29 de novembro de 2008

Mais uma palhaçada

Na falta de assunto, o Globo decidiu acreditar na ladainha do PSDB e iniciou uma campanha ridícula contra a Caixa Econômica Federal e contra a Petrobrás. Não vai dar em nada, porque o empréstimo da Caixa para a Petrobrás, de R$ 2 bilhões, cumpriu as normas da lei. Mas já criou, pelo menos entre os "inocentes do Leblon", um pequeno escândalo e uma grande indignação contra os "aloprados" e "sindicalistas" que tomaram conta das estatais. O que me impressiona é a ousadia do Globo em criticar a gestão da Petrobrás, empresa que vem ganhando diversos prêmios internacionais de gestão, que já está entre as 10 maiores empresas do mundo, entre as três maiores das Américas, de longe a maior da América do Sul. Na época de FHC, havia sido sucateada, o que gerou o afundamento de uma de nossas maiores plataformas. Prejuízo de bilhões, morte de engenheiros. Isso era boa gestão para o Globo e para Arnaldo Jabor, que na época do acidente escreveu diversos artigos defendendo a "gestão" tucana, tentando provar à sociedade que se tratava de uma "fatalidade". Não foi fatalidade. Foi resultado do sucateamento, da terceirização irresponsável, as mesmas causas do buraco do metrô paulista.

Sobre o empréstimo da Caixa à Petrobrás, essa indignação é hipócrita e os jornais estão desinformando as pessoas, como sempre. Porque é uma operação excelente para a Caixa. Todo banco quer emprestar para a Petrobrás. A Caixa não emprestou para a Petrobrás com juro subsidiado. Como banco ganha dinheiro? Ou melhor, como deveria ganhar? Emprestando dinheiro. A Caixa é um banco. Agiu como banco. Para o Globo e para a oposição, os bancos não devem emprestar. Devem segurar o dinheiro. Se o Itaú-Unibanco emprestasse para a Petrobrás, ninguém reclamaria. É saudável que as estatais se relacionem.

Na verdade, o que a oposição fez, com ajuda da mídia, foi um ataque especulativo, com vistas a causar queda nas cotações da Petrobrás. Feito isto, eles, os golpistas, compram as ações e lucrarão milhões.

O empréstimo da Caixa à Petrobrás será benéfico para ambas as empresas e para o povo brasileiro, porque a Petrobrás irá pagar juros à Caixa Econômica, e os lucros irão para o Estado bancar hospitais e universidades.

Continuo minha campanha contra bancos privados. Não tenha conta em banco privado. Os juros são mais altos e a qualquer momento eles podem quebrar (como quebraram nos EUA e na Europa) e irão cobrar a conta na viúva. Bancos privados são uma excrescência medieval. O capitalismo moderno deve ter apenas banco estatal, cuja gestão pode ser controlada pelas instituições democráticas. O capital é muito importante para ficar em mãos de playboys irresponsáveis. O dinheiro tem que circular. O capital deve ir para as empresas e para os indivíduos e não ficar estacionado em cofres de banco.

13 comentarios

Anônimo disse...

Cara! antes de ser uma empresa brasileira, ela é uma empresa que visa o lucro, e como as demais,a qualquer preço.É uma empresa que não tem resposabilidade social e tampouco ambiental.Além disso, há muito ela deixou de ser apenas brasileira, e agora é uma empresa que também tem participação privada.Agora, junte a procura pelo lucro a qualquer preço com a incompetência das pessoas que estão ligadas aos cargos de gestão dessa empresa, que em sua maioria são indicadas pelos partidos políticos, não sendo essas pessoas que ocupem tais cargos de gestão,necessariamente técnicos confiáveis.O resultado é essa merda que você está vendo.A petrobras apesar de manter o nome,possui agora o espírito da Petrobrax, que o FHC não conseguiu incutir, mas as atitudes desta indicam a sua radical transformação.Abraço.

José Carlos Lima disse...

gostei do novo layout do seu blog, ficou mais leve

Miguel do Rosário disse...

merda que eu estou vendo? a petrobrás está mandando ver! Achou petróleo no pré-sal! Vai achar petróleo no mar de cuba! Seu lucro cresceu 80% este ano. Manteve o preço da gasolina estável nos últimos seis anos, contra a gritaria da mídia que queria que a Petrobrás aumentasse o preço dos combustíveis. E ainda está bancando praticamente 100% da produção do audivisual brasileiro! podia ser melhor, claro, mas tá bom. como dizia o fulano, tá tuim mas tá bom.

Anônimo disse...

POR FAVOR ÓLEO DO DIABO,
ESTOU USANDO ESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO PARA SOLICITAR DE VOSSA SENHORIA QUE FAÇAM UMA PESQUISA SOBRE O SITE DO CONVERSA AFIADA,POIS TODAS AS ENQUETES POSTADAS SÃO DÚBIAS E SEMPRE FAVORÁVEL AO GOVERNADOR INOPERANTE JOSÉ "CHOQUE DE GESTÃO" SERRA.NO MEU ENTENDIMENTO SUSPEITO QUE ESTE SITE ESTÁ A SERVIÇO DO PRETENSO CANDITADO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA COM A CONVENIÊNCIA DO SENHOR PAULO HENRIQUE AMORIM,"FALSO PALIDINO DA HONESTIDADE" EX-FUNCIONÁRIO QUE NÃO SABIA NADA DOS TRAMBIQUES DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO, PORQUE ELE É MUITO INOCENTE...
ADEMAIS, ESTOU DE OLHO NESTE FALSOS PALADINOS.

Juliano Guilherme disse...

Essa campanha contra os bancos privados tem minha adesão entusiasmada. Inclusive abri conta na Caixa e mandarei o Itaú-Unibanco para a "ponte que partiu". Li na Carta Capital que a crise só apareceu por aqui por enquanto, por conta dos bancos que não querem emprestar para as empresas e pessoas com medo de calote. Se os juros não fossem um crime hediondo como são, não haveria inadimplência. Aí a Caixa e BB não podem emprestar, pois o governo tem que aceitar a chantagem especulativa dos bancos sangue-sugas. Além do mais o Unibanco patrocina o Jornal Nacional! Delenda o Itaú-Unibanco, além do Serra, Miguel

zejustino disse...

Eu não vou sair e muito menos apagar a luz. Quem quiser sair, que saia. Ou melhor, já deveria ter saído desde 2003 ao invés de ficar enchendo o saco e fazendo eco aos mercenários da mídia esgôto e seus papagaios no Senado e no STF.

Os brasileiros de verdade dispensam solenemente aqueles que vivem neste país mas sofrem terrivelmente do complexo de vira-lata.

Apesar do entreguismo tucano-pefelista, a Petrobrás, o Banco do Brasil e a CEF ainda são nossos e temos muito orgulho deles e de seus funcionários.

A única merda que vejo está na cabeça daqueles que tentam de todas as formas fazer retroceder o país à época da redução e privatização do Estado.

Anônimo disse...

zejustino, tenha argumentos em vez de tentar ganhar uma discussão no tapetão.Se informe antes de vir com seu ufanismo burro, que isso sim, é complexo de vira lata.Seus argumentos são falhos e facilmente demolidos. Sua retórica é a mais vagabunda possível.Além do mais, se você não percebeu, a coversa é entre eu e o blogueiro ,sendo que você está sobrando.Ser nacionalista não é " passar a mão na cabeça do que está errado", mas ser crítico e não virar joguete de politicagens.Uns fazem isso por ignorância e tendem a repetir o que lhes é mais aprazível, outros o fazem por oportunismo, querendo faturar em cima.Qual é o seu caso?

Miguel do Rosário disse...

apague a luz e saia de uma vez, anonimo. meus comentaristas tem plena liberdade para criticar voce, pois o espaço aqui é para isso mesmo. se quiser discutir com outros comentaristas, pode faze-lo, mas com muita educacao e muita classe. é o mínimo que se pede de um anonimo.

Anônimo disse...

Classe e elegância eu tenho, pois pelo teor agressivo do comentário do zejustino, era para eu ter respondido pior.Vou sair mesmo, pois o nível desse blog já era ruim, e com comentaristas desse nível, a coisa ficou pior.Quem é ele para dizer que sou menos brasileiro que os outros? e que complexo de vira lata ele se refere? somente respondi no nível dele, baixo diga-se.Agora, você e os demais comentaristas querem que as idéias que estão escritas nesse post sejam endossadas e não permitam discordâncias, sendo que alguns, como esse cara, apelam para agressão.Se esse é o seu conceito de elegância,imagino quais são os seus conceitos de política e economia:um viés estreito, que quando contrariado, apela para um nível baixo.Vou fazer a mesma pergunta que fiz para ele, a você:Uns fazem isso por ignorância e tendem a repetir o que lhes é mais aprazível, outros o fazem por oportunismo, querendo faturar em cima.Qual é o seu caso?

Miguel do Rosário disse...

os dois: oportunismo e ignorância, baby. agora tchau. não se esqueça de apagar a luz.

Juliano Guilherme disse...

Esse último que sair apague a luz deve ser um dos que sentem a tal "maleuze", que segundo o sábio Fernando Henrique Cardoso tem acometido a sociedade brasileira. Pode ser, se você levar em conto apenas os gatos pingados do PSOL e dos cansados. Alias, qual será o caso dele?

Anônimo disse...

Valeu "jornalista de serviços", Passar bem MOLEQUE.

Miguel do Rosário disse...

passar bem, senhor, apague a luz

Postar um comentário