23 de junho de 2010

Bom dia, eunucos da Globo

Tenho a impressão que a blogosfera, ou pelo menos a comunidade deste blog, pôs o pé no freio, em virtude da Copa do Mundo. Eu mesmo estou acompanhando quase todos os jogos. Esse tipo de evento é muito absorvente para aposentados, blogueiros e ociosos em geral. Ontem pela manhã cheguei ao cúmulo de assistir à coletiva de Kaká. Mas o país não pára e mesmo a Copa agora ganhou ares de disputa política. Ou de barraco, o que às vezes é quase a mesma coisa. Kaká ousou soltar o verbo contra o jornalista Juca Kfouri, por quem ele se diz atingido.

O Globo não perdoou. Vem hoje com uma resposta dura:


É mentira. Kaká não atacou. Foi muito polido e apenas se defendeu de ataques que, segundo ele, sofre há tempos do jornalista. Segundo o jogador, Kfouri tem dito que suas lesões não o deixarão jogar, o que obviamente deve soar como intolerável rogação de praga para um esportista, um jovem que trabalha duro para superar seus problemas. Disse ainda que Kfouri o discrimina por sua religião. Kaká afirmou que respeita o ateísmo, exigindo que se lhe respeitasse a fé em Jesus da mesma maneira. 

*

E os platinados continuam batendo no Dunga:




O cartunista Chico tem sido um dos mais competentes editorialistas do jornal.  Seguindo a lição do evangelista Paulo, não o julgo para não ser julgado. É um empregado e obedece quem tem juízo. O que é triste é ver profissionais de imprensa (e incluo o chargista nesse rol) perdendo cada vez mais suas liberdades. Compreendo a razão de ser do estatuto que o Globo divulgou para todos seus empregados, tolhendo-lhes as mínimas liberdades políticas. Não podem tuitar, manifestarem-se em nenhuma rede social. O que é muito coerente. Ali Kamel sabe o que faz. Espanta-me, porém, essa enorme ironia, de ver os mesmos grupos que defendem a liberdade de imprensa com sangue na boca, desprezarem solenemente a liberdade de expressão dos jornalistas. Pobre profissão. À exceção do estrelato, ganham pouco, não recebem horas extras e costumam ser severamente discriminados quando ousam ter atuação sindical. O próprio fato da Globo ser uma das poucas empresas que pagam um pouco melhor (só um pouco), num universo de trabalho cada vez mais restrito, pressiona os jornalistas a agarrarem-se a seus empregos com uma espécie de fanatismo religioso.

A Globo tornou-se a Pérsia Antiga, dominada por uma autoridade divina cercada de eunucos.  As coisas melhoraram, com certeza; os eunucos de ontem não tinham colhões, os de hoje não podem ter opinião própria. Assim como o império persa, a Globo é violenta, rica, luxuosa, totalitária. Em oposição a uma blogosfera democrática, laica, fragmentada em cidades-Estado (cada blogueiro é um país), de hábitos simples, mas orgulhosa de sua independência, e coligada estrategicamente para enfrentar esse novo Xerxes. A pobreza da blogosfera converte-se em força, pois não tem custos. Veremos se a história se repetirá e esta nova Grécia, representante da liberdade, triunfará sobre o misticismo ditatorial das organizações midiáticas.

(Aliás, a grita constante dos grupos midiáticos contra "ditaduras" e "autoritarismo" não seria uma defesa psicológica ou mesmo semi-deliberada para lançar fumaça sobre a opressão ideológica dentro das redações?)

15 comentarios

rgregori disse...

Ótimo comentário, Miguel ...
e não são só os "desocupados" que estão acompanhando a copa ... até eu que faço "jornada dupla" tenho acompanhado os jogos! he he....

(felizmente, porém, como não trabalho com "mídia", só uso a TV - ou a internet - pra assistir aos jogos. Qualquer notícia eu acompanho pelos blogs mesmo...)

Felipe disse...

Miguel, acabei de ver um video do Juca Kfouri no site da ESPN Brasil sobre essa polêmica com o Kaká.

O argumento do jornalista sobre a lesão pode até ser exagerado (dependendo do ponto de vista), mas tenho minhas dúvidas se talvez ele não tenha razão! Não estamos culpando o Káka, como o próprio jogador diz, vale a pena o sacríficio de jogar uma Copa porque é um momento único na carreira de um jogador.

Mas talvez o jornalista Juca Kfouri tenha razão, talvez Kaká esteja no seu limite. Mesmo no limite e não atuando da forma desejada o jogador deu dois passes muito bons que resultaram em gols. Como torcedor sou admirador do futebol do Kaká.

Mas a questão é mais profunda, o buraco é mais embaixo. Esse sacrificio que nós podemos louvar pode custar caro para a carreira do jogador em termos fisícos, e nesse sentido acho razoável um jornalista na sua função social apontar esse provável problema.

Não li a coluna do Juca, mas no vídeo o jornalista afirma que fez vários elogios ao jogador.

Quanto a questão religiosa estou com o Juca, pelo menos concordei com a justificativa dele no vídeo que assisti. O jornalista afirma apenas que é contra o merchandising que o jogador e outros mais fazem sobre a religião deles, existe lugar e momento apropriado pra fazer suas ceitas e num jogo de futebol não é adequado. A Fifa proibiu isso e concordo!

Abraço

Unknown disse...

Discordo deste ponto de vista. Acho que é muito "teoria da conspiração". Não acho que é censura a liberdade dos funcionários, e sim os funcionários defendendo lealmente a empresa em que trabalham. Ao meu ver, todo funcionário tem que ser assim.

Se o Dunga tivesse xingado um blogueiro é bem provável que a blogosfera não ficasse ao lado do técnico.

Felipe disse...

Ops...

apenas uma correção no meu comentário, escrevi a seguinte frase: "existe lugar e momento apropriado pra fazer suas ceitas e num jogo de futebol não é adequado"...

não é bem isso que eu queria dizer: não é que os jogadores fazem suas ceitas religiosas em campo (isso seria ridiculo, rsrs), é que muitas vezes eles propagam sua fé com camisetas ao comemorarem seus gols.

Imaginemos um jogador ateu que ao marcar um gol apontasse ou propagasse sua "não fé" em Deus ou Jesus. Já imaginou a reprecussão negativa que teria, o número de criticas?

Se a critica do Juca na coluna foi nesse sentido mesmo de merchandising da fé, então concordo com ele.

Respeitemos então a diversidade de crenças (até mesmo a falta delas) e que cada uma seja propagada e divulgada no lugar e momento apropriado.

Abraços

jozahfa disse...

Miguel, me parece que Sardes era a capital da Lídia, não? Aquela da invenção da moeda, de Giges e de Creso. Os persas, segundo também me parece, tinham várias capitais: Susa, Persépolis e Pasárgada, onde ainda hoje resta o túmulo de Ciro, o grande. Acho que Sardes, sob o império persa, foi quando muito capital da satrápia da Lídia, que havia se tornado uma província.
Com relação a essa estória da Globo, a coisa está cada dia mais farsesca. Essa turma ou não percebe a passagem do tempo ou apenas luta renhidamente para se preservar. De uma forma ou de outra vão se tornando em animal feroz acuado.

dil disse...

Eu não aguento mais essa mídia, essas pessoas estão doentes, só pode ser!!

vejam o texto (clicar no nome)

“Chega, daqui vocês não passam mais: Agorar a saúde do nosso craque, não!”

Miguel do Rosário disse...

oi, josaphat, é isso mesmo. mas no tempo de xerxes, era em sardes. de qualquer forma, eu também estava pensando nisso e vim aqui mesmo para mudar porque ficou meio obscuro.

Cappacete disse...

Interessante sua referências a História Antiga, mas a coisa não era bem assim,a historiografia ocidental tende tende a satanizar a Pérsia e seus reis, e apresentar a Grécia como um poço de democracia. Os gregos eram tão autoritários quanto os persas, e os reis Persas nem se comparam aos imperadores romanos genocidas, Ciro, Dario e Cambises foram grandes imperadores, respeitavam os povos dominados e não impunham sua cultura. Os gregos tinham fama de traidores e perversos no mundo antigo, e sua democracia era bem limitada, restrita a homens filhos de pai e mãe autoctones, isso nas cidades que adotavam tal modelo, pois a maioria não diferia muito dos modelos orientais. Falei pra caramba, mas é que sou historiador e infelizmente a historiografia sempre foi muito deturpada.
Um abraço!

Miguel do Rosário disse...

EHeh, cappacete, agora vamos entrar num debate sobre gregos e persas. não concordo. sei que os persas respeitavam os povos. o heródoto já dizia isso. mas não tinham democracia nem respeito aos direitos humanos. não havia eunucos na grécia. de qualquer forma, não falo de história e sim de símbolos. valeu pela participação. abraço.

Vera disse...

Bem, Miguel gostei da aula de história (meia capenguinha), mas provoca o leitor a ler e se interessar pela matéria. Sempre é um dado novo. Coitadinhos dos eununcos...seriam eles...jornalistas, mesmo? Trabalhei 30 anos e mais alguma coisa e nunca precisei denegrir a minha condição humana. Triste isto. Bem, sou muito competente e dedicada. Sobre os aposentados??!! Puxa, já não chega o sufoco que passamos pelos miseráveis 7 míseros %? Tu és mau, heim? Chega de achincalhar a gente. Olha o Estatuto do Idoso!!! AH! O Dunga se é um cavalo como falam (deixa prá lá) lavou a alma de muita gente injustiçada por esta poderosa Rede de Mentiras! Quem pensa liga em outro canal. Eles estão desde 1990 tentando quebrar as pernas do Dunga, é só puxar pela memória. Os xistes que fizeram com os seus humoristas bestas desde que ele era jogador. Mas, estou com fé nesta copa.
Vou até parar de trabalhar tanto, felizmente estou de férias da faculdade e vou torcer pelo Brasil. Ah! Dunga tu és um puro manga larga!!!
Viva Dunga! Viva os aposentados do Brasil!

wilson cunha junior disse...

Taí uma boa definição: Os jornalistas da velha mídia são os eunucos modernos.

Rogerio de São Chico disse...

Minha sábia avó dia: "quem muito abaixa os fundos mostra"... Acredito que é isso que vem acontecendo com os jornalistas. Não tiverão "culhões" para impor respeito ao exercicio da sua profissão e espírito de corpo deles só existe para defender o patrão e o "leite das crianças"...

Vai ser dificil o jornalismo, depois de chafurdar tanto na falta de ética conseguir ser mais respeitado. A decadencia dessa geração de jornalistas (salvas raras excessões), já está acontecendo. Vai sobrar poucos com personalidade e capacidade de fazerem-se respeitados.

Rogerio de São Chico disse...

Onde de lê: "Não tiverão "culhões"" LEIA-SE: Não TIVERAM culhões.

Ricardo Athias disse...

Ótimo comentário.
Não deixe a peteca cair.
Sempre leio o seu Blog
Simples e límpido como água cristalina:
__ QUEM CONHECE DILMA VOTA EM DILMA _______
__ QUEM CONHECE SERRA NÃO VOTA EM SERRA __

Anônimo disse...

A propósito de "especialistas" ouvidos pelo O GLOBO e pelo tablóide gaúcho ZH sobre a sanidade mental do Dunga, me permito veicular neste precioso Óleo do Diabo um post em forma de recado hipotético ao corajoso e, apesar das aparências, compassivo treinador da Seleção Brasileira. "Alô, alô, Dunga, O Globo, e os tais psiquiatras Alice Bitencourt e Chaim Katz, a ZH, e os psiquiatras Mario Corso, João Ricardo Cozac e Robson de Freitas Pereira, estão pedindo para sofrer uma ação de indenização por danos morais. É tiro dado e bugio deitado, como dizem em Ijui. Depois é só encaminhares o dinheiro para o Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre, que ajudas sem qualquer alarde publiciário ou busca de autopromoção, de que não precisas. E para alguma instituição congênere do RJ. Por favor, não perde essa oportunidade de ouro de sancionar no bolso essa gente em compensação pelas indignidades praticadas contra ti. Faz do teu sofrimento ocasião para aliviar a dor de outros que sofrem.

Postar um comentário