12 de junho de 2010

Lanza acusa petistas de SP



O dono da Lanza, Luiz Lanzetta, acusou um grupo de petistas, "radicado em São Paulo", de vazar informações falsas para a mídia, com o fim de assumir o controle da área de comunicação da campanha de Dilma Rousseff.

Cara, prefiro nem me estender sobre isso. Eu já desconfiava. Era uma das hipóteses que eu aventava para esse imbróglio. A campanha de Dilma vai movimentar mais de 200 milhões de reais. É claro que neguinho vai se engalfinhar para ter mais contratos ali dentro.

Se for verdade, e eu me inclino a acreditar em Lanzetta, porque é ele que sai perdendo tudo nessa história (reputação, contrato, etc), a campanha da Dilma tinha que examinar melhor essa questão. Descobrir quem são esses petistas, e expulsá-los do partido. Disputas empresariais internas são normais. Mas jogar sujo e usar Veja e Folha para queimar gente da própria campanha, é mau caratismo. Essa turma de São Paulo, mais uma vez, agiu de maneira irresponsável, inconsequente e desleal.

É chato falar dessas coisas, porque a gente fica no escuro, especulando sobre a guerrinha de bastidores. Sem informação, ficamos nas mãos da imprensa, que inventa um montão de mentira. A própria informação é manipulada por ambos os lados, e o cidadão comum se sente abobalhado diante de tanta falsidade, tanto dinheiro, tanta intriga.

Tudo isso daria um ótimo thriller político. Um dia eu tomo coragem e escrevo um thriller político envolvendo esses assuntos. Com um pouco de imaginação, a gente desvenda tudo. No fundo é sempre a mesma coisa, em toda parte: ambição e inveja, as duas grandes forças que movem os partidos políticos, que movem a humanidade.  Não estou sendo cínico. Não caio na esparrela de sonhar com um partido da ética. Não, a ética é uma dimensão individual, e há canalhas de todos os matizes ideológicos. Sou bem prático nisso: prefiro votar num canalha da esquerda do que num da direita. O da esquerda ao menos fará alguma coisa pelos mais pobres.

13 comentarios

Anônimo disse...

As crises do governo Lula quase todas foram criadas de embates entre os próprios petistas, que desgastaram e deram munição aos adversários. O PT, há muito, já devia ter colocado para fora os que agem de má fé, dentro do partido, procurando o poder pelo poder,sem respeito aos demais e a quem os elegeu. Não esqueci o tal "Mensalão", que quase fizeram a deposição do Presidente Luis Inácio. Dilma tem que ser dura e colocá-los pra fora já. O amanhã fica duvidoso quanto quais crises existirão por culpa deles...

Adriano Matos disse...

A garantia de impunidade é convite à contravenção. É fato que petistas no comitê entregaram o cartão de apresentações do delegado Sousa pra veja. Ato de sórdida traição que precisa, como prioridade sobre quaisquer outras ações, ser descoberta, execrada, sofrer desfiliação e ação penal.

Vera Pereira disse...

Estou feito você, no meio do tiroteio, abobalhada, não entendo nada, cada semana um relato que agrega uma novidade (veja os textos das últimas semanas do Leandro Fortes na Carta Capital)e não esclarece os fatos. Acho que existem obscuridades em duas séries de "acontecimentos" - se é que não são invencionices: a) uma competição dentro do PT, com algum traíra desconhecido (a essa altura, como o(s) traíra(s) ainda não foi (foram) descoberto(s)? Há tempos os blogues e até a imprensa falam do interesse dos demotucanos de desconstruir a campanha da Dilma que me parece mais organizada e eficiente que a do PSDB. Será verdade essa trairagem? Pq. não chamam a PF (na moita) para descobrir quem supostamente entregou o pendrive do Amaury à Veja? Por que o idiota do Lanzetta vai buscar os serviços de araponga que trabalhou pro Itagiba e pro Serra? Não tem ninguém menos comprometido para fazer esse serviço? Da ala confiável da PF ou da ABIN? 2) O tal livro do Amaury, de que todo mundo fala e (parece) que só alguns viram. Tem um tuiteiro petista famoso que garantiu que a investigação é uma bomba arrasadora (ou ele leu ou amigo dele leu). Quem sugeriu, encomendou, bancou uma investigação difícil, complexa, dispendiosa, sobre documentos, contas em paraísos fiscais, dados que não estão no Google? Por que esse diabo desse livro não sai logo? Claro que PSDB tenta desmoralizar o livro antes que cause o estrago que alegam. Me admiro de que ainda não tenham tentado desmoralizar o Amaury, o que seria mais lógico. Não, tentam desmoralizar o comitê da campanha da Dilma. Me dá a impressão de que estão querendo usar o leitor -- ou então levar a coisa em banho-maria até acabar a Copa. Cansei, vou comprar o livro quando sair, mas não leio mais matérias de jornalistas que fingem saber de tudo e ou não sabem nada ou estão tentando me esconder o que sabem.

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Não creio que o PT tenha cometido esta autofagia.
O que parece-me até agora é que a Lanza Comunicação, a casa de Lanzetta, foi uma porta aberta para a entrada dos arapongas ligados ao PSDB.
Qual o DNA disso?
Posso estar enganado, mas a impressão que se tem é a de que a alta espionagem de Zé Serra viu em Lanzeta uma porta aberta para colocar seu plano em prática.
Lanzeta, que trabalhou na campanha do atual prefeito de BH, candidato apoiado por Aécio Neves e pelo petista Pimentel, tinha amigos no PT e PSDB, o que favoreceu a entrada de arapongs tucanos na Lanza Comunicação.
Os arapongas tinham que por as mãos neste livro e levá-lo à Veja.
Será que estou sendo simplista com este meu enredo?
Não, uma vez que o interesse no roubo do conteúdo de Amaury era gente ligado a Serra para, através da Veja, se começar uma campanha de invalidar seu conteúdo ao classificá-lo de mero "dossiê anti-Serra" e não como livro sério e bem documentado.
Vejam só o modus operandi se não é o mesmo adotado por Serra há décadas.
Por outro lado, temos que entender que estes casos que envolvevem alta espionagem, por serem bem tramados e milimetricamente bolados, jamais são totalmente desvendados, pois que seus autores e atores viram fumaça.
Exemplos de alta espionagem jamais será totalmente esclarecido.
1-Falso grampo contra Gilmar Mendes
2-"Dossiê anti-Serra" quando disputava o governo de SP o petista Mercadante contra Serra.
Repito: não creio que a fonte da Veja para a sua matéria tenha sido gente do PT, sendo mais provável que tenha sido gente estranha ao partido, que tinha livre acesso ao escritório de Lanza.
Chamem a Agatha Cristhie.

Zé Carlos disse...

Cara, que coincidência: acabei de escrever quase a mesma conclusão que você. Entre um grupo que faz pouco (nem tão pouco assim) para muitos e outro que faz muitíssimo para pouquíssimos, fica facílimo escolhes, né não?!!!

Anônimo disse...

Eu também acho que se tem petista metido em jogo sujo que sejam expurgados. Não se pode aceitar a política do vale tudo. É necessário que haja limites. Definir claramente, o que em nenhuma hipótese deve ser feito. Senão, por que o PT?

Antonio Luiz disse...

O "PT de São Paulo" já assassinou um bóia-fria, em Leme,sequestrou Abílio Diniz, assassinou Celso Daniel e quase o fez com Toninho do PT, de Campinas. Estava por trás do levante do PCC em 2006. Cometeu pela primeira vez no Brasil atos ilícitos criando o mensalão...e foram tantas coisas a se perder de vista, sem falar na Martaxa, etc e tal.
Esse é o PT de São Paulo, tão fácil de ser atacado quanto tirar doce de criancinha. E ainda tem gente que acredita piamente nessas estorinhas e nelas caem, como patinhos.
Somos feitos de carne e osso, humanos. Não somos melhores nem piores que demais petistas do Brasil. Apenas mais queridos. Por que será, pergunto.

Adriano Matos disse...

Antonio Luiz, concordo com o que dizes. Essa história de estigmatizar os paulistas ou o PT paulista é tiro no pé, e também não corresponde à realidade. Foi o Pimentel de MG quem entregou a prefeitura de BH, há 16 anos sob comando petista, a um preposto de Aécio Neves. E não para aí. Há erros e canalhice em toda parte.

Agora, alguém de dentro do comitê entregou os dados pra veja. Seja de onde for, esse alguém tem que ser descoberto e sofrer o rigor da lei.

Roberto São Paulo SP disse...

Se bem que anda uma moda desgraçada de falar de São Paulo, como se aqui fôssemos todos nazistas, ou acionistas do Itaú.

Paulo Henrique Amorim no blog dele permite ataques toscos contar o Estado De São Paulo,e censura toda a lembrança de que na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro também tem uma elite tão ou mais canalha do que a daqui. E o RJ nem de longe é um mar de rosas.

Acho uma besteira esse bairrismo contra São Paulo, porque isso só cria reação contrária num momento que seria de união.

Miguel do Rosário disse...

Eu acho que vocês têm razão. Virou meio que clichê xingar o PT de São Paulo. Afinal é o estado onde o PT tem mais quadros e militantes. É onde rola mais dinheiro e poder. É natural que os dilemas sejam maiores.

Anônimo disse...

Miguel, sou fundadora do PT e durante anos militei em diretórios e oposição sindical. Neste período convivi com algumas pessoas que hoje fazem parte da direção do PT paulista e Nacional.
Este é apenas um preâmbulo para dizer que existem sim, em São Paulo alguns quadros, que inclusive são petistas tardios se comparados aos fundadores, que assim que adentraram ao partido, oriundos da oposição sindical onde,cometiam barbaridades, verdadeiros absurdos, tamanha falta de ética, para tentar se eleger para o Sindicato. Tempos depois alguns deles já tinham virado grandes secretários em administrações petistas. Sei do que falo pois convivi diretamente com as pessoas que cito e falo na cara se for preciso. Estas pessoas se tornaram íntimas de um "perseguido" pela mídia, sobre o qual teço as mesmas considerações, e a partir daí viraram petistas. Hoje são nomes bastante influentes na campanha. Logo, não duvido de que tenham sido capazes de boicotar o Lanzeta e o Pimentel, usando o PIG, aliás, o "perseguido" pela mídia várias vezes foi capa do PIG para se promover e ganhar nas convenções.

Espero estar errada.

Anônimo disse...

Desculpe-me pelo desabafo. Sou petista em tempo integral e fico muito preocupada com estas manobras insensatas que às vezes ocorre nas hostes partidárias. Sempre que eu sei que uma ou outra figura está no comando de qualquer coisa no partido, eu fico preocupada.
Não é o PT paulista, é uma ou outra pessoa que, como você mesmo disse : canalha existe em todo lugar e alguém aí citou, o que concordo plenamente, o Pimentel também traiu o PT quando se bandeou pro lado do Aócio.

Anônimo disse...

Miguel, não dá para engolir estas coisas contra os tucanos que, como sempre ocorre, são produzidas e vazadas por eles mesmos pra em seguida colocarem a culpa no PT.
Este modus operandi destes malas é conhecido.
Claro que eles fazem isso porque sabem que mandam e desmandam na Globo, Veja, Folha, Estadão
Isto é incrível,,,não podemos cair no discurso deles de que devemos fazer coro a estas aves de rapina que, é claro, tem milhões de motivos para tomar de assalto este Pais com perspectivas incríveis,,pré-sal,,,redução drástica da pobreza,,etc etc
Se eles se esgoelaram por Honduras, imagina só o que não farão por aqui,,,alta espionagem da braba destes larápios para em seguida sairem mancheteando todos os jornais,,o programa do PTB, PSDB exibirão estas manchetes e a Justiça Eleitoral dirã que é Dilma que faz campanha antecipada.
Uma lástima isto que está ocorrendo,,não podemos cair na desses bandidos

IV Avatar do Rio Meia Ponte

Postar um comentário