16 de setembro de 2010

Sônia Montenegro: El País e o jogo sujo da oposição

Recebi o seguinte email da amiga internauta Sônia Montenegro:


El País e o jogo sujo da oposição e da mídia nativa nas eleições brasileiras

Leonardo Darbilly em 16/9/2010

É incrível como até mesmo um jornal estrangeiro consegue realizar uma análise muito mais honesta da campanha eleitoral no Brasil do que a mídia nativa, monopolizada por quatro famílias proprietárias de veículos como Globo, Folha, Veja e Estadão e os quais deixaram há muito tempo de fazer jornalismo para transformar-se em panfletos políticos a favor da oposição. É por isso que essa velha mídia é conhecida pela sigla PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Aliás, enquanto o mundo inteiro reconheceu o sucesso, os méritos e as conquistas que a população brasileira obteve durante os oito anos de governo Lula, aqui os jornalões tentaram derrubar o governo por meio da fabricação (em massa e em linha de montagem) de escândalos sucessivos, sempre blindando a oposição de qualquer denúncia que surgisse a qual pudesse prejudicar seu candidato predileto, José Serra. Alguém lembra de ter visto nos jornais em letras garrafais a notícia de que uma das figuras mais importantes do PSDB mineiro, Eduardo Azeredo, está sendo processado pela justiça por ter criado e implementado naquele estado o chamado "mensalão"? Alguém leu em algum jornalão que o Arruda (sim, o do Panetone), era o nome mais cotado para ser o vice do Serra? Alguém viu o video em que o Serra abraça o Arruda, pedindo para que o povo "eleja um careca e ganhe dois" (no caso, ele e o Arruda)? Alguém leu em algum jornal a recente notícia de que o sigilo do Tarso Genro e de diversas outras pessoas foi violado por membros do governo corrupto da Yeda Crusius, do PSDB, no RS? Alguém fica indignado com os preços absurdos dos pedágios de São Paulo criados pelo Serra? Alguém fica horrorizado quando o Serra manda a polícia bater em professores que protestam contra o salário indigno que a eles é pago pelo governo desse estado? Alguém sabe que o Serra mente quando diz que foi o criador dos genéricos, sendo que o verdadeiro responsável por eles é o ex-ministro Jamil Haddad? Sem contar os diversos escândalos totalmente comprovados envolvendo o governo FHC, como as "privatarias" e seus principais beneficiários, como o Daniel Dantas.

Pois é, a classe média, que se diz tão indignada e "preocupada" com a "moralização" da política, mostrou-se bastante seletiva em sua indignação, pois enquanto blasfema palavras golpistas contra o governo Lula e contra a Dilma, não fica nem um pouco horrorizada de ver figuras sórdidas como o Quércia e o Roberto Jefferson ( o único réu confesso do chamado "mensalão", termo, aliás, cunhado por ele) apoiando e fazendo campanha para o Serra. A classe média, aliás, ao longo da história do país, sempre apoiou políticos golpistas e sem escrúpulos como Carlos Lacerda, colocando-se contra governos progressistas e populares como os de Getulio Vargas,
Juscelino e João Goulart.

As manchetes dos jornalões, a criação de escândalos descartáveis que somem em questão de dias e as "marchas" moralistas (como a Marcha pela Família, por Deus e pela Liberdade) sempre foram instrumentos utilizados por uma minoria da população para entregar o país ao que há de pior. A classe média brasileira, por ser altamente alienada, despolitizada, sem conhecimento das mazelas sociais que existem nesse país, sempre apavorada com um tal de "comunismo" que ela nem sabe explicar com profundidade o que significa e afetada pela "síndrome de vira-lata", sempre foi facilmente cooptada pelos "barões da mídia" e pelos poderosos que
trabalham contra o país.

Felizmente, a grande maioria da população saberá fazer uma distinção, no dia 03 de outubro, entre aqueles que durante 8 anos trabalharam pelo país, que criaram empregos, que fizeram o país crescer, que aumentaram os salários, que reduziram absurdamente a desigualdade social e que alavancaram a economia do país, e aqueles outros que, durante esses mesmos 8 anos, quebraram o país diversas vezes, privatizaram (ou doaram, como você queira chamar) nosso patrimônio para pagar uma dívida que apenas aumentou e que nada fizeram para combater a desigualdade social e a pobreza. Essa é a diferença entre o governo Lula (Dilma) e o governo FHC (Serra).

Fiquem com a notícia da BBC Brasil sobre a reportagem do jornal El País, da Espanha:

'JOGO SUJO' ECLIPSA DEBATE POLíTICO NO BRASIL, DIZ \'EL PAíS\'

Escândalos durante campanha estariam se tornando costume

O jornal espanhol El País diz na sua edição desta quinta-feira que o "jogo sujo está ofuscando o debate político no Brasil".

Para o jornal, o aparecimento de escândalos às vésperas das eleições está se tornando um costume que os cidadãos brasileiros assistem com impotência.

"Milhares de brasileiros sonhavam com uma campanha eleitoral sem sobressaltos e centrada nas propostas dos candidatos, mas mais uma vez o jogo sujo está eclipsando o debate político."

O El País diz que, apesar das acusações de corrupção e tráfico de influências no círculo de confiança da candidata petista Dilma Rousseff, "tudo parece indicar que a novata de Lula pode mais que qualquer acusação jogada aos quatro ventos".

Escândalos

O jornal lista vários escândalos envolvendo o Partido dos Trabalhadores, incluindo o da quebra do sigilo fiscal da filha de José Serra e das acusações envolvendo a Chefe da Casa Civil, Erenice Guerra.

A estratégia do partido de Lula, segundo o El País, é a de evitar que os casos mudem a trajetória ascendente de Dilma Rousseff.

O diário diz que Serra aproveitou o espaço da propaganda eleitoral para atacar "a jugular" do PT, enquanto Dilma, com sua ampla vantagem nas pesquisas, pediu que os fatos sejam investigados com rapidez.

16 comentarios

Anônimo disse...

A classe média vota na Dilma.

Anônimo disse...

Miguel, não seja canalha, não fuja dos fatos. O lulla só "mandou embora" a erenice pq as denúncias são verídicas e reais, e pq ia acabar respingando na dilma. Não que a dilma fosse perder as eleições por causa disso, ( o Serra fez uma campanha muito fuleira, morna demais, precisaria ter dado nomes aos bois, gritado aos 4 ventos sobre a canalhice moral do lulla) tem frente demais para ser alcançada a esta altura da campanha.
O Serra precisaria ter sido um novo Lacerda, chamar os caras do pt a guerra.
É pena que o Serra não tenha a verve do Guerra, da Katia, ou do Pucinelli. (do Mato Grooso do Sul) Se tivesse as coisas teriam sido diferentes.
Ah ! O El Pais ?
Que eles sabem do Brasil ? Nada, nadica de nadica, falam o que não sabem, do que não sabem, do que não é.
Miguel, tem um petralha chamado enio que tem um blog chamado "Trem das 13", sabe que pergunta ele faz a quem se mete a falar do que não sabe ?
"amigo, vc sabe por onde a barata mija" ?
Não, não sabe !
Nesse caso se vc não sabe por onde a barata mija, pq vem se meter onde não é chamado ?
Então, tá respondido. O El Pais que se meta no país dele.

Anônimo disse...

Acabo de assistir a 1 comentarista, da tv estatal NRK-1, de Oslo, onde o enviado especial fala q, o centro das campanhas nao sao propostas ou o Brasil a ser discutido e sim ..."escâdalos, escândalos e esacândalos, como se o povo estivesse interessado em tudo o q a mídia diz".

Nao me atenho a mais nada mas, em princípio, nao concordei c/ a saída da Erenice.

Mídia nao é Poder Judiciário.
Jornalista nao é juíz.
Manchete nao é sentenca.
Artigo fajuto nao é auto de processo.

E, porq Lula cedeu?

Inté,
Murilo

X-MAN disse...

Esse el país se mete onde não sabe, por que não disse de quem é o jogo sujo, soltando assim sem dizer o pai da criança não explica nada. Pelo visto Miguel, a turma te descobriu, alguns bem deselegantes.

alex disse...

"NÓS NÃO TEMOS INTERESSE EM CAMPANHA ELEITORAL"

16 de setembro de 2010 às 19:13
do Blog Viomundo

Diretor da CNT diz que entregou fita por vontade própria

Por telefone, Conceição Lemes conversou com Domingos Trevizan, diretor de Jornalismo da CNT. Foi na emissora que, durante um intervalo da gravação do programa Jogo do Poder, o candidato José Serra discutiu com a entrevistadora Márcia Peltier (está aqui):

Está circulando na internet a informação de que você teria entregue ao Serra a fita em que aparece a discussão do candidato com a Márcia Peltier. É verdade?

Eu entreguei, sim, mas não foi o Serra quem pediu. A decisão de entregar foi minha.

Você não ficou com uma cópia?

Não. Eu não quis ficar. Como o que aconteceu foi no bastidor e não programa, eu não quis ficar. Se a imagem aparecer depois em algum lugar, não fomos nós que vazamos. Eu disse isso à assessora dele. Se vazasse, a responsabilidade seria deles, pois eu não havia ficado com nenhuma cópia. Apaguei tudo.

Você entregou a fita para o Serra ou para assessora?

Foi para a assessora. Na verdade, antes mesmo, ela já havia pedido a fita do programa, para fazer a degravação. Eu entreguei o DVD do programa para todos que me pediram.

Mas por que você não ficou com uma cópia?

O que aconteceu foi no intervalo e não programa. Nós não temos nenhum interesse no que aconteceu no bastidor. Foi acordado entre todos os candidatos que o programa iria ao ar sem edição. Por isso, assim que terminou a gravação, eu entreguei o programa tal como ele foi ao ar ontem às 22h50. Também o trecho onde deu aquela pequena confusão. Ela aconteceu no primeiro intervalo.

Mas por que você não ficou com uma cópia?

Nós não temos interesse em campanha eleitoral

Anônimo disse...

Essa do "vc sabe por onde a barata mija" é muito boa... Vai direto pro repertório...

MauMauquirino disse...

Além de tudoque foi dito,vale lembrar que a empresa das verônicas a decidir .com,promoveu a maior quebre de sigilo bancário do mundo e,ninguém fala nada.

MauMauquirino disse...

Politica é a arte de engolir sapos,haja brejo....

MauMauquirino disse...

Fico indignado com o pig,impotência caracteriza bem o meu sentimento,como podemos colocar esses ......no seu devido lugar,precisamos dar um jeito

Rildo Ferreira disse...

Off tópic
Caríssimo. Lembra do artigo do Celso de Barros que você nos sugeriu ler postando um link? O que será que houve com ele? Não consigo acessá-lo mais. Cheguei a imprimir o artigo porque achei interessante, mas não consigo mais acessá-lo. Terá sido removido? Tem contato com o jornalista para tentar saber o que houve?

Anônimo disse...

EXTRA!!! EXTRA!!!

Afinal de contas, o respeitável "empresário" da Folha era (além de ex-presidiário, ex-falsário, ex-receptador de mercadorias roubadas, e ex-filiado ao PSDB) um tremendo chantagista!!!

"Em 2 de janeiro, dois meses após ser recebido na Casa Civil, sem uma resposta positiva, Quícoli avisa a Vinícius e aos donos da empresa que tinha encontro marcado com jornalistas e "Serra"... Informa que adiou a reunião "para ver a postura que a Casa Civil irá tomar".

Numa das mensagens para Ourofino, em 28 de janeiro, ele afirma: "Derrubo o Coutinho e muita gente ao redor dessa Casa Civil e BNDES". E completa: "Cabeças irão rolar... isso eu GARANTIUUUU (sic)." A ameaça seria concretizada caso Vinícius e M.A. (iniciais de Marco Antonio, então diretor dos Correios) não dessem demonstrações claras de seu engajamento no projeto de energia. No mesmo texto, ele adverte: "Não tenho nada a perder... boca para falar, eu tenho, e muito (sic) saliva""

http://capitao-obvio.blogspot.com/2010/09/casa-caiu-folha-de-sao-paulo.html

Anônimo disse...

O PIG está radicalizando e eu também vou radicalizar,não sou filiado a nenhum partido politico mas hoje mesmo vou atrás de adesivos e bandeiras da Dilma.

José Carlos Lima disse...

A alta-espionagem de Serra, um submundo no qual ele sempre trafegou com desenvoltura, tramou juntamente com a Folha e o Quícole, que acabou de sair da cadeia, para aprontar essa prá cima da Dilma. Esperamos que o povo não caia no conto destes vigaristas. Pelo menos os paraenses não vai cair nessa, pois mais de 50 mil correraram para ver Lula em Belém, e olhe lá, sem show pirotécnico ou de artista famoso, segue link http://www.vermelho.org.br/pa/noticia.php?id_noticia=137202&id_secao=85
Blogosfera começa a desmontar denúncia da Folha para atingir Dilma
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/blogosfera-comeca-a-desmontar-denuncia-da-folha-para-atingir-dilma

leonardo-pe disse...

o"anonimo"(comentário 2)alem de ser um engraçadinho(Troll)é da turma do PIG!já foi defenestado em outros blogs.quando o chavez cassou a cocessão da RCTV,muitos disseram q era ditador.agora q o serra sequestra as fitas da GNT,todos quietos!

leonardo-pe disse...

mas o"el país",já percebeu o golpe da imprensa.aqui,tem muitos q endeusam essa mesma imprensa.não é a toa q 80% das pessoas confiam mais em jornalista do q em médico.na europa é ao contrario!

Anônimo disse...

Miguel, desculpe-me, mas não posso deixar de responder ao leonardo-pe.

Só porque na Europa (segundo suas palavras) as pessoas confiam mais em médicos do que em jornalistas devemos seguir o mesmo preceito em terras tupiniquins ?
Faz-me rir.
Lembrei-me do que um político dos EUA declarou; "o que é bom para os EUA é bom para o Brasil"
Fez-me rir tb.
Leonardo-pe quando vc fizer uma comparação faça-a bem sedimentada, essas besteiras de comparar paises ou continentes "tá por fora" . Brasil é Brasil, EUA são EUA e Europa é Europa.
Ainda bem que é assim.....
Os políticos devem ser sérios, a política deve ser séria, a imprensa tem a obrigação de ser séria, e nós devemos ser sérios. Nada de falar abóbrinhas no calor dos ideais políticos.
Reginaldo Gadelha

Postar um comentário