10 de novembro de 2009

America do Sul e Caribe compram 68% das autopeças brasileiras

Continuando o post anterior, fiz outra tabela interessante, constando todos os produtos brasileiros exportados nos últimos meses, organizados em capítulos (por exemplo, os diversos tipos de carnes reunidos num capítulo só, etc).

O principal produto industrializado exportado pelo Brasil é carro. Autopeças e veículos. Esse item, capítulo 87 da nomenclatura oficial internacional, gerou 8,9 bilhões de dólares em divisas cambiais para o Brasil nos últimos 12 meses encerrados em outubro, segundo o sistema Alice do Ministério do Desenvolvimento, superando, de longe, a receita obtida com a exportação de produtos básicos tradicionais, como o café, que gerou 4 bilhões.

Então preparei mais uma tabela, para mostrar quais mercados compram veículos do Brasil. Adivinhem o que deu? O bloco América Latina e Caribe foi responsável por 68% das compras de veículos e autopeças brasileiros, e o aumento dessas compras nos últimos 10 anos foi de 195%.

Os EUA compraram menos carros do Brasil do que a África. A África importou 944 milhões de dólares em autopeças brasileiras, quase encostando na União Européia, e registrando um aumento de 710% em 10 anos.

Apenas o Mercosul respondeu por 48% das exportações de autopeças brasileiras.

Esse é o terceiro-mundismo da diplomacia comercial brasileira...

O fato é que o conservadorismo brasileiro não sabe nem ganhar dinheiro. Eles sim, os conservadores, os tucanos, os donos da mídia, é que querem mamar nas tetas do Estado, vivendo da renda de juros altos pagos pelo governo.

Com todo esse espetacular mercado no mundo inteiro, eles (os colunistas econômicos da grande midia e seus macaquinhos) é que se apegam num direitismo cafona, passadista, sem enxergar a grandeza do planeta, com seus quase duzentos países e as possibilidades que se oferecem, em todas as partes, para as exportações nacionais.







Comente!