23 de setembro de 2010

Um panfleto tucano mal escrito



Os jornais desta quinta-feira acordaram com sangue nos olhos. O fato político de ontem, e que reverbera hoje na imprensa escrita, foi o lançamento de um manifesto antilula por um grupo de intelectuais vinculados ao tucanato.

Trata-se de um texto sofrivelmente escrito, repleto de chavões partidários colhidos às pressas na imprensa conservadora. Em termos jurídicos, é lixo puro, por apresentar versões e denúncias não provadas para acusar autoridades constituídas.

O manifesto não tem um pingo de legitimidade, apenas respinga ódio, rancor e preconceito. Reclama das atitudes do presidente ao mesmo tempo em que o acusa de forma leviana e caluniosa. Ao falar sobre a relação entre Executivo e Legislativo, o texto busca somente intrigar dois poderes que devem conviver em harmonia.

O texto tem cores antidemocráticas do começo ao fim. E isso eu acho perigoso, essa insidiosa interpretação conservadora do regime democrático, segundo a qual a Constituição é quase um código de Hamurabi, imutável, e o povo tem mais é que se submeter em silêncio ao que diz a lei. Há uma sinistra inversão conceitual logo no início do texto:

Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Essa frase soaria melhor em meus ouvidos se fosse lida ao contrário: Soberano é o povo, pois ele é quem dá corpo e alma à Constituição.

Nesse trecho do manifesto, encontramos um chororô tucano autoexplicativo:

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

*

E o Gabeira, ou melhor, o ex-Gabeira esteve ontem no Clube da Aeronáutica, no centro do Rio, e proferiu insanidades golpistas simplesmente inacreditáveis:



Trechos da matéria do Globo:

Fernando Gabeira (...) criticou o governo federal, que, na sua visão, tem a "tentação de suprimir a liberdade de imprensa e até as próprias leis".

"há a tentação de suprimir a propriedade privada, evidentes em iniciativas do MST; tentação de suprimir a liberdade de imprensa; e tentação de suprimir em certos momentos as próprias leis".

Mas o pior vem agora. Respirem fundo:

Gabeira defendeu a utilização das Forças Armadas no enfrentamento do tráfico no Rio. (...) "Falta inteligência na segurança. E as Forças Armadas têm grande know-how. O deslocamento de tropas para áreas da cidade tem questões de legislação... Serviço de inteligência, quando bem-feito, ninguém sabe quem fez. E já houve trabalho de inteligência do Exército no combate a civis".

Mon Dieu! Macacos me mordam! Ele defende o uso de inteligência do exército no combate a civis! Tudo bem, o exército sempre pode cooperar, mas a maneira como ele se posiciona, parece que está mesmo incentivando um golpe! Primeiro fala que o governo quer suprimir as leis e a propriedade privada, e depois diz que o exército pode usar seu serviço de inteligência para combater civis! Onde ele quer chegar!

*

Mais manifestações golpistas:

  1. Editorial velhaco e velhusco do Estadão, talvez copiado de alguma edição de março de 1964. Eles atacam o presidente dia e noite, desde que ele tomou posse, e quando Lula reage, eles se colocam como vítimas inocentes.
  2. Dora Kramer e Merval Pereira e suas xaropadas reaças de sempre.

Eu me irritei mesmo com essa notinha do Ancelmo Goes:

Mundo maluco II - O Clube Militar promove hoje um seminário "Democracia & Liberdade de Expressão". No mesmo dia, em São Paulo, alguns sindicatos realizam um ato contra a imprensa. Na ditadura, era o contrário.

Goes sabe muito bem que não era bem assim. Os sindicatos, na época de Jango, apoiavam o governo e também viviam em pé de guerra com a imprensa, a qual, por sua vez, tambem acusava dia e noite o governo de pretender instalar um regime totalitário no país.

18 comentarios

Adriano Matos disse...

Miguel, vc foi preciso ao desmascarar a esquizofrenia do manifesto neoudenista logo em suas primeiras linhas.

Soberano é o Povo que pode, inclusive, mudar a constituição, que é um produto do Povo e não o que o define, ora!

Francisco disse...

Miguel, não sabia que voce andava recebendo dinheiro do governo. Se for assim, tem que pagar uma rodada de cerveja pros amigos! hahahahaha

abraço

Miguel do Rosário disse...

pois é chico, mas alguma coisa está acontecendo que a minha bolsa blog-sujo não aparece na minha conta. já falei com meu gerente e ele não sabe o que é.

aqui o texto na íntegra - clique aqui disse...

Nosso MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA com 'pequenas' adaptações

Um grupo de "formadores de opinião" reeditam o movimento CANSEI e lançaram um "Manifesto em Defesa da Democracia", cujo nome deveria ser "Manifesto conclamando ao golpe contra o resultado das urnas".

Com umas "pequenas" adaptações sobre o texto original, lançamos nossa versão, que eu assino embaixo.

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE

Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.

Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos barões da imprensa estão as instituições, pilares do regime democrático.

Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa, que não conseguem vencer eleições no voto, se organizam na imprensa e em entidades golpistas para-políticas, para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos da imprensa como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável que a organização partidária tenha convertido os órgãos da imprensa, empresas concessionárias de radio e TV e do poder econômico em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que governadores demo-tucanos escondam na imprensa que vemos, seus governos que não vemos; no qual as relações de corrupção, compadrio, fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do estado, negando-se a qualquer controle, abafando CPI's e engavetando denúncias.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo golpista hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.

É constrangedor que a oposição e sua imprensa não reconheçam os direitos políticos e constitucionais do cidadão brasileiro, na presidência da República, e conclame a voltar aos tempos da ditadura para censurar e cassar, como no AI-5, a palavra e opinião de lideranças políticas, estejam ou não no exercício de mandatos.

É constrangedor também que a oposição não tenha a compostura de separar sua imprensa do partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro, numa manifestação escancarada de abuso de poder econômico e político e de uso da máquina de concessões públicas de rádio e TV em favor de uma candidatura.

A oposição e sua imprensa não vê no "outro" um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia, pelo voto popular nas urnas, mas um inimigo que tem de ser eliminado pela vontade do poder econômico das oligarquias políticas e midiáticas.

É aviltante que a oposição e governadores demo-tucanos estimulem e financiem a ação de oligarquias de donos da imprensa golpista que pedem abertamente restrições à liberdade de expressão de blogueiros e à livre concorrência da imprensa alternativa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas unicamente ao controle de patrões barões da mídia, que seguem às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina de publicidade demo-tucana tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da economia soberana, livre da intervenção do FMI, rumo a se tornar a 5ª economia do mundo, resgatando a riqueza do pré-sal para os brasileiros, com crescimento que deverá passar de 7% neste ano, que gerou 14 milhões de empregos, que democratizou o crédito, a expansão da classe média e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.


Continua.....

Anônimo disse...

Engaram o velhinho, com certeza, pela idade, ele não estar a par do conteúdo deste panfleto tucano, provavelmente escrito por FHC roncoroso e golpista

Rafael

Anônimo disse...

Enganaram o velhinho, eu quis dizer Dom Paulo Evaristo Arns

Rafael

A lista completa dos que assinam o panfleto - aqui disse...

Aqui os "democratas" que apoiam o tal panfleto, claro, alguns, ao que tudo indica, foram enganados, como Dom Paulo.

01. Hélio Bicudo - (Jurista, deixou o PT em 2005, apóia Marina Silva)

02. D. Paulo Evaristo Arns

03. Carlos Velloso - (Ex-ministro do STF, indicado por Collor)

04. René Ariel Dotti - (Jurista. Penalista)

05. Therezinha de Jesus Zerbini

06. Celso Lafer - (Ministro das Relações Exteriores no governo FHC - que tirou o sapato no aeroporto dos EUA para ser revistado)

07. Adilson Dallari - (Professor titular de Direito Administrativo da PUC/SP)

08. Miguel Reali Jr.- (Ministro da Justiça no governo FHC - Foi tesoureiro da campanha do Geraldo Alkmin em 2006)

09. Ricardo Dalla - (Advogado. Presidente do IBDTI – Instituto Brasileiro de DireitoTributário)

10. José Carlos Dias - (Ministro da Justiça durante o governo FHC, de jul/99 a abr/2000)

11. Maílson da Nóbrega - (Ministro da Fazenda na Ditadura, colunista da FSP, Veja e Estadão)

12. Ferreira Gullar -(Poeta - de boca fechada)

13. Carlos Vereza - (Ator da Globo, apóia César Maia - candidato ao Senado pelo DEM)

14. Zelito Viana - Cineasta, irmão do comediante Chico Anysio e pai do ator global Marcos Palmeira)

15. Everardo Maciel - (Ex-secretário da Receita Federal nos 08 anos de governo FHC)

16. Marco Antonio Villa - (Historiador. Escreve na Folha de São Paulo)

17. Haroldo Costa - (Ator, escritor, produtor e sambista brasileiro)

18. Terezinha Sodré - (Ex- atriz da Globo. Mora em Miami, tem um programa semanal, "Planet Flórida")

19. Mauro Mendonça - ( Tucano declarado. Ator da Globo casado com a signatária abaixo)

20. Rosamaria Murtinho - ( Tucana declarada. Atriz da Globo casada com a signatário acima)

21. Marta Grostein - (Mãe do Luciano Huck, apresentador da Globo)

22. Marcelo Cerqueira - (Político. Filiado ao partido PPS)

23. Boris Fausto - ( Se diz, historiador e cientista político brasileiro)

24. José Alvaro Moisés - (Secretário Nacional de Apoio à Cultura (1995-1998), Secretário Nacional de Audiovisual (1999-2002) – governo FHC)

25. Leôncio Martins Rodrigues (Cientista Político)

26. José A. Gianotti - (Cientista Político)

27. Lurdes Solla - ( Diz que é Socióloga Cientista Política)

28. Gilda Portugal Gouvea - (Socióloga, diversos cargos na área da educação no governo PSDB em São Paulo)

29. Regina Meyer

30. Jorge Hilário Gouvea Vieira -(Empresário, marido da vereadora Andréa Gouvêa Vieira – do PSDB)

31. Omar Carneiro da Cunha - (Economista, ex-presidente de multinacionais como a Shell e AT&T)

32. Rodrigo Paulo de Pádua Lopes - (Engenheiro, consultor da empresa Dragagem Fluvial Ltda.)

33. Leonel Kaz - (Jornalista, foi diretor editorial adjunto da Abril e Secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio de Janeiro. Curador do Museu do Futebol, em São Paulo)

34. Jacob Kligerman - (Medico. Foi nomeado diretor-geral do INCA pelo Ministro da Saúde Jose Serra, sendo substituído por Jamil Haddad no governo Lula)

35. Ana Maria Tornaghi-(Promoter Carioca)

36. Alice Tamborindeguy - (Política. Filiada ao PSDB desde 1995)

37. Tereza Mascarenhas -(?)

38. Carlos Leal-(???)

39. Maristela Kubitschek -(Filha adotiva de Juscelino Kubitschek)

40. Verônica Nieckele - (Socialite e empresária, esposa de Cesar Ramos Filho)

41. Cláudio Botelho - (Diretor de teatro)

42. Jorge Ramos - (?)

43. Fábio Cuiabano - (Dermatologista de atrizes da Globo como,Malu Mader e Luana Piovani)

44. Luiz Alberto Py -(Medico Psiquiatra, psicanalista, palestrante. Colunista do jornal O Dia, e da revista Caras. Consultor de diversos programas da TV Globo - Amigo e Linha Direta, Domingão do Faustão, Luciano Hulck etc)

A lista continua aqui
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/09/jose-serra-tenta-o-golpe-convocando-o.html

Anônimo disse...

Esta foi ontem, a reunião dos cheirosos.

Hoje vai ser a reunião dos sujos e "sans culottes".

Mais representativa do povo.

X-MAN disse...

"Soberano é o povo, pois ele é quem dá corpo e alma à Constituição", pelo visto vc Miguel deu uma aula a juristas consagrados, ali não tinha povo, quem são essas pessoas para falar em nome do povo? Que falem em nome delas e de suas classes, legitimo, mas em nome do povo? O povo está com Lula que melhorou a sua vida, o povo quer comer que beber quer comprar quer viver, quer criai os filhos e ser livre, não precisa de "intelectuais" que o digam como ser e o que fazer. Parabéns Miguel, com apenas uma frase vc demoliu juristas que tem livros e livros publicados mas nenhuma visão sobre os brasileiros.

Anônimo disse...

Alguns comentaristas postaram que o velhinho foi enganado conversa ele foi la de livre e espontanea vontade eles escolheram seu lado nesta eleição, bem como no passado estavam no lado contrario

Anônimo disse...

A direita relativiza a Constituição Federal sempre que lhe for conveniente. Hoje falam em soberania da Constituição. A soberania da Constituição vigorante em 1964 foi ignorada solenemente pelos hipócritas, em nome de seus interesses de classe. Carlos Marques

Ary disse...

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo."

Essa parte do manifesto deles,além de ser um chororô tucano é deveras engraçado.

Então eles querem que Lula reconheça FHC quando até mesmo o SERRa o esconde??? kkkkkkkkkkk,essa foi de lascar mesmo.

Durma com um barulho desses!

Ligia disse...

o sobrinho do Dom Evaristo, é candidato a vice governador(tukanalhas/arena), aqui no paraná, com certeza foi enganado pelos parentes, aguém deve ter dito "olha tio, tá escrito democracia" e o velho foi lá e assinou.

Anônimo disse...

Ines Ferreira disse...
Realmente um cara que me decepcionou muito foi o Ancelmo Gois, parecia um cara mais à esquerda na mídia, mas me enganei, ficou a cara deles. O único que não se dobra é o Veríssimo e a coluna dele hoje está ótima. Vale conferir.

ALEX disse...

O Anselmo Goes não estava na listinha do GLOBO ...
aquela que o Conversa Afiada publicou ontem?
Dos comunistas que deveriam ser queimados...
Acorda, Goes, hoje tem WEB rapaz!
Essa sua conversa mole de jornalista que precisa cumprir "o papel" não cola mais!

Anônimo disse...

Esperar o quê de um gagá como o Hélio Bicudo, que pelo nome figuraria melhor mesmo nas hostes tucanas. Como sempre digo, "ex" esquerdista é uma BOSTA ! Wladimir - Sorocaba - SP.

Anônimo disse...

Até ontem hospedado no Blogspot, o tal Manifesto em Defesa da Democracia agora tem domínio próprio e pode ser acessado no endereço www.defesadademocracia.com.br.


Por curiosidade descobri no Registro.br que o referido domínio está registrado em nome de um certo Edsom Ortega Marques.


Como não sou de SP fui buscar a "iluminação" no oráculo Google e rapidamente pude saber de quem se trata.

Aqui um breve curriculo:
http://www.vivaocentro.org.br/noticias/arquivo/270209_b_click1.htm

Aqui o porquê da defesa ardorosa da DEMocracia:
http://blogdofavre.ig.com.br/2008/12/kassab-270-cargos-para-neoaliados/


Ou seja, será que a luta é mesmo pela "Democracia"?

marci disse...

Pois é miguel,vc viu qual foi o argumento pro golpe em honduras,ne???
A intocavel constituicao!
Concordo com vc,o povo é maior que a constituicao e nao o contrario!!!

Postar um comentário