15 de julho de 2007

Mais considerações sobre o golpismo

É todo dia. Hoje novamente o Merval Pereira, colunista político do Globo, nos brinda com sua verve golpista. Inicia o artigo assim: “a propalada ineficiência de gestão do governo Lula…”.

Vejam só que maravilha. A propalada. Não tem jeito. Geração recorde de emprego. Pagamento da dívida externa. Exportação recorde. Crescimento da indústria. Crescimento chinês dos segmentos e das regiões mais pobres do país. Aumento de mais de 60% nas vendas de computadores. Sucesso do programa Bolsa Família, com reconhecimento internacional. E tudo que o governo ganha de Merval Pereira é “propalada ineficiência de gestão”.

Recomendo que o colunista leia o caderno de economia do próprio jornal que trabalha.

Sobre a questão das vaias, eu entrei hoje na internet até pensando em apagar o post anterior. Que me importa vaias em Maracanã? Se foi claque organizada do César Maia e do Rodrigo Maia (não esqueçam que o garoto agora é presidente do DEM, ex-PFL, e quer mostrar serviço), só lamento o triste papel prestado à democracia e à imagem nacional. Senão foi, mostra realmente o sucesso da linha golpista da imprensa. Aliás, estimula a linha golpista, que imagina estar sendo bem-sucedida. Triste Brasil. Lembra daquela piada besta sobre Deus criar um país maravilhoso, mas um povinho… Pois é. A piada tinha que ser modificada. Em vez de povinho, devia ser, mas uma imprensazinha…

Falando em caderno de economia, fico impressionado como a Miriam Leitão simplesmente ignora as notícias sobre a geração de mais de 1 milhão de empregos formais no primeiro semestre do ano. Para jornalistas econômicas neo-liberais, o emprego não tem conexão com a economia. Agora, se algum executivo da Gerdau lhe telefona, ela abana o rabinho como uma cachorrinha e dedica uma coluna inteira ao papo. Sempre assim. Como faz falta um Celso Furtado. O grande Furtado ensinava que a manutenção do nível de emprego é fundamental para a estabilidade de um país. Quando associado a outros dados positivos, como o aumento impressionante do consumo das famílias, podemos ver, no cenário econômico, perspectivas positivas para o crescimento sustentável. O câmbio livre vem afetando a renda de setores importantes ligados à exportação, mas, por outro lado, bem beneficiando a maioria da população, que vê os preços dos alimentos declinarem e seus salários (em reais) ganharem valor. Além do mais, o Brasil está começando a perceber o seu mercado interno como um consumidor muito mais fiel e importante que o mercado externo. Os industrias que perceberam isso estão ganhando muito dinheiro. Os que não perceberam, estão percebendo. Por muitos anos, setores industriais esnobaram o mercado doméstico, produzindo caro e para poucos. A indústria de sapatos do sul do país está quebrando porque pensou assim. Quem não se lembra o preço do sapato? Sapato era coisa de rico. Hoje, com a China vendendo barato, os pobres estão podendo comprar sapatos. E a indústria do Sul, que nunca procurou aumentar a sua escala de produção, que se acostumou a vender para uma reduzida elite ou exportar para EUA e Europa, agora reclamam da vida. Querem capitalismo, mas querem um capitalismo-chupeta, mamando nas tetas do Estado, como sempre fizeram.

Manipulação midiática

Outro dia discuti com um rapaz que veio me falar: e agora até o irmão! Referia-se ao Vavá. O rapaz não sabia que Vavá havia sido inocentado. Não sabia que Vavá era um bobalhão, sem nenhuma capacidade de ser LOBBISTA de grandes empresas. Não sabia que, mesmo que Vavá fosse um assassino, espião da CIA e estuprador de crianças, Lula não teria nada a ver com ele. Todos nós temos irmãos. Ninguém assume a responsabilidade que nossos irmãos fazem. Legalmente, moralmente, espiritualmente, um irmão é um cidadão completamente à parte de nossa responsabilidade pessoal perante ao mundo. Podemos aconselhar e ajudar, mas assumir culpa não. Digo isso para ressaltar o absurdo que foi a exploração da imagem de Vavá junto à mídia. O rapaz em questão não se considera pobre. Por conseguinte, não se considera ignorante. Não se considera ingênuo. Mas é ingênuo.

A verdade é que a maioria dos brasileiros não tem condições de se defender da manipulação midiática. São culturalmente vulneráveis. Realmente, é um fenômeno incrível Lula estar mantendo uma popularidade tão alta. Mostra um pragmatismo muito forte. Os brasileiros, mesmo bombardeados por informações negativas sobre Vavá, Vevé, Vovó e Vuvu, estão pensando como se deve pensar numa democracia moderna: com o bolso. Por que se deve pensar com o bolso numa democracia moderna? Por que é um voto científico. A elite sempre votou (e deu golpes) com o bolso. Por que o povo não pode voltar com o bolso? O pensamento: “todo mundo rouba, então votarei com quem rouba mas governa bem e para o povo” carrega uma sensatez aristotélica que a filosofia lacerdista nunca alcançará. Os filósofos modernos compreenderam o vigor, a virilidade e a força espiritual do bom senso popular. Por aí acessamos a milenar diferença entre o conhecimento e a sabedoria, citada por Santo Agostinho. Conhecimento se adquire em livros, em jornais e agora na televisão e internet. A sabedoria se adquire na vida. Não é por outra razão que temos acadêmicos com cérebro de minhoca, pequeno para tanto preconceito, violência e hipocrisia (caso de R.Azevedo, FHC, Olavo de Carvalho, Miguel Reale Jr, entre outros) e gente aparentemente ignorante com capacidade tão ampla para compreender o mundo e as pessoas (não cito exemplos, porque são tantos e por uma espécie de modéstia terceirizada).

**

Sobre a historia das vaias, a Novae fez uma coletanea interessante de artigos. Especialmente esse. O Eduardo Guimaraes tambem dedicou alguns posts a respeito. Esse blog aqui até disponibilizou um video mostrando que a vaia foi "ensaiada" na véspera.

7 comentarios

Unknown disse...

parabéns muito bom o seu post!
e parabéns também pelo seu blog ele é muito bom e interessante.

O Anão Corcunda disse...

os últimos textos estão ótimos, valeu miguel!

José Carlos Lima disse...

Coisa de torcida organizada estas vaias dirigidas a Lula na abertura do PAN.

Só que a torcida não era a Mancha Verde nem as Gaviões da Fiel mas o Esquadrão DEM, ou melhor dizendo, Esquadrão DEMO, cujo chefe é César Maia.

Os membros da Esquadrão DEMO eram, em sua maioria, funcionários da prefeitura do RJ e membros do PSDB-PFL(DEM), colocados ali para a execução de uma tarefa: receber Lula de forma constrangedora, como de fato ocorreu.

Ocorre que, o que foi feito para ser mostrado como uma "recepção do povo do RJ a Lula" está cada vez mais provado que não passou de um ato insano de uma torcida orgnizada por César Maia.

O tiro saiu pela culatra.

No momento, o sentimento dos cariocas é de desagravo ao Presidente Lula.

Brincalhões sabemos que os cariocas são mas, mal agradecidos, jamais!

Que César Maia e sua Esquadrão DEMO vá para os quintos dos infernos.

Priscila M. Garcia disse...

Sua "sensatez aristotélica"é de uma ilimitada estupidez. O ladrão que vota no ladrão, com esperança de levar vantagem como o ladrão em quem se inspira é completamente vergonhosa.
Sua opinião explica a popularidade de um governo canalha, no qual levar vantagem é não só aceito, como estimulado e considerado paradigmático.
Você é o fim da picada, meu chapa.

Anônimo disse...

Nem o PCC foi tão eficiente em suas práticas criminosas

Continuo achando que aquilo ali não foi um gesto carioca, um povo que é brincalhão mas não mal educado nem mal agredecido

Foi sim um ato de animalidade de César Maia com sua torcida organizada

E como se sabe, a coisa mais fácil do mundo é uma torcida organizada, ainda mais se ela estiver colocada em pontos estratégicos do estádio, contaminar todo o restante do público, dando-se a entender tratar-se de ato espontâneo de todos

Inclusive as pessoas que se opuseram ao gesto da torcida organizada ( por sinal orientada para aplaudir apenas César Maia dentre as autoridades presetes ) tentaram abafar a manifestação com gritos o que piorou, pois todo o barulho foi ouvido como sendo vaias de todos ali presentes

Também não era para menos

As vaias foram inclusive ensaiadas e a tal "torcida organizada" foi colocada em pontos estratégicos do estádio

Miguel do Rosário disse...

Priscila, voce chamou o povo de ladrao. Estupida é voce. O que eu disse foi que aqueles que os jornais chamam de ladrao nao sao os verdadeiros ladroes. Ladroes sao, muitas vezes, aqueles que os jornais chamam de herois.

Anônimo disse...

miguel:
quem é a moça priscila?certamente ela não é a rainha do deserto.

Postar um comentário