4 de novembro de 2009

Oposição perdida apela para bordões vazios

As forças da oposição levaram a sério o artigo de FHC. Um de seus leais sócios, o colunista do Globo Merval Pereira, recém laureado com o mesmo prêmio que ganhou Lacerda nos anos 50 e Roberto Marinho no ano seguinte à sua campanha em prol do golpe de 64, repete os mesmos argumentos fernandistas.

Aos sucessos econômicos e sociais, a oposição quer contrapor agora o "atropelo aos bons costumes", e o "autoritarismo popular". É igualzinho, usando os mesmos vocábulos, ao discurso golpista de 64. A única diferença é que, onde se lia "comunismo", agora se lê "chavismo" ou "bolivarianismo".

Próceres da imprensa acusam a oposição de não fazer oposição, e indicam o caminho que esta deveria seguir; mas esses caminhos não apontam novidades. "A política, assim como a arte, deve sempre buscar o novo", dizia Tucídides, há mais de dois mil anos.

A oposição ao governo Lula, mais especificamente o PSDB, migrou para a direita raivosa, aliada à uma mídia historicamente golpista. Seu principal sustentáculo é um segmento da elite brasileira que, por sua vez, tem uma relação bastante dialética com a mídia: ele forma a mídia e, ao mesmo tempo, é formado por ela. Analisar como este segmento desenvolveu sua visão de mundo é a chave para se entender a prepotência beirando a insanidade de certos formadores de opinião e quadros partidários.

Em primeiro lugar, essa prepotência sinaliza debilidade e aponta para baixo, para o declínio. O artigo de FHC, por exemplo, é um choro antecipado de perdedor. O que significa o tal "autoritarismo popular", denunciado por FHC como o inferno para o qual Lula estaria conduzindo o país? Simples: mais uma vitória do povo brasileiro. Autoritarismo popular é o povo exercendo sua autoridade.

Por trás da comicidade pernóstica com que escreve FHC, pode-se vislumbrar como será o arrazoado oposicionista daqui para a frente. Pendurar-se-á cada vez mais na histeria antichavista, que terá de ser exacerbada até se tornar uma fobia social patológica, e na desconstrução simbólica de Lula - o que vem se mostrando uma tarefa, no mínimo, inglória.

No afã de desestabilizar o governo e atingir Lula, setores da mídia e da oposição praticaram a tática de terra arrasada. Destruiram plantações, poluíram as águas e empestiaram a atmosfera, de forma que, hoje, vastos segmentos da sociedade passaram a ver a política como um universo corrupto em si, no qual não vale a pena se imiscuir. Esse quadro, é bom ressaltar, repete-se na maioria dos países ocidentais, nos quais as forças antidemocráticas, rechaçadas do poder pelo voto, refugiam-se no quarto poder, na mídia, onde se vêem protegidas do sufrágio popular.

O Leviatã, porém, jamais se contentará com este papel secundário. O poder midiático, embora tremendo, não lhe satisfaz. Sua ambição é recuperar o trono. A grande vantagem, para as forças populares, em existir um Fernando Henrique Cardoso, é que sua vaidade impede-lhe de usar estratégias mais sutis. Ele quer falar, e isso é sempre vantajoso para criar um debate político transparente. Por isso há tanto temor quanto à José Serra. Ele não possui transparência nenhuma. Não dá entrevistas, e quando as dá, não diz nada. Não toma posição. Sua reação ante qualquer problema é sempre o silêncio sepulcral - deixando que seus capangas midiáticos limpem o terreno e promovam o necessário esquecimento público.

Voltando à FHC, a sua denúncia sobre um "autoritarismo popular" apenas revela seu desejo impotente, corroído pela inveja, de recuperar o poder. É uma denúncia ridícula, ainda mais vindo de um intelectual que já foi (?) respeitado. Sim, porque as instituições democráticas brasileiras permanecem sólidas. FHC, em verdade, ecoa, ele sim, um sentimento antidemocrático, um repúdio visceral, aristocrático, ao poder popular. Todo poder, mesmo o democrático, é autoritário, porque poder significa autoridade, monopólio da violência, polícia, legislativo, judiciário. Mesmo o mais anarquista dos pensadores entende que a liberdade só existe em face da lei e da autoridade. A democracia, aliás, não é anarquia. Não é um não-governo. Democracia é simplesmente o governo exercido pela maioria, respeitando os direitos das minorias. Há algum sintoma real de que o espírito democrático esteja sendo questionado no Brasil? Não. Ao contrário, se você ler os livros de Wanderley Guilherme dos Santos, verá como a democracia no Brasil, hoje, é muito mais concreta, em termos estatísticos, políticos e morais, do que em qualquer outro momento da história brasileira. As instituições também nunca viveram um equilíbrio tão harmônico. De maneira que as acusações de FHC não passam de leviandade oposicionista.

É irônico que o mesmo Merval Pereira que defende o golpe de Estado em Honduras, e portanto defende o mais odioso autoritarismo não-democrático, aquele que fecha jornais, rádios, canais de TV não-alinhados, que violenta as mais básicas liberdades civis, que tortura inclusive nosso corpo diplomático, venha ecoar o disparate fernandista sobre um vago e futuro "autoritarismo popular, subperonista" para o qual estaríamos nos dirigindo, sob a liderança do presidente Lula.

Ontem eu vi um belo documentário, Rua Santa Fé, de Carmen Castillo, viúva de Miguel Henríquez, o líder do MIR assassinado pela ditadura chilena em 1974. Mais uma vez, somos confrontados com uma realidade que se estendeu por toda a América Latina. Aí sim tivemos autoritarismo. Não era um autoritarismo vago, em potencial, muito menos "popular". Era um autoritarismo truculento, covarde, assassino. E que foi aceito pelas elites e defendido pelas mesmas mídias conservadoras do continente que hoje se arvoram paladinas da democracia. Assistindo ao filme, lembrei das leituras que venho fazendo, sobre história. As teorias modernas de história entendem que o nosso passado é sempre uma reconstituição de valores, e que nesse processo se dá uma luta sangrenta de representações, de visões de mundo, onde sempre vence o mais forte.

Não é outra coisa o que ocorre hoje; por trás da luta para mostrar o que é democracia e o que é autoritarismo, insinua-se o mesmo embate registrado entre a ditadura e a resistência, todavia modernizado, enriquecido pelos erros do passado e pelas novas dinâmicas do presesente, carregado de novas dialéticas.

Ao mesmo tempo em que acusa nossa democracia, regida por um presidente oriundo das camadas mais humildes, que vem realizando uma gestão social e econômica extremamente bem avaliada pelo povo brasileiro e pela comunidade internacional, ao mesmo tempo em que acusa, eu dizia, a nossa democracia de caminhar para um "autoritarismo popular", sabe-se lá o que seja isso, FHC (e o resto da mídia também) silenciou-se vergonhosamente sobre o revisionismo criminoso da Folha de São Paulo, que tentou emplacar o conceito de "ditabranda" ao nosso regime militar. Pior ainda, parte da mídia (Jabor, Merval, Veja) tentou qualificar um golpe de Estado, desta vez em Honduras, como "golpe democrático"... Aliás, FHC não tinha nada a dizer sobre essa nova onda de golpes de Estado chancelados pela mídia?

Talvez esteja na hora de, em vez de autoritarismo popular, acusarmos um monstro muito mais nocivo à democracia e à estabilidade política e econômica da América Latina: o autoritarismo midiático, que prejudica seriamente a equidade eleitoral dos candidatos, bagunça as políticas de saúde pública, desinforma e portanto deseduca as massas, dá orientações estéticas artificiosas (elitistas, de um lado; popularescas, de outro), e alijou quase que completamente a discussão acadêmica e científica de seus salões.

12 comentarios

Claraboia Arte Contemporânea disse...

"Autoritarismo.popular"?
"Subperonismo"?
ok,agora,só.falta.combinar.com.o.Lula
pois.este.não.propôs.emenda.do.terceiro.mandato
rechaçando.quem.o.fêz
E.também.não.governa.através.de.referendos.
não.sinalizando.nenhum.movimento.em.direção.
à.democracia.direta
que.seria.uma.característica."chavista"
Portanto.aguardo.o.Merval.e.outros.arautos.do.pig
linkar.esse.discurso.fernandista.do.criolo.doido
à.realidade
por.enquanto.são.como.linhas.paralelas
só.se.encontram.no.infinito

Virgilio disse...

CAROS LEITORES LEMBREM-SE DESTE RESULTADO QUE É ATUAL SAIU EM 2009, PORTANTO É ATUAL, ALÉM DE EXISTIREM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES - CONTRA DIRETORES DE ESCOLA DA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA E REGIÃO - ACUSADOS DE TEREM SUPOSTAMENTE COMETIDOS CRIMES DE PECULATO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA,DE TEREM COMETIDOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL E FEDERAL E ESTÃO SENDO JULGADOS ATUALMENTE/2009 NAS COMISSÕES PROCESSANTES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - GOVERNO JOSÉ SERRA E SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO PAULO RENATO DE SOUZA. OS MESMOS AINDA ESTÃO SENDO PROCESSADOS E INVESTIGADOS NA POLICIA FEDERAL PELOS MESMOS CRIMES. LEMBREM-SE QUE SE TRATA DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS DA SEE- SP, ENVOLVIDOS EM FRAUDES - JULGAMENTOS - 2009.
ESTA EX DIRIGENTE DE ENSINO QUE ATUOU DURANTE 12 ANOS NA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA E REGIÃO NO GOVERNO PSDB RECEBEU POR TODOS OS CRIMES PRATICADOS, APENAS ESTA PENA PUBLICADA EM DIARIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, APÓS INUMERAS PROVAS APRESENTADAS CONTRA A REFERIDA INDICIADA QUE APOSENTOU-SE PARA EVITAR UM ESCÂNDALO MAIOR PARA O PARTIDO.
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução, de 21-5-2009
Aplicando, por mitigação, a pena de SUSPENSÃO, PELO
PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, em face de SANDRA MARIA DE
CAMARGO ROSSATO, portadora da cédula de identidade RG nº
4.382.962, Supervisor de Ensino, SQC-II-QM, à época dos fatos
classificada na Diretoria de Ensino Região de Araraquara,
subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), nos
termos do artigo 251, inciso II, c.c. os artigos 252 e 254, todos
da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei Complementar nº 942/03,
a qual deixa de surtir seus regulares efeitos, tendo em conta sua
prévia aposentadoria, procedendo-se o registro dos fatos apurados
nos seus assentamentos individuais, para resguardo de
futuros interesses da Administração, conforme preceitua o artigo
261, § 5º, da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei
Complementar nº 942/03.(Processo nº 0095/2600/2006 (04
Volumes) – Apenso nº 1214 /0000/2006 (08 Volumes).
(Intime-se Dr. Richard Cristiano da Silva, OAB/SP 258.284,
bem como Dr. José Osmir Bertazzoni, OAB/DF 25.967).
Virgilio de Abranches Quintão Soma.

Giulia Pierro disse...

Caro companheiro autor deste maravilhooooso blog, precisamos conversar urgente, por favor faça um tour pelo meu blog, educaforum - para saber tudo sobre o esquema de corrupação na diretoria de ensino de Araraquara - SP, das notas fiscais frias, desvios de verbas, impunidade. Para a coisa não esfriar como querem.
Te aguardo lá.
Giulia Pierro.

Giulia Pierro disse...

As provas do crime
ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA.
Clique nas imagens para ampliá-las

Contato
Entre em contato com a gente por e-mail

EducaFórum

educaforum@hotmail.com

Miguel do Rosário disse...

Oi Giulia, eu não trabalho assim. Não trabalho com denúncias desse tipo, esse é um trabalho do Ministério Público, cujos procuradores ganham polpudos salários para fazê-lo. Há ainda a Polícia estadual, a PF, as procuradorias do Estado. Em última instância, vale uma denúncia para ONGs, sites especializados em educação, jornais impressos, etc.

Obrigado.

José Carlos Lima disse...

O Brasil é dividido em 3 classes:
pobre, média e burguesia.
Os pobres são corajosos, não tendo nada a perder, votam conforme suas próprias consciências.
A burguesia também é livre, tem tanta grana que não está nem aí, pode almoçar em SP e jantar em Paris todos os dias.
A classe média é que é o grande problema. Trata-se de uma gente que tem medo de perder suas migalhas e por isso é vulnerável a estes discursos da "ameaça comunista" que foi iniciado por FHC e está sendo reproduzido pelos colonistas de sempre.
Colonista é um neologismo criado por PHA e se trata de mistura de colônia com colunista.

Anônimo disse...

Olha aqui que incrível retrato sobre o PSDB, publicado no Azenha. Não deixe de ler e divulgar, passar à frente. http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/laerte-braga-a-meta-agora-e-vender-o-brasil-e-passar-a-escritura/

Alexandre Porto disse...

Miguel, o RSS do meu blog não está sendo atualizado no seu. O que será?

Quanto ao tema, FHC não está falando apenas para os seus seguidores na imprensa que acham a oposição medíocre e passam o tempo todo tentando ensinar como fazer; FHC está falando para os seus antigos aliados, agora aliados de Lula.

"Que porra é essa desse 'analfa' roubar meus aliados corruptos?". Eles nao disseram que não se aliariam com corruptos? Os corruptos são meus, só meus.

Luis Henrique disse...

"Todo poder, mesmo o democrático, é autoritário, porque poder significa autoridade, monopólio da violência, polícia, legislativo, judiciário."

O que eu mais gosto de ver em seu blog é esse tipo de desmistificação de conceitos como poder, autoridade, e democracia. Um verdadeiro antídoto contra o chantagismo moral daqueles que fazem pose de 'paladinos da Liberdade', esses chatos infestam a imprensa e academia, tão deslocados da realidade popular, tão fechados em sua 'torre de Marfim'... dá nos nervos.

Abraços

PS: já viu a última ego-trip do Caetano?

Anônimo disse...

FHC? Juro que pensei que este texto era do Professor Hariovaldo...

João antonio da silva disse...

DIRETORA DE ESCOLA DENUNCIANTE DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DE NOTAS FISCAIS FRIAS NA DIRETORIA DE ENSINO DE ARARAQUARA – SP, que por 10 anos participou do esquema liderado pela sua chefe e quando a diretora decide não acatar uma de suas ordens passou a ser perseguida pela dirigente de ensino e depois respondeu a dois processos administrativos disciplinares orquestrados, onde são questionados entre outros o uso indevido de notas fiscais frias nas prestações de contas das escolas estaduais e APM/FDE, Verba Federal e Projetos da Secretaria da Educação que destinam recursos às escolas.
Porque Sandra Rossato processou uma diretora de escola que participava ativamente de seu esquema com os demais diretores de escola? Porque Sandra Rossato tinha apoio de políticos influentes, a certeza da Impunidade, carta branca para mandar, desmandar, processar e exonerar, tinha apoio e as costas quentes protegidas pela Senhora Teresa Roserley Neubauer da Silva, Secretária da Educação, palavra de Sandra Rossato, que era a Secretária da educação do Estado de São Paulo nesta mesma época, o doutor Paulo Luiz Capelloto - foi designado Presidente da 1ª Comissão Processante Permanente – Saúde e hoje é o Principal e o mais Importante Procurador da Assessoria Jurídica da Secretaria da Educação que da palavra final, que faz o pêndulo girar para o lado que for bom e conveniente a Secretaria da Educação e ao governo do Estado de São Paulo, ele é conhecido no meio jurídico como “Cria Dracônica” (Crias dracônicas sempre são ligeiramente maiores que a maioria dos outros membros de sua raça original., são criaturas poderosas, majestosas, são grandes líderes com um propósito claro, Eles são, freqüentemente, a ligação motivadora de um grupo de aventureiros. Em todos os aspectos de sua presença, as crias dracônicas agem conscientemente como emissárias, são crias más agem como os agentes.) O seu poder é muito grande porque não mede esforços para atingir seu objetivo, desqualifica a opinião dos Procuradores da Coordenadoria dos Procedimentos Disciplinares. Até quando esta entidade imutável vai agir na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo na Secretaria da Educação, sua opinião é soberana e visa interesses de seus agentes, a justiça não é bem vinda por lá?
Percebam julgamento do Doutor Inquestionável e Irrevogável do Doutor Paulo Luiz quando julgou os Processos Administrativos de Sandra Rossato (14 volumes) de Irregularidades graves e da Sonia Fernandes 02 processos com (05 volumes). Lembrando que Sandra Rossato é a lider do esquema:
Educação

João Antonio da Silva disse...

DECISÃO DE UM PROCESSO ADMINISTRATIVO VCOM 14 VOLUMES DE IRREGULARIDADES GRAVES):
SANDRA MARIA DE CAMARGO ROSSATO
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resolução, de 21-5-2009
Aplicando, por mitigação, a pena de SUSPENSÃO, PELO
PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, em face de SANDRA MARIA DE
CAMARGO ROSSATO, portadora da cédula de identidade RG nº
4.382.962, Supervisor de Ensino, SQC-II-QM, à época dos fatos
classificada na Diretoria de Ensino Região de Araraquara,
subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), nos
termos do artigo 251, inciso II, c.c. os artigos 252 e 254, todos
da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei Complementar nº 942/03,
a qual deixa de surtir seus regulares efeitos, tendo em conta sua
prévia aposentadoria, procedendo-se o registro dos fatos apurados
nos seus assentamentos individuais, para resguardo de
futuros interesses da Administração, conforme preceitua o artigo
261, § 5º, da Lei nº 10.261/68, alterada pela Lei
Complementar nº 942/03.(Processo nº 0095/2600/2006 (04
Volumes) - Apenso nº 1214 /0000/2006 (08 Volumes).
(Intime-se Dr. Richard Cristiano da Silva, OAB/SP 258.284,
bem como Dr. José Osmir Bertazzoni, OAB/DF 25.967).

O QUE MOTIVOU ESTA DECISÃO DO SENHOR – PROCURADOR, CONSULTOR JURÍDICO DA ASSESSORIA JURIDICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E OS DEZOITO DIRETORES PROCESSADOS NO PAD 001 A 004/2007, PELOS MESMOS MOTIVOS DE SÔNIA MARIA DA SILVA FERNANDES TERÃO O MESMO DESTINO DE SANDRA ROSSATO, A IMPUNIDADE?

CAROS LEITORES LEIAM OS TRÊS RESULTADOS, SALVO O MELHOR JUÍZO.

DECISÃO DOS DOIS PROCESSOS DE SÔNIA MARIA DA SILVA FERNANDES

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Educação
GABINETE DO SECRETÁRIO
Resoluções, de 14-1-2010
Aplicando, a pena de cassação de aposentadoria em face de SÔNIA
MARIA DA SILVA FERNANDES, portadora da cédula de identidade
RG 6.012.419, Diretor de Escola, na época dos fatos
classificada na EE “Professora Lea Freitas Monteiro”, localizada
no Município de Araraquara, jurisdicionada à Diretoria de Ensino
Região de Araraquara e subordinada à Coordenadoria de Ensino
do Interior (CEI), nos termos do disposto no artigo 251, inciso VI,
da Lei n° 10.261/68, por restarem comprovadas as irregularidades
apontadas na Portaria de Enquadramento acostada às fls.
438/442.(Processo nº 1391/0000/05 (03 Volumes).
(Int.: Dra. Ruth Bicudo, OAB/SP 47.622).

GABINETE DO SECRETÁRIO
Resoluções, de 3-2-2010
Aplicando
a pena de cassação de aposentadoria em face de SÔNIA
MARIA DA SILVA FERNANDES, portadora da cédula de identidade
RG 6.012.419, na época dos fatos Diretor de Escola
classificada na EE “Padre Francisco Salles Colturato”, extinta
pelo Decreto nº 49255 de 17/12/2004, localizada no Município
de Araraquara, jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região de
Araraquara e subordinada à Coordenadoria de Ensino do Interior
(CEI), nos termos do disposto no artigo 251, inciso VI, da Lei n°
10.261/68, por restarem comprovadas as irregularidades apontadas
na Portaria de Enquadramento acostada às fls. 165/170,
e considerando, entretanto, a precedente cassação de aposentadoria
da servidora em tela, a partir de 15/01/2010, fica suspensa
a execução da pena, procedendo-se às anotações de estilo no
seu prontuário, para salvaguarda de eventuais interesses da
Administração.(Processo nº 1264/0000/05).
(Int.Dra. Ruth Bicudo, OAB/SP 47.622)

Postar um comentário