12 de junho de 2010

Dilma dá entrevista à Veja

Selecionei um trecho da entrevista que Dilma Rousseff deu à Veja que começa a circular hoje.


A sua opção pela luta armada na juventude vai ser um assunto da campanha eleitoral. As pessoas querem saber se a senhora deu tiros, explodiu bombas ou sequestrou.
Estou pronta para esse debate. Pertenci a organizações políticas que praticaram esses atos. Mas eu jamais me envolvi pessoalmente em alguma ação violenta. Minha função era de retaguarda. Os processos militares que resultaram em minha condenação mostram isso com clareza. Nunca fui processada por ações armadas. Tenho muito orgulho de ter combatido a ditadura do primeiro ao último dia. A ditadura foi muito ruim. Cassaram os partidos políticos, fecharam órgãos de imprensa, criaram mecanismos de censura, torturaram... Mas o pior de tudo é que tiraram a esperança da minha geração. Quem tinha 15 ou 16 anos de idade quando foi dado o golpe de 64 não enxergava o fim do túnel. De um jovem cheio de energia e sem esperança podem-se esperar reações radicais.

É fácil falar vendo o filme de trás para a frente, mas hoje parece indiscutível que o pessoal da luta armada não queria a volta da democracia, mas apenas trocar uma ditadura de direita por outra de esquerda. A senhora tinha consciência disso?
Olha aqui, no meio da luta essas coisas nunca ficavam claras. O objetivo prioritário era nos livrar da ditadura, e lutamos embalados por um sentimento de justiça, de querer melhorar a vida dos brasileiros. Foi um período histórico marcante em todo o mundo. Os jovens franceses estavam nas barricadas de maio de 68. Jovens americanos morriam baleados pela polícia nos câmpus universitários em protesto contra a Guerra do Vietnã, a mais impopular das guerras dos Estados Unidos, um conflito que aos nossos olhos tinha uma potência tecnomilitar agressora sendo derrotada por um país pequenino, mas valente. Nossa simpatia com o lado mais fraco era óbvia. Depois daquela fase eu continuei lutando pela democracia no antigo MDB e no PDT. Nesse processo, eu mudei com o Brasil, mas jamais mudei de lado.

16 comentarios

Anônimo disse...

O posicionamento da Sra.Dilma é claro: foi, é e será contra qualquer ditadura, seja ela de esquerda ou de direita. Tenho orgulho de ter como candidata uma pessoa que não fez o mais fácil, que não recebia em palácios pessoas com as mãos sujas de sangue. Somente quem viveu e conheceu os porões da ditadura, foi torturada e não traiu os seus tem o caráter, a perseverança, como ela. Foi companheira de Brizolla. Só isso mostra sua coerencia. Dilma pra presidente!

Tio Drakul disse...

O entrevistador da Veja precisa de aulas de jornalismo. Que por um acaso, ele esteve lá para dizer com tanta segurança que os guerrilheiros queriam "trocar uma ditadura de direita por uma de esquerda"? Ou para variar quer vender a opinião deturpada dele como "fato consumado".

E cá entre nós, se a Dilma tivesse dado tiros contra a ditadura, seria MAIS um motivo para VOTAR nela. Porquê para fazer isso (pegar em armas para defender o que é certo) é preciso coragem e determinação que os nossos atuais políticos não têm nem em sonho.

Adriano Matos disse...

Dá orgulho ter a Dilma como minha candidata. Lutar contra a ditadura é ato heróico. Democracia acima de outro valor, qualquer porque muitas cabeças pensam melhor que poucas. Os grupos armados, em seus estatutos, objetivavam mesmo a 'ditadura do proletariado', só que, surgiram em conseqüência do golpe militar então, é óbvio, que o objetivo principal era acabar com a ditadura REAL que existia no país.

Ulisses disse...

Da onde tiraram esta idéia que o objetivo dos grupos revolucionários contra a ditadura de 1964 era o estabelecimento de uma ditadura de esquerda? Se justamente estavam lutando era pelas eleições, congresso aberto e livre, justamente os males de qualquer democracia.

Anônimo disse...

Embora as perguntas da Veja de Zé Serra mais se pareçam com um interrogatório policial, Dilma saiu-se muito bem.
Estes larápios golpistas não passarão.
IV Avatar

reginaldo gadelha disse...

Até onde eu sei a "pretensa luta armada" não era pela defesa da democracia, e sim para tomarem o poder e transformar nosso pais numa ditadura de esquerda.
Fica fácil de saber. Quem financiou esses supostos democratas na implantação da luta pelo poder ? Todos nós sabemos que Cuba, Russia, Albania e outros paisicos de merda se envolveram e "bancaram" esses aventureiros irresponsáveis, dando suporte financeiro, treinando-os, ensinando-os a assaltar, roubar, sequestrar, matar e outros delitos mais.
Agora vem essa turba dizer que tentavam tornar nosso pais uma democracia.
Mentira.
São mentirosos, tentavam ser títeres de liderss criminosos.
Em Cuba 400.000 foram assassinados porque discordaram dos irmãos castro, aqui, se essa gente tivesse conseguido seu intento seriam 10.000.000.
Por mim todos eles seriam deportados para os paises que os apoiaram.
Essa dilma é nada mais nada menos que uma grande mentirosa, ela e seus seguidores, gente que não quer ver, que acredita no que uma mentirosa da laia dela diz. Tb, apoiada pelo lulla ela seria o que senão uma outra mentirosa ?

Luiz Brasileiro disse...

Dilma combateu a ditadura aderindo à luta armada, por isto farei a campanha dela com mais entusiasmo. É uma canditdata testada e aprovada na luta armada e no exercício de cargos executivos no Rio Grande e no Governo Federal; elegê-la é questão de honra para os melhores brasileiros.

Ter passado pela luta armada é o melhor currículo de um candidato, depois só a competência executiva e gerencial. O ideal é que ela tenha traquejo com explosivos e armas, além da leitura dos clássicos da guerra, pois nunca se sabe quando se pode precisar destes conhecimentos, portanto, é sempre bom estar preparado.

Além de tudo ele conhece a economia capitalista em sua essência, ou seja, a necessidade de concorrência, e tudo fará para por os capitalistas para concorrrem mostrando o melhor dos produtos e serviços para o cidadão consumidor.

Só Dilma fará deste país um país com uma economia apta a se livrar da semi-escravidão, só ela estimulará a coconcorrência pois os Demos-tucanos gostam mesmo é de monopólio, idênticos aos capitalistas mais retrógrados.

Armando disse...

Não gostei das respostas da Dilma. Na primeira tenta se isentar dizendo que apenas ficou na "retaguarda". É dizer, implícitamente, que outros é que fizeram o "serviço sujo".

Na segunda, não questiona a formulação da pergunta que, de fato, é tendenciosa. A própria Declaração dos Direitos Humanos da ONU garante o direito aos povos de se insurgirem contra regimes opressores e ilegítimos.

Nos grupos da luta armada havia aqueles que lutavam pela democracia, assim como os stalinistas que, numa leitura dogmática e equivocada do marxismo, propugnavam por uma pretensa "ditadura do proletariado". Viés autoritário que ainda tem vigência na esquerda hoje, e esse debate ainda permanece vivo: numa democracia - embora capenga - ideias se combate com ideias melhores, objetivadas pela práxis, e nunca com a força, ou manobras pela dominação ou pelo controle.

Confligerante disse...

A Veja é anacrônica e não adianta esperança, infeliz é aquele que tem de ler essa revista desgraçada. Já, depois de anos pensando nisso, chego a conclusão que o mal-caratismo da Veja se alastra sobre seus leitores. As perguntas são pastosas, insuportavelmente carregadas de fel e de incompetência.

X-MAN disse...

Que estranho, O Mandela lutou conta a ditadura do apartheid e é venerado, aqui a Dilma fez o mesmo e é perseguida, tem algo errado; ou é só perseguição por causa do Lula? Quantos filmes se assiste daquele heroi que luta pra salvar o mundo etc e tal, se fosse no Brsil tal heroi seria chamado de trrorista pelos jornalecos, salvou o mundo mais é terrorista!! Ridiculo!!

Adriano Matos disse...

Reginaldo, nenhum desses grupos "terroristas" havia surgido antes da implantação da DITADURA DE DIREITA, o que sugere que surgiram em conseqüência desta, porque antes dos gorilas no poder era muito mais fácil e depois muito mais difícil estabelecer uma ditadura de esquerda, o que é óbvio, não?

reginaldo gadelha disse...

Ao Adriano Matos.
Não nego isso, mas ninguem nesse pais pode dizer (sem mentir) que essa gente que pegou em armas queria a democracia, queriam sim uma outra ditadura, a de esquerda, até pq quem dava suporte a essa gente eram os governos comunistas, tipo russia, cuba, albania e outros paisicos desejosos de exportar sua "revolução comunista" para à America do Sul.
Revolução que não deu certo nem na russia, onde tudo iniciou-se.
Ninguem no mundo pode negar que os maiores criminosos da era moderna foram dirigentes comunistas. Ou tou mentindo ?

Miguel do Rosário disse...

Tá falando bobagem, Gadelha. Os maiores criminosos foram anticomunistas, como Hitler. Não se esqueça que foi Stálin quem venceu Hitler. A batalha mais sangrenta da II Guerra foi, de longe, travada em Stalingrado, e os russos perderam 20 milhões de vidas para os exércitos nazistas. A sua contabilidade de mortos em Cuba, China, etc, é inteiramente manipulada. Se for ver por esse lado, o capitalismo matou bilhões de pessoas de fome, em guerras injustas, doenças, etc. Até hoje.

Muito guerrilheiros antiditadura no Brasil não acreditavam na democracia por motivos óbvios: a democracia havia sido violada em praticamente toda a América Latina. Como acreditar numa forma de governo que se revelava tão instável? Ao mesmo tempo, eles viam a Rússia atingir a condição de segunda maior economia do mundo. A China se estabilizando e se preparando para crescer. Cuba eliminando o analfabetismo e mortalidade infantil antes do que qualquer outro país latino-americano, e apresentando índices sociais superiores a das mais avançadas economias européias. É claro que rapazes de 20 anos, nessas circunstâncias, não iriam ver a democracia com entusiasmo.

Mario disse...

Sobre essa questão do seu passado, ainda acho que a melhor resposta de Dilma para essa oposição midiática já foi dada através dos ouvidos do Senador Agripino Maia.

Adriano Matos disse...

Se houvesse opção, Gadelha, e algum grupo democrático, quem sabe até de direita, tivesse pego em armas pra combater a ditadura, então, ok, faria sentido esse seu purismo democrático.

Mas não houve, né? Quem teve coragem se juntou com os poucos movimentos organizados e foi à luta e ESSA ATITUDE tem que ser saudada.

Luiz Monteiro de Barros disse...

Cada um busca sempre firmar suas convicções. Simplificando de direita/mercado livre impera o mais forte ou de esquerda/Estado função social aos mais frágeis. Também tive a “coragem” de buscar como pensam os adversários. Acessei think tanks nos EUA e no Brasil, um deles o Millenium, bem antes do encontro do PIG. Do meu lado encontrei o Noam Chomsky. Ai pensei. Quero só ver o que um Gadelha dirá. Pura ilusão os Gadelhas simplificam: Noam e você são comunistas. Então não adianta. Outro americano aqui no Brasil outro dia. O Oliver Stone em entrevista ao K. Alencar em http://www.redetv.com.br/Video.aspx?113,24,113555,Jornalismo,E-Noticia,Kennedy-Alencar-entrevista-Oliver-Stone explicando como agem os EUA intervindo em todos os golpes de estado contra a democracia. Gadelhas da vida, vide no Google o “Destino manifesto” e a “Pax americana”.Parei são eles sim que financiam tais crimes. Não adianta os Gadelhas, os 5% adeptos do complexo de vira latas. Alias adianta sim. Veja o texto que alinho. Fui buscar entender se os Gadelhas tinham razão. O que encontrei é que são o que direi? É psicopatológico em nível elevado. Atenção todos nos sofremos algum nível, reconheço. Está ligado em acreditar que o capitalismo é perfeito, era o fim da historia, o TINA (there is no alternative da Thatcher e Reagan e não darmos conta se somos cidadãos ou consumidores. Atenção gadelhas esses textos estão na internet há muito tempo antes do fim do capitalismo em 2008. Daqui para frente é buscar a utopia do equilíbrio entre Estado e Mercado ambos eficazes. Cuidado com Serra hegemônico. Vote Dilma equilíbrio.

Postar um comentário