30 de junho de 2010

Nascendo pêlo em tucano

(Alguns acham que os pêlos começaram a aparecer quando Dilma ultrapassou Serra nas pesquisas).

Algo bizarro acontece com nossos tucanos e os cientistas não conseguem explicar. Nasce pêlo neles. Muito pêlo. Alguns já estão inteiramente peludos. Uma verdadeira metamorfose, ou mutação, que os transforma todos em pequenos símios bicudos.

O tucano verde do Rio, o deputado Fernando Gabeira, foi o primeiro caso a chamar a atenção. No lançamento de sua candidatura, por pouco não abortada por Serra, que desejou, no último minuto, abandonar a aliança com os verdes para lançar um candidato próprio, alguns pêlos já haviam tomado o lugar das penas que caíram. Depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que ele não poderá mostrar, em sua propaganda eleitoral de rádio e tv, nem Marina Silva nem José Serra, porque as coligações regional e nacional se chocam, brotaram dezenas de tufos por todo seu corpo.

O foco inicial da doença, segundo especialistas, veio do próprio núcleo da campanha serrista. Muitos de seus membros estão irreconhecíveis, mais parecidos efetivamente com micos do que com nossas adoráveis aves tropicais, embora ainda se possa distinguir o bico alongado. Sérgio Guerra, por exemplo, chegou a ser internado, porque nasceram-lhe pêlos dentro da boca e no estômago. E uma notícia veiculada esta noite deve agravar muito o quadro de Guerra e de todos os tucanos, levando alguns a se transformarem totalmente em chimpanzés. Osmar Dias (PDT-PR), irmão do senador Álvador Dias (PSDB-PR), vice de José Serra, tomou (finalmente!) uma decisão: presenteará o parente com uma banana e será o candidato da frente pró-Dilma para o governo do estado!

*

E o Supremo Tribunal Eleitoral optou pela liberdade e não acatou a denúncia do Ministério Público Eleitoral contra os blogs pessoais por veicularem opiniões favoráveis a seus candidatos ou mesmo por pedirem votos.

Para o ministro, “diante de alegação da prática de propaganda irregular, de um lado, não pode ser sacrificado o direito à livre expressão do pensamento do cidadão que se identifica, de outro, não é possível permitir que essa manifestação ofenda princípios constitucionais de igual relevância ou afronte as leis vigentes”.

“A internet é, sem dúvida, o maior espaço já concebido para o debate democrático”, disse o ministro ao afirmar que os blogs e outros mecanismos são importantes veículos que permitem o debate de ideias e troca de informações o que é elemento essencial à democracia.

(...)“Manifestações de apoio, ainda que expressas, ou revelações de desejo pessoal que determinado candidato seja eleito, bem como críticas ácidas que não transbordem para a ofensa pessoal, quando emandadas de pessoas naturais que debatem política na Internet, não devem ser consideradas como propaganda eleitoral”, finalizou o ministro ao ressaltar ainda que a suspensão de conteudos na internet “deve atingir apenas e tão somente o quanto tido como irregular, resguardando-se o máximo possivel do pensamento livremente expressado”.

Por fim, o ministro Henrique Neves disse que a criminalização do debate político deve ser evitada. Para o relator, uma pessoa que não seja candidata ou que não haja a mando de um, somente pratica propaganda irregular quando esta se configura de forma abusiva, clara e evidente.

A decisão do TSE cria um precedente positivo, trazendo tranquilidade e autoconfiança à blogosfera politica. Viva o Brasil! Viva a democracia!

Comente!