Um deles confessou-me que estava muito "bolado" e conversamos a respeito dos erros da campanha, mesmo admitindo que no momento esta discussão não tem mais grande valia para o que pode acontecer no dia 31 de outubro. É um papo sobre futuras estratégias. Contei-lhe minha tese sobre a classe média: que o PT não entendeu as mudanças que o próprio governo Lula promoveu na sociedade e manteve um discurso voltado apenas para os pobres, esquecendo que 52% da população brasileira, segundo o IBGE, já pertence aos estratos médios. Falei-lhe também sobre esse sentimento difuso contra o partido, escondido sob o manto da popularidade recorde de Lula. Ele me lembrou do conceito "espiral do silêncio", segundo o qual as pessoas seguem a opinião da maioria com medo de rejeição social, e que a aprovação esmagadora do presidente aplica-se perfeitamente neste caso. Trata-se de uma tese sociológica famosa e que, fui ver na internet há pouco, a direita tem brandido há tempos como explicação para o sucesso de Lula. A espiral do silêncio tem o poder de abafar um sentimento de oposição, o qual, por isso mesmo, aflora repentinamente, silenciosamente, de uma forma meio que inexplicável. Os vinte milhões de votos em Marina e o aumento dos votos em Serra viriam, portanto, desse fenômeno.

Fomos tomar um chop no Amarelinho e especulamos mais um pouco sobre um cenário de vitória de José Serra. Concluímos que o PMDB pularia para o colo de Serra no dia seguinte, e as centrais sindicais voltariam para a oposição. O PT teria que voltar às ruas e às suas bases, o que seria o lado positivo. Lembramos, no entanto, dos recursos provenientes do pressal, das Olimpíadas, da Copa do Mundo, e voltamos a ficar apavorados com a possibilidade da direita assumir ao poder justo agora.

Despedi-me desses amigos, com intenção de assistir Tropa de Elite 2 no Odeon, mas estava lotado. A fila para entrar no cinema contornava o quarteirão. Seguramente tinha bem mais gente interessada em assistir às aventuras do capitão Nascimento do que na manifestação do PT na Cinelândia. Isso também é meio assustador.

Então nos dirigimos à Lapa, compramos um lanche para viagem e comemos em casa. Mas eu ainda estava inquieto e voltei à rua. Queria ver pessoas, conversar. Minha mulher ficou em casa assistindo tv e me encontraria mais tarde. Zanzei um pouco pra lá e pra cá na Lapa, bebendo latinhas de cerveja, e parei para conversar com uns militantes reunidos junto aos Arcos. Já estava me sentindo um pouco mais otimista porque havia visto, horas antes, na TV do restaurante oriental onde compramos nosso lanche, a já citada pesquisa de intenção de voto que dava Dilma oito pontos à frente de Serra. Mas um rapaz com quem conversei, militante do PT, mostrou-se muito pessimista, descendo o sarrafo no próprio partido, o qual, segundo ele, seria o principal responsável por uma eventual derrota de Dilma Rousseff. Ele argumentava que se na hora das eleições houver empate entre os candidatos, Serra ganha, porque - como se pôde ver no primeiro turno - a boataria antiDilma pega no mesmo dia e a mídia com certeza virá não com uma bala de prata, mas com uma verdadeira rajada de escândalos.

Saí de lá novamente cabisbaixo e já pensando em escrever um post intitulado "Serra ganhou", repleto de ironia mórbida, pessimismo, e ao mesmo tempo desempenhando uma função importante a essa altura do campeonato, que é construir, cientificamente, uma blindagem psicológica e política para enfrentar o pior. Se há possibilidade de vitória de José Serra, e não se pode mais negar que há, é importante se preparar para isso, digo, como estratégia política, já pensando em como lidar da melhor forma possível com essa nova realidade.

Vou beber, pensei, desesperado. Havia recebido - finalmente - uma certa quantia pela reportagem que fiz para a Revista do Café, e como já consegui pagar as contas mais importantes (incluindo a do meu 3G, que voltou, ufa, a funcionar), tive uma daquelas noites de milionário inconsequente que somente os miseráveis sabem se autoproporcionar. Entrei num dos bares sofisticados da Mem de Sá com meu adesivo da Dilma colado no peito, ao lado de uma linda moça de microssaia também adesivada (além de uma estrelinha vermelha bem charmosa), e pedi uma dose de Jack Daniels, o drink mais caro do estabelecimento. Tive a impressão que o garçom e nós éramos os únicos eleitores de Dilma ali e por isso mesmo ele (o garçom) olhou-me com orgulho, como que pensando "estão vendo, quem vota na Dilma também é chique e toma uísque importado".

A partir daqui a história se acelera. Pedi mais duas doses, paguei uma casquinha de siri de quinze reais para a moça de minissaia, ligamos para uns amigos, e encerramos a noite num show do Teatro Rival em homenagem ao grande músico e político nigeriano Fela Kuti (ontem foi o "Fela Day"). De manhã, diante de um céu azul esplendoroso, estávamos num quiosque do Leme, comendo sardinha frita, bebendo cerveja, eu ainda com a cabeça cheia de idéias mirabolantes - a maioria irrealizáveis - de como derrotar José Serra.

Peguei um táxi e voltei pra casa. Acordei cheio de culpa por gastar o equivalente a quatro assinaturas da Carta Diária mas bem menos pessimista, sobretudo depois que li os jornais. Por duas razões bem concretas:

  1. O Datafolha (depois do primeiro turno, me desculpem, não acho mais prudente menosprezar nenhum instituto de pesquisa) não apenas mostrou estabilidade em relação aos votos válidos (Dilma 54% X 46% Serra), como mostrou crescimento da petista (e queda de Serra) junto ao público com ensino superior e junto às classes mais altas, sinalizando um arrefecimento importantíssimo no fluxo da "espiral de silêncio", que vinha (e ainda vem) com muita violência dos estratos superiores da pirâmide social. O mesmo instituto detectou AUMENTO da popularidade de Lula, que bateu novo recorde histórico, atingindo de 81% de ótimo/bom. Lógico que isso é um ótimo sinal.
  2. Há uma matéria de Mônica Bergamo, na Folha, confirmando, com detalhes, depoimentos e entrevistas, uma história que corre há dias na internet, e que eu mesmo me recusava a acreditar, achando ser uma armadilha tucana: Mônica Serra, mulher do candidato à presidência da República, fez  aborto nos anos 70. Que ela é mau-caráter já sabíamos, por sua manifestação absurda num corpo-a-corpo na periferia do Rio, quando falou a um cidadão que havia declarado voto em Dilma, na frente de vários repórteres, que a petista era a favor de "matar criancinhas". Agora sabemos que ela é uma cretina. Os moralistas mais extremados são invariavelmente grandes hipócritas. Depois dessa confirmação, não há mais porque esconder essa história, que desmascara o maniqueísmo vulgar que o PSDB e algumas lideranças religiosas vinham tentando imprimir à campanha. 
Resumindo: acho que o pior já passou. A onda verde que estremeceu o cenário político no dia 3 de outubro, e que quase afogou Dilma, já está refluindo. A "espiral do silêncio" antipetista perdeu força, e a popularidade de Lula, segundo o Datafolha divulgado hoje, bateu novo recorde. Assim como a esperança venceu o medo em 2002, a razão derrotará o ódio em 2010. São 15:42 aqui no Rio de Janeiro. O sol não brilha muito forte, mas brilha. 

58 comentarios

José Marcio disse...

E, também muito importante, a militância está na rua. No Largo do Machado, hoje pela manhã, foi um ato com caminhada excelente. Isso vai fazer a diferença a favor de Dilma. Quanto à hipocrisia abjeta da Sra Serra, estou com você. Não tem mais que dar refresco a esses canalhas.

Unknown disse...

Miguel, durante este esta semana observei o seguinte fenômeno na classe média trabalhadora: Começou a bater um medo do Serra ganhar, principalmente naqueles que votaram na Marina. Eu diria que é uma mistura de medo e arrependimento. Mas o importante para os eleitores da Dilma é não fazer acusações e colocar a culpa nos que votaram na Marina. Já presenciei este tipo de acusação duas vezes esta semana, não acho certo.

Bruaca Catarina disse...

Muito bom Migel, só isso, muito muito bom!
E vamos com a razão...

roberto disse...

música que revela a moral se serra e sua mulher:
http://letras.terra.com.br/paulinho-da-viola/1125284/

mari disse...

mas que perplexidade, meu querido? o serra arregimentou o exército do Sauron, é natural uma recuada momentânea. mas as forças do bem estamos reagindo!

X-MAN disse...

È Miguel, nada como uma breja gelada e boa musica pra animar, mas ainda temos 15 dias e esse tempo pra derrubar é muito mas pra se levantar é pouco; parece que a maré da Dilma está melhorando, a turma do orkut resolveu dar um basta no humorista sem graça, pegaram a grafica do bispo (quem paga essa farra?) a mulher foi pega com a boca na botija, e o datatrolha deu um respiro, mas o que vale é voto na urna eo o datatrolha não é dos mais confiaves, veremos quando o tempo da onça beber agua chegar qual vai ser o comportamento desses institutos; por hoje Miguel, é sair e celebrar a vida.

Adriano Matos disse...

Esses teus posts que começam com peripécias etílicas são sempre muito bons...

Miguel Graziottin disse...

Aqui no Sul, a militancia botou a cara na rua. Tá bonito de ver! Não vamos deixar o facismo vencer!
Nao passarão!

Sérgio Vianna, de Brasília disse...

Sei não...! Sua mulher ficou em casa vendo TV... Você voltou pra rua... Entra num bar com uma loira lindíssima, de micro saia, amanhece comendo sardinha... Só depois volta pra casa... Acorda com remorso. Tá faltando história nesse texto.

Miguel do Rosário disse...

Sérgio, se você lesse com mais atenção, teria entendido que entrei no bar com minha mulher, que aliás não é loira...

Anônimo disse...

Miguel, tu já pensou em escrever um romance? De início, tu daria de dez em 80% dos romancistas de hoje - isto porque tu é de esquerda, sem ser jacu, o que dá, diagamos, uma pimenta sartreana a contabalançar o cinismo reinante de boa parte de nossa prosa.
No mais, quanto ás eleições, eu acho o seguinte. Primeiro houve uma grande onda vermelha, a começar em agosto, que bateu no ápice na casa dos 56%. Depois reflui e deu lugar a uma onda verde no últimos minutos do primeiro tempo. Esta onda, no início do segundo turno, transformou-se em azul e seu auge foi na última segunda quando, segundo trackins internos, os dois candidatos estiveram tecnicamente empatados. Agora esta onda reflui e no lugar dela ressurge a onda vermelha, que vai crescer bastante e só recuar um pouco às vésperas do eleição, mas não o suficiente para ameaçar a então grande vantagem dilmista. O que ajuda esta onda são as cagadas da campanha tucana (muito mais do que os méritos do marketing petista, pelo mesnos por enquanto): e esta do aborto da Mônica mais o Paulo Preto vai sangrar muito das intenções de votos do Serra sobretudo entre os setores médios mais conservadores. Anote aí e firmeza rapaz.
Mas voltando a "tua" história: com aquela garota de microssaia você foi comer só siri?

Otto

Miguel do Rosário disse...

Oi Otto, vou fazer isso depois das eleições ;)

pris disse...

A militância voltou às ruas no Rio de Janeiro!!! A atividade no Largo do Machado hoje de manhã seria apenas uma panfletagem. Virou um bela passeata super aquecida. VOLTAMOS!

Jorge Santos disse...

Miguel, tem mais uma coisa boa acontecendo essa semana.

Não sei se você percebeu, mas parece que a revista ISTOÉ está servindo de contraponto ao PIG. A matéria dessa semana ridiculariza a última capa da Veja, exibindo um Serra "Duas Caras".

Imperdível Miguel.

http://www.istoe.com.br/capa

É a segunda matéria consecutiva da ISTOÉ que favorece a candidata da situação. A Rede Record, por despertar interesse da procuradora Sandra Cureau, parece que acordou do sono da morte e deu a mária sobre Paulo Vieira de Souza, o Paulo "Afrodescendente". A ISTOÉ segue a mesma linha. Até a colunista Monica Bergamo colocou os tucanos numa saia justa entrevistando o tucano Eduardo Jorge.

Marino Piccoli disse...

ahhh.. obrigado pelas palavras!!

ontem eu tb saí.. mas com uma amiga "serrista". Nas primeiras 3 frases sobre política, desisti, tendo em vista a barreira do ódio anti pt.

Enfim.. nem beber não consegui. Voltei para casa cabisbaixo. Hoje já vi o vídeo da Marilena Chauí, repassei para os serristas da família, convenci meu pai durante o almoço, a votar na Dilma, minha mãe finalmente leu um texto que enviei para ela e me confirmou seu voto em Dilma e agora, antes da saída de sábado, leio este texto excelente!!

saio de casa feliz e, como o amigo, tomarei um Jack Daniels. Só me falta o adesivo da Dilma...

Abraço!!!

rgregori disse...

Miguel,

Eu também estava muito desanimado, mas só de pensar em vitória do nosferatu, até eu, que nunca militei nada, estou fazendo, a meu jeito, militância ...

sempre fui do tipo que evita confrontos, alguém faz aqueles comentários preconceituosos contra o Lula e o bolsa família, e eu não aprovava, mas também não reprovava ...

agora chutei o balde ... quando vem alguém com essa, eu retruco. Não agressivamente, claro, mas não engulo, e mostro que a pessoa está errada (alguma hora vou atingir alguém inteligente, que vai entender a resposta e, quem sabe, mudar o pensamento...)

tenho compartilhado artigos interessantes (que questionam a "jestão" do Serra) com colegas que compartilham e que não compartilham minha visão política ... com os que compartilham, pra espalhar e tentar mudar a visão dos que votaram na marina, ou no serra na onda dos boatos ... e dos que não compartilham, justamente pra tentar c onverê-los ...

Vamos lutar, fazer o possível e impossível pra não entregar o país!

Anônimo disse...

Prezado Miguel,

O lance é esse mesmo: equilibrar o hedonismo com a nossa atuação política.
Rapaz, faz tanto tempo que não como sardinha frita bebendo uma cerveja bem gelada...
Minha mulher,a Malu, já me orientou, reiteradas vezes, a fazer a assinatura da Carta Diária. Farei isso nessa semana que entra. Afinal, não podemos prescindir do seu talento e também para que você possa tomar um Jack Daniels, vez em quando, que ninguém é de ferro.
Juntos com a militância vamos ganhar essa eleição. Mas para isso teremos que trabalhar muito.Esse lance, relatado pelos seus leitores, de ganhar voto a voto, conversando com amigos, parentes e pessoas mais ou menos próximas é o caminho.

Um abraço

Lula Miranda

Geraldo Chaves disse...

Caro Miguel.
Eu estourei meu saco e tô disparando bala pra todo lado.
Não quero nem saber mais das consequencia; nem parente idoso escapa.
Se recebo email contra a Dilma; respondo na mesma hora.
Na rua, se alguém conversa sobre politica eu entro no assunto e exponho claramente minha opção pelo Lula e Dilma.
Hoje acho que, via email, cortei relações com um amigo de 40 anos...
Mas não estou nem aí pra isso.
Serra na presidencia, se depender de mim, jamais...

Anônimo disse...

Talvez o fato de que pessoas que, como eu, chegou em casa depois da dez da noite, após ficar literalmente o dia inteiro fazendo mobilização de rua, com panfletagem e bandeiras, esteja produzindo uma onda, espero que se transforme num vagalhão, de votos que garanta a vitória de Dilma.

Anônimo disse...

Não é hora de relaxar. O pior não passou. Ainda há tempo de mais mentiras, ataques pessoais, etc. O pior só vai passar quando DILMA estiver eleita. No dia seguinte podemos relaxar. Estou 4 horas por dia fazendo mensagens (verdadeiras) sobre os canalh... do PSDB-DEM-SERRA. Apenas no dia seguinte com a vitória assegurada e contabilizada poderemos descansar.

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Miguelja discutismo esse pessimismo precoce,quando em meu primeiro comentári em outro post,usando o volei da geração de prata como exemplo evoçe não entendeu que era uma metáfora.Em quaisquer,lutas,guerras,esforços,o primeiro passo,a primeira trincheira,e feita em sua mente, em seu espirito,se voçe js adimite a derrota,sem conhecer todos os fatos,ou por se achar fraco e ooutro mais forte,mesmo que os seu ganem voçe será um perdedor.Eles (a direita) entraram em desvantageme mesmo jogando sujo,nunca desistiram,nunca pararam de lutar,eu vou continuar lutando,porque acredito piamente que vamos vencer,e se por acaso perdemos,a derrota não tera um gosto tao amargo quanto em quem ficou pelo caminho,porque perdeu a primeira batalha contra si mesmo.E aí vai ontinuar contaminando seus companheiros,diminuindo e enfraquecendo nossas frentes?

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Quando vc bebe suas crônicas melhoram

Anônimo disse...

salve, miguel,

o negócio é ir pras ruas. chutar o balde.
tô aqui em fortaleza em uma ressaca só, mas por motivos nobres. o bandeiraço no cruzamento das avenidas rui barbosa com antonio sales, na aldeota, foi um arraso. a alegria voltou às ruas.

vamos que vamos!

carlos-fort-ce

Anônimo disse...

Voce é um tremendo pé de cana, mas um ótimo blogueiro.

Anônimo disse...

Anônimo das 2:05 AM

Engana-se amigo. O pior não é agora, nem vai passar quando ela estiver eleita. Acho que os próximos 4 anos serão dificílimos e cheios de provas para qualquer um dos lados que ganhar as eleições. A oposição estará pronta para uma derrubada a qualquer momento.

Miguel do Rosário disse...

Douglas, a gente tem que ser autêntico e verdadeiro para escrever alguma coisa que tenha contundência. Eu passei por um momento de profundo pessimismo. Não só eu. Conversando, vi que havia esse sentimento, e o expressei. É melhor soltar do que guardar, porque ele pode apodrecer você por dentro e crescer em silêncio, como um câncer. O pessimismo também tem um valor fundamental. Tudo isso gerou um grande momento de reflexão, temor e crítica por parte da militância dilmista, que está explodindo agora numa grande mobilização nacional. As coisas tem essa dialética. Após as brigas, só a cama resolve, hehe. A razão vencerá o ódio e o jogo sujo! Abraço!

Érico Cordeiro disse...

Miguel,
Bacana o seu relato - me deixou mais animado também!
Mas há muito por fazer, como, por exemplo, falar sobre as ligações perigosas do PSDB com a dona da gráfica em que panfletos contrários a Dilma estavam sendo impressos. O link:
http://www.rodrigovianna.com.br/geral/exclusivo-dona-da-grafica-e-do-psdb.html#more-4436
Abração!

Roberto de SP disse...

Deu certo no primeiro turno. Alguém acha que não virá nada ainda pior no segundo?

Ta aí a tal gráfica imprimindo nojeiras contra a Dilma.

Pegaram UMA. Quantas outras centenas não deve estar a esta hora imprimindo os maiores absurdos contra a Dilma e o PT?

Ainda posso imaginar a alegria na mansão ou cobertura - sei lá onde o playboyzinho mora - do Tavinho Frias com a meia noite chegando e se confirmando o segundo turno.

A mesma festinha deve ter rolado madrugada inteira nas mansões dos Marinhos, Civitas et caterva.

Não se iludam - se é que alguém ainda tem alguma ilusão de que temos imprensa séria nesse país - vem coisa muito mais suja e grossa por aí.

É o vale tudo.

E com essa turma se apoderando do Pré-Sal e com o apoio ETERNO da "grande" imprensa. Aí sim é que nós vamos ver o que é um PRI mexicano no poder.

Em vida eu não vejo essa turna de tucanos largando o osso.

Pobre Brasil se isso acontecer...

Anônimo disse...

Caro Miguel,
Beleza de postagem. Nada como a gente abrir o peito e botar a angústia prá fora.
Moro em Campinas e vou, amanhã mesmo, procurar o diretório municipal ou o comitê da Dilma pra participar do que houver na campanha. Não faço isso há muito tempo, desde o tempo em que os materiais de campanha (estrelinhas, adesivos, camisetas) tudo era vendido e existia o militante de verdade, não o militonto.
Pois bem, o nojo e o asco que a campanha do Chirico produziram em mim comparam-se ao que senti na campanha de 89 e, pior, ao que vivi em São Paulo, na época da ditadura, quando morava ao lado da sede da TFP, no bairro de Santa Cecília, onde havia uma espécie de oratório com a imagem de N.S.Aparecida guardada dia e noite por um bando de brucutus.
Essa horda medieval fazia proselitismo no Viaduto do Chá, por onde eu tinha que passar todo dia a caminho do trabalho, paramentados com uma fantasia parecida com a dos integrantes da KKK e ostentando estandartes que lembravam a Santa Inquisição e a guerra santa.
É simplesmente inaceitável que queiram voltar ao poder. NON PASSARÁN.
Ruy Garcia

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Beleza Miguel,bola pra frente,a gente não tá sozinho,talvez eu passe por esse pessimismo e aí voçe tem todo o direito de puxar minha orelha,e resto a bronca é meu jeito de gritar aos combalidos,cansados,que faltam poucos metros e aí a gente vai poder descansar um pouco,pois virã outra lutas dificeis,mas mais fáceis do que esta,pois ja teremos "espoliado" grande parte do armamento e "capturado" tambem grande perentual de suas tropas.

Rildo Ferreira disse...

Miguel
Depois que algumas reclamações de acomodação dos petistas, já encontro algumas ações positivas. Destaco o pessoal de Queimados. O carro de som do eleito Zaqueu Teixeira está nas ruas. Na sexta não panfletei sozinho em Austin (NI). Saímos da inércia.

Anônimo disse...

Você é um banana... Grande militante é você... na hora que a coisa aperta se dá ao luxo de ter crises de pessimismo. Depois vem aqui, quando as coisas já melhoraram, posar de reabilitado. O PT, a esquerda, os movimentos sociais, não precisam de frouxos como você. Vá curtir seu Jack Daniels e não nos incomode mais com suas lamúrias pequeno burguesas.

Miguel do Rosário disse...

Ahah, anônimo. Você é um troll disfarçado! Eu não sou um militante ou pelo menos não apenas um militante, mas um blogueiro e faço análises políticas. E não incomodo ninguém com minhas lamúrias pequeno-burguesas visto que meu blog é um espaço privado e as pessoas entram aqui se quiser. Aliás, nem sou pequeno-burguês, se é que esse conceito tem algum sentido. E nem sou frouxo, pois sou um combatente antigo e incansável, a meu jeito. Frouxo e inútil é você que em vez de ter a grandeza de compreender o que as pessoas pensam e sentem, vem aqui tentar me desanimar. PT, a esquerda, os movimentos sociais não precisam de mim? Sim, não precisam. E o Brasil, também não precisa?

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Tá no blog do Rodrigo Viana :
Já passava das 2 da manhã desse domingo. Na porta da gráfica Pana, no Cambuci, um grupo de 50 a 60 pessoas seguia de plantão – para evitar a distribuição dos panfletos ( supostamente encomendados pelo bispo católico de Guarulhos) recheados de mistificação religiosa e de ataques contra a candidata Dilma Rousseff. Mais um capítulo da guerra suja travada nessa que já é a mais imunda eleição presidencial, desde a redemocratização do Brasil.

Na internet, durante a madrugada, outro plantão rolava: tuiteiros, blogueiros e leitores de todo o Brasil buscavam informações sobre os donos da gráfica, e sobre as possíveis conexões deles com o mundo político.

Stanley Burburinho (ele mesmo!) e Carlos Teixeira fizeram o trabalho. Troquei com eles algumas dezenas de mensagens. E essa apuração colaborativa levou à descoberta: uma das sócias da gráfica Pana é filiada ao PSDB, desde 1991!

Trata-se de Arlety Satiko Kobayashi, vinculada ao diretório da Bela Vista - região central de São Paulo. Nenhum problema com a filiação de Arlety ao partido que bem entender. O problema é que a gráfica dela foi usada para imprimir panfletos aparentemente encomendados por um bispo, mas que “coincidentemente”, favorecem ao candidato do partido dela.

Aqui, o contrato social da empresa – onde Arlety Kobayashi aparece como uma das sócias: contrato_social_grafica_pana[1]

Veja a noticia completa.

Anônimo disse...

Para quem detesta "as elite" o Lula bem que está curtindo a vida de abonado...

Miguel do Rosário disse...

Oi Lula Miranda, obrigado pelas palavras. Volte sempre!

Binah, que bom que você gostou. Até mais.

Unknown disse...

Trollsinho vagabundo este, caramba... eles ja foram melhores, ou piores, hehe...

Unknown disse...

Manifestos Pró-Dilma:

Manifesto dos artistas: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/artistas+e+intelectuais+organizam+manifesto+prodilma/n1237796846253.html

Manifesto de reitores de federais:
http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4221:grupo-de-reitores-de-universidades-federais-fazem-manifesto&catid=58&Itemid=100012

Manifesto de professores universitários em Defesa da Educação Pública:
http://emdefesadaeducacao.wordpress.com/2010/10/15/manifesto-de-professos-universitario-em-defesa-da-educacao-publica/

Manifesto dos engenheiros, arquitetos e agrônomos:
http://gilsonsampaio.blogspot.com/2010/10/manifesto-dos-engenheiros-arquitetos-e.html

Nos dois últimos ainda há como aderir.
Abç

José Carlos Lima disse...

Será q a Dilma vai parar de ser Madre Tereza de Calcutá e vai mostrar a montanha de panfletos contra ela na gráfica do demo
Essa extrema direita não presta
Xô TFP

Fernando Rabelo disse...

Miguel
Tenho acompanhado silenciosamente os blogs sujos há algum tempo, e o teu foi a mais recente aquisição. Esse texto me fez fazer o primeiro comentário. Achei a tua análise bastante procedente. O meu exemplo é que no bar onde tomo trago e curto uns jazz aqui em Porto Alegre, o garçon, que já se tornou meu amigo devido a minha frequencia, foi passar lua de mel com a esposa nas praias do nordeste. Acho que a campanha tinha que falar mais para essas pessoas, a nova classe média. Para essas pessoas a conversa de 200 (ou sei lá quanto)reais pra matar a fome acaba muitas vezes não fazendo eco. Eles querem saber como vão adquirir o seu carro, sua casa, se talvez nas próximas férias vão poder ir para o exterior, sei lá...
Hoje a propaganda deu uma sensível melhorada com o depoismento do Nocolelis e do Chalita, mas ainda assim não aguento mais aquela parte " a Dilma foi a primeira mulher isso, a primeira mulher aquilo", todo mundo já sabe disso e tem muito assunto bom pra explorar...
Abraço.

Lucas Santos disse...

Grande Miguel! Agora é batalhar todas as frentes: orkut, twitter, nas ruas e nos emails!

Eu estou animado!!! Estou montando rede de emails para combatermos a baixaria do "Zé".

Anônimo disse...

Alo Miguel: Aviso Superimportante:
18 Outubro 2010
FHC ESTÁ ACERTANDO A VENDA DO BRASIL EM FOZ DO IGUAÇU
Laerte Braga



(DESAFIO QUALQUER TUCANO OU ALIADO A DESMENTIR OS FATOS ABAIXO. A VENDA DO BRASIL PELAS COSTAS DO POVO BRASILEIRO – TUCANOS SÃO CORRUPTOS E TRAIDORES)

Neste momento que escrevo, domingo, 21h31m, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está falando, em inglês, para 150 investidores estrangeiros no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O evento é fechado, a fala de FHC está se dando em um jantar e o assunto é a privatização da PETROBRAS, de ITAIPU e do BANCO DO BRASIL, além de outras “oportunidades” de negócios no Brasil.

FHC está assumindo com os empresários o compromisso de venda dessas empresas em nome de José FHC Serra.

A idéia inicial dos organizadores de realizar o evento no Hotel Internacional foi afastada para evitar presença de jornalistas.

Cada um dos investidores recebeu uma pasta com dados sobre o Brasil, artigos de jornais nacionais e internacionais e descrição detalhada do que José FHC Serra vai vender se for eleito.

E além disso os investidores estão sendo concitados a contribuir para a campanha de José FHC Serra, além de instados a pressionar seus parceiros brasileiros e a mídia privada a aumentar o tom da campanha contra Dilma Roussef.

Segundo FHC disse a esses empresários logo após ser apresentado pelo organizador do evento, “se deixarmos passar a oportunidade agora jamais conseguiremos vender essas empresas”.

Para o ex-presidente é fundamental a participação desses grupos na reta final de campanha. A avaliação de FHC é que a campanha de Dilma sofreu um golpe com a introdução do tema religioso (o que foi deliberado pelos tucanos para desviar a atenção das pessoas dos reais objetivos do candidato José FHC Serra). É preciso, na concepção do ex-presidente arrematar o processo derrotando a candidata e impedindo-a de respirar nessa reta final.

O acordo com empresários internacionais em Foz do Iguaçu envolve a instalação de uma base militar norte-americana na região, desejo antigo dos governos dos Estados Unidos.

O corretor da venda do Brasil, FHC, com toda certeza, está acertando também a comissão (propina) a ser paga caso o negócio venha a se concretizar, ou seja, a eleição de José FHC Serra.

Para o ex-presidente também não há grandes problemas com a mídia privada “sob nosso controle”, mas é preciso evitar a divulgação de notícias mesmo que sejam pequenas ou de pequenos fatos e que possam prejudicar o projeto de venda do Brasil.

Esse tipo de evento, essa fala de FHC é característica da fala de agente estrangeiro e mostra a desfaçatez tucana em relação ao Brasil e aos brasileiros.

No mesmo momento em que o corrupto e venal José FHC Serra debate com Dilma Roussef na REDE TEVÊ e fala sobre trololós petistas, FHC, seu mentor e principal corretor de vendas de empresas públicas brasileiras, negocia traiçoeiramente a entrega de patrimônio público a esses investidores.

É a opção que os brasileiros temos diante de nós.

Ou caímos de quatro e abrimos mão de nossa soberania ou resistimos e rejeitamos a quadrilha tucana.

Desafio qualquer tucano, qualquer DEM, qualquer pilantra tipo Roberto Freire, quem quer que seja, a desmentir esse fato. O evento em FOZ DO IGUAÇU e sua natureza, a venda do BRASIL!

Anônimo disse...

Alo Miguel: Leia Isto;
18 Outubro 2010
FHC ESTÁ ACERTANDO A VENDA DO BRASIL EM FOZ DO IGUAÇU
Laerte Braga



(DESAFIO QUALQUER TUCANO OU ALIADO A DESMENTIR OS FATOS ABAIXO. A VENDA DO BRASIL PELAS COSTAS DO POVO BRASILEIRO – TUCANOS SÃO CORRUPTOS E TRAIDORES)

Neste momento que escrevo, domingo, 21h31m, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está falando, em inglês, para 150 investidores estrangeiros no Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O evento é fechado, a fala de FHC está se dando em um jantar e o assunto é a privatização da PETROBRAS, de ITAIPU e do BANCO DO BRASIL, além de outras “oportunidades” de negócios no Brasil.

FHC está assumindo com os empresários o compromisso de venda dessas empresas em nome de José FHC Serra.

A idéia inicial dos organizadores de realizar o evento no Hotel Internacional foi afastada para evitar presença de jornalistas.

Cada um dos investidores recebeu uma pasta com dados sobre o Brasil, artigos de jornais nacionais e internacionais e descrição detalhada do que José FHC Serra vai vender se for eleito.

E além disso os investidores estão sendo concitados a contribuir para a campanha de José FHC Serra, além de instados a pressionar seus parceiros brasileiros e a mídia privada a aumentar o tom da campanha contra Dilma Roussef.

Segundo FHC disse a esses empresários logo após ser apresentado pelo organizador do evento, “se deixarmos passar a oportunidade agora jamais conseguiremos vender essas empresas”.

Para o ex-presidente é fundamental a participação desses grupos na reta final de campanha. A avaliação de FHC é que a campanha de Dilma sofreu um golpe com a introdução do tema religioso (o que foi deliberado pelos tucanos para desviar a atenção das pessoas dos reais objetivos do candidato José FHC Serra). É preciso, na concepção do ex-presidente arrematar o processo derrotando a candidata e impedindo-a de respirar nessa reta final.

O acordo com empresários internacionais em Foz do Iguaçu envolve a instalação de uma base militar norte-americana na região, desejo antigo dos governos dos Estados Unidos.

O corretor da venda do Brasil, FHC, com toda certeza, está acertando também a comissão (propina) a ser paga caso o negócio venha a se concretizar, ou seja, a eleição de José FHC Serra.

Para o ex-presidente também não há grandes problemas com a mídia privada “sob nosso controle”, mas é preciso evitar a divulgação de notícias mesmo que sejam pequenas ou de pequenos fatos e que possam prejudicar o projeto de venda do Brasil.

Esse tipo de evento, essa fala de FHC é característica da fala de agente estrangeiro e mostra a desfaçatez tucana em relação ao Brasil e aos brasileiros.

No mesmo momento em que o corrupto e venal José FHC Serra debate com Dilma Roussef na REDE TEVÊ e fala sobre trololós petistas, FHC, seu mentor e principal corretor de vendas de empresas públicas brasileiras, negocia traiçoeiramente a entrega de patrimônio público a esses investidores.

É a opção que os brasileiros temos diante de nós.

Ou caímos de quatro e abrimos mão de nossa soberania ou resistimos e rejeitamos a quadrilha tucana.

Desafio qualquer tucano, qualquer DEM, qualquer pilantra tipo Roberto Freire, quem quer que seja, a desmentir esse fato. O evento em FOZ DO IGUAÇU e sua natureza, a venda do BRASIL!

Anônimo disse...

Não, não. Eles não vão vender o Brasil. O país já foi loteado entre os integrantes do PT.

alex disse...

Miguel ... ó seu seu fã. E as coisas já estão melhorando daqui. Loguinho assino o Carta Diária pra ter informação analisada na minha mão.

Sugestão ... entre neste site e veja o gráfico que o cara fez.. que bonitinho! abs

A VIDA EM NÚMEROS

Afinal, quem mais trabalhou a favor da vida ?
Domingo, 17-10-2010 – do Blog Metal Cadente


Fonte: http://metalcadente.blogspot.com/2010/10/vida-em-numeros.html

Anônimo disse...

Ah, para!!!! Larguei de mão esse blog fresco. O cara todo dia tá de crisezinha prá cá, crisezinha prá lá. Ah, vai fazer uma terapia do joelhaço pra ver se vira homi. Enquanto isso a cachorrada fascista fazendo a festa lá fora. Se tivermos que contar com blogueiros como você estamos fritos. Toma vergonha na cara, rapa... e vê se vai fazer algo de útil pela eleição da Dilma.

Miguel do Rosário disse...

Anônimo, pára de fingir. Se você fosse sério, assinava o nome. O que VOCÊ faz pela Dilma, seu trouxa? Veja o histórico aí do lado e confira que fiz 125 posts em Setembro. Assuma-se da turma do Serra, tudo bem, sou um cara democrático.

Anônimo disse...

Deixemos de chorar e vamos à LUTA. Se vencemos em 2002, 2006 com "mensalao" e tudo, podemos vencer em 2010. É um governo íntegro. Basta partirmos pra briga. Eles estão MORRENDO de medo. Sabem que Dilma vencendo serão mais 8 anos longe do poder, se Lula se candidatar mais 8, ai serão 24 longe das mamatas que sempre o mantiveram. Dilma é uma MULHER (como tem preconceito contra ela das mulheres...) integra, trabalhadora, inteligente. Eles estão agindo assim porque estão com MEDO. O MEDO os move. Vamos lutar, lutar e lutar até o fim. Tiremos as bandeiras do armário. Vamos ligar para todos que conhecemos. Vote DILMA. Vote 13!

Martha Azabuja disse...

Dou razão ao anônimo ali de cima. Esse blog já foi mais combativo. Agora tá parecendo o muro das lamentações. Nunca vi alguém que torce para um time que está ganhando se mostrar tão suscetível a aceitar um fracasso que nem se cogita. Caiu no meu conceito esse blog. Vai para o último lugar da minha lista de links de "blogs progressistas".

Miguel do Rosário disse...

Martha, você é outro troll. Por acaso, é o mesmo que participa desse blog da extrema direita abaixo?

http://coturnonoturno.blogspot.com/2009/02/guerrilha-rural.html

Ah, que honra. Trolls da direita vem agora me criticar por não ser mais combativo... Ahahah. Na realidade, eles sabem que minha estratégia dá medo neles, porque consigo acessar um público diferente...

Martha Azabuja disse...

Ah, deixe me ver se entendo... segundo sua compreensão eu sou de direita e venho aqui reclamar da sua inércia conformista e lamuriosa. Provavelmente a alguém de direita como eu deve interessar que seu blog seja um instrumento ativo a serviço da candidatura da Dilma. Como direitosa que sou me incomoda que você esteja entregando os pontos com esse seu derrotismo bundão. Poxa, que direitosa esquizofrênica que sou. Preciso urgentemente de uma dose de Jack Daniels para lidar com essa minha ambiguidade identitária!!!

Miguel do Rosário disse...

Não, você é de direita porque está me atacando de maneira covarde, posando hipocritamente de alguém interessado na eleição de Dilma quando na verdade você é Serra. O mais importante: você é a Martha Azambuja que está lá nos blogs reaças atacando o MST? Sim ou não?

Martha Azabuja disse...

Meu nome é Martha Azabuja e não AZAMBUZA. Não sei quem é essa outra. Não sou eu. Não sou produtora rural, sou assistente social. E deixe de ser paranóico, rapaz. Só estou te chamando a realidade para que você pare com esse xororó e volte imediatamente para o campo de batalha. Gosto de seus textos, de suas análises, e sinto falta delas.

Martha Azabuja disse...

Noblat twittando:

Informação colhida junto ao alto comando da campanha de Dilma: a vantagem dela no próximo ibope será de 12 pontos.

Miguel do Rosário disse...

Martha, eu estou consciente da realidade. Escrevo como me sinto, não tenho controle sobre isso. É assim que eu sou, sempre fui, é assim que eu sofro, fico chororô ou animado, a depender do momento. Acredito no poder da expressão. Já ouviu falar em catarse? A gente expressa o que sente e só assim consegue se libertar, e ajuda outros a se libertar também do mesmo sentimento. Eu vivo usando a metáfora do campo de batalha também, mas é apenas uma metáfora. Estamos aqui no campo da blogosfera, da política, das letras, dos sentimentos, não da guerra. Não levemos as coisas ao pé da letra.

Miguel do Rosário disse...

E não entendi uma coisa, Martha. O texto encerra com uma mensagem de otimismo e você vem falar em derrotismo bundão? Deveria ter falado isso em posts anteriores.

Marcos Carvalho Campos disse...

Camarada , excelente texto !

Nao fique desanimado. O que ocorre e' que o povo tah "pondo" um calor na Dilma para ela, o PT e as esquerda se anima' nesta reta final.

Este clima de incerteza e' coisa dos "ispiritu" para ver ateh onde vai a nossa certeza.

Inte' mais.

Cláudia disse...

Oi Miguel, excelente texto. Temos que sair da nossa "zona de conforto". Tava pensando que nestes 15 dias vamos fazer o que mais sabemos fazer, o PT é partido de chegada, de mobilização. Infelizmente estou em alerta total, porque temo que o pior ainda possa vir. A tucanalha sabe da importância história desta eleição. Mas Andar com fé eu vou... Abs

Postar um comentário