23 de junho de 2010

Analisando a pesquisa Ibope

Optei por uma análise sucinta. O relatório disponibilizado pelo CNI ainda não é o completo, com a pesquisa segmentada por faixas de renda, etária, regionais, etc.


Os 45% de Dilma no segundo turno representam 58,95 milhões de votos, contra 49,78 milhões votos de Serra. Uma diferença de 9,17 milhões de eleitores. A performance eleitoral da ex-ministra está se aproximando do resultado de Lula em 2006.

Registre-se também que Serra tinha 46% das intenções de voto em abril, ou seja, o tucano perdeu 10,48 milhões de votos de lá para cá. E isso depois de aparecer intensamente na TV.

Abaixo, os números para o primeiro turno.



A estagnação de Marina e o crescimento vertigionoso de Dilma sugerem que as eleições podem ser resolvidas já no primeiro turno, em favor da candidata governista.





Os números de conhecimento de Serra trazem um elemento curioso. O percentual de pessoas que responderam "conhecê-lo bem" caiu, de 31% em novembro de 2009 para 24% em junho deste ano. Mistério... Mesmo assim, é de se notar que o grau de conhecimento de Serra é muito superior ao de Dilma. O percentual de gente que disse não conhecer o tucano é zero.

No caso da petista, apenas 13% afirmaram que a "conhecem bem" e 4% do eleitorado afirmou não conhecê-la. Lembrando: 4% corresponde a 5,24 milhões de eleitores. Considerando que, provavelmente, esse público desinformado encontra-se nas faixas de renda mais baixas, segmento onde o presidente Lula detêm popularidade monstruosa, não é difícil prever que tenderá a votar em Dilma assim que souberem que ela é a candidata apoiada pelo governo.




Outro dado impressionante é o aumento do percentual de eleitores que afirmaram votar "com certeza" em Dilma Rousseff: de 14% em novembro do ano passado para 35% agora. E, do lado oposto, a queda na rejeição à petista: 41% dos entrevistados do Ibope afirmavam, em novembro, que não votariam "de jeito nenhum" nela para presidente; agora são apenas 23%.

Serra registra um desempenho oposto. O percentual de eleitores que afirma votar nele "com certeza" estagnou-se em 28% (era 27% em junho do ano passado); e houve consolidação em 30% do percentual de entrevistados que declararam não votar nele "de jeito nenhum".

5 comentarios

JEAN CARLOS disse...

Caro Miguel..destrinchou muito bem a pesquisa do ibope.Após este anúncio do ibope comprovo minhas suspeitas A RESPEITO DAS DECLARAÇÕES, hoje, de fhc, a colunista Mônica Bergamo, quando disse que são poucas as chances do serra se eleger( provavelmente já sabedor da última pesquisa)..o barco está afundando e agora será um salve-se quem puder, ou melhor,afaste-se o mais rápido do serra quem puder.

Anônimo disse...

está na hora de d. marina se posicionar.
daqui para frente as intenções de voto na sua candidatura vão cair.
ela tem poucas opções:
pode ocupar o lugar de vice do serra.
só que esse emprego só vai até 3 de outubro e exige que ela jogue fora o curriculo.
pode ficar onde está e mudar de nome para heloisa helena.
pode declarar seu apoio à dilma e esperar outra chance.
veremos.
emerson57

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

APROVAÇÃO À MANEIRA COMO O PRESIDENTE LULA GOVERNA 85%.

CONFIANÇA NO PRESIDENTE LULA 81%.

Ao meu ver quando começar pra valer a campanha se traduzirá em TRANSFERÊNCIA EM MASSA!

Mônica Santos disse...

Oi.
Gosto muito de suas análises,fiquei muito feliz em ver Dilma a frente de Serra,depois de intensa propaganda e dossiê falso.
Vai dar Dilma no primeiro turno.
Bye-Bye Zé ladeira

Adriano Matos disse...

E o Ibope chamou pra si a suspeita depois das declarações absurdas do Montenegro, ano passado, quando dava vitória à Serra no primeiro turno.

Não há nenhuma razão prá não suspeitar que os números são ainda maiores.

Postar um comentário