27 de setembro de 2010

Noblat pendura a outra chuteira

O blogueiro do Globo já havia pendurado uma das chuteiras há tempos. Agora pendurou a outra. Em crônica de hoje, Noblat reforça sua convicção de que a vitoria de Dilma Rousseff no primeiro turno é praticamente líquida e certa.

Confira abaixo, trecho de sua coluna de hoje:


É, de fato, o que por ora está escrito nas estrelas - a eleição de Dilma no próximo domingo. José Roberto Toledo, analista de pesquisas do jornal O Estado de S. Paulo, observa que o contingente de eleitores indecisos está perto de se esgotar como fator de crescimento dos candidatos Serra e Marina.

Para que haja segundo turno, a estarem certas as pesquisas, é preciso que Serra e Marina tomem eleitores de Dilma. Não será uma tarefa fácil, adverte Toledo. Dilma tem algo como 10 milhões de votos a mais do que Serra e Marina somados. Do último sábado até o dia da eleição, Serra e Marina teriam de subtrair de Dilma 625 mil votos por dia.

Só um fato devastador para a reputação de Lula poderia provocar uma migração de votos tão grande e tão rápida. Mesmo assim, o PT receia a convergência de causas mais prosaicas - entre elas, uma abstenção elevada no Norte e Nordeste e a regra que só permite o voto dos que exibam o título de eleitor e outro documento de identificação.

É razoável a aflição do PT. Faltam apenas seis dias para que Lula consiga por meio de Dilma o que não foi possível em 2002 e 2006 - a eleição no primeiro turno. Em seis dias tudo pode acontecer - inclusive nada. O mais provável é que nada aconteça.

1 comentário

bene disse...

Não gostei dessa coluna, acho que esse lacaio do DEM está escondendo coisa... Tenho MEDO do último debate da globo

Postar um comentário