18 de junho de 2010

O sacrifício do PT maranhense

Eis um assunto complicado. O PT nacional decidiu intervir no Maranhão em favor da candidatura Roseana Sarney, após o PT local ter decidido apoiar Flavio Dino, do PCdoB. Minha opinião sobre esse tema é que um elemento central, determinante, está sendo esquecido. José Sarney é o presidente do Senado. Com certeza, é o sacrifício mais difícil do PT, e tem, assim como em Minas Gerais, um alto custo político. Entretanto, com todo o respeito pelos maranhenses, estão em jogo aqui interesses muito maiores. Diria até mesmo mundiais. Nessas eleições, que prometem ser resolvidas nos tribunais e no berreiro político, não é seguro desestabilizar a frágil maioria que o governo tem no Senado.

Outro elemento é que o PT selou um acordo oficial com o PMDB. Para o bem e para o mal. O PCdoB também é um aliado, e até muito mais leal e confiável, mas o PMDB é o maior partido do Congresso Nacional. É o maior partido do Brasil. A aliança PT e PMDB não apenas é essencial para a vitória de Dilma Rousseff em outubro, será também importante para manter a famigerada governabilidade.

Para a situação chegar a esse ponto, alguém errou feio por ali.

Um parlamentar tem condições de lutar  pelos métodos tradicionais: discursando na tribuna, publicando artigo em jornais, escrevendo em blogs, dando entrevistas, etc. Tem recursos financeiros, humanos, institucionais e juridicos. Apelar para greve de fome, como fez Domingos Dutra, do PT maranhense, é sinal de incompetência e debilidade. O outro petista, Manoel Conceição, que tem 75 anos, já suspendeu a greve.

*

Eu preferia mil vezes o Flávio Dino. Acho que ele faria um grande governo para o povo maranhense. O PT pode emitir mil resoluções a favor de Sarney que eu mesmo assim votaria em Dino. Faria campanha em favor dele em meu blog.

Lula, porém, não pode trair Sarney. O bigodudo pode representar o satanás para o Maranhão, mas, como presidente do Senado, tem ajudado o governo a aprovar programas sociais, reformas importantes e a conter a sanha golpista de setores da oposição. Neste período eleitoral, mais que nunca será necessário um ambiente estável no Senado. No Congresso, o governo tem maioria confortável. No Senado, não.

Honduras mostrou a falácia que é o discurso segundo o qual um governo popular poderia prescindir de maioria parlamentar e governar ancorado em movimentos sociais. Movimento social não aprova leis, não aprova reformas, não cria nem impede CPIs; é uma entidade privada sem a legitimidade institucional conferida pelo voto.

*

No blog do Rovai, que também opinou sobre o tema, li um comentário bastante dramático:


Paulo disse:
Adir, certamente vc não conhece o Maranhão e muito menos os companheiros que estão se oferecendo em sacrifício. Não tem nada de birrinha. O que existe é uma reação tão dura quanto foi o ato patrocinado pela CNB no interior do Diretório Nacional do PT. O Golpe contra a democracia interna do PT, contra a maioria dos seus militantes maranhenses e contra o povo do estado, diga-se o mais pobre da federação por obra e graça de 45 anos de desgovernos sarneysistas. Apenas o Lula tem meios para evitar que uma tragédia maior aconteça neste caso petista, pois a aliança com o PMDB foi sacramentada por ele. É incrível que o mesmo presidente que tenta selar a paz do Irã com o mundo seja o mesmo que entrega ao massacre mais de seis milhões de maranhenses. Será que o Sarney vale isso? a resposta é apenas uma: não vale! Aliás, o que vale o sarney? O Lula deveria saber.
*

O significado de um governo ligado à família Sarney HOJE não pode ser comparado ao que era no passado. Hoje mais de 3 milhões de pessoas, mais de 50% da população do estado, recebem Bolsa Família. E isso não é assistencialismo barato não, tanto que a geração de emprego tem batido recordes no estado.


No saldo de emprego (admissão menos desligamentos), o Maranhão registrou o quarto maior aumento (+471%) , no ranking nacional, na comparação entre os últimos 12 meses até abril do governo FHC (2001/02) e os últimos 12 meses até abril (2009/10) de Lula.


*
O Maranhão cresceu e continuará crescendo vigorosamente nos próximos anos, e distribuindo renda através de programas sociais. Com ou sem família Sarney. Os aumentos do salário mínimo igualmente contribuíram para a melhoria da situação das famílias pobres do estado. Além disso, o governo federal toca uma série de obras no Maranhão. O PAC tem investido uma elevada quantidade de recursos no Maranhão, para realização de inúmeros projetos de infra-estrutura, como a construção de estradas, asfaltamento de outras, construção de moradias, obras de urbanização em áreas pobres, projetos de cunho social, etc.

*

Ao final deste ano expira o mandato de José Sarney. Muito idoso e combalido politicamente, Sarney terá que enfrentar novas eleições. Dificilmente voltará a exercer a presidência da casa. Com o fortalecimento da esquerda em todo país, incluindo alguns setores progressistas do PMDB, espera-se que o governo Dilma adote medidas ainda mais ousadas que Lula, consolidando e aprofundando as recentes conquistas sociais. O Maranhão crescerá junto com o Brasil, e as correlações de forças serão diferentes em 2014, ano em que, finalmente, poder-se-á derrubar a oligarquia Sarney.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que Roseana não será eleita por acordos partidários. A escolha é do povo. Flavio Dino deve mostrar ao eleitorado maranhense que ele é o verdadeiro representante das idéias que norteiam o governo federal, e que Roseana Sarney só tem apoio do PT e Lula porque o presidente precisa compartilhar o poder com o PMDB, e com Sarney em particular, pelo fato dele ser o presidente do Senado. A parceria entre PT e Sarney, no entanto, expira em outubro deste ano, com a instauração de uma nova correlação de forças no país. O bigode terá que andar com suas próprias pernas.

20 comentarios

Vera Pereira disse...

Miguel, fiz dois comentários sobre esse tema no blog da Maria Fro http://mariafro.com.br/wordpress/. Veja lá. E me comente por email. Pena que não tinha lido o Rovai antes. Vera

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Se há um assunto espinhoso este assunto se chama Sarney.
Seria muito mais cômodo para o Miguel baixar uma postagem descendo a lenha em Sarney.
Receberia mil aplausos.
No entanto a política tem este lado bom, o da capacidade de oratória e da ligação entre uma coisa e outra, o que o Miguel faz muito bem, como pode se ver neste texto.
Longe de mim este pavor contra Sarney, pois sei que no Brasil tem todo, em cada um dos Estados, existem coronéis piores do que ele, alguns estão hibernando e poderão voltar a qualquer momento, pois que a estrutura políticos para acomodá-los está aí, a reforma politica não foi nem será aprovada, eles (os congressistas) não vão advogar contra causa própria, não é mesmo.
O problema não é Sarney e sim o sistemão que os acolhe e não há como fugir disso.
O que eu faço sempre é agradecer a Lula por trazer trazido o Sarney para seu lado, mesmo que às custas de sacrifícios, de concessões, como por exemplo o Lobão na Petrobrás.
Por outro lado, Lula tem conseguido vitórias importantes no Congresso Nacional,na aprovação deste projeto Brasil que tem dado certo e que, sem Sarney, nada disso teria ocorrido, uma vez que ele(Sarney) tem poder sobre uma grande bancada de parlamentares e, além do mais, como disse o Miguel, é o presidente do Senado.
É como se o ACM não tivesse sido presidente de FHC naqueles tristes tempos.
E cá prá nós, quem foi mais moderno e avançado, Sarney ou ACM?
Seria inimaginável para nós vermos um ACM se opondo à criação da CPI contra o MST.
Sarney não só foi contra a tal CPI como defendeu os sem-terra, sem falar na aprovação do projeto do pré-sal, que ele(Sarney) contribuiu para que fosse aprovado.
E Lula foi inteligente ao perceber que entre dar uma de Hugo Chavez e romper com gente como Sarney, seria melhor a conciliação, e o resultado está aí, milhões de bocas sendo alimentadas.
Eu sou do Maranhão e posso disse isso com categoria.
Na Era FHC me dava uma tristeza horrível ao ver nas beiras das estradas crianças passando fome, hoje vejo-as sendo levadas para as escolas.
Isto é pouco?
Sim, seria poético demais da conta se tal reconstrução se desse através de uma ruptura provocada pelo movimento revolucionário
Eis aqui um artigo que jamais leremos no PIG. Como se sabe, o PIG trabalha durante as 24 horas do dia para demonizar ao máximo o Sarney, como se ele fosse a praga de todas as pragas.
Na verdade Sarney é até moderno em se comparando com muitos outros de nossos coronéis de tristes memórias.
E se Sarney não apeeou do poder até hoje é porque é um macaco velho na arte de adaptar-se ao meio ambiente, tal qual um camaleão.
Estou dizendo isso porque, como se sabe, se por um lado Sarney não é flor que se cheire, acabou de ajudar a aprovar, por exemplo, o projeto do pré-sal tal como Lula queria e, por incrível que pareça, se opôs à CPI contra o MST e até defendeu o movimento. Há algo mais moderno e avançado do que isso quando vindo de um coronel oligárquico que perseuge juizes, cassa opositores e detêm o poder sobre os meios de comunicação em seu Estado?
ACM era outro Sarney de triste memória, com a diferença de que Sarney atendeu ao chamado de Lula para reconstruir este País.
Mas cá prá nós, entre um Maluf ou um Quércia ou um próprio Zé Serra, o Sarney tem sido até moderno, acabou de contribuir na aprovação do pre-sal, como Lula queria,
Na verdade Lula não é bobo e se aliou a estes coronéis para dali conseguir avanços para este País, como de fato tem conseguido,
Afinal de contas, seria inimaginável ver um Sarney defendendo o MST ou se opondo à criação de uma CPI contra os Sem Terra e no entanto, graças a Lula ele(Sarney) fez isso.
O que não dá é para termos tudo o que desejamos, devagar com o andor que o santo é de barro, isso as pessoas não entendem, daí a importância deste texto
Será mesmo que Lula teria conseguido alimentar tantas bocas dando uma de Hugo Chavez
Por isso não caio nesta esparrela de atacar o espírito conciliatório de Lula.

augusto disse...

Os numeros de aumento de empregos sao impressionantes. Entretanto penso que se deve excluir os estados de Roraima e RO em termos estatisticos, porque a base deve ser extremamente baixa. Por isso o percentual é astronomico. Eu começaria a comparar com Paraiba com um crescimento extremamente alto.

Adir disse...

Miguel, você observou comentário no blog do Rovai, que também opinou sobre o tema, lendo um comentário bastante dramático. Pois bem, mantenho minha opinião a respeito e abaixo minha manisfestação ao Paulo.

Paulo, o mesmo presidente que tenta selar a paz do Irã é o mesmo que vetou o fim do Fator previdenciário, ou você acha que existe diferença entre 6.14% e 7.7%? Quanto ao Sarney, quem foi que cacifou os projetos de Lula no senado? Observe o que disse a Marta Nucci nos comentários aí em cima. "Os companheiros em greve deveriam pensar em outros instrumentos de oposição a esse encaminhamentos. As vezes vale recuar, para la na frente ganhar… pensem nisso! Abraços PTistas."

Adir disse...

18/06/2010 - 13h26
Petistas maranhenses encerram greve de fome
Rodolfo Torres

Após uma semana, acabou a greve de fome do deputado Domingos Dutra (PT-MA) e do líder petista maranhense Manoel da Conceição. Eles estavam desde a sexta-feira passada sem comer em protesto contra a decisão do PT nacional, que determinou que a legenda apoiará a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição.

De acordo com a assessoria de Dutra, o parlamentar conseguiu um acordo com a direção nacional do PT. Por esse acordo, os petistas do Maranhão podem apoiar o candidato majoritário de sua escolha, desde que dentro do arco de aliança nacional.

Domingos Dutra e Manoel da Conceição chegaram a desmaiar nesta sexta, e foram atendidos pelo Departamento Médico da Câmara.

Na terça-feira (15), Dutra avisou que morreria em plenário caso o PT nacional não voltasse em relação ao apoio à Roseana. “Nós vamos ficar aqui, o Manoel da Conceição vai ficar aqui. Vai morrer! Eu vou morrer aqui! Para que se respeite a legalidade partidária, a democracia!”, destacou.

Para ele, a aliança imposta com a família Sarney é “autoritária e ilegal”.

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=33354

Miguel do Rosário disse...

Fiz agora umas correçãozinhas no artigo. Escrevi ontem muito tarde da noite, e não tive tempo de corrigir.

Marcos disse...

É isso aí, Miguel. Não há como não concordar com você. Como de hábito, você demonstra em seus textos uma lucidez, um bom senso, uma sabedoria, uma profunda compreensão e uma correta visão sistêmica dos problemas realmente admiráveis, que muito poucos parecem ter.
Mesmo entre aqueles que apóiam o presidente Lula (e o seu governo), que já é considerado por grande parte da população brasileira, inclusive por mim, como o maior estadista e político que este país já teve, há muita gente que ainda não compreendeu a genialidade política, a correta postura pragmática, a profunda sabedoria política e a enorme capacidade de Lula como estrategista. Sem essas maravilhosas qualidades de Lula, entre tantas outras, a sua grande sensibilidade e visão humanistas não teriam como ser úteis às pessoas no dia-a-dia delas. Se Lula ficasse preso a padrões pré-estabelecidos de comportamento ou a um moralismo ou a uma ética aparentemente nobres, mas, se analisados com mais profundidade, efetivamente cheios de inconsistências, de comodismo e de hipocrisia, jamais conseguiria fazer a extraordinária obra que vem fazendo em favor do nosso país e do nosso povo. Quanto mais as pessoas se aperceberem disso, mais constatarão a ENORME bênção que é ter Lula como político e como presidente do nosso país.

Jotaroberto disse...

O Avatar está coberto de razão, a política é um ganha e perde constante. O pres Lula sabe disso muito bem, tanto que deixou o tabuleiro politico no Brasil praticamente como ele queria. Está em jogo um projeto muito maior.

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Repito, como não tenho nenhum compromisso com caciques políticos, afinal de contas nunca recorri nenhum a deles prá nada desse mundo, tenho toda a liberdade de manifestar meu pensamento, o que faço aqui bem no como no blog Luis Nassif Online, onde rolaram este comentários:

Jotavê: Uma vez no poder, será possível ajudar o PT maranhense. Com quê? Cestas básicas?

IV Avatar do Rio Meia Ponte: Jotavê, não é com cesta básica não, e sim com programas de inclusão eficientes, como por exemplo, o Luz Para Todos, que mudou a face do sertão maranhense, bem como programas do SEBRAE, estações digitais, banda larga, crianças na escola, crédito, empregos, povo feliz, etc etc. Este quadro tem mudado desde quando Lula tomou posse . Abs, IV Avatar do Maranhão ou do Rio Meia Ponte.

Ruyacquaviva: Como sempre o Miguel do Rosário apresenta a questão com muita lucidez.

IV Avatar do Maranhão: Ruyacquaviva, concordo com vc.
Grato,
IV Avatar do Maranhão ou do Rio Meia Pont]

Lucas Jerzy Portela: ou seja, segundo você e Miguel do Rosário, condernar o estado mais miserável do país a perpetuação do feudalismo por mais 4, talvez 8 anos, é um preço módico para "Dilma ter uma vitória esmagadora sobre Serra"?!

nessas horas dá vontade de manter meu voto em Wagner para governador, e picar um 45 pra presidente. Só de raiva. Não poderia haver pensamento mais sulista. É preciso ser Bahiano ou Maranhãense para entender.

IV Avatar do Rio Meia Ponte: Lucas Jerzy Portela, qual a sua sugestão? Promovermos uma nova balaiada? O meu ponto de vista sobre o assunto é de alguém que vai ao Maranhão todos os anos e tem acompanhando as mudanças desde quando Lula tomou posse. Quanto mais FHC vai ficando para trás no tempo fica mais nítida a diferença entre aquela triste era FHC e agora. E olhe lá que Serra prometerá deus e o mundo para, através do gogó, faturar estas eleições e, no poder, sabemos muito bem o que ocorrerá. Amigo, faça isso não, não caia na bobagem de votar no 45. Vote no 13 para o Brasil continuar avançando. Grato, IV Avatar do Maranhão

http://www.advivo.com.br/node/76479

O assunto continou noutra postagem,,..por conta da postagem Dilmásia em MG o assunto Sarney voltou à baila eu lá, de novo, carregando a cruz, oh céus, afasta de mim este cálice

A conferir

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-dilmasia-do-psb

Anônimo disse...

Manoel da Conceição e Domingos Dutra: ambos maranhenses, negros e de origem camponesa.
A biografia de ambos merece ser conhecida por todos os brasileiros.
O cartaz que Manoel da Conceição - negro, camponês, lutador contra a ditadura, 75 anos, diabético, já vitimado por dois AVCs - portava, sentado em sua cadeiras de rodas, em sua greve de fome na Câmara Federal em Brasília, continha palavras que significavam um curso completo de Ética e Ciência Política.
Espero ver em algum blog a história de vida e - quem sabe - entrevista com esse histórico, digno e heróico líder camponês brasileiro. Que ouçam e divulguem suas justas idéias políticas.
Todo esse episódio merece profunda análise, porque dela poderá surgir muita luz sobre o tanto de bom que poderá ser o Brasil de amanhã. Se os partidos ditos progressistas não atrapalharem a marcha do povo em busca de sua libertação.
Maria Lucia de Andrade Pinto

reginaldo gadelha disse...

Miguel, esse é um dos motivos pelos quais deixei de votar no lulla em 2002. Quando o quércia passou a poiar o lulla e o lulla passou a adoçar as palavras quando falava do quércia, deixei-o. Foi uma profunda falta de respeito do lulla, aliar-se a deus e ao diabo (palavras dele) para manter-se no poder.
O lulla e o pt não tem projeto de governo, tem projeto de poder, por isso é aliado do collor, do sarney, do renan e de outros safados.
Ao lulla e ao pt só interessa o poder.
Tou fora dessa gente sem escrúpulos.

Geraldo Galvão disse...

Engraçado quem reclama da aliança do Lula com o Sarney. O Sarney é senador da república, presidente do senado; e o grande responsável por isso não é questionado: o sofrido povo do Amapá e do Maranhão que vem elegendo ele por 45 anos. Assim como o povo de Alagoas elege o Collor, o do Ceará Tasso Jereissati; e mais: Mão Santa, Arthur Virgilio, Mario Couto, Efraim Morais, José Agripino, Heráclito Fortes - todos do Norte e Nordeste.

Marcos disse...

É incrível como o Reginaldo Gadelha parece não compreender nada de nada do que se diz. Desculpe-me, Reginaldo Gadelha, mas se dependesse de sua estreiteza mental, de uma mente tão fechada como a sua, presa a padrões pré-estabelecidos de pensamentos e comportamentos, o Brasil ainda estaria na m.... e o povo ainda estaria comendo o pão que o diabo amassou! Não foi o Lula quem votou em Sarney (ou em Renan ou em Collor, etc.) para senador, mas o povo do Maranhão (ou do Amapá). Sem essas alianças político-partidárias no Parlamento, o presidente da república (seja lá qual for) não consegue governar. Embora o presidente Lula, em virtude dessas alianças, tenha que fazer algumas concessões aos seus aliados, o que realmente se destaca nessas alianças é que elas são efetivadas para que o governo possa ter um amplo número de aliados no parlamento para, assim, conseguir aprovar os seus programas e projetos. Sem essas alianças, pelo menos no nosso modelo político, o governo não teria na prática condições de governar o país, pois ficaria sujeito a ser sabotado e chantageado sistematicamente pela oposição. Diante dessa realidade incontestável, onde está a desonestidade de Lula ou do PT ao fazerem essas alianças?! Essas alianças são uma necessidade, não há outro jeito para se governar com segurança o nosso país! Por que será que é tão difícil para algumas pessoas entenderem isso?!
Quanto a determinadas alianças, como a que Lula fez com o Sarney agora no Maranhão, não vou me estender, porque o Miguel já expôs brilhantemente em seu texto as razões dessa aliança bem como a visão do grande estadista Lula a esse respeito.

Anônimo disse...

Acho que o Sarney já recebeu mais do que o suficiente em troca de seu apoio aos projetos do governo. Graças ao PT ele foi salvo de ser defenestrado pela oposição + mídia serrista. E digo mais: São Paulo é estado chave para qualquer candidato à presidência. É um estado ao qual pertence o deputado Michel Temer, vice de Dilma. Pois bem, em São Paulo o PMDB (Quércia) apoia Serra. Ou seja: eles querem o "venha a nós", mas "ao vosso reino" nada. Espertinhos... Os projetos importantes para o governo já foram aprovados. O próprio Lula, na recente troca de ministros para desincompatibilização, disse: "não quero que os novos ministros inventem nada, apenas continuem tocando os ministérios até o fim do meu mandato". Acho que o PT não deve mais nada a Sarney.

Anônimo disse...

Penso ser muito importante entender o que se passou agora com o PT maranhense e qual o quadro político naquele Estado, para que se possa avaliar o quanto o país está mudando.
Um artigo que me foi indicado para compreensão "profunda"do quadro político maranhense:
http://www.pucsp.br/neils/downloads/v9_artigo_zulene.pdf
E para se ter idéia do que ocorreu no Maranhão nas eleições de 2006, considerando que hoje em dia seja voz corrente naquele Estado, que a correlação de forças seria muito mais favorável aos opositores da dinastia oligárquica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_do_Maranh%C3%A3o_de_2006
Uma boa fonte diária de informações sobre o Maranhão: o "Jornal Pequeno", de São Luís:
http://www.jornalpequeno.com.br/2010/6/17/sem-acordo-com-pt-fundador-do-partido-volta-a-greve-de-fome-148215.htm
Há também os blogs do Deputado Flavio Dino, do PC do B e do Deputado Domingos Dutra, do PT.
Algo de novo pode ocorrer no Maranhão.
Maria Lucia

Adriano Matos disse...

Geraldo Galvão, por suas palavras entendo que você quer insinuar que o Norte-Nordeste são os responsáveis sozinhos por manter no poder a escória. É isso? Se for, diga de onde és que te indico alguém como esses que você citou do seu estado.

A propósito, FHC é paulista, ok?

reginaldo gadelha disse...

Ao marcos
Só pq não leio por sua cartilha sou "obtuso" ?
Só pq não digo "amém" ao que o lulla diz sou "mente estreita" ?
Só pq não aceito essas coisas de político (por exemplo; o lulla) dizer uma coisa quando é oposição e quando passa a ser situação inverter as coisas tenho "estreiteza mental" ?
Só pq acho que o lulla NUNCA deveria apoiar tipos como o sarney, o collor, o renan, o jader e outros porcarias sou "mente fechada" ?
Nesse caso, se eu entoasse loas a estas sacanagens, ( como vc e outros fazem) eu seria um "mente aberta ' ?
Tou fora. Prefiro-me como sou. Não sigo líderes, sigo idéias.
Não sou gado......

Anônimo disse...

Um artigo excelente sobre o tema escreveu Hugo Albuquerque, no seu blog O Descurvo: "O PT, o Maranhão e a Ética Política."
http://descurvo.blogspot.com
Postagem de 19 de junho de 2010.
No mais, acho que não seria nada mal se a direção nacional do PT fizesse séria auto-crítica,quanto à sua participação no triste episódio de tentativa de coerção sobre os seus filiados no Maranhão, de forma inepta,ilegal e absurda.
E que alguns dos membros dessa direção nacional, que sempre foram defendidos por nós da esquerda em tempos difíceis,tratassem de se informar da verdade e parassem de propalar falsidades sobre a posição do Manoel da Conceição, do Domingos Dutra, do Flavio Dino e do Jackson Lago.
Se querem apoiar a princezinha do clã oligárquico, isso é problema pessoal deles. Não tem respaldo na base popular e nem justificativa política,fora o mais deslavado oportunismo.
Maria Lucia

Adriano Matos disse...

kkkkkkkkkk,

Logo tu, Gadelha, o mais enfezado anti-comunista comentarista do blog declarando-se fiel eleitor de Lula na fase mais radical...

Conta outra, vai...

Anônimo disse...

Ao Adriano Matos

Pois é Adriano, eu já disse aqui e em outros blogs. "não sigo homens, sigo idéias"
Nunca neguei que já votei no lulla, (quando o achava um politico que iria mudar as coisas em nosso país) deixei de votar nele quando percebí que o lulla é só mais um mentiroso.
Continuo dizendo; "não sigo homens, sigo idéias"
E eu não disse que fui eleitor fiel do lulla, não sou eleitor fiel de nenhum político.
Lí em algum lugar que "políticos e fraldas estão sempre envoltos em merda".
Concordo plenamente.
Assim sendo, lulla, NUNCA MAIS.

Postar um comentário