8 de setembro de 2010

Pesquisas internas do Noblat referiam-se apenas a "formadores de opinião"

A pesquisa do Noblat - que ele continua insistindo que não é barriga - referia-se apenas a "formadores de opinião", mas sem confundir isso com jornalistas. São pessoas que influenciam o voto em família, no bairro, no trabalho. Não sabia que existia esse conceito em pesquisas de intenção de voto. Jamais o vi antes em pesquisas registradas no TSE, mas talvez seja algo presente em "pesquisas internas". Lembrando: Noblat afirmou que, segundo pesquisas internas do PT, as intenções de voto em Dilma caíram 10 pontos entre os "formadores de opinião". A notícia se espalhou de uma maneira meio anárquica e muita gente confundiu com queda generalizada de dez pontos.

É bom lembrar, porém, que além da pesquisa de Noblat não ser registrada no TSE, ela foi rechaçada pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, e também por Luis Nassif.

Abaixo, o gráfico do Tracking Diário do Vox Populi, que pode ser acompanhado diretamente por aqui.


A nota de Noblat foi parar, muito convenientemente, na capa do email-spam do guru (pseudo) indiano do Serra, conforme mostrei em post anterior.

Eu estava até pensando em acreditar no Noblat, não por ingenuidade, mas até por um desejo de encontrar algum fato negativo que estimule a militância dilmista a continuar lutando por votos e evite que Serra imite Carlos Menem e a oposição da Venezuela e desista do pleito, tentando deslegitimar as eleições.

Mas aí Serra desistiu de falar em violação de sigilo. Talvez tenha sido influenciado por alguém do PSDB temer que uma notícia comece a aparecer com destaque, a de que, durante a gestão FHC, 17 milhões de brasileiros tiveram seus dados fiscais vazados. Talvez pela decisão de Marina Silva de começar a bater na tentativa tucana de se vitimizar. Ou enfim talvez pela constatação, com base nas pesquisas registradas e públicas do Vox Populi, de que as intenções de voto apenas caíram desde que o assunto "sigilo da minha filha" começou a ganhar destaque na imprensa. Como eu acho que a mudança de postura tucana originou-se sobretudo do último item, não acredito que a notícia sobre as tais pesquisas internas do PT seja verossímil. E mesmo que fosse, não afeta a tendência avassaladora de queda constante das intenções de voto em Serra na população total. A rejeição a Serra, aliás, já supera em muito o seu percentual positivo - esta sim vem aumentando rapidamente.

11 comentarios

Clique aqui e saiba mais sobre os trambiques da bilionária filha do Zé Serra disse...

,

antonio barbosa filho disse...

Engraçadinho é o cuidado da Band com as palavras ao noticiar a subida de Dilma e a queda de Serra no tracking. Dilma "passa de" 51 para 56%; Serra "oscila de" 26 para 21%.
Como se vê, ninguém SOBE, ninguém CAI (melhor seria DESPENCA).
Sutil, né?

Tio Drakul disse...

E alguém ainda leva a sério o Noblat? A única diferença dele para o Esgoto (reinaldo azevedo) é a casca de educação, porquê o conteúdo é a mesma coisa.

José Marcio disse...

Miguel, como eu faço pra saber se sou um "formador de opinião"? Geralmente eu deformo a opinião...

Unknown disse...

Heheheh

Mônica Santos disse...

Infelizmente acredito que o Datafolha vai dar uma ajudinha ao Serra.O Noblat fez isso não foi por acaso.O Serra e o pig sabe que o tempo do prazo acabou e o Serra não se recuperou.

Anônimo disse...

Márcio Tavares
Responda-me algumas perguntas e poderei te dizer se és um formador de opinião:
1) Costumas jantar no Máximo? No Fazano?
2) Tens jatinho porque podes?
3) Recebes dinheiro do Senado para selecionar 1 hora de jazz por semana?
4) Já emprestaste algum furgão para a Operação Bandeirantes (OBAN)?
5) Falas francês?
6) Já leu as obras completas do nosso príncipe Fernando II?
7) Lês a Veja? O Tio Rei é o seu farol?
8) Já destruiste a credibiliadde de alguma grande empresa de mídia?
9) És capaz de construir um novo pedágio a cada 40 dias?
10) És capaz de transformar a cidade de São Paulo em uma verdadeira Veneza?

Se responderes "sim" a pelo menos 80% das perguntas, poderás se considerar um verdadeiro formador de opinião, digno de ser contabilizado pelo barrigueiro-mor da velha mídia.
frank

Ewaldo Medeiros disse...

Já sei! Fizeram essa pesquisa com os formadores de opinião que trabalham nas redações da Veja, do O Globo, FSF, Estadão, Rede Globo...

Anônimo disse...

Por favor veja esse post no Nassif

Serra sobre o sigilo em outubro de 2009
Enviado por luisnassif, qua, 08/09/2010 – 17:30

Por Renato Machado

Nassif,

Mais inacreditável do que isso é o fato de que existe uma matéria feita pelo SBT BRASIL, tratando do assunto de quebra de sigilos por uma máfia que atua em São Paulo, na qual o próprio José Serra comenta o fato do vasamento de sua declaração e de sua mulher com total calma e naturalidade, sem dizer que foi o PT, ou que é por motivos eleitorais. A reportagem ainda comenta sobre a violação de várias outras autoridades e pessoas comuns incluindo aí a própria Veronica Serra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Guido Mantega, etc..

aqui está o link do video no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=pIKDfaN5K5A&feature=related

Acho que está mais que na hora de desmascarar essa história toda! Você com sua influência estou seguro que consegue! Esse video é prova cabal de que José Serra está explorando uma mentira para ganhar terreno em uma eleição perdida para ele!

Abs,

Renato Machado

Marcio Tavares disse...

Respondendo ao Anônimo:
1) não;
2) não;
3) não;
4) não;
5) não;
6) não;
7) não;
8) não;
9) não;
10) não.

Buááááááá!!!!! eu nunca vou ser um formador de opinião!!! Manhêêê!!!

IV Avatar disse...

Não podemos negar que o JN/Globo fez uma boa campanha para Serra em cima deste factóide
A campanha dos candidatos na TV é 3 vezes na semana, já a do Serra no JN é de segunda a sábado, sem falar CBN, Folha, Estadão, Veja, Época, RBS e ouros meios de comunicação Brasil afora

CPI da mídia já

Postar um comentário