29 de junho de 2010

Truculência ocidental produz nova instabilidade no oriente médio

Olha aí o resultado. O Brasil tentou ajudar, mas a truculência dos EUA e de seus capachos na Europa, somado ao incrível cinismo de Rússia e China, falaram mais alto, e as relações entre o Irã e o Ocidente voltaram a ficar tensas. Desconfiado e enfurecido, com toda a razão, o Irã está se isolando e ficando mais agressivo. O cinismo russo advém do fato de que o país já declarou que irá continuar investindo em usinas nucleares no Irã. O cinismo chinês explica-se pelo interesse do gigante asiático de fazer do Irã um fornecedor de petróleo "exclusivo".


Os lobbies de guerra não querem um ambiente tranquilo. O interesse é manter uma atmosfera de ameaça de guerra, para forçar Obama a continuar assinando cheques em favor da indústria de armas, um setor que nos EUA é altamente privatizado, embora sustentado pelos contribuintes americanos.

*

O que estão fazendo com o Irã agora é muito parecido com o que fizeram com Saddam Hussein. Estrangulamento econômico, satanização midiática, isolamento político, provocações constantes aos líderes do país. Resultado: o país se empobrece, se radicaliza, os grupos mais extremistas ganham espaço, a população fica insatisfeita e, estimulada por uma dissidência patrocinada com verba americana, realiza protestos cada vez mais violentos, o governo endurece a repressão, a satanização midiática aumenta, aprovam-se mais sanções. Enfim, cria-se um espiral de crise sem fim, apenas resolvido por uma guerra, por alguns milhões de mortos, e por um mundo mais instável, mais pobre e mais infeliz. Daqui a dez anos, o New York Times pede desculpas, centenas de ongs européias se dirigem ao Irã para tocarem programas de assistência social, e, discretamente, empresas ocidentais canalizam todo petróleo persa para suas refinarias.

2 comentarios

Antonio Luiz disse...

Miguel, tenho a impressão que desta vez será diferente. Irã não terá o mesmo destino do Iraque.
Desta vez temos o Brasil e Turquia para alertar os quatro cantos do mundo sobre a farsa e cinismo que se articula. E, certamente, eles terão muitos adeptos. Espero.

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

OU PODE SER PIOR AINDA, LEIA O QUE ESCREVE FIDEL CASTRO EM ARTIGO PUBLICADO:

Saber a verdade a tempo

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=132331&id_secao=7

Em 27 de junho de 2010

Postar um comentário