22 de junho de 2010

Globo arregaça os dentes para Dunga

Dias antes do jogo contra a Costa do Marfim, Dunga declarou a um repórter:

"Eu posso não gostar do que você está falando, assim como você pode não gostar do que eu estou falando. A diferença é que eu só tenho 15 segundos para me defender, você pode ficar 24 horas me atacando".

Tratava-se de uma observação primorosa, e visionária.

Sobre o episódio envolvendo o repórter da Globo Alex Escobar, acho que Dunga foi realmente grosso, excessivo. Meu anjo pessoal ficou horrorizado. O diabinho a meu lado, contudo, está até agora dando risadas e festejando a atitude do treinador.

Ainda não sabemos o que rolou nos bastidores. Provavelmente não é de hoje que rolam tensões. A pressão sobre o técnico da seleção, além disso, deve ser colossal. Nem todos possuem a inteligência emocional adequada para os padrões da televisão pósmoderna. A grande maioria das pessoas gesticula demais, fala palavrões, irrita-se facilmente.

A reação corporativa do Globo, no entanto, é desproporcional. Dunga é um só. A Globo tem milhares de empregados. E ela já ligou a máquina de moer carne. Humoristas, colunistas, âncoras, repórteres, fotógrafos, todos agora partiram para cima de Dunga com sangue na boca.

O mundo está diferente, todavia. Os brasileiros, que na sua maioria torciam a boca para o técnico brasileiro, foram conquistados por esse lado humano, irritado, nervoso de Dunga. Os heróis são sempre amados por seus defeitos.

Lembro de um global comentando, ao ver Dunga sério e preocupado observando o jogo do Brasil, que ele não parecia um "brasileiro", um povo sempre alegre. Pensei: ah, meus Deus, CALA A BOCA! Brasileiro agora tem que se comportar como um bobo alegre?

No twitter, a reação foi massiva. A maioria esmgadora dos tuiteiros tomou as dores do técnico. A #hashtag CALA BOCA TADEU SCHMIDT, em referência ao repórter que leu um editorial atacando Dunga, ganhou o mundo. Ficou em primeiro lugar nos ranking nacional e internacional.

Confira abaixo alguns dos ataques globais à Dunga no Globo desta terça-feira:

Manchete na primeira página:


Para mim, está óbvio que esses "dirigentes" foram provocados pelos repórteres da Globo. A Fifa não pode punir ninguém por murmurar palavras para si mesmo. 

Trecho do texto na primeira página:


Chamadas também na primeira página:



*

Desta vez, porém, a postura da Globo teve resposta. Durante mais de um dia, a #hashtag CALA BOCA TADEU SCHMIDT figurou em primeríssimo lugar nos ranking mundial e nacional do Twitter.

*

No Caderno dos Esportes do Globo, páginas inteiras contendo apenas ataques e ameaças à Dunga. Quase todos os colunistas aderiram à campanha de caça ao Dunga.

*


*

Notícia desta manhã, ainda no site do Globo: 



Parece que o lobby antidunga do Globo não surtiu efeito na Fifa.

10 comentarios

Valeriobrl disse...

Obrigado pelo post! Simplesmente otimo!

ana cruz disse...

DUNGA – MESMO SE PERDER DE GOLEADA JÁ É UM VENCEDOR !!!http://botafogoemdebate.forumeiros.com/coluna-do-jim-f1/dunga-mesmo-se-perder-de-goleada-j-e-um-vencedor-t1395.htm
por JIM

.DUNGA – MESMO SE PERDER DE GOLEADA, JÁ É UM VENCEDOR…

O Jornal O Globo em sua primeira página da edição de hoje, quarta feira 16 de junho de 2010, desce a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?

Vamos aos fatos :

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte,
por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.

Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou :

“ Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores…”

Vera Pereira disse...

Seu "anjo pessoal" é muito sensível, pudico. O meu teria dito coisa bem pior.

Miguel do Rosário disse...

Oi Vera, por isso ele é anjo. Mas dessa vez o diabo estava com razão.

Adriano Matos disse...

Sei não, Miguel. Se Dunga tivesse xingado a Globo diretamente e não um seu funcionário, eu estaria batendo palmas agora.

Do que vi e sei, me parece só covardia até agora.

Anônimo disse...

apoio o Dunga *--------*

Anônimo disse...

Dá-lhe Dunga!

A mídia fascista, aqela q 1 dia se achou "4rto poder", vem perdendo todas, em outras palavras ... SIFU!

Dunga trabalha c/ os atletas e por resultados, o PIG esportivo, essa corja maldita e corrupta q antes escolhia técnicos, escalava atletas, e deitava e rolava nos hotéis e gramados ... tá tomando bem no olho do cú (c/ acento).

Hoje, qerendo essas famigeradas FAMIGLIAS midiáticas, a net engole a cambada.


Qerem de volta o puteuro do Parreira?

SIFU, de novo !!!

E porq o JB tá dando "respaldo" , prá nao dizer lambendo a bunda da DER GÖBBELS???

Qem tá bancando mais esse jabá corporativo?

Qem deu esse bizú errado, o de dar suporte á REDE ESGÔTO ???

A blogosfera tá fervendo contra essa txurma podre.

E repetimos:

MEXEU C/ DUNGA; MEXEU COMIGO!

Ganhando ou perdendo.

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Votem no Dunga contra a Globo:

http://terramagazine.terra.com.br/

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

O único resultado disso prá Globo é que se a seleção brasileira perder mesmo assim será recebida em festa pelo povo, e Dunga também, isto é ótimo, não somos obrigados a ganhar a Copa, somo obrigados sim a competir e fazer o possível e isso Dunga está fazendo, inclusive ao afastar os repórteres que querem transmitir ao vivo os jogadores tomando café, conversando, almoçando, tomando banho...Bravo o Dunga ter dado um chega prá lá, Galvão deixa o homem trabalhar

Anônimo disse...

Pensei, que TPM é coisa de mulher seu MAZZEU,é menhor vc contar piadas idiotas, do que se expor, ao ponto de um treinador de futebol tipi BUNGA, Ele não Não tem obrigação nem UMA DE RECEBER, E FICAR BABA OVO DA GLOBO, como sempre foi. E não adiantas + vcs se unir para ir contra uma pessoa, ainda mais quando uma população toda também compro esta briga, só que nunca tinha um microfone na frente. ELE TEM. E NÓS A INTERNET.

Postar um comentário