25 de julho de 2007

Sobre os moinhos de vento que nos esperam

Honoré Daumier, Don Quijote y la mula muerta, Musée d´Orsay. Paris


A intepretação marxista para a teoria da repetição histórica, segundo a qual as tragédias são revividas como farsas, não se aplica no Brasil. O acidente da TAM despertou os abutres golpistas. Imprensa e oposição unidos num objetivo comum: derrubar o governo, lembrando os amargos momentos que antecederam o suicídio de Vargas. Que antecederam o golpe de 64. Até uma suposta participação de militares, como sugere a hipótese de sabotagem do Cindacta-4 de Manaus, que causou transtornos no sistema aéreo nacional, trouxe de volta o fantasma sinistro de golpes anti-democráticos realizados em conluio com a imprensa. Não esqueçamos que algumas reuniões estratégicas que levaram ao golpe de 64 foram realizadas em escritorios do jornal Estado de São Paulo, e que a Folha emprestou kombis para a polícia conduzir suspeitos de "subversão" para os centros de tortura do Dops. Apenas tragédias. Nenhuma farsa.

A República do Galeão está de volta. O acidente da Gol vem sendo investigado pela polícia de São Paulo, controlada pelo Secretário de Segurança do governo José Serra. Não estou seguro se o mundo mineral está ciente disso, mas a polícia paulista é extremamente partidarizada, pois o PSDB se perpetua há quase 15 anos no Palácio dos Bandeirantes.

Big Brother virou realidade? Uma câmera da Globo espiou entre as cortinas do gabinete de Marco Aurélio Garcia, e o flagrou fazendo gestos obscenos. O Dines aprovou essa atitude da imprensa!!! Comparou com o Bill Clinton, que usou o salão oval da Casa Branca para fazer sexo oral com uma estagiária. Conspurcou o salão oval!!! Garcia conspurcou, portanto, o sagrado recinto federal fazendo o famoso top-top!!! Que agressão aos santos princípios da família!!!

Ora ora, não tenho palavras para expressar minha indignação. Uma televisão do porte do Globo, concessionária de serviço público, não tem o direito de perseguir, com artifícios tão inescrupulosos, um governo eleito democraticamente. Eles não tinham o direito de expor um assessor da república desta maneira! Na intimidade de seu gabinete, Garcia tem o direito de fazer top-top, falar palavrao, o que quiser! Que stalinismo é esse? É a polícia politica de Orwell! Estou chocado com isso. Engasgado. Foi uma agressao terrivel à liberdade. A imprensa pega um cidadao fazendo um gesto dentro de sua sala, interpreta esse gesto e o usa para produzir um desgaste politico, uma humilhaçao e cumprir um objetivo partidario muito claro.

Impressionante como a imprensa nunca mostrou o video de José Serra confraternizando com os sanguessugas e agora exibe, em cadeia nacional, uma cena completamente apocrifa, sem absolutamente nenhum valor jornalistico, apenas para agredir um membro do governo. Enquanto isso, os verdadeiros hipocritas, cinicos e corruptos, deixados em paz pela midia conivente, festejam o fato de que os holofotes tenham sido (enfim!) desviados de seus problemas com a Policia Federal e a Justiça.

Novamente, guerra. Desta vez, uma guerrinha ainda mais sórdida. Explora-se a perplexidade do público diante da tragédia. Provoca-se o adversário até o limite do suportável psicologicamente. Uma hora ou outra, quem sabe, algum Zidane governista dá uma cabeçada?

Encaremos a batalha como mais uma prova. Mais uma prova de Deus, para quem acredita, ou da História, se preferirem, para testarmos os limites de nossa democracia. O golpismo voltou ao centro do palco. Que importa se o Brasil está crescendo? Que importa se as coisas estão muito melhores para os pobres? Que importa se, finalmente, estávamos sendo respeitados internacionalmente e estabelecendo sólidas alianças com outras nações em desenvolvimento? Que importa se a Polícia Federal vinha desmontando sistematicamente as grandes quadrilhas que infestavam o poder público?

Que importa se os planos de segurança e de educação estavam finalmente saindo do papel? Não, a imprensa quer sabotar qualquer agenda positiva. Não satisfeita com a dor natural que uma tragédia causa à nação, ela quer beber o sangue dos mortos. Os mortos do acidente da TAM estão sendo negociados em praça pública. Quem dá mais?

O fato é que o Brasil tem 130 mil milionários que respondem por metade do PIB nacional, meus caros... Éééé. Deu na Folha de São Paulo. Deu no Le Figaro francês. Alguns culpam Lula por isso, mas quando o governo tentou passar a lei da herança, que poderia levar a uma saudável mordida sobre essa grana, lá no começo do primeiro mandato, a oposição massacrou e a imprensa ficou caladinha, naturalmente. E os juros chegaram às alturas no governo do Farol de Alexadria. Demorou para baixar no governo Lula, mas a inflação foi controlada, e agora os juros estão no menor patamar em 50 anos.

Peraí, do que eu estou falando? Os 130 mil milionários não estão gostando nada disso... Eles ficaram mais ricos no governo Lula, sim, mas por isso mesmo também ficaram com mais medo... Medrosos e milionários, eis uma fórmula explosiva. Estão aí os patrocinadores do golpismo. Em outros países, os super-ricos bancam universidades. Aqui bancam golpes. Vá lá, em outros países já bancaram coisa pior: guerras, por exemplo. Paremos de achar que somos piores em tudo, inclusive em golpismo, cinismo e crueldade de nossas elites.

O único pensamento que realmente me acalma é o que, definitivamente, não estamos diante de nenhuma novidade. Há milhares de anos que a disputa pelo poder, no seio das comunidades humanas, não conhece escrúpulos. Por trás disso, existe uma forte guerra de classes. Não apenas entre ricos e pobres, mas sobretudo entre as próprias elites. Existe uma elite brasileira, ainda não consolidada, que está ganhando força com o dinamismo e a expansão de nosso mercado interno. A elite ligada ao mercado financeiro, todavia, tem um poder extremamente concentrado. Quando Armínio Fraga subiu, bruscamente, os juros básicos do país para 45%, ele ajudou a consolidar o poder de gente como Daniel Dantas e cia. Hoje o Armínio comprou a rede latino-americana do Mc Donalds... Tudo bem, tudo bem. Normal. O cara é gênio e pronto. Não o acuso de nada. Não quero perder a razão por uma bobagem dessa.

Trata-se de uma guerra de informação. De inteligência, portanto. Se David conseguiu vencer Golias com uma pedra bem lançada...

O fundamental é concentramos esforços. Existe uma mobilização um pouco maior desta vez. A ultima crise politica nos preparou. O tipo de guerra é mais ou menos o mesmo. Uma guerra ideológica, com objetivo de ganhar pontos junto aos formadores de opinião. Já vencemos uma vez. Mais importante que vencer, todavia, é conservarmos nossa dignidade. Existe uma moral quixotesca, talvez, guiando nossas ações. Sejamos quixotescos então! E se ficarmos tristes, lembremos o que dizia o velho cavalheiro andante: "Las tristezas no se hicieron para las bestias, sino para los hombres; pero si los hombres las sienten demasiado, se vuelven bestias".

7 comentarios

BLOG DO WAGNÃO disse...

Despertador toca as 5:50 hs da manhã. Travo imediatamente porque já estava acordado desde que a chuva começou. Levanto imediatamente e penso: Essa chuva deve ter alagado São Paulo. 6:20 hs, ligo a TV, na GLOBO, é claro. O Globo Rural está rolando. Mas as 6:30 hs vai começar o Bom Dia São Paulo, eu penso, e assim vou saber como está a vida na Metrópole. Começou. Acho que não teve alagamento. Também não teve crime durante a noite. Acidentes nas estradas: Graças a Deus, nenhum. Notícias ruins, também não. Só estão falando que o Aeroporto de Congonhas está fechado e os passageiros estão revoltados. Bom, pelo menos não tivemos crimes, sequestros e acidentes nesta noite e madrugada chuvosas. 6:40 hs, tenho que ir embora se não vou me atrasar. Pego meu guarda-chuva e saio em direção à ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, para me dirigir ao centro de São Paulo. Felizmente está tudo bem com o meu transporte, que funciona todo dia, faça chuva ou faça sol.

José Carlos Lima disse...

cheiro de golpe no ar

mais sobre o assunto na minha trincheira, o blog O Que Eu Vi

Anônimo disse...

Já não to vendo mais jornal como notícia mas como propaganda mesmo.
Incrível como, apesar de o governo Lula está bem na maioria dos setores que lhe compete, a mídia consegue isso pegando como ponto de partida um acidente aéreo.

Só mesmo através de técnica de propaganda se consegue isso.

Esta é a verdade.

Por isso já não podemos nos surpreender com o que vem por aí.

Estamos apenas no começo.

Assim como ocrreu no golpe contra Chavez, esta é apenas uma das etapas para o objetivo final: a derrubada de Lula.

Prá isso precisam de apoio popupular.

Daí a transformação das redações de jornais e telejornais em oficinas de propaganda.

Pura agitação e propaganda dos direitóides em busca pelo poder que eles não conseguiram através das eleições.

Anônimo disse...

É guerra!!

Estamos na trincheira, lá no blog do Igor!
endereço: http://alexeievitchromanov.zip.net

Anônimo disse...

Vcs são cúmplices dessa corja petista. Lula vai levar na sua biografia essas 200 mortes. Fora com esse governo populista. Se tiver golpe, eu apóio.
José Carlos - SP.

Anônimo disse...

E se tivesse sido o Serra a fazer "top top" depiois do acidente do metrô, tb tava valendo ?

wilson cunha junior disse...

Valeu, me deu um pouco mais de ânimo.

Postar um comentário