30 de novembro de 2009

Protesto contra baixaria da Folha

O blogueiro Eduardo Guimarães, presidente da ONG Movimento dos Sem Mídia (MSM), está preparando um protesto em frente ao jornal Folha de São Paulo, neste próximo sábado, dia 5 de dezembro, às 10 horas da manhã. O endereço está aí embaixo (via Andre Lux).






Quem já conhece o Eduardo, sabe que o protesto é muito sério, e que trará bastante gente para a porta do jornalão dos Frias.

*

Tudo tem uma razão de ser. A baixaria da Folha abre campo para convencer parlamentares a criarem um projeto de lei voltado para a defesa da honra dos cidadãos brasileiros contra os ataques midiáticos.

A Constituição Federal brasileira prevê, em seus Princípios Fundamentais (Título I):



Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

- a dignidade da pessoa humana.

E isso não está sendo respeitado pelos órgãos de imprensa do país.

Logo a seguir, no Titulo II, onde trata dos Direitos e Garantias Fundamentais, há vários itens que abordam a questão da honra, da intimidade e do direito de resposta. Reparem que o anonimato é proibido pela Constituição. Entendo que blogueiros optem pelo anonimato, pois são pessoas físicas e, de qualquer forma, seus números de IP sempre estarão disponíveis. Mas não aceito que jornais de grande circulação ainda usem desse expediente, publicando editorais sem rosto.

Importante lembrar que, com o fim da Lei de Imprensa, o que vale agora é a Constituição. Confiram algumas das garantias que a Carga Magna oferece ao cidadão:

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

5 comentarios

José Carlos Lima disse...

"O objetivo dos autores dessa imundice é, obviamente, político. Não só querem lançar no ar a mácula ao nome do presidente, fazendo-a circular de boca em boca,(Eduardo Guimarães" Uma outra vitima desta campanha difamatória contra opositores de Serra foi o padre Júlio Lancelloti. Até hoje há quem pense que Lancelloti tenha algo a ver com a invencionice da Folha, mesmo que os criminosos que inventaram a história tenha sido desmascarados e presos. Só mesmo lelé da cuca para se imaginar que Lula, naquela época já famoso, fosse capaz de praticar um ato que seria prato-cheio para a ditadura militar destrui-lo. Como foi revelado por seus companheiros de prisão, todos eram vigiados, o espaço era mínimo. Enfim, o que a ditadura militar não fez, o "esquerdista" César Benjamim, com a ajuda da Folha, fez. A Folha adora este tipo de gente. Às vezes estas figuras participam disso por má intenção e outras vezes por ingenuidade, este o caso do Spinonza, que deu uma entrevista a Folha por ocasião da "ditabranda".

Fabiano Camilo disse...

Uma pena que, morando no DF, eu não possa participar do protesto. Gostaria muito de estar lá, em frente à sede da "Folha", no dia 5/12!

Tomara que a manifestação seja um sucesso.

Um abraço, Miguel!

@ZKOliva disse...

Para mim esta superou até a publicação daquela ficha criminal falsa da Dilma, fato classificado pelo ombudsman da Folha como uma das piores falhas jamais cometidas pelo "jornal". Nada justifica um negócios desses. Fico admirado com a calma do governo. Uma coisa dessas não tem explicação. É uma nojeira completa perpetrada por canalhas cegos de ódio, frustração e inveja. Não tem estratégia de campanha que justifique isso. São picaretas sem um mínimo de vergonha na cara. Não tem como não ficar enojado com um troço desses. Como é que pode alguém pagar para ter em casa um jornaleco asqueroso desses?

Vou no popular! Cambada de FDPs sem caráter!

Não é possível que os leitores da Folha, a maioria metido a "moderninho", ainda acreditem num jornal cuja única serventia é forração de piso de canil. E mesmo para isso, custa muito caro. Não consigo entender como um "jornal" se transforma explicita e inequivocamente, num panfleto político sem qualquer ônus de nenhum órgão regulador. Para mim, a parcialidade suja e nojenta da Folha, da Veja, do Estadão e da Globo já merece os tribunais há muito tempo.

Preparem-se brasileiros, pois a campanha do ano que vem não passará de um mero plebiscito. Não existem propostas a serem debatidas pela oposição. A estratégia, mais do que evidente, é tentar desmerecer o governo a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário manchar as páginas dos jornais com a lama fétida onde chafurdam os porcos do PIG.

Carlos disse...

Acho que o melhor protesto que o Eduardo poderia fazer é deixar de ser assinante do UOL, que pertence ao grupo da Folha, vulgo PIG.
E incentivar outros blogueiros a fazer o mesmo.
Afinal, tão dando dinheiro pra eles continuarem a desinformar os brasileiros...

Anônimo disse...

Quem quiser tirar qualquer dúvida de que isso é mais um ataque cirúrgico que a Folha, a revista Veja e seu cavaleiro rastejante Reino do Azedo, visite o Observatório da Imprensa. Lá toda essa tramioa é desvendada: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=568JDB005

Postar um comentário