13 de setembro de 2010

Prata de má qualidade

Os órgãos de mídia vinculados ao projeto de poder de José Serra tem procurado disparar balas de prata quase que diariamente na candidatura de Dilma Rousseff, mas os resultados, até aqui, tem sido pífios. As pesquisas indicam consolidação da petista em torno dos 60% dos votos válidos. Ibope e Datafolha identificaram que Dilma perdeu pontos na classe média, provavelmente em função dos factóides criados por Serra e mídia em torno da violação de sigilo, um crime grave mas sem vinculação com a campanha. Esses pontos, porém, foram compensados por crescimento nos setores mais humildes, o que mostra, por outro lado, que o escândalo de fato prejudicou Dilma, e que ela poderia ter alcançado um patamar ainda mais alto nas sondagens. Mas Serra não ganhou nada, pois os eleitores transferiram sua preferência para Marina Silva, a qual, por sua vez, também não teve muito lucro, pois continua perdendo votos junto aos pobres.

Gostaria de observar, no entanto, que os mesmos setores da classe média que migraram para Marina, podem voltar para Dilma nas próximas semanas, ao constatarem que as denúncias lançadas contra ela são vazias e desonestas. E esses setores voltam para Dilma já devidamente vacinados contra as manipulações da mídia.

Eu monitoro os comentários de leitores nos sites dos grandes jornais e tenho percebido um aumento muito forte de manifestações críticas à mídia e às suas claras ligações com Serra. Esse tipo de manifestação, aliás, é muito importante, pois esses espaços atraem justamente o público mais vulnerável aos joguetes midiáticos.

Neste fim de semana, a Veja surgiu com uma história que, supostamente, seria uma bomba política a arrasar a candidatura petista, mas a história não resistiu poucas horas ao crivo implacável da internet. A fonte da matéria negou o que a revista atribui a ela. Um dos documentos exibidos é comprovadamente falso. As empresas e instituições citadas também desconstruiram os argumentos da matéria. Segundo Nassif, a revista desta vez bateu um recorde: nunca uma matéria teve tantos desmentidos em tanto tempo. Nassif e os comentaristas de seu blog aproveitaram para discorrer sobre a técnica da mentira, que consiste em reunir algumas verdades e recheá-las com mentiras e ilações.

Erenice Guerra, enfim, depois de publicar uma contundente defesa de si mesma, inclusive disponibilizando seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, afirmou que irá até as últimas consequências contra as calúnias publicadas. Leia o que ela declarou para o jornalista Paulo Henrique Amorim:

Paulo Henrique Amorim conversou por telefone na noite de domingo com a ministra Erenice Guerra.

Ela disse:

- não brigo para manter o sigilo fechado.

- o meu sigilo, o do meu filho e da minha família estão todos abertos.

- o meu filho se chama Israel e não Verônica.

- contratei Márcio Thomaz Bastos e ele vai me defender.

- vou às últimas consequências.

- vou processar a Veja.

- o meu cargo é temporário.

- mas sem a minha dignidade não posso viver.

- todos os meus sigilos estão abertos.

- não posso conviver com o que a Veja fez.


Para quem não sabe, Marcio Thomás Bastos é talvez o maior advogado criminalista do país. Ao citá-lo, Erenice quis dizer que não irá deixar barato os ataques contra sua honra.

Por outro lado, a gente aqui, no vale de lágrimas, fica perdidinho no meio desse fogo cruzado. As denúncias da mídia se tornam cada vez mais intrincadas. Agora é o amigo do filho da secretária da ministra. Aí já é demais. Esses escândalos policializam as eleições. E os tucanos não vêem que estão perdendo força política justamente por estratégia, essa despolitização, escandalização, moralização e policialização do debate. E as forças atacadas, populares, se tornam cada vez mais treinadas, vacinadas, preparadas. Cada bomba que a mídia lança no debate político, obriga-nos a uma enorme mobilização, para entender, destrinchar, separar o joio do trigo, reagir, etc. É como naquela canção visionária do Morrison, com a qual eu termino o post:

The old get older,
the young get stronger,
they get the guns but
we get the number!



Que eu traduzo assim:

A mídia velha fica cada dia mais velha,
A blogosfera fica cada dia mais forte!
Eles tem os meios de comunicação de massa,
mas nós somos muitos!

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