6 de junho de 2010

Analisando o Ibope

Agora vamos trocar umas idéias sobre essa pesquisa Ibope divulgada no sábado. Confiram o gráfico abaixo, publicado no Estadão:


Reparem na diferença de 20 pontos entre Serra e Dilma na região Sul. Pois é, o Datafolha de 21 de maio deu empate técnico entre os dois candidatos no Sul. Confiram abaixo:

Datafolha 21 de maio de 2010:


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Outros comentários que podemos fazer sobre os números do Ibope:

  1. Dilma dispara entre os homens, com 41% das intenções de voto, contra 35% do Serra. Agora o mistério se desfez, sabemos que essas disparidades entre homens e mulheres se dão em função do conhecimento e desconhecimento dos candidatos. Menos mulheres conhecem Dilma ou sabem que ela é a candidata de Lula, e por isso menos optam por ela.
  2. Norte e Nordeste se consolidam como regiões onde Dilma Rousseff tem grande força eleitoral. 

O conjunto dos dados, porém, é muito favorável à Dilma. Ela se distancia na liderança da pesquisa espontânea (19%, contra 15% de Serra), ganha disparado entre os homens, e, mesmo sendo menos conhecida, registra menor rejeição que seu adversário (19%, contra 24% de Serra).

Sobre a repercussão da pesquisa nos jornais, em geral, repetiu-se platitudes e evitou-se dar destaque ao que, nitidamente, seria a novidade mais importante: o fechamento da boca do jacaré. O analista do Estadão, José Roberto Toledo, fez uma previsão curiosa:


Toledo acredita que "o calendário nas próximas semanas favorece Serra. Ele deverá ser o centro das propagandas de 10 minutos do PPS, do PSDB e do PTB que irão ao ar nos dias 10, 17 e 24 de junho, respectivamente. Além disso, cada um dos três partidos terá 40 inserções de 30 segundos no horário nobre entre os dias 3 e 29 de junho. Muitas poderão ser aproveitadas por Serra para manter seu nome na cabeça do eleitor".

Nem entro na seara da legislação eleitoral, brandida tão ferozmente por nosso nobre blogueiro & deputado Brizola Neto. Para mim, o Serra pode aparecer na tv o quanto ele quiser. Quanto mais o povo souber quem é Serra, menos votará nele. Propaganda eleitoral não é distribuição de cesta básica em favela. O cidadão, ao olhar o anúncio, pode decidir justamente por NÃO votar naquele candidato. Foi aliás o que aconteceu com o Serra. Ele perdeu pontos DEPOIS de aparecer na TV e ser visto por dezenas de milhões de brasileiros.

De qualquer forma, não creio que o brasileiro se empolgará muito com a figura de Serra aparecendo bem no meio da Copa do Mundo. É mais provável que ele use o horário político para dar um pulo na cozinha e pegar outra cerveja...

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Toledo, contudo, publica outra análise, informando que...

Dilma vira “favorita”, mas calendário é melhor para Serra

Alguns detalhes da pesquisa Ibope/Estado/Rede Globo são melhores para Dilma Rousseff (PT) do que para José Serra (PSDB): ela é favorita para a maior parte do eleitorado, seu voto está mais consolidado, e seu eleitor, mais confiante. Mas o calendário próximo favorece o tucano.
A maior mudança detectada pela pesquisa foi no favoritismo dos presidenciáveis aos olhos dos eleitores: agora, 40% apostam que Dilma será a sucessora do presidente Lula, contra 35% que jogam suas fichas em Serra. Em abril, a situação era inversa: 43% apostavam no tucano, e apenas 34% achavam que ela venceria.

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Por fim, vale a pena também dar uma olhada nos gráficos da popularidade de Lula.


Repare que a nota que recebeu mais votos entre os entrevistados (27%) foi a DEZ, contra apenas 2% que deram nota zero ao presidente.

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