9 de julho de 2007

O velho recitando poemas




http://www.youtube.com/watch?v=yalRn12UzSQ
http://www.youtube.com/watch?v=BESYAb-5snU


Cada vez fico mais impressionado com o Youtube. Ele vem crescendo de forma impressionante. Agora, se pode ver quase tudo. Pena que a maioria das pessoas ainda usa internet apenas para fofocar em msn. Acima um video do velho Buk recitando um de seus poemas. Repare como ele le bem, como se diverte, como ri. De vez em quando, numa livraria folheio uns livros do velho. Ontem mesmo estava lendo Pulp, uma historia publicada postumamente, muito engraçada. O safado escreveu com uns 65 anos, mas ainda é cheio de energia, sexo, bebedeiras e impagaveis comentarios existenciais. Quem, senao o velho Buk, escreveria frases como (cito de memoria, por isso sem aspas): enquanto eu esperava, sentado à minha mesa, observei duas moscas transando...

Seus poemas também sao memoraveis.

Alguns criticam o velho, dizendo que ele nao tinha a erudiçao necessaria, ou que nao espelhou a literatura em sua grandeza. Mas que grandeza é esta, caralho? Ler é muito importante, mas também é uma fuga. O Schopenhauer tem uns pensamentos interessantes sobre isso. Muitos leem apenas para preencher seu vazio interior, porque nao sao capazes de pensar nada original, e mais vale um pensamento original e vivo, mesmo equivocado, do que mil frases papagaiadas. Esse é o velho. Errado, desastrado, mas sempre absolutamente original. E se existe qualquer valor no fato de eu sentir prazer em ler um livro, eu tenho muito mais prazer lendo Bukoswki do que Henry James ou James Joyce. Alias, vamos falar sério: quem le James Joyce?

3 comentarios

Anônimo disse...

jung fala em algo chamado sincronicidade.tava sem entrar na internet,uns dias
e hoje a tarde rabisquei isso:
o que mais me enauseia na literatura é pensar que 80% daquilo que chamam de leitores,são pequenos burguêses querendo algo para alegrar suas mediocres vidas...
é isso ai brodinho
abraço
sb

tete bezerra disse...

eu também miguel tenho muito prazer lendo o velho.o velho nunca esteve tão atual como agora,bortolloto,mirisola e outros mais tem muita coisa dele.

O Anão Corcunda disse...

calma, miguel, bukowski é do cacete, mas james joyce também é legal

(embora eu só tenha lido o dublinenses, que é um ótimo livro)

Postar um comentário