7 de julho de 2007

Os ricos também apóiam Lula




Senti falta, na imprensa, de mais detalhes da pesquisa do Ibope sobre o governo. O link para a publicação completa está aqui. Têm umas coisas bem interessantes, que desfazem mitos como aquele que só os pobres apóiam Lula. Entre o grupo com estudo superior completo, os que aprovam Lula sao 49%, contra 46% que desaprovam.

Lembrando, o total que aprova Lula é 66%, contra 30% que desaprovam. Uma diferença de 36%, ou seja, correspondente a mais de 70 milhões de habitantes. Em outros termos, mais de 120 milhões de cidadaos brasileiros aprovam Lula, contra 60 milhões que desaprovam.

Na pesquisa por renda mensal, a tabela do Ibope mostra que a faixa mais rica, que ganha acima de 10 salarios minimos, ou seja, mais de 4.000 por mês, também aprova Lula. Nesta faixa, 53% aprovam Lula, contra 41% que não aprovam. Uma diferença de 12%. Na realidade, Lula é aprovado em todas as faixas salariais, mas em maior intensidade entre os mais pobres. O que é extremamente saudável e um sinal de que o governo está no caminho certo. O estranho para um presidente de um pais pobre seria o contrário: ser apoiado por ricos e detestado pelos pobres.

Há ainda um outro dado impressionante. O Ibope pergunta que nota o entrevistado daria à Lula, de 0 a 10. Sabe qual foi a nota mais votada? Adivinha? A nota 10. Enquanto apenas 6% deram nota 0, 20% deram nota 10. Imagine se os jornaloes dessem a manchete: Maioria dos brasileiros da nota 10 à Lula.

Continuando. Na tabela de notas, por segmento econômico, Lula também tem excelente perfomance entre os mais ricos. Entre os mais pobres, nem preciso dizer. O que pretendo aqui é desmistificar essa história de Lula fazer sucesso apenas entre os que ganham bolsa-família. Pois bem, entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, ou mais de 4 mil reais por mês, 8% dao nota 10, contra somente 5% que dao nota zero. E, ainda falando dos ricos, 57% dão nota acima de 6.

O Ibope faz ainda uma outra pergunta, parecida. Voce confia ou não no presidente Lula? Lula ganha em todos os segmentos sociais, inclusive nos que ganham acima de 10 salarios minimos - neste segmento, 47% confiam em Lula, contra 46% que não. Entre os mais pobres, Lula ganha esmagadoramente: 73% dizem confiar em Lula, contra 24% que não confiam. Quem frequenta lugares populares, sabe como é dificil um politico ganhar confiança do povão, sempre disposto a chamar todo mundo de ladrão.

Quer mais?

O Ibope faz a seguinte pergunta: em relação ao primeiro mandato, o segundo mandato do presidente Lula está sendo: melhor, igual ou pior? Novamente, Lula leva a melhor em todos os segmentos econômicos. Entre os pobres, 83% acham que é igual ou melhor. Entre os ricos (que ganham mais de 4 mil por mês), 78% acham que está igual ou melhor, mesmo percentual registrado para o total dos entrevistados.

Calma, não acabou. A aprovação de Lula é avassaladora em todas as regiões do país, não apenas Nordeste, como algumas chamadas jornalísticas sugerem. No Sul, Lula é aprovado por 52% dos brasileiros, contra 42% que não aprovam. No Sudeste, Lula é aprovado por 62%, contra 32% que desaprovam. Em todas as outras, a aprovação ainda é maior.

A conclusão é óbvia. Lula está sendo apoiado entre pobres, classe média e ricos. Ou seja, os jornalões, que vendem para classe média e ricos, e que compraram uma briga totalmente intransigente e partidária contra o presidente Lula, estão perdendo o bonde da história. E assinantes.

3 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, os números que você trouxe lançaram mais luz sobre a popularidade de Lula e do seu governo. Muito boas as suas observações a esse respeito. A mídia direitista do Brasil é uma lástima!

Anônimo disse...

Miguel, esses números que você trouxe da pesquisa lançaram mais luz sobre a popularidade de Lula e do seu governo. Também foram muito boas as suas observações a esse respeito. A mídia de direita do Brasil, para dizer o mínimo, é uma lástima!

José Carlos Lima disse...

Seu texto é oportuno para comentar o que venho observando há dias ao andar pelas ruas de goiânia, de ônibus e a pé

É que to notando uma massa de pessoas com aparência melhorada,
noto que as pessoas estão consumindo mais, usando roupas de tecidos mais nobres

Já não vejo mais jovens com aqueles bermudões de napa

Sei lá, acho isso um pouco estranho

Dentro do ônibus olho na cara das pessoas e fico a pensar: esse aqui arrumou os dentes, aquele ali tá com os cabelos arrumadinhos e tá usando até gel, aquela ali tá chique parecendo uma madame

Dentro do meu empirismo, noto que estou vendo o que pensei não ver em vida: o surgimento de uma grande classe média no Brasil

Só não entendo uma coisa: se empresário gosta de dinheiro, e o surgimento desta enorme classe média é ótima para eles pois que alavancará seus negócios, porque tanto ódio e perseguição contra Lula, que está levando este Pais prá frente?

Queria tanto entender este pormenor!

Se eu fosse empresáro viraria fã de Lula

De carteirinha e tudo

Será que os próximos a romperem com o imprensalão serão estes empresários que, como disse, se beneficiam com o governo Lula por causa do aumento do poder de consumo de uma massa, outrora alijada deste processo?

Como as pesquisas indicam aprovação de Lula inclusive nos setores endinheirados da sociedade, tudo indica que o imprensalão, se não ainda está, logo logo estará falando sozinho

Postar um comentário