11 de setembro de 2010

Idelber sobre a situação em Minas Gerais

Visitando os blogs, eu às vezes leio os comentários com a mesma atenção (em alguns casos até com mais) que dedico ao post em si. No caso do Biscoito Fino, isso é obrigação, visto que sua caixa de comentários é daquelas que se transformam em debates acalorados e ricos em conteúdo, com participação frequente do próprio blogueiro. Achei por lá, por exemplo, um comentário que me esclareceu bastante sobre o que aconteceu em Minas Gerais, e reproduzo abaixo:

Sobre a situação eleitoral em Minas, a coisa é complicada, Érico, pelo seguinte: o Pimentel--você tem toda a razão--é um excelente quadro e fez uma prefeitura muito boa, continuando o trabalho Patrus e do Dr. Célio. Quando Pimentel terminou seu mandato, a prefeitura de BH tinha aprovação popular de 82%. Ao contrário de cidades como São Paulo e Porto Alegre, em Belo Horizonte o antipetismo é um fenômeno praticamente inexistente. Ao contrário do PSB do Nordeste, forjado na tradição de Arraes, do PSB de Erundina em São Paulo e mesmo do PSB de Beto no Rio Grande do Sul, seções que têm uma história de compromisso com lutas populares, o PSB de Minas é uma legenda de aluguel do Aécio. E, ao contrário do interior de Minas, em BH o Aécio, sozinho, não elege ninguém.

Neste contexto, a movida do Pimentel não foi muito inteligente. Mesmo de um ponto de vista egoísta, ele ficou sem o que queria (o governo do Estado) e corre sério risco de ficar até mesmo sem a vaga no Senado. Não é nenhuma desgraça para ele, porque dada a sua proximidade com Dilma, ele certamente terá um ministério. Mas mostra que nesse acordo, ele trouxe a cerveja, a casa, a churrasqueira e o churrasco. O Aécio trouxe o estômago.

Não sou contra a conversa por definição. Mas nessa aí não havia nada a ganhar. A situação da disputa para o governo estadual é uma consequência do xadrez que se montou a partir da cessão da prefeitura ao aecismo.

O PT elegeria até um argentino em BH, e Márcio Lacerda é um sujeito bastante truculento. Abraços.

Idelber em setembro 9, 2010 7:40 PM


Ah, o comentário está num post onde Idelber explica a seus leitores porque seu blog deixou outros assuntos de lado nesse momento para se dedicar exclusivamente à missão de ajudar Dilma a se eleger com "uma vitória acachapante".

1 comentário

jozahfa disse...

Idelber fez um ótimo release dos fatos recentes da política mineiro-belo-horizontina. Mas eu continuo perdidão em como votar para governador e senador. Me embrulha o estômago o Hélio Costa. E Pimentel, que conheço pessoalmente e de quem sempre gostei muito, me assusta. Não confio nele depois da história com a turma do outro lado. Se ele cometeu um erro local grave dessa espécie, não poderá fazê-lo maior em âmbito nacional? Não será um Suplicy menos gagá querendo dormir com o inimigo? Fico pensando se não antes um inimigo conhecido que um amigo falso...

Postar um comentário