15 de outubro de 2010

Luta de classes ou não, eis a questão

O Rodrigo Vianna publicou um post intitulado "Dilma e o lulismo perderam a classe média: hora de fazer campanha para os pobres" que serve de contraponto ao que escrevi aqui. Vianna também repercute os números de classe do Sensus, que mostram Serra com 70% de votos entre as famílias com renda superior a 20 salários, e Dilma com 15%.

Ele chega a uma conclusão, porém, diferente da minha, resumida no próprio título. Eu discordo porque:
  1. O PT já tem feito campanha para os pobres. Não vi nenhuma campanha para classe média.
  2. A classe média tornou-se maioria do eleitorado brasileiro. E é formadora de opinião.
  3. Os números mostram que o movimento antiDilma está vindo de cima para baixo, de maneira muito forte. É necessário conter essa violência.
Repito a tabela publicada no post anterior:

Repare que Serra já ganha em três das classes superiores. Dilma ganha somente entre os que ganham até 1 salário (53% X 36%) e de 1 a 5 salários (48% X 42%). Esta última categoria é a maior de todas, abrangendo 62% do eleitorado, mas a sua franja superior, que ganha até 5 salários inclina-se para a opinião do segmento seguinte, que ganha até 10 salários, e com isso pode-se detectar uma grande contaminação de um bloco para outro.

Cinco salários significa R$ 2.550. Em muitas áreas urbanas de periferia, a família com essa renda já se considera de classe média, e como tal tende a copiar idéias dos estratos sociais superiores. As pessoas acham que, para ser rico, é preciso pensar como rico, e não deixam de ter razão. A guerra de classe faz sentido quando o país está em crise e há um sentimento de revolta entre a população pobre pela falta de oporutnidades. Se a economia vai bem, o pobre não se revolta, ele quer trabalhar para ficar rico. E como tal, esforçar-se-á para pensar como aquele que é seu objeto de desejo. Lula pacificou a guerra de classe que era latente antes de seu governo e o sucesso de seu governo se deve, justamente, pelo pacto social tácito que ele ajudou a estabelecer. Os empresários ganharam mais dinheiro, mas pagaram maiores salários para os trabalhadores, que por sua vez consumiram mais e deram mais dinheiro para os empresários. É a famosa revolução burguesa, que finalmente parece ter sido assimilada pela sociedade brasileira. Por essa mesma razão, é burrice apostar numa guerra de classes que não existe. Há uma luta partidária, ideológica, muito intensa, no seio da classe média, não uma guerra de classe propriamente dita, pelo menos não no sentido de haver um embate entre dois grandes grupos sociais. Mas há, sim, a eclosão de um orgulho de classe, por parte dos ricos, querendo derrotar Dilma e o lulismo. O domínio dos meios de comunicação é seu grande trunfo. Mas não há, por parte dos pobres (infelizmente), uma vontade de "derrotar" os ricos.

Entendam bem. Se há um processo social econômico de acelerada elevação de renda no Brasil e, consequentemente, de migração social para classes superiores, a idéia de "esquecer" a classe média e apostar apenas nos pobres, como opina o amigo Vianna (esquecendo que o PT já faz isso), vai contra a tendência deflagrada pelo próprio governo, de termos um país de classe média.

A classe média tem uma estética e uma moral diferentes. É muito mais hipócrita, ou seja, mais moralista. É mais egoísta e individualista. Mas o PT tem de vê-la com generosidade, porque é um processo irreversível e natural. Um processo humano. O lulismo fez do Brasil um país de classe média e na hora de fazer campanha por sua candidata parece ter se esquecido disso...

De qualquer forma, a duas semanas da eleição, esse discussão começa a tomar ares acadêmicos, inúteis, pois são conceitos que deveriam ter sido melhor debatidos meses ou mesmo anos atrás.

Mas os números também tem mostrado acomodação do eleitorado, com grande parte tendo já se decidido. A disputa por uma minoria indecisa será feroz. Teremos nas próximas duas semanas uma das batalhas mais encarniçadas da política nacional das últimas décadas. Seria uma lástima que Serra ganhasse essa briga, porque seria a vitória dos segmentos mais conservadores e retrógrados da sociedade. Mas agora seja o que Deus quiser. Em caso da vitória do tucano, não será o fim do mundo. As forças de esquerda voltam para a oposição, que estará muito fortalecida se considerarmos os últimos 20 anos. Será um momento de muita reflexão e preparo para combates em 2012 e 2014. Confiemos, contudo, na vitória e na lucidez do povo brasileiro.

39 comentarios

Rildo Ferreira disse...

Onde estão os dilmistas?: http://t.co/AkzmKYU

Há muito comento que esta eleição é uma luta de classes.

Anônimo disse...

Para achava que a grande mídia não teria grande influência no resultado da eleição, caiu do cavalho. É melhor rever seus conhecimentos.

Atenir disse...

Para achava que a grande mídia não teria grande influência no resultado da eleição, caiu do cavalo. É melhor rever seus conhecimentos.

Unknown disse...

Pesquisas eleitorais as vezes apresentam alguns furos e contradições.

No caso da última Sensus podemos notar um:
Dilma: único que votaria - 43.3 %
Poderia votar - 17,4 %
Limite máximo de votos - 60,7 %

Serra: único que votaria - 37.0 %
Poderia votar - 22,0 %
Limite máximo de votos - 59,0 %

Ora, se 43,3 % somente votam na Dilma, o potencial de votos do Serra deveria ser (100 - 43,3) = 56,7 e não 59,0 %.

Bom, de qualquer forma, a disputa vai ser acirrada, e como eu disse no post anterior, a disputa é pelos indecisos de baixa renda (abaixo de 5 SM). Além disso o PT precisa recuperar os votos da faixa de 5 a 10 SM (a classe média menos escolarizada, mais vulnerável aos boatos e que tem mais a perder com vitória de Serra).

Concordo com voce Miguel, esta parcela pode sim contaminar o andar de baixo, na altura do campeonato, não sei a que grau.

Roberto disse...

Desculpem mas classe média é uma desgraça abem por que? porque são medios...tem medo de voltar para tras e fazem qqr coisa para ir para frente..e outro ponto importante; A CLASSE MÉDIA É INJUSTA!No caso do Lula conseguiram coisas que nunca tinham conseguido mas, na cabecinha pequena deles tudo isso se deveu ao trabaqlho deles e não nas possibilidades de trabalho que o governo proporcionou,

jozahfa disse...

O problema, em parte, é a burrice pura e simples de se pensar que bastava inflar a classe média com a ascenção dos mais pobres. Esqueceu-se que botar algum dinheiro no bolso de néscios pode fazer de alguém um néscio maior ainda.
Espero que não seja o caso.
Esqueceu-se também que a velha classe média branca e pobre (não miserável) sempre quis parecer-se com a elite e desprezou o povo. Este, ascendendo, passou, em parte, a pensar como classe média, desprezando por sua vez os que vêm atrás.
Há também o ressentimento por se ver preterido pelas esquerdas, que sempre viram na classe média o papagaio das ideias conservadoras das elites (e que é verdade, não?). Aquela coisa da marcha de 64.
Eu trabalhei por muitos anos para o PT local e posso afirmar que fazia uma política de inclusão das classes pobres às custas da gente de classe média. Um projeto meio que vindo das igrejas onde o meio era o testemunho (martírio) de quem tem alguma cultura para o convencimento dos que viviam nas trevas da ignorância e da pobreza material e moral. Este projeto das esquerdas é o de substituir uma classe média que tinha uma renda familiar em média de 10 salários por outra, ascendida socialmente, maior, e que não apenas se contentaria com a metade dessa média mas, ainda, seria boa interlocutora com o restante do povo mais pobre, justamente por ter ali a sua origem. Ledo engano. O ser humano é egoísta e mesquinho. Ao garantir o seu, virou as costas a quem ainda não chegou lá. Quem está traindo a pátria e o projeto de Lula é aquele mesmo beneficiado pelas políticas sociais do metalúrgico. É aquele mesmo que teve, com Lula, sua oportunidade de aparecer, como é o caso de Marina Silva, em troca de alguns minutos de fama como alguém já disse por aí.
É por isso que, diante da insensatez de um povo estamos a beira de abrirmos mão de um projeto de desenvolvimento que está dando certo, ou pelo menos, na melhor das hipóteses, adiá-lo.
Burrice de uns, estupidez de outros. Engano maior dessa classe média é achar que derrotando o PT e elegendo Serra sairá ganhando. Era preciso mais altruísmo e paciência nessa história.
E é também por isso que me vejo obrigado a apelar aos deuses.

X-MAN disse...

Miguel. o jogo é jogado e o lambari é pescado, o jogo não acabou, temos mais uns dias de baixaria mas tambem mais uns dias pra convencer o eleitorado indeciso, pra isso temos que por os demotucanos petistas cordenadores da campanha da Dilma em seus devidos lugares e dar uma chacoalhada no marqueteiro, o programa de hoje foi o mesmo do de ontem a noite, não dá! Tem que ser um misto de propostas e ataques, e essa do genio marqueteiro de esconder o Lula foi agota, e ainda pagam bem pra esses caras!!! Esses contratos deveriam ser de obrigação de resultado.

Anônimo disse...

Os brasileiros esqueceram dos 8 anos do FH?
Os eleitores da Dilma estão super desanimados e há um sentimento de antipatia entre a população contra a Dilma. Todos os argumentos aqui têm link, porque aqui não é email de boataria. Espero que a verdade e os fatos sejam mais fortes do que a mentira e a boataria.
1. As pessoas esqueceram que o FH, quando presidente, falava que o desemprego era um fenômeno mundial e inevitável? Esqueceram que no início do governo Lula metade dos jovens das regiões metropolitanas do Nordeste estavam desempregadas e na media do Brasil essa proporção era de absurdos 40%?
2. Esqueceram que ele queria acabar com a Era Vargas e os direitos trabalhistas?
3. Esqueceram que o Serra assinou em cartório – e falou para não votar mais nele caso ele o fizesse – que não ia deixar a prefeitura de São Paulo para concorrer a eleição? Um ano e meio depois ele larga a prefeitura para concorrer ao governo de São Paulo. Veja o vídeo.
4. Esqueceram que ele não construiu universidade nenhuma e que as existentes viviam sobre penúria de verbas? O Lula construiu 14 universidades e duplicou o numero de vagas.
5. Esqueceram do engavetador-geral da presidência e que a PF estava desaparelhada e não prendiam nenhum figurão?
6. Esqueceram de como o Serra trata os professores do ensino básico?
7. Esqueceram de que o FH e Serra fizeram para acabar com as escolas de ensino técnico? E que o governo Lula construiu mais escolas técnicas do que foi construído nos últimos cem anos?
8. Esqueceram de que o desmatamento no governo FH aumentava todos os anos? Esqueceram que as vorazes madeireiras Asiáticas entraram e desvataram a Amazônia com a cumplicidade do governo federal da época? Esqueceram que o governo ficou meses de braços cruzados diante de um dos maiores incêndios florestais que já ocorreu mundo: o de Roraima em 1998?
9. Esqueceram que o Brasil era dos países mais atingidos por qualquer crise internacional e agora foi dos menos atingidos pela maior crise internacional dos últimos 60 anos? A falácia de que o crescimento mundial explica porque a situação da economia brasileira atual é bem melhor do que a da época do FH é desmentida pelo dados do FMI do crescimento mundial. Como pode ser visto nos dados do FMI, o crescimento mundial médio nos dois períodos foi idêntico.
10. Esqueceram que o Serra foi contra as medidas acertadas pelo governo Lula na atual crise mundial?
11. Esqueceram que o Serra sempre foi contra os trabalhadores e votou contra seus direitos na constituição?
12. Esqueceram que o Serra dizia que a promessa do Lula em 2002 de salário mínimo de US$ 100 era impossível? Hoje o salário mínimo está em cerca de US$ 300.
13. Esqueceram de que o Serra falava em 2002 que o Lula traria caos ao país por não ter experiência? A Dilma está na mais alta esfera administrativa dos Executivos municipais, estaduais e federais, há 25 anos.
14. Esqueceram dos boatos contra o Lula de que ele era o próprio demônio (sim, os líderes religiosos que diziam isso da Dilma, diziam isso do Lula em 1989) e que poriam famílias de sem-teto morando nas casas das pessoas? Possivelmente, as mesmas pessoas que votaram no Collor porque acreditaram nos boatos contra o Lula, estão votando no Serra porque acreditam nos boatos contra a Dilma.
15. Esqueceram que o Jornal Nacional editou o debate do Collor e do Lula para eleger o Collor? E que o Globo apoiou a baixaria da Mirian Cordeiro contra o Lula?
16. Esqueceram dos 8 meses do Apagão?
Não acredito que boatos, mentiras e manipulações podem derrotar o que o Brasil avançou nos últimos 8 anos. Não há porque os eleitores da Dilma estarem desanimados. Estou fazendo a minha parte, conversando com parentes, amigos e conhecidos animando-os a fazer campanha ou argumentando a favor de votar na Dilma. Vale a pena, a diferença entre os dois candidatos está muito pequena.

IV Avatar disse...

A palavra-chave é: ANDAR DE CIMA
A classe pobre votou em Dilma porque, assim como os 20 milhões(nova classe média criada por Lula) também melhor de vida.

A nova classe média, que incorporou o comportamento da antiga classe média, quer ficar onde está ou passar para o andar seguinte. Esta gente votou na Marina para se dizer chique. Agora votam em Serra pelo menos motivo. É chique no último a palavra Serra. Só eles não sabem que, na sua santa ignorância, que será o chique Serra que irá lhes tirar as conquistas adquiridas no governo Lula.

A classe A quer ficar onde está e por isso vota em Serra porque o PT toma apartamento para dar aos pobres. Muio esperta, esta classe jogou a pedra no lago, no lago da boataria, as ondas ainda faze estrago até hoje.

O marqueteiro da Dilma não atentou para este jogo de interesses das chamadas classes sociais.

Anônimo disse...

A classe média é naturalmente conservadora em termos econômicos.Ela sabe que não há lugar pra todo mundo entre os ricos e tem pavor de ficar pobre.
Acho que a duas semanas da eleição é tarde pra esse tipo de discussão,mas o grande equívoco foi o chamado lulismo ter promovido uma ascenção social sem politização.Ou seja,uma parcela considerável dessa nova classe média hoje vota em Serra.
Os programas na TV também foram muito pouco politizados.Sempre que se referiam ao governo FHC utilizava termos como o governo passado,o governo anterior e só agora resolveram partir pro ataque mais direto.
Também acho que esse negócio de pobres X ricos é muito pouco útil,porque os pobres já são majoritariamente Dilma,cria um certo rancor entre os ricos e ajuda a direita a fazer aqueles discursos hipócritas de governo de união nacional,de que o PT quer dividir o país etc.
Nada está perdido,mas é hora de arregaçar as mangas em busca dos indecisos.Eu to fazendo minha parte aqui em Belém-PA.

Gabriel Braga

Anônimo disse...

Pq apagaram meu comentário? Eu, como classe média, expressei o motivo do descontentamento coma política pobre x rico. Não achei que havia sido indelicado. Não vi motivo para a exclusão. Uma pena.

Thomas Castilho disse...

Miguel,

Fico feliz que, passada a sua temporada conturbada e amarga, você tenha voltado à lucidez. Muito bom o texto. Objetivo. Mas essa classe média não muda de opinião assim tão fácil. Esses dias fiquei pensando na Revolta dos Cabanos, na Balaiada. Apesar da imensa participação de mulatos e de setores populares nos movimentos, nenhum deles defendia abertamente o fim da escravidão....
Qualquer semelhança com essa classe média é mera coincidência. Eu ainda diferenciaria a classe média clássica, "erudita", com a classe média ascendente, "econômica", que quer pensar como a elite e que, por isso, vota no Serra. Falar em classe média hoje exige maiores explicitações. Eu também apelo aos deuses. Bom o comentário do Gabriel...

Anônimo disse...

Há pouco tempo atrás a classe mérdia achava chique berrar COLLOR
Hoje berra SERRA com a mesma chiqueza
Muito triste assistir a este circo de horror onde os filhinhos de papai, que não tem o que fazer, ficam o dia todo na internet praticando crime de difamação contra Dilma Roussef
...
IV Avatar

Anônimo disse...

Alo Miguel:Aviso Importante. Os Petroleiros do Brasil inteiro irão para o Rio de Janeiro na proxima quinta-feira dar um abraço na Petrobras e defende-la das ameaças que surgem pela campanha dos tucanos. Participarão tambem, sindicatos, estudantes professores e todos aqueles que defendem a Petrobras contra a ação entreguista dos tucanos.

Miguel do Rosário disse...

anonimo, não apaguei nenhum comentário.

Anônimo disse...

Vox 9 pontos, DataFolha 8 pontos, Ibope 6 pontos, Sensus 4 pontos.
Ficar analisando em cima de pesquisas que mostram o rearranjo pós primeiro turno, sobretudo a Sensus, adotada agora até na Globo, é arriscar muito fazer o jogo do inimigo.
O DataFolha coloca Dilma vencendo apenas na região Nordeste, já para o Ibope ela vence em todas, com exceção do Sul.
Sem a segunda rodada comparativa, não dá para concluir nada além que é necessário o programa televisivo entrar no ritmo do segundo turno, onde a campanha é do ping-pong, eles pingam prá cá e nós pongamos prá lá, o resto é academia de sêcos e malhados e torcer para que Dilma Tyson não perca a pegada adquirida no debate da Band, nos debates de domingo/Redetv, sábado/Record e quinta/Globo. feira.
Fato importante e que passaram batidoescondido é que em todas que pesquisaram o resultado do debate Band, Dilma venceu.

Adriano Matos disse...

Miguel, como o Lula ganhou em 2002 e 2006? Qual a porcentagem de votos no PT em cada classe social? As classes mudaram, sim, mas dá prá extrapolar. Tenho dúvidas se dá prá mudar voto da classe média, pelo menos da classe média-alta. Eles estão ávidos para derrotar o PT com quem quer que seja. Não é voto no PSDB. É voto anti-PT. Esse tipo de voto não muda.

Unknown disse...

A classe média-alta não está ávida para derrotar o PT. Até bem pouco tempo atrás Dilma liderava neste segmento. Este placar 70X15 está totalmente distorcido por uma amotragem pifia (20).

Eu faço parte deste grupo e lhe asseguro que é um segmento muito critico em relação ao Serra. Além de ser um segmento que não se deixa manipular devido a sua alta escolaridade. Esqueçam a classe media alta, o foco são os eleitores entre 5 e 10 SM.

Anônimo disse...

Sabe o pq do PT estar suando nesta eleição? A escolha do candidato - ou candidata, neste caso.
A dilma não foi escolhida por opção, mas por FALTA de opção. O Lula queria originalmente o Zé Dirceu, mas ficou impossível. Ele fala bem, é inteligente e quebraria o Serra no meio em todos os debates. A Dilma é ruim. Não tem carisma. Não tem história nenhuma, é só uma invenção do Lula.
Que fique claro: se o PT ganhar foi pelo LULA. Votam nna Dilma aqueles que votariam sempre no PT, independente do canditado escolhido, pq ela não conquistou ninguém.

Anônimo disse...

O PT acuou e desprezou os aliados que em 2002 e 2006 fizeram Lula presidente. Aliados verdadeiros. Juntou-se a outros e negligenciou quem sempre lhe deu apoio, talvez achando que já seria voto seguro em qualquer tempo. Errou drasticamente. Vejo o exemplo dos empregados da CEF e do BB. Oito anos de greves sem ter UMA resposta e UMA negociação séria. O PT lhes empurrou goela abaixo as mais duras e discriminatórias práticas administrativas, com destruição de salários e carreiras. Hoje lhes pede voto. Fogo amigo foi o que fez. Se perder a eleição será por miopia ou segueira sua.

Marola disse...

Ex-bancário e hoje aposentado, achei inadmissível a proposta de aumento contemplando apenas o índice de inflação. Parece que melhoraram um pouco mas mesmo assim sempre me ficou a impressão que o governo Lula entregou a cabeça do bancário de bandeja para o capital financeiro ao longo de todos esses anos. Fiquei surpreso pelo grau de animosidade contra a candidatura Dilma partindo de ex-colegas. É assustador.

marola disse...

Anônimo das 6:21

Que a Dilma falte carisma ou que perto de uma puta velha da política como o Serra ela pareça desarticulada ou insegura é uma crítica que eu posso até concordar, mas daí a dizer que ela é um nada, uma invenção do Lula, que não tem história, vai uma grande distância, pois além de ser uma super burocrata, quadro que qualquer administração se orgulharia de ter, disposição para tocar o bonde e determinação para cobrar resultados, ela tem uma história política irrepreensível, com direito até a lances de grandes provações e volta por cima exemplares.

É uma SENHORA biografia. Para tentar assegurar a seus compatriotas o direito de até querê-la derrotada, ela pagou um alto preço, foi torturada bárbaramente nos porões da ditadura, e é bom relembrar isso para pessoas como vc, capazes de fazer descuidosamente julgamentos tão precipitados quanto levianos.

bruno disse...

O pessoal da Dilma parece acreditar que o Serra a ganhou. O que naoe verdade. nao ganhou e está atras no novo datafolha. tudo igual. maos a obra.

Anônimo disse...

Marola,
Por favor, se não quer leviandades aja da mesma maneira. E não use termos chulos, para começar.
Dilma só ficou conhecida a partir do momento de sua candidatura. Isso é fato.
Se foi torturada, presa, etc, na ditadura, acho que isso PODE e DEVE ser explorado por ela. Realmente não é pouca coisa e não ignoro esse capítulo do passado dela, ao contrário do que vc, de forma mal educada e ignorante tentou afirmar. Mas boas intenções, provações e o que quer que seja podem torná-la uma grande patriota, uma grande pessoa, mas a meu ver não a melhor escolha do PT como candidata.
Hoje, vendo a carta aberta dela aos religiosos, achei-a uma líder fraca. Claro que por trás disso existem um plano de todo o partido e não uma decisão única dela, mas afinal, se eleita, vai se deixar governar pelos evangélicos?
Bastaria dizer que todos os direitos assegurados na Constituição serão mantidos, não importanto a opinião dela sobre cada assunto em particular; que ela, como presidenta, respeitará a Constituição acima de qualquer opinião pessoal.
Por quê se justificar aos religiosos, falar o que eles querem ouvir e se anular?

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que essas pesquisas de opinião que mostram a Dilma na frente (caindo aos poucos) são falsas. Ela já desabou e o Serra está na frente, só que estão divulgando aos poucos. O fato será notícia após a divulgação de quem o PV vai apoiar.

Miguel Oliveira disse...

Lula está com 81% de aprovação. Em minha opinião deveria se licenciar e entrar 100% na campanha, como já se fez em Minas, quando Hélio Garcia elegeu Eduardo Azeredo, e Aécio elegeu Anastasia, um desconhecido vice gevernador.

jota50 disse...

O que eu acho é que o Lula precisa ir para a TV e dizer a essa classe média se eles votarem no Serra, correm sérios riscos de voltarem para a classe pobre, dizer isso bem explicadinho.

Anônimo disse...

BOMBA! Monica Serra teria praticado aborto diz ex-aluna http://bit.ly/9rUhSa Teria Serra mandado abortar? Espalhem sem dó.

Anônimo disse...

Os pobres que votam em Dilma querem passar para o andar de cima, como milhoes deles já passarm
Loucos se votassem em Serra versão Collor 2010
..

Márcio Monteiro

Nassif, veja que artigo interessante da economista Tânia Bacelar publicado no blog de Inaldo Sampaio:

Por: *Tânia Bacelar de Araujo

A ampla vantagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno no Nordeste reacende o preconceito de parte de nossas elites e da grande mídia face às camadas mais pobres da sociedade brasileira e em especial face ao voto dos nordestinos. Como se a população mais pobre não fosse capaz de compreender a vida política e nela atuar em favor de seus interesses e em defesa de seus direitos. Não “soubesse” votar.

Desta vez, a correlação com os programas de proteção social, em especial o “Bolsa Família” serviu de lastro para essas análises parciais e eivadas de preconceito. E como a maior parte da população pobre do país está no Nordeste, no Norte e nas periferias das grandes cidades (vale lembrar que o Sudeste abriga 25% das famílias atendidas pelo “Bolsa Família”), os “grotões”- como nos tratam tais analistas – teriam avermelhado. Mas os beneficiários destes Programas no Nordeste não são suficientemente numerosos para responder pelos percentuais elevados obtidos por Dilma no primeiro turno : mais de 2/3 dos votos no MA, PI e CE, mais de 50% nos demais estados, e cerca de 60% no total ( contra 20% dados a Serra).

continua

Anônimo disse...

cont...

A visão simplista e preconceituosa não consegue dar conta do que se passou nesta região nos anos recentes e que explica a tendência do voto para Governadores, parlamentares e candidatos a Presidente no Nordeste.

A marca importante do Governo Lula foi a retomada gradual de políticas nacionais, valendo destacar que elas foram um dos principais focos do desmonte do Estado nos anos 90. Muitas tiveram como norte o combate às desigualdades sociais e regionais do Brasil. E isso é bom para o Nordeste.

Por outro lado, ao invés da opção estratégica pela “inserção competitiva” do Brasil na globalização - que concentra investimentos nas regiões já mais estruturadas e dinâmicas e que marcou os dois governos do PSDB -, os Governos de Lula optaram pela integração nacional ao fundar a estratégia de crescimento na produção e consumo de massa, o que favoreceu enormemente o Nordeste. Na inserção competitiva, o Nordeste era visto apenas por alguns “clusters” (turismo, fruticultura irrigada, agronegócio graneleiro...) enquanto nos anos recentes a maioria dos seus segmentos produtivos se dinamizaram, fazendo a região ser revisitada pelos empreendedores nacionais e internacionais.

Por seu turno, a estratégia de atacar pelo lado da demanda, com políticas sociais, política de reajuste real elevado do salário mínimo e a de ampliação significativa do crédito, teve impacto muito positivo no Nordeste. A região liderou - junto com o Norte - as vendas no comercio varejista do país entre 2003 e 2009. E o dinamismo do consumo atraiu investimentos para a região. Redes de supermercados, grandes magazines, indústrias alimentares e de bebidas, entre outros, expandiram sua presença no Nordeste ao mesmo tempo em que as pequenas e medias empresas locais ampliavam sua produção.

Anônimo disse...

Além disso, mudanças nas políticas da Petrobras influíram muito na dinâmica econômica regional como a decisão de investir em novas refinarias (uma em construção e mais duas previstas) e em patrocinar - via suas compras - a retomada da indústria naval brasileira, o que levou o Nordeste a captar vários estaleiros.

Igualmente importante foi a política de ampliação dos investimentos em infra-estrutura – foco principal do PAC – que beneficiou o Nordeste com recursos que somados tem peso no total dos investimentos previstos superior a participação do Nordeste na economia nacional. No seu rastro,a construção civil “bombou” na região.

A política de ampliação das Universidades Federais e de expansão da rede de ensino profissional também atingiu favoravelmente o Nordeste, em especial cidades médias de seu interior. Merece destaque ainda a ampliação dos investimentos em C&T que trouxe para Universidades do Nordeste a liderança de Institutos Nacionais – antes fortemente concentrados no Sudeste - dentre os quais se destaca o Instituto de Fármacos ( na UFPE) e o Instituto de Neurociências instalado na região metropolitana de Natal sob a liderança do cientista brasileiro Miguel Nicolelis que organizará uma verdadeira “cidade da ciência” num dos municípios mais pobres do RN ( Macaíba).

Igualmente importante foi quebrar o mito de que a agricultura familiar era inviável. O PRONAF mais que sextuplicou seus investimentos entre 2002 e 2010 e outros programas e instrumentos de política foram criados ( seguro – safra , Programa de Compra de Alimentos, estimulo a compras locais pela Merenda Escolar, entre outros) e o recente Censo Agropecuário mostrou que a agropecuária de base familiar gera 3 em cada 4 empregos rurais do país e responde por quase 40% do valor da produção agrícola nacional. E o Nordeste se beneficiou muito desta política, pois abriga 43% da população economicamente ativa do setor agrícola brasileiro.

Resultado: o Nordeste liderou o crescimento do emprego formal no país com 5,9% de crescimento ao ano entre 2003 e 2009, taxa superior a de 5,4% registrada para o Brasil como um todo, e aos 5,2% do Sudeste, segundo dados da RAIS.

Daí a ampla aprovação do Governo Lula em todos os Estados e nas diversas camadas da sociedade nordestina se refletir na acolhida a Dilma. Não é o voto da submissão - como antes - da desinformação, ou da ignorância. É o voto da auto- confiança recuperada, do reconhecimento do correto direcionamento de políticas estratégicas e da esperança na consolidação de avanços alcançados – alguns ainda insipientes e outros insuficientes. É o voto na aposta de que o Nordeste não é só miséria (e, portanto, “Bolsa Família”), mas uma região plena de potencialidades.

* Tânia Bacelar de Araújo é economista e professora do Departamento de Economia da UFPE.

Reg disse...

É, mas tem que lembrar a classe média de quem gera empregos para os filhos dela.
Quem gera empregos para a família brasileira, que é constituída também de gays, lésbicas, protestantes, católicos, muçulmanos, judeus, ateus e das jovens que praticam/praticaram aborto.
Não adianta Dilma continuar se explicando sobre aborto como se a família brasileira não tivesse nada com isto.
Eleição não é inquisição.
É bom lembrar a todos, classe média e pobres que estamos no mesmo barco e que periga os empregos com a eleição do vampirão dos infernos.
Viagens, carros novos, vida boa, empregos, badalação, tudo está em jogo apenas em dois números da urna.
É bom a classe média cair na real e votar pela manutenção de seus empregos.
Dilma13.

Anônimo disse...

Alo Miguel: A jornalista Monica Bergamo da Folha de São Paulo repercutiu o depoimento da bailarina Sheila Canevacci Ribeiro a respeito da mulhe do Serra ter feito aborto no passado. Isto é nitroglicerina pura.

Anônimo disse...

Serra usa oNome do Senhor meu Deus em vão
Finge que Jesus já lhe passou procuração
Seu objetivo não tem nada de cristão
É dilapidar o patrimônio da Nação

Finge que é um santo, mas com a corrupção
Ele, que era pobre, virou rico de mansão
É rei do contrato feito sem licitação
É rei do pedágio e da privatização

Diz que sendo eleito bom salário vai pagar
Mas a gente sabe que é tudo blá-blá-blá
Se até promessa em cartório registrada
Ele descumpriu, o que ele diz não vale nada

Bem que lá na Bíblia as palavras são corretas:
Prevenindo o povo contra os falsos profetas!
Satanás espalha só mentira e confusão
Para confundir o pensamento do cristão

No tempo de Cristo já havia os fariseus
oprimindo o povo sempre em nome de Deus
Vendilhões do templo, no momento atual
Querem saquear nossas riquezas do Pré-Sal

Serra que responda para Deus nosso Senhor
Pela exploração do santo Nome em seu favor
O povo de Deus esse pecado repudia:
Chega de arrogância, de mentira e hipocrisia!

Ivana Lima Regis disse...

Olá! Segue link de vídeo que compara os 8 anos de FHC/Sera e os 8 anos do governo Lula/Dilma. O material é excelente! Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=kgTgdd41N4w
E vamo que vamo!

Anônimo disse...

José Serra é fascista. Por que se pode dizer isso?

O fascismo busca concentrar o poder nas mãos de poucos setores muito poderosos que se apoiam entre si. Esse grupo costuma ser a direita, a mídia, os militares e a igreja. Eles entendem por poder possuir muita riqueza.

Mas isso ainda não explica.

Atualmente eles fazem campanha utilizando esses setores (menos os militares, que resolveram ficar de fora dessa vez). Assim cada um desses setores tentam tanto atingir o inimigo comum, quanto salvar a bunda dos outros que está na janela.

Mas isso também não explica.

O que demonstra a vertente fascista da campanha do Serra é o pensamento pequeno.

Eles buscam ter discurso muito pomposo e correto, por isso não conhecem nada da realidade da população. Exemplo cômico é o próprio Serra não saber o que é uma melancia. Talvez ele ache que brioches e croissants ão frutas.

Eles nunca mostram o outro lado da situação, pois demonstra que estão errados. Exemplos são os ataques a Carta Capital, e o filhote de Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, que possui um blog onde todos os comentaristas concordam cegamente com ele.

Eles não tem um linguajar popular. É mais ou menos com o Serra ir na peça “Hermanoteu na Terra de Godah” e sair gritando.

A atual campanha fundamentalista falsomoralista talibã exclui a opinião de umbandistas, budistas e ateus, em um país miscigenado e sincrético.

Assim, seria uma boa ideia colocar os excluídos no programa eleitoral. Pôr lésbicas dizendo “Algum preconceito?”, pôr ricos falando “macaxeira” no Rio de Janeiro, mostrar que esses excluídos pensam muito mais amplamente que os fascistas.

Pose-se até usar a técnica FUD, da Microsoft:

* Transformar as forças deles em fraquezas;

* Transformar as fraquezas deles em nossas forças;

* Apresentar (não prometer) as melhorias do futuro (tendo por base as declarações anteriores).

FabioT disse...

os dirigentes do pt são um bando de medrosos, bundões, metidos a intelectuais, a comunicação do gov lula nos dois mandatos foi e está sendo um desastre, no fundo tudo o que querem é frequentar os salões

Unknown disse...

É a economia , estúpido!!

Marina, apoei voce! Agora espero que voce tenha juízo e não deixe a turma do FHC voltar. Voce ajudou no quadro abaixo!

Vejo com pasmo a diferença entre Dilma e Serra diminuir. Isso é incompetencia de marketing. Basta mostrar a comparação da evolução do salário mínimo nos anos FHC e Lula para ver que a melhoria do nível de vida mudou substancialmente. Cadê a propaganda ?? Só não vê quem não quer, ou quem vai se beneficiar da derrota de Lula.
ano 1994 , salario minimo US$ 112,00 ( valores aproximados)
1998 130,00
2002 84,00
2004 91,00
2006 291,00
2010 307,00

Paciencia, mas não acredito no FHC e sua turma. As mentiras deles são piores do que as incompetencias dos petistas aloprados, pegos em facaltruas. A propósito, não lembro de nenhum banqueiro ou político importante sendo prêso quando FHC mandava. O que eles querem é voltar a impunidade anterior, enfraquecendo por exemplo a Polícia Federal.
Dilma neles! E vejam se arrumam marketeiros melhores, afinal a Universidade da vida deu mais a Lula como gestor da coisa pública do que a FHC com uma erudição pífia que não sobreviverá ao tempo

Unknown disse...

Serra é um Brasil como a P-36

Maneira tucana de administrar a Petrobras:
(março 2001)
Poucas vezes o país assistiu ao vivo a imagens tão dramáticas quanto a do afundamento da maior plataforma de petróleo do mundo.A Petrobras mergulha em suspeitasde negligência na tragédia da P-36.Onze famílias perderam parentes na explosão da P-36. Boletins evidenciam não só as causas do acidente,como podem também expor o que parece ser um sinal de descontrole da direção da Petrobras sobre a empresa. A tragédia poderia ter sido evitada.
Deus nos livre que essa turma volte a administrar a empresa! Dilma neles!
Cadê a propaganda desse maleficio??Com imagens da p-36 afundando ficaria melhor , e melhor ainda se aos parentes das vitimas fosse feito um pedido de perdão pelo acidente ??

Postar um comentário