8 de junho de 2010

Terça-feira alegre

Separei as notícias que achei mais interessantes.

Essa entrevista do Serra com a Sabrina Sato está bem divertida:



E por falar em diversão, essa coluna da Dora Kramer, do Estadão, sentando o cacete em Aécio, também possui trechos hilários.

Para fechar a sessão de humor, espiem esta coluna de Fernando de Barros e Silva, da Folha, constatando que o barco de Gabeira naufragou na baía de Guanabara.

*

Os dias cariocas estão dolorosamente lindos. Céu limpo, temperatura amena, um sol maravilhoso.

*

E aproveitando o bom humor desta terça, quero cumprimentar alguns blogueiros de São Paulo (Azenha, Guimarães, Vianna, Borges), que tiveram uma excelente idéia. Realizar um Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

*

Enquanto a imprensa de oposição dá um abraço de afogado em José Serra, produzindo escândalos fantasmas que não causam a mínima repercussão sobre a maioria da sociedade, o PT tem trabalhado duro e obtido importantes vitórias nos últimos dias:
  1. Mediante o acerto em Minas (Hélio Costa para governador, Patrus Ananias para vice, Pimentel para senador), o PT consolida definitivamente a aliança nacional com o PMDB , dando um ponto final nas complexas e traumáticas negociações feitas no estado. É duro entregar a cabeça de chapa para Hélio Costa, mas se é importante para dar vitória à Dilma, está valendo.
  2. Unificação do PMDB catarinense em prol de Dilma Rousseff.
  3. Gabeira despenca nas pesquisas de intenção de voto para o  governo do Rio de Janeiro. O verde, que foi convencido pelo tucanato a disputar a eleição justamente para dar um palanque forte a Serra, agora é visto com desconfiança, porque não apenas não conseguiu agregar votos ao tucano, como periga sequer chegar ao segundo turno. 
  4. O próprio PSC, dado como aliado certo do PSDB, agora hesita, podendo deixar Serra com o pior dos cenários em tempo de televisão. Metade do tempo de Dilma.
  5. A solução rápida e eficaz do caso "dossiê" também merece ser contabilizada como uma vitória política da campanha dilmista. A imprensa continua a reverberar o tema, com destaque, mas a escandalização artificial serve para politizar segmentos sociais, intensificando o atrito entre setores cada vez mais numerosos da opinião pública e a linha editorial dos jornalões. A sociedade aguarda as revelações de Amaury Jr., o tal repórter que escreveu um livro sobre Serra. 

*

Vox Populi: Dilma está 8 pontos na frente de Serra no segundo turno (via Tijolaço).

*

Nos próximos dias, o blog reduz o ritmo. Irei me dedicar mais à Carta Diária, o serviço de análises diárias exclusivas que sustenta o blogueiro. Entrando assinaturas, volto a acelerar por aqui.

4 comentarios

Ines Ferreira disse...

Miguel,
Como você gosta de comentar as notícias do PIG, hoje no Globo, versão impressa, está prato cheio para você, é uma manchete na 1ª página, que faz uma comparação entre países o nº de funcionários públicoa em relação ao nº de habitantes do pais. Como o Brasil, em comparação aos demais países, é o que tem menos funcionário público por habitantes, contrariando o mantra do PIG que diz que o Brasil tem muito funcionário público. O que os caras fazem, invertem a relação põem habitantes por funcionários públicos, claro que o índice do Brasil fica maior que dos outros paises, uma pegadinha. Perguntei a uma pessoa inteligente, para ela olhar sem se ater a detalhes àqueles índices, e claro, sem prestar a pessoa confirmou minha suspeita, disse que o nº de funcionários públicos no Brasil é maior que dos outros países, a impressão que fica é que o Brasil tem mais funcionários públicos/hab que os outros países. Quando qualquer estudande secundário, para falar de relação de funcionário público/hab, faria a relação inversa.
Quer dizer, fazem verdadeiros MALABARISMOS para detonar com o governo. São uns pulhas!

alex disse...

NA FOLHA DE SÃO PAULO, ARAPONGA VALE MAIS QUE JORNALISTA

Blog Tijolaço
junho 8th, 2010 às 11:44

Eu ontem mostrei aqui que a entrevista exclusiva do jornalista Amaury Ribeiro Filho, revelando que foram os arapongas, na verdade, que propuseram a feitura do tal dossiê que não existe sobre José Serra, foi “escondida” no finalzinho de uma matéria onde se entrevistava o deputado Marcelo Itagiba, que foi auxiliar de José Serra justamente na área de informação “sigilosa” no Ministério da Saúde de Fernando Henrique.

Amaury Ribeiro é um veterano repórter (da própria Folha, inclusive), vencedor de três Prêmios Esso de Jornalismo entre outras dezenas.

O tratamento que o jornal deu hoje a um ex-delegado e profissional confesso da bisbilhotagem foi bem diferente: manchete de página, com direito a infográfico, recebeu dezenas de vezes mais espaço que o ex-profissional da Folha para negar suas afirmações.

É evidente que ninguém quer que o araponga não tenha o direito de dar sua versão. Ao contrário. Mas o que a Folha faz é transformar a denúncia em detalhe e o desmentido em notícia.

Quando um veículo de comunicação trata assim um jornalista e um araponga, fica claro que o jornalismo, ali, é menos importante que a arapongagem.

alex disse...

EITCHA JORNALZINHO RUIM! MAS É RUIM .. RUIM...

"Mas que papelão de O Globo…"

terça-feira, 8 junho, 2010 às 18:10 (Blog Tijolaço)

A pergunta foi feita a Lula sob medida pela rádio Jangadeiro FM, segundo O Globo de propriedade do grupo de comunicação do “ex- quase, quem sabe, talvez vice” de José Serra, Tasso Jereissati. Tendo apenas uma opção como resposta, Lula teria que dizer se preferia eleger sua sucessora ou ver a seleção brasileira ganhar a Copa.

Que um apresentador de programa popular de rádio faça uma pergunta ao Presidente da República sobre se preferia a eleição de Dilma ou a vitória do Brasil na Copa do Mundo, a gente até entende, porque rádio popular tem estas “pegadinhas” .

Mas O Globo, que se pretende um grande jornal, colocar isso de manchete na seção país de sua versão online, francamente…

Perece aquela história da intriga que se fez para cassar Luís Carlos Prestes, em 1948, quando lhe perguntaram o que faria numa guerra entre Brasil e União Soviética, que nunca esteve a menos de um trilhão de anos-luz de acontecer , para tentar fazer com que ele parecesse ser um antipatriota.

Que o sistema de comunicação de Tasso Jereissati ainda esteja nos tempos da “pegadinha”, vá lá. Mas que O Globo não veja seu papel ridículo, faça-me o favor.

Ou então, pergunte ao Serra o que ele prefere: ganhar a eleição ou que o Brasil ganhe a Copa.

Ainda bem que das duas coisas, só uma é possível: a gente levantar o hexa

http://www.tijolaco.com/

alex disse...

Miguel e Blognautas.
Pra ficar mais alegre ainda ...

SE O ZECA CAMARGO DORME "NO AR" , IMAGINE O TELESPECTADOR???

http://www.youtube.com/watch?v=AIj5V-Xny0I&feature=player_embedded

Postar um comentário