24 de julho de 2007

Canja e poesia nao fazem mal

A guerrilha eletrônica vai indo bem. A exploração política da tragédia da Tam foi imensa. Mas os neo-partisans da blogosfera permanecem vigilantes e conseguiram reduzir danos. Melhor, conseguiram contra-atacar com boa eficácia. A credibilidade de setores da imprensa, de alguns colunistas, afundou-se para abaixo do que acreditávamos ser possível. A atuação de nossa mídia é vergonhosa. Quando penso, porém, nas guerras civis que assolam países africanos, no assassinato dos Kennedy (do presidente eleito e do senador-candidato a presidente), na guerra civil americana, nas guerras mundiais, nas revoluções, entendo que a sede de poder explica essa violência. Há mesmo uma grande irracionalidade no fundo, um chauvinismo brutal. Nenhuma compreensão, no entanto, nos exime da responsabilidade de lutar. Pode-se mesmo lutar com doçura e inteligência, como fazem as mulheres. Ou com agressividade e crueldade, como fazem os homens. Ou com ironia e indiferença, como fazem os artistas. O fato é que a luta faz um grande bem ao espírito. Nos torna mais fortes, viris, atentos, à revelia do cansaço, das feridas, do desânimo e mesmo do desespero que parece nos dominar num primeiro momento.

Eis minha contribuição, poemas. A maior parte foi inspirada justamente nesse sentimento de impotencia do cidadao diante da brutalidade das guerras de informaçao e contra-informaçao, da distancia entre o que acreditamos ser justiça e verdade e aquilo que os meios de comunicaçao tentam nos impor, do desespero de ver palavras que nao sao nossas brotando de nossas bocas. Enfim, a poesia robustece a subjetividade; ajuda a lutar contra a idiotice, que é a grande luta; a mais importante, no final das contas.

http://hellbar.blogspot.com/2005/12/poemas-selecionados.html

Ah, e leiam esse artigo do Caroni, na Agencia Carta Maior.

3 comentarios

Anônimo disse...

Ao vê televisão ao ler um jornal, passei a me sentir impotente.
Para não sofrer com esta impotência, tomei a decisão de evitar ligar a televisão e só ler os assunto que me interessam. Risquei o acesso de determinados blogs, pois vejo ali o acirramento das relações, que vêm acontecendo com a falta de honestidade de parte da imprensa.
Acredito, o que a imprensa vem fazendo é coisa premeditada com a finalidade de criar uma luta ideológica entre as pessoas.
Estou preocupado.

José Carlos Lima disse...

canja e poesia não faz mal a ninguém

numa situação tão estressante como esta dos últimos dias a poesia tem a funçao de desestressar-nos

espraiar espíritos

aliviar

válvula de escape, pois ninguém é de ferro

bom texto

e obrigado pelas poesias trazidas no embornal

Anônimo disse...

blogs e emails daqueles(as) que não fazem coro ao golpe anti-Lula estão tendo seus emails violados e blogs impossibilitados de atualização. Mauro Carrara ( Novae) e Helena ( blog os amigos do presidente Lula) tiveram seus emails violados. O blog desabafo Brasil foi travado por Hackers. Aqui a nota do Daniel Pearl, editor do blog:
COMUNICADO: o blog DESABAFO PAÍS(BRASIL)foi SABOTADO POR HACKER. Depois de diversas ameaças por simpatizantes da MÍDIA GOLPISTA e defensores do PSDB, não estamos mais publicando nenhuma matéria. Nossa postura foi sempre defender o presidente Lula e combater a Rede Globo e a revista nefasta VEJA, revelando a verdadeira intenção de diversos jornalistas a serviço do GOLPE. A internet é um espaço democrático em que a CENSURA deve ser analisada com critério e bom senso. Estamos INCONFORMADOS! Estamos TRISTES! Não se faz jornalismo com algemas na LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Um abraço, Daniel Pearl - editor.

Terça-feira, Julho 24, 2007

Postar um comentário