21 de junho de 2010

Dilma empata com Serra em São Paulo


O título é provocativo, mas não mente. Segundo o último Vox Populi dedicado ao estado de São Paulo, divulgado na terceira semana de maio, Dilma Rousseff registrou 19% das intenções espontâneas dos votos masculinos, contra 20% de Serra. Eu venho mostrando por aqui que as intenções masculinas antecipam as femininas, porque estas últimas sofrem maior grau de desinformação política. Conforme os candidatos vão se tornando mais conhecidos, as intenções totais tendem a se aproximar dos percentuais masculinos. Não porque as mulheres "seguem" a opinião dos homens, mas porque homens e mulheres não apresentam diferença significativa em termos de pensamento político. As diferenças se dão mais no campo das classes sociais, instrução, local de moradia, etc.

O relatório completo da pesquisa Vox Populi/ Band em São Paulo, divulgada na TV no dia 19 de maio, passou despercebido, pelo menos para mim. Sei que os dados estão agora um pouco defasados, mas vale a pena registrar aqui algumas coisas, para que possamos comparar com as próximas pesquisas específicas sobre as intenções eleitorais do povo bandeirante.

Afinal falamos do estado mais populoso da federação e o mais influente em termos eleitorais. De lá para cá, Serra teve grande exposição midiática, estrelando os programas do DEM, do PPS e de seu próprio partido. Caso não registre crescimento, nas próximas semanas, em seu berço, a campanha tucana entrará, definitivamente, em crise terminal.

Em primeiro lugar, analisemos a tabela que mostra o grau de conhecimento. Repare que há uma diferença abissal entre Serra e suas adversárias. O tucano é "bem conhecido" por 41% dos eleitores paulistas, contra 18% que disseram o mesmo sobre Dilma. Enquanto apenas 1% dizem "não conhecer" Serra, um percentual de 7% correspondeu à petista. Esses 7% representam mais de 2 milhões de paulistas que não conhecem Dilma e, portanto, não sabem o que ela representa. Ou "quem" ela representa.

Vou citar para você o nome de alguns possíveis candidatos a Presidente e gostaria que você me respondesse algumas perguntas sobre cada um deles, vamos falar de: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.



A tática de Serra de explorar sua "experiência" e o seu "grau de conhecimento" junto aos eleitores certamente baseia-se no entendimento de que o fato de ser mais conhecido, em virtude do chamado "recall", pode lhe ajudar a obter vantagem sobre sua adversária.

Observe quais são as faixas de renda que menos conhecem Dilma no estado de São Paulo:


Viram? 15% do eleitorado paulista que ganha menos de 1 salário não conhece Dilma; 8% dos que ganham entre 1 e 5 salários também não conhecem a petista. O tucano é conhecido por 99% dos paulistanos.

Em seguida, há uma outra tabela bastante sugestiva. Repare que Dilma, mesmo sendo bem menos conhecida que seu adversário em São Paulo, já o supera em carisma. Segundo o Vox Populi, 12% dos entrevistados paulistas afirmaram que tem uma opinião "muito positiva" sobre Dilma, contra 11% que disseram o mesmo de Serra. Ambos também empatam em rejeição: 16% disseram ter imagem "negativa" de Serra e Dilma. Na coluna "muito negativa", Serra marca 3%, contra 2% de Dilma. O tucano ganha na coluna "positiva" de 42% a 33%.

Você diria que tem uma opinião muito positiva, positiva, regular, negativa ou muito negativa sobre...?




2 - INTENÇÃO DE VOTO ESPONTÂNEA
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria?



Ambos registraram um salto. Mas repare que, em agosto de 2009, Lula tinha 16% da votação espontânea em São Paulo, Dilma 5%, e Serra 8%. Houve transferência de voto de Lula para Serra, o que pode se configurar uma confusão política do eleitor ainda a ser retificada. Em maio, Dilma se aproxima de Serra, com 15%, contra 20% do tucano.

Essa aí, cujos dados já foram antecipados no início do post, é para fazer tucano chorar.

Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)


Dilma empata com Serra entre os homens. A petista só perde entre as mulheres, de 20% contra 12%, certamente em função de 50% das mulheres terem respondido "não sabe", contra 41% dos homens que escolheram essa resposta.

A tabela abaixo reforça esse argumento.

Pelo que você sabe ou já ouviu dizer qual destes é o (a) candidato (a) a Presidente da República que tem o apoio do Presidente Lula?





Observe a diferença entre homens e mulheres. Enquanto 83% dos homens afirmaram saber que Dilma é a candidata apoiada por Lula, apenas 76% mulheres disseram o mesmo. E 5% das mulheres disseram achar que Serra é o candidato apoiado pelo presidente.

Entre as faixas de renda, a diferença é ainda maior. Entre os que ganham até 1 salário, apenas 61% sabem que Dilma é a escolhida por Lula para sucedê-lo, 8% acham que é Serra, e 29% disseram que não sabem. O grau de conhecimento sobe conforme a renda. Considerando a popularidade de Lula entre a população mais pobre, não é difícil prever que Dilma tem grande potencial para crescer no estado. Não esqueçamos que estes números se referem exclusivamente a São Paulo.

*

Agora repare no mundinho de fantasia em que vive o paulista, em função do curral midiático dentro do qual se encontra preso.

5 - CANDIDATO COM MAIS CHANCE DE VITÓRIA
Qual destes candidatos, na sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para Presidente, mesmo que você não vote nele(a)?


Repararam ? Entre os pobrinhos, 60% acreditam na vitória de Serra. Esse número cai drasticamente nas faixas de renda seguintes, para voltar a subir entre os que possuem renda familiar superior a 10 salários. São os dois pólos que se encontram no estado. Os ricos que assinam e lêem os jornalões, e acreditam no que querem acreditar; e os barnabés sem jornal ou internet, que acreditam no que ouvem no rádio ou na tv.

*

Por fim, a estimulada, no cenário com todos os candidatos:

3 - INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA
3.1 - CENÁRIO 1
Se a eleição para Presidente fosse hoje, e os candidatos fossem estes em quem você votaria?




Anotem aí, a diferença entre Serra e Dilma em São Paulo estava em 13%, no dia 19 de maio, data em que a pesquisa foi divulgada pela Band. Isso no cenário 1.

Vejamos a pesquisa para o segundo turno:

Se houver segundo turno na eleição para Presidente e os candidatos forem Dilma Rousseff e José Serra, em quem você votará?

Essa tabela vale um gráfico:


*

Por fim, na pesquisa estimulada por faixa de renda, ainda para o segundo turno, vemos novamente que a força tucana concentra-se nos extremos. Serra tem muita força entre os que ganham até 1 salário, reduz sua vantagem entre os que ganham de 1 a 5 salários, perde (!!!) no grupo com renda familiar entre 5 a 10 salários, e volta a ampliar sua diferença junto aos que ganham mais de 10 salários. Os dados revelam que a classe média paulista está, aos poucos, migrando para Dilma.

Além disso, o tucano provavelmente perderá muitos votos das faixas de renda mais pobres conforme estas forem tomando ciência de que Dilma é a candidata apoiada por Lula.

Se houver segundo turno na eleição para Presidente e os candidatos forem Dilma Rousseff e José Serra, em quem você votará?


Comente!