13 de julho de 2007

O ultimo zurro de Merval

Eu adoro o Merval Pereira. Ele é o imbecil perfeito. Se todos os colunistas de direita fossem tão débeis mentais como ele, as coisas seriam muito mais fáceis para o país. A sua diatribe de hoje é comparar o governo Lula com o governo Geisel. Tudo bem, liberdade de imprensa é isso aí. Cada um tem o direito de falar a asneira que quiser. Mas que guentem a porrada quando falam merda.

Bem, não é preciso QI elevado para saber as diferenças. Lula foi eleito, duas vezes, com a maior votação da história da democracia brasileira. Geisel chegou ao poder caminhando sobre o cadáver de nossa liberdade.

Mas saltemos esse detalhe. Merval fala sobre o programa nuclear brasileiro. Lula aprovou a construção da Angra 3 e liberou mais 1 bilhão para pesquisas no setor.

E aí vem seu primeiro erro, que beira um ato de traição. O colunista do Globo presta um belíssimo desserviço aos interesses nacionais. Nem Larry Rother, aquele agente da CIA travestido de jornalista do New Times, faria tão bem. Vocês acreditam que Merval junta dois ou três caquinhos e conclui que o programa nuclear brasileiro pode despertar suspeitas de que estaríamos querendo produzir a bomba atômica? Não basta as dores de cabeça que tivemos há alguns anos, quando tivemos que provar e reprovar ao mundo que não se tratava disso. A Agência da ONU veio aqui, como lembra Merval, e confirmou o que todo mundo sabia. O Brasil é de paz. Com esse artigo, o colunista tenta botar areia em nossos projetos de autonomia energética.

O domínio da tecnologia nuclear é fundamental para um país do tamanho do Brasil, com um potencial enorme de crescimento. Não podemos depender somente da energia elétrica, que nos deixa à mercê do regime de chuvas. Segurança energética é isso.

A estupidez de Merval, no entanto, vai ainda mais longe. Ele lembra que o governo Geisel também tinha um programa de álcool e faz uma observaçãozinha mal criada, de que não é verdade que tudo começou no governo Lula. Ora, qual o problema de Merval? Ele ainda trabalha para a campanha de Alckmin? CLARO QUE TUDO NAO COMEçOU COM O GOVERNO LULA. Se o Lula fala isso de vez em quando é porque ele é político e quer vender o peixe dele. Se o Geisel teve programa de álcool e teve programa nuclear, ótimo. Se Lula retomou esses programas, remodelou-os, atualizou-os, excelente. Deixa de ser bobo, Merval. O que conta aqui é a inteligência de sua vontade política de retomar determinados programas interessantes ao país. Além disso, isso cheira aquela falaciazinha bem medíocre, ao gosto do Farol de Alexandria (como o Amorim chama FHC), que consiste em dizer que tudo que Lula fez começou no governo anterior. O Bolsa Família, por exemplo. Omite-se que a questão central aqui não é quem começou, mas a intensidade e a amplitude com que os programas foram retomados (no caso de terem sido retomados). O Bolsa Escola ia para um punhadinho de gente, para ganhar 15 reais por mês, com um sistema operacional atrasado. Eu vi uma fila de duzentas pessoas numa cidade do nordeste, todas se humilhando para ganhar 15 reais ou menos. Hoje as pessoas têm cartão magnético, ganham mais de 100 reais e são mais de 30 milhões. E não venham falar em esmola. Todos os países desenvolvidos, sem exceção, possuem programas de distribuição de renda, voltado para os segmentos mais vulneráveis da população. Tem outros nomes, mas têm a mesma característica e finalidade.

O pior ainda vem, esperem. É absolutamente inacreditável. Merval lembra que Geisel tinha uma estratégia para o crescimento econômico do Brasil voltada para três eixos: substituição das importações, aumento das exportações e estímulo à demanda interna.

Ora, ora, ora. De vez em quando o diabo também encaçapa a bola 7. A estratégia citada por Geisel é simplesmente a única que existe para um país crescer. De Margareth Tatcher a Roosevelt, Júlio César, Napoleão, Bill Clinton, qualquer governante que já existiu no mundo, e que assistiu algum tipo de crescimento em seu país ou império, fez parecido. Pois bem, Merval encerra a coluna lançando a pergunta mais besta que algum jornalista já lançou nos cinco mil anos da história da escrita ocidental. Ou Geisel estava certo ou Lula está retrocedendo ao passado? Escolham. Ponto final. Merval não dá outras opções. Não dá, por exemplo, a opção mais óbvia: a de que tanto Geisel quanto Lula estavam certos nas opções econômicas adotadas. Com a diferença que Geisel mentiu. O consumo interno no Brasil cresceu apenas entre as classes médias durante o regime militar. Nunca houve crédito popular durante a ditadura. Não havia combate à corrupção. Se um jornal denunciasse um coronel por desvio de verba, era taxado de comunista, preso, torturado e lançado do alto de um helicóptero.

Merval, fala sério! Respeita a inteligência de seus leitores.

8 comentarios

José Carlos Lima disse...

A turma da tucana CBN é isso ai

Hoje eu estava de carona com meu irmão e, como ele é ligado a futebol, fiquei a ouvir a CBN

Para espanto meu, em pleno comentário futebolístico o cara conseguiu emendar o assunto e misturou Lula com Senado e Renan Calheiro e tudo mais, quando comentei com meu irmão: meu Deus, o que o Lula tem a ver com o Senado!

É o Poder Legislativo! O que tem a ver com uma coisa com a outra, o cara querer responsabilizar Lula pelos atos de Renan Calheiros!

Meu irmão disse "eu só ligo para ouvir futebol e ouço estas bobeiras, os caras são fdp"

E quanto ao Merdal digo Merval Pereira, pelo jeito ele não sabe que, diante do desastre ambiental causado pelas hidrelétricas, os ecologistas, a nível mundial, estão começando a perceber que o futuro da energia é mesmo a nuclear

Assino embaixo

Um bando de fdp

José Carlos Lima disse...

Cont...

Além de Merdal Pereira temos:

Lúcia Hipódromo com seus olhos de piscalerta

Miriam Leitoa com seu nariz de porca

Arnaldo Jabá com aquela boca de chupa-ovo

Alexandre Gracinha com uma carinha de quem adora levar umas chibatadas na bunda durante o sexo

O William Vaca

Um lixo só

E como meu ouvido não é lixeira, evito ouvir=ler qualquer um destes aí que, para mim, não têm credibilidade nenhuma


É como a Leitoa adora um Congresso recheado de corruptos e fisiologistas

Nas previsões dela, nas últimas eleições o PT faria no máximo 60 deputados federais e, ao final das contas, foi a segunda maior bancada

A Leitoa, por exemplo, é tão certeira quanto a Mãe Diná

Tudo lixo!

Anônimo disse...

Essa do Merval nunca foi,não é se jamais será ato jornalístico

Não passa de propaganda política

Dias atrás li alguma de Nassif desclassificando coisas assim como ato jornalístico e considerando como propaganda

Até quando vamos suportar estes publicitários posando de jornalistas?

Anônimo disse...

Realmente. Nem eu q ao entendo nada de politica poderia escrever tais burrices e asneiras q desrespeitam a historia.

beijos e feliz dia do Rock

Anônimo disse...

sim,

uma propaganda tosca mas uma propaganda

tosca e de mal gosto

a mídia deixou de se ater aos fatos

virou partido político

Anônimo disse...

eu quis dizer mau gosto

mas pode ser também mal gosto no sentido gosto maledicente

Vera Pereira disse...

Corrigindo: o PT oi o partido que obteve maior número de votos para a Câmara ederal; não fe a maior bancada por causa do quociente eleitoral.

Anônimo disse...

Olha essa sobre os burguesinhos do PSOL no blog do Luiz Carlos Azenha:

"Um amigo carioca diz que Lula foi vaiado por paulistas do PSOL.

A teoria dele: a Zona Sul se mandou do Rio de Janeiro, com medo da "massa".

Quem pôde pagar os ingressos era "turista" de classe média.

O pessoal aplaudiu de pé os cubanos, vaiou os americanos e Lula.

Portanto, foi a turma paulista do PSOL que vaiou o Lula.

Acho que a explicação dele faz mais sentido do que a minha.

Será que as vaias ao Lula vão entrar nos melhores momentos do Pan?

Foi o primeiro recorde quebrado.

Já estão vendendo no Rio a camiseta com os dizeres "Fui ao Pan e vaiei o Lula."

............No meu entender, foi o PSOL carioca mesmo, orquestrado por Babá e cia.

Postar um comentário